Trafalgar Square: a principal praça de Londres

Já ouvi falar na Trafalgar Square? Uma praça enorme no coração de Londres, que reúne turistas, artistas de rua e muita cultura nas áreas próximas com opções excelentes de entretenimento e lazer. Esta praça é um dos lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro em Londres e vamos contar o porquê!

TRAFALGAR SQUARE: A PRINCIPAL PRAÇA DE LONDRES

A incrível Trafalgar Square serviu como estábulos durante os séculos XIV a XVII até que estes foram deslocados para a área ao lado do Palácio de Buckingham (contamos sobre nossa visita aos estábulos neste post). Durante os anos 1830, a praça passou por uma série de modificações, principalmente com a construção do edifício da incrível National Gallery, um dos melhores museus de arte de Londres e um dos nossos favoritos.

National Gallery, um dos melhores museus de Londres, tem entrada gratuita
National Gallery, um dos melhores museus de Londres, tem entrada gratuita

O nome a praça se deve a uma homenagem à Batalha de Trafalgar em 1805, que tem uma importância histórica tremenda para o país. Esta batalha representou uma guinada nas chamadas Guerras Napoleônicas com a vitória da marinha britânica sobre os franceses. Napoleão acabou sendo derrotado definitivamente somente 10 anos depois na Batalha de Waterloo, mas a Batalha de Trafalgar foi um dos mais importantes passos para que isso ocorresse uma década depois.

Trafalgar Square vista de frente
Trafalgar Square vista de frente

No meio da praça, encontra-se uma enorme coluna de 52 metros de altura, chamada de Coluna Nelson. Projetada por William Railton, a coluna foi construída entre 1840 e 1843. No topo está o Almirante Horatio Nelson, um dos mais importantes nomes da historia do país, que liderou a marinha real britânica durante a Batalha de Trafalgar, na qual acabou falecendo após ser atingido por um atirador francês. Na base da coluna, estão quatro leões de bronze, colocados no local em 1867. Outros destaques da praça são duas grandes fontes ao lado da Coluna de Nelson que foram incorporadas em 1845.

A imponente Coluna Nelson no centro da praça
A imponente Coluna Nelson no centro da praça
Uma das duas grandes fontes da praça
Uma das duas grandes fontes da praça

A praça conta com 4 pedestais para estátuas. Em 3 deles estão estátuas de bronze do  General Sir Charles James Napier no sudoeste, do Major General Sir Henry Havelock no sudeste e do Rei George IV no nordeste. A quarta das estátuas é uma das que mais chama atenção: “The Gift Horse” do artista Hans Haacke. Ela foi instalada em março de 2015, e representa um modelo de esqueleto de um cavalo. Uma curiosidade é que nela é exibido ao vivo as principais cotações que estão ocorrendo no momento na London Stock Exchange, a Bolsa de Valores de Londres.

A estátua de um esqueleto de cavalo na Trafalgar Square
A estátua de um esqueleto de cavalo na Trafalgar Square

A praça tem sido usada como ponto de encontro de artistas de rua e manifestações políticas. Em dias normais, está sempre cheia de turistas que ficam descansando na escadaria do local ou admirando a beleza da National Gallery que ocupa uma posição primordial na praça. A Trafalgar Square é um dos locais de destaque nas festas de fim de ano, sendo utilizada na inauguração da Árvore de Natal de Londres. Além disso, é um centro importante de celebrações anuais na véspera do Ano Novo.

A praça está sempre lotada de turistas
A praça está sempre lotada de turistas

ATRAÇÕES PRÓXIMAS

Aproveite sua passagem pela Trafalgar Square para conhecer outras atrações que ficam em áreas próximas da praça. Veja algumas sugestões:

COMO CHEGAR

O acesso por metrô é super tranquilo e pode ser feito pelas linhas / estações:

  • Estação Charing Cross: Northern Line (preta) e Bakerloo Line (marrom)
  • Estação Leicester Square: Northern Line (preta) e Piccadilly Line (marinho)
  • Estação Piccadilly Circus: Piccadilly Line (marinho) e Bakerloo Line (marrom)
  • Estação Embankment: Northern Line (preta), Bakerloo Line (marrom), District Line (verde), Circle Line (amarela)


Leia mais sobre o Reino Unido: