Send My Bag: Testamos o serviço de envio de bagagens

0

Na nossa última mudança de continente, relatada no post “Até logo, Londres! Chegou a hora de voltar à Califórnia“, viajamos com várias malas que ultrapassavam a cota definida pela franquia de bagagens da companhia aérea. Malas adicionais iriam custar uma pequena fortuna e, foi aí que encontramos o Send My Bag, um serviço de envio de bagagens. Neste post, explicamos como ele funciona e como foi a nossa experiência utilizando-o.

O QUE É O SEND MY BAG

Send My Bag é um serviço expresso de entrega de bagagens que está disponível em vários países do mundo. Como os custos de enviar a bagagem através de voos comerciais estão cada vez mais elevados, o Send My Bag é um excelente alternativa para quem vai passar mais tempo em um determinado destino e precisa viajar com muitas malas ou com excesso de bagagem, pois disponibiliza preços inferiores aos que as companhias aéreas oferecem. O serviço é oferecido de/para os seguintes países:

África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Bahamas, Bangladesh, Bélgica, Belize, Bolívia, Brasil, Brunei, Bulgária, Camboja, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Chipre, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Guadalupe, Guernsey, Holanda, Hong Kong, Hungria, Islândia, Índia, Indonésia, Irlanda,  Irlanda do Norte, Itália, Japão, Jersey, Jordânia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macau, Malásia, Malta, México, Mônaco, Myanmar, Nova Zelândia, Nigéria, Noruega, Omã, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, Qatar, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Tunísia, Turquia, Reino Unido, República Tcheca, e Vietnã.

COMO FUNCIONA O SEND MY BAG

O processo do Send My Bag é simples, mas é preciso ser atencioso para não pular nenhuma das etapas e para não cometer erros no envio das bagagens. Em seguida, fizemos um passo-a-passo de como utilizar o serviço: cotação, reserva, preparação das malas, coleta, acompanhamento das bagagens e entrega.

1. FAÇA UMA COTAÇÃO

O preço varia de acordo com a origem e o destino da sua bagagem, além do peso de cada uma das malas. É possível calcular os valores através deste link. Insira as informações de onde a bagagem será retirada e para onde ela será enviada; se é somente ida ou ida e volta (return journey) e pronto! Para se ter uma ideia, nós enviamos nossas malas de Londres para os Estados Unidos e os preços foram estes:

Simulação de envio da Inglaterra para os Estados Unidos. Figura: reprodução site oficial

Neste exemplo, malas até 5kg custam £35, até 15kg custam £60, até 30kg custam £103 e acima de 30kg, o valor é de £103 + £4 por quilo adicional. O site permite selecionar alguns tipos de moedas para verificar o valor final. (£1 ∼ R$ 4,26 – cotação em nov/17)

  • Dica: Recomenda-se comprar uma daquelas balanças manuais para pesar malas para não correr o risco de ser cobrado por um valor superior ao que você está esperando. Caso sua mala seja pesada e possua mais quilos do que você informou, pode ser cobrada uma multa e debitada no seu cartão.

2. FAÇA O AGENDAMENTO ONLINE

Depois de simular os valores, clique no botão laranja “BOOK NOW” para dar início ao processo de agendamento da retirada das bagagens. Neste passo, você precisará informar o tamanho da sua mala, bem como o peso dela (veja no item 3 as dicas de como preparar a sua mala). Com essas informações, o sistema calculará automaticamente qual é o valor que você precisará pagar. Para incluir uma nova mala, clique em “ADD BAG” e, novamente, informe os dados de tamanho e peso.

Informe os dados de cada uma das malas. Figura: reprodução site oficial Send My Bag
Informe os dados de cada uma das malas. Figura: reprodução site oficial Send My Bag

É requisitado fazer uma descrição dos itens da mala, mas sem necessidade de se apegar muito aos detalhes e ser mega preciso na descrição. É só para ter uma ideia de valores. Caso sua mala seja extraviada por algum motivo, a empresa vai precisar reembolsar você. É por isso que eles precisam ter ideia de qual é o valor total dos itens que estão na sua bagagem. Os passos seguintes são para preenchimento das informações de retirada e envio da bagagem.

Depois de finalizar, você vai receber uma série de etiquetas com códigos de barra que você deve imprimir. Elas precisarão ser colocadas dentro e fora da bagagem (há indicação sobre a finalidade de cada item). Embalagens plásticas são enviadas pelo correio e você precisa imprimir as etiquetas e colocar os papéis dentro dessas embalagens para identificação. Nesses papéis impressos, há documentos que precisam ser entregues para  a pessoa que for recolher a sua mala. Abaixo, veja um video explicativo com o passo-a-passo.

3. PREPARE A MALA: O QUE É PROIBIDO ENVIAR

Além de malas e bolsas de viagem, é permitido o envio de caixas, pranchas de ski/snowboarding, kits de golfe e bicicletas. Embalagens plásticas como sacos plásticos e caixas plásticas são proibidas. Não é recomendado que você envie malas de luxo, pois como é um serviço de carga, pode ser que elas não sejam tratadas com tanto carinho, okay? Itens como cerâmicas, vidros e outros mais delicados não estão dentro da cobertura e, portanto, não é recomendável que você os envie. Se você enviar na bagagem itens que estão fora da especificação ou proibidos, eles podem ser retirados pela fiscalização ou, pior, sua mala pode ser devolvida para você, aumentando o prazo de entrega. Por isso, é muito importante ficar ligado em quais itens são permitidos e proibidos na hora de montar a sua mala.

Não importa o tamanho da embalagem: líquidos, géis, pastas e até mesmo vidrinhos de esmalte estão proibidos

Os itens proibidos e permitidos variam conforme o local de origem/destino. Os Estados Unidos são uns dos países mais restritivos e não permitem nenhum tipo de líquido e gel, e produtos produzidos em determinados países como Cuba, Coréia do Norte e Síria. Em geral, o que está proibido enviar são os seguintes itens:

  • Aerossóis de quilter tipo ou tamanho e qualquer outro recipiente pressurizado;
  • Líquidos, pastas, géis;
  • Cartuchos de toner;
  • Baterias e pilhas;
  • Nada além de 1 dispositivo que tenha bateria;
  • Animais e produtos animais;
  • Armas de fogo, munições, explosivos, incluindo imitações;
  • Flores e Plantas e produtos relacionados;
  • Restos mortais ou cinzas;
  • Medicamentos e produtos farmacêuticos;
  • Itens que requerem temperatura controlada;
  • Itens relacionados à pornografia;
  • Tabaco;
  • Artefatos religiosos;
  • Itens comestíveis, perecíveis, de origem animal, alimentos e bebidas controladas (frutas e vegetais, laticínios, carnes, sementes, castanhas, vinho, cerveja, champagne);
  • Embalagens molhadas, vazando ou emitindo odores de qualquer tipo;
  • Objetos de valor como antiguidades, joias, pinturas, pedras preciosas e equipamentos elétricos;
  • Dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento;
  • Passaportes ou documentos pessoais;
  • Itens considerados insubstituíveis;
  • Qualquer outro tipo de item considerado perigoso ou ilegal;
  • Produtos pirateados.

4. AGUARDE A COLETA DA BAGAGEM

As coletas do Send My Bag geralmente ocorrem entre as 9h e às 18h, mas não é possível garantir uma hora específica ou que o o motorista telefone quando vai chegar. Caso você não esteja na residência no momento da retirada, é possível deixar com um vizinho, porteiro ou outro responsável. Basta informar que esta pessoa irá entregar a bagagem. Você pode também levar a bagagem para ser retirada no seu trabalho, caso não esteja no seu endereço residencial. Não há garantia que a pessoa que vai retirar as malas vai acessar o seu apartamento, por isso, esteja preparado para entregar a mala no saguão de um edifício, no piso térreo ou recepção.

5. ACOMPANHE SUA BAGAGEM

Depois de entregar a bagagem, é possível acompanhá-la através do aplicativo do Send My Bag. Além disso, você receberá e-mails toda vez que houver alguma mudança de status ou precisarem entrar em contato com você por algum motivo.

Acompanhe pelo aplicativo o trajeto da sua bagagem

6. ENTREGA DA BAGAGEM

O tempo de entrega varia de acordo com a origem e o destino da sua bagagem. Em alguns lugares, somente é feita entrega padrão e, em outras, há a possibilidade de entrega expressa. A taxa de entrega de bagagem dentro do prazo estipulado é enorme. Segundo o site oficial do Send My Bag, mais de 95% das entregas padrão são feitas dentro do prazo e 99,5% no caso das entregas expressas. Tal como acontece com a coleta, o destinatário ou remetente nomeado não precisa assinar o item, pode ser qualquer pessoa no endereço de entrega, como por exemplo, um porteiro ou a recepção do seu hotel, mas assegure-se de ter notificado antecipadamente a equipe do Send My Bag.

NOSSA EXPERIÊNCIA COM O SEND MY BAG

Devido à nossa mudança, tivemos que enviar 2 malas de 30kg e 1 mala de 15kg através do serviço. Preparamos as malas somente com roupas, sapatos e livros. Deixamos todos os itens líquidos, géis, aerossóis e remédios nas malas para que seriam despachadas pela companhia aérea em que voaríamos. Nós temos daquelas balanças de mão para pesar malas e, à medida em que fomos montando as malas, fomos pesando para não correr o risco de pagar um valor adicional. Depois de uma centena de pesagens durante alguns dias, tudo estava certo! No dia agendado para a coleta das bagagens, um funcionário da DHL, famosa empresa de logística e correio internacional, passou por nosso apartamento em Londres para retirar as malas. Foi tudo muito simples, entregamos as malas, juntamente com dois documentos impressos (a cópia para o motorista da confirmação do envio e a descrição do conteúdo das bagagens). Em menos de 2 minutos tudo estava resolvido.

Nossas malas prontas e etiquetadas para envio de Londres para a Califórnia

Segundo o site, a entrega das bagagens deveria ocorrer entre 2 e 3 dias úteis. Baixei o aplicativo do Send My Bag, através do qual é possível acompanhar onde as bagagens estão, desde a retirada, chegada e saída do depósito da DHL, passagem pelos aeroportos, saída para entrega. O aplicativo é muito fácil de usar e com um visual super amigável. Com ele, pudemos acompanhar as nossas malas indo para o depósito da DHL, depois seguindo para o aeroporto Heathrow em Londres, desembarcando em Los Angeles, depois em San Francisco, até serem entregues via caminhão da DHL em nossa residência.

Informação de malas entregues no aplicativo

Quanto ao prazo de entrega, nós pedimos para que as malas fossem retiradas em uma quinta-feira em Londres e elas estavam prontas para serem entregues na segunda-feira seguinte no nosso apartamento em Mountain View, na Califórnia. Houve um desencontro na entrega (alegaram que não havia ninguém em casa para receber as malas – havia um problema com o nosso interfone) e eles não conseguiram entregar na segunda-feira. A equipe do Send My Bag entrou em contato conosco para falar sobre a tentativa frustrada de entrega e agendamos uma nova tentativa para o dia seguinte. Nossas malas, finalmente, foram entregues, totalmente perfeitinhas!

As malas chegaram inteirinhas no nosso novo apartamento em Mountain View, na Califórnia

RECOMENDAMOS O SEND MY BAG?

Sem dúvida nenhuma! O serviço foi impecável conosco do início ao fim. Sempre que tivemos contato ou com a empresa ou com funcionários da DHL responsáveis pela coleta das bagagens e posterior entrega, a experiência foi excelente. Não temos dúvidas de que é uma ótima alternativa para quem viaja com muitas malas e/ou excesso de peso. Ficamos tão satisfeitos com o serviço que nos tornamos afiliados da empresa. Se você contratar o serviço do Send My Bag acessando pelo nosso blog, recebemos uma comissão sem você pagar nada a mais por isso!

Deixe seu comentário