Wallace Collection: um dos melhores museus de Londres

Wallace Collection é um daqueles lugares que você não consegue acreditar o quão incrível é. Logo que nos mudamos para Londres, nossos amigos ingleses (que atualmente moram na Califórnia) vieram nos visitar e nos indicaram uma série de museus e galerias de arte. Eu, Ana, já havia visitado a todos os que eles falaram, exceto a Wallace Collection. E, no dia seguinte, não pensei duas vezes e fui para lá. Wallace Collection, um dos melhores museus de Londres, é um daqueles lugares que dá vontade de voltar sempre!

WALLACE COLLECTION: UM DOS MELHORES MUSEUS DE LONDRES

Wallace Collection é um museu e galeria que abriga uma coleção de arte fantástica, abrangendo uma série mundialmente famosa de artes plásticas e decorativas dos séculos XV ao XIX, com grande acervo de pinturas francesas do século XVIII. É fantástico ver as paredes das salas lotadas de pinturas incríveis! Além das pinturas, o museu, que está organizado em 25 galerias, abriga móveis, porcelanas, armas e armaduras antigas.

Uma das belíssimas salas da Wallace Collection
Uma das belíssimas salas da Wallace Collection
Um dos jogos de porcelana em exposição
Um dos jogos de porcelana em exposição
Uma das várias salas repletas de armaduras
Uma das várias salas repletas de armaduras

O local não nasceu como museu, mas na verdade, era um antigo casarão da família Seymour, marqueses de Hertford. E muito antes de ser museu, as obras de arte faziam parte de uma coleção particular do Marquês Richard Seymour-Conway. Com sua morte, ele deixou a casa para seu filho ilegítimo Sir Richard Wallace, cuja viúva deixou a coleção de arte inteira para a nação. A condição imposta para que a doação fosse feita era que nenhum objeto poderia deixar a coleção, mesmo que para empréstimo. Assim, o museu foi finalmente aberto ao público em 1900 e com entrada gratuita para todo o acervo (inclusive exposições temporárias).

Fachada da Wallace Collection
Fachada da Wallace Collection

COMO VISITAR A WALLACE COLLECTION

Vamos começar colocando o mapa das salas do museu para facilitar a visitação. São apresentados os 3 pisos do casarão na sequência (da esquerda para a direita): o piso térreo, o piso superior e o piso inferior.

mapa-wallace-collection
Mapa Wallace Collection. Figura: site oficial

PISO TÉRREO

Entrando no museu, você verá logo de cara uma escadaria imponente que leva para o piso superior. Do lado esquerdo, fica uma recepção para visitantes e uma loja de presentes. Atrás das escadas fica uma sala de jantar que dá acesso à área do restaurante do museu. Neste piso, estão as seguintes salas:

  • Hall: Além da imponente escada que leva ao Piso Superior, neste hall de entrada se encontram os bustos dos três principais fundadores da Wallace Collection: Richard Seymour-Conway, 4º Marquês de Hertford; seu filho Sir Richard Wallace; e Lady Wallace, que doou o conteúdo de Hertford House à nação em 1897.
Escadaria do Hall que leva para o Piso superior
Escadaria do Hall que leva para o Piso Superior
  • Dining Room: A sala é decorada com pinturas de natureza-morta e contém retratos de Houdon e Nattier. A partir desta sala se tem acesso à área do restaurante e às escadas que levam ao Piso Inferior.
Dining Room
Dining Room
  • Billiard Room: Esta bela sala é uma vitrine para alguns dos melhores móveis de André-Charles Boulle (1642-1732), e estabelece o cenário para as artes decorativas de Luís XIV.
Billiard Room
Billiard Room
  • Back State Room: Esta sala é uma homenagem ao patrocínio do rei Luís XV e de sua amante, Madame de Pompadour. A sala exibe alguns dos maiores exemplos na Wallace Collection da arte rococó, que floresceu sob seu patrocínio. A coleção de porcelanas é simplesmente incrível.
Back State Room
Back State Room
  • Front State Room: Quando o casarão foi o lar de Sir Richard e Lady Wallace, visitantes importantes eram recebidos na Front State Room. Esta sala foi remodelada em 1994 para devolvê-la o mais próximo possível à sua aparência no tempo dos Wallace. Desde junho de 2016, está passando por uma reforma e está fechada ao público.
Front State Room. Foto: site oficial
Front State Room. Foto: site oficial
  • 16th Century Gallery: Esta sala é repleta de obras dos períodos Medieval e Renascentista e um grupo de importantes pinturas renascentistas.
16th Century Gallery
16th Century Gallery
  • Smoking Room: Nesta sala estão pinturas medievais e renascentistas e artes decorativas, incluindo bronzes, medalhas, marfins e jóias.
Smoking Room
Smoking Room
  • European Armoury I: São exibidos nesta sala armas, armaduras, equipamentos de cavalo e talheres que datam principalmente do XIV ao século início do XVI.
European Armoury I
European Armoury I
  • European Armoury II: Aqui está exibida uma coleção impecável de armas e armaduras que datam do século XV ao século XVII.
European Armoury II, sala incrível repleta de armaduras
European Armoury II, sala incrível repleta de armaduras
  • European Armoury III: Uma belíssima galeria com armas, fuzis e pistolas que datam do século XVI ao século XIX.
European Armoury III
European Armoury III
  • Oriental Armoury: Aqui estão expostas armas extremamente finas e armaduras indianas, persas, turcas, dos Balcãs e árabes, representando uma das melhores coleções do tipo na Grã-Bretanha.
Linda armadura na Oriental Armoury
Linda armadura na Oriental Armoury

PISO SUPERIOR

O Piso Superior pode ser acessado de 3 formas: pela grande escadaria na entrada do museu, ou por escadas menores localizadas na East Gallery III (acessada pelo piso térreo através da Smoking Room) ou pela West Gallery III (acessada pelo piso térreo através da European Armoury I). Neste andar, estão as seguintes salas:

  • Landing: Este é o local de chegada quando se sobe a escadaria do Piso Térreo. A decoração ainda é muito parecida com a deixada por Sir Richard Wallace e serve como o principal ponto de orientação no Piso Superior, separando-o em leste e oeste. Aqui está exposto um grupo notável de pinturas mitológicas de François Boucher.
Suba as escadas para chegar nesta bela área
Suba as escadas para chegar nesta bela área
  • Small Drawing Room: Com um belo papel de parede na cor rosa, a pequena sala de visitas é decorada em estilo rococó e com obras de arte chinesas do início do século XVIII. Móveis, pinturas, vasos e um lindo lustre são os destaques.
Small Drawing Room
Small Drawing Room
  • Large Drawing Room: Durante a vida de Sir Richard Wallace, a grande sala de visitas era então, como hoje, dominado por móveis monumentais, incluindo uma enorme estante e grandes pinturas holandesas.
A requintada Large Drawing Room
A requintada Large Drawing Room
  • East Drawing Room: Bela sala com papel de parede na cor vinho e móveis escuros finamente decorados e uma linda lareira. Nas paredes, pinturas belíssimas e coloridas que parecem ganhar vida.
East Drawing Room
East Drawing Room
  • Oval Drawing Room: O Oval Drawing Room é um ambiente íntimo para as pinturas rococó de Boucher e Fragonard. O mobiliário representa a transição entre o rococó e neoclássico que pode ser visto na forma e decoração da mesa impressionante em exibição.
Oval Drawing Room
Oval Drawing Room
  • Study: Esta confortável sala feminina, que celebra o estilo da rainha francesa Maria Antonieta. Há mais peças da mobília dela aqui do que em qualquer outro lugar no mundo.
Study, uma sala em homenagem à rainha francesa Maria Antonieta
Study, uma sala em homenagem à rainha francesa Maria Antonieta
  • Cabinet: Este gabinete íntimo abriga peças de arte em miniatura dos séculos XVII e XVIII, com pinturas, caixinhas de jóias de ouro e outros artigos de luxo.
Um pequeno corredor que guarda peças em miniatura
Um pequeno corredor que guarda peças em miniatura
  • Boudoir: Nesta sala estão penduradas pinturas de Greuze e Reynolds, pintores que deram expressão ao culto da sensibilidade no século XVIII na França e Inglaterra. O mobiliário inclui uma variedade de escrivaninhas e mesas delicadas.
Delicada decoração da sala Boudoir
Delicada decoração da sala Boudoir
  • East Gallery I: Os grandes destaques desta sala são pinturas de Rembrandt e seus seguidores, desde os primeiros anos do pintor em Leiden até seus últimos anos em Amsterdam, incluindo retrato comovente de seu filho Tito.
East Gallery I
East Gallery I
  • East Gallery II: Nesta sala, a Holanda do século XVII é explorada através de várias pinturas, incluindo obras-primas de Gerard ter Borch, Metsu Gabriel e Jan Steen.
East Gallery II
East Gallery II
  • East Gallery III: Esta sala possui obras-primas de pintores consagrados como van de Velde, Nicolaes Berchem, Jan Both and Philips Wouwermans. Lembrando que esta sala possui uma escada para o Piso Térreo com acesso para a Smoking Room.
wallace-collection-east-gallery-III
East Gallery III
  • West Room: A sala é decorada com pinturas que refletem as experiências de artistas italianos e franceses do século XVIII.
West Room
West Room
  • West Gallery I: Wallace Collection possui e uma notável coleção de quadros com vistas de Veneza pintados por Antonio Canaletto e Francesco Guardi. Algumas das pinturas de Canaletto foram adquiridas pelo primeiro Marquês de Hertford e marcam o início da coleção de obras de arte na família.
West Gallery I
West Gallery I
  • West Gallery II: A sala, criada em 2010, abriga pinturas da brilhante geração de pintores britânicos e franceses durante a década de 1820, incluindo Paul Delaroche e Richard Parkes Bonington.
West Gallery II
West Gallery II
  • West Gallery III: Esta grande sala possui paredes repletas de pinturas de artistas do século XIX. Lembrando que no canto esquerdo ao final da sala, há uma escada que dá acesso à sala European Armoury I, no Piso Térreo.
West Gallery III
West Gallery III
  • Great Gallery: A maior sala da Wallace Collection foi reformada em 2014 e contém uma das melhores coleções de pinturas do mundo dos velhos mestres. Em uma das vezes que visitei o local, a sala estava com uma turminha escolar aprendendo mais sobre arte. Além disso, havia várias cadeiras pois, logo em seguida, ocorreu uma apresentação de música clássica.
Great Gallery
Great Gallery

PISO INFERIOR

O piso inferior é acessado por escadas laterais que ficam em frente ao restaurante. Neste piso ficam os banheiros, salas de estudos, biblioteca, teatro e pequenas salas de exibição e uma galeria de conservação que mostra o processo de restauração de alguns itens. Caso esteja com pressa durante sua visita, não é necessário conhecer esta área.

Piso Inferior
Piso Inferior

THE WALLACE RESTAURANT & CAFÉ

Não deixe de aproveitar sua passagem pela Wallace Collection para curtir a área do restaurante, que fica em um pátio coberto com um telhado transparente, que permite a entrada da luz do sol. O pátio fica em uma região central, no andar térreo. Você pode tanto tomar um café saboreando uma das deliciosas sobremesas, como fazer uma refeição leve com saladas, quiches e pratos rápidos, ou fazer uma refeição caprichada, com pratos mais requintados e vinho, claro. O restaurante consegue, assim, atender a todos os bolsos e gostos e torna-se uma opção deliciosa para um dia gostoso no museu.

  • Horários: de domingo a quinta de 10h às 17h / de sexta a sábado de 10h às 23h
  • Cardápio: confira os menus neste link
Quiche com salada de tomate e limonada de framboesa
Quiche com salada de tomate e limonada de framboesa
As opções de sobremesas são muitas e ficam expostas em uma vitrine
As opções de sobremesas são muitas e ficam expostas no balcão

COMO CHEGAR

Metrô é sempre uma forma prática e tranquila de chegar às principais atrações da cidade. Confira as estações/linhas:

  • Estação Bond Street:  Central Line (vermelha) ou Jubilee Line (cinza).
  • Estação Baker Street: Circle Line (amarela), Hammersmith & City Line (rosa), Jubilee Line (cinza), Bakerloo Line (marrom) ou Metropolitan Line (roxa)
  • Estação Oxford Circus: Bakerloo Line (marrom), Central Line (vermelha), Victoria Line (azul clara)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

The Wallace Collection

  • Endereço: Hertford House, Manchester Square, Marylebone, London W1U 3BN
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita


Leia mais sobre Londres: