Napa Valley: Vinícola Domaine Chandon

1

Napa Valley é a região vinícola mais importante dos Estados Unidos e a que produz vinhos de excelente qualidade. Nossa primeira parada quando visitamos Napa Valley pela primeira vez foi a conhecida vinícola Domaine Chandon.

A VINÍCOLA DOMAINE CHANDON

Fundada em 1973 na cidade de Yountville na região de Napa Valley, a vinícola Domaine Chandon é uma filial da mundialmente famosa vinícola Moët & Chandon, que está localizada na região de Champagne, na França. A vinícola é especializada na produção de espumantes de altíssima qualidade. Além de espumantes, a Domaine Chandon faz ainda vinhos produzidos com uvas do tipo Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, as quais são uvas tradicionais utilizadas na produção de champanhe.

thumb_P1290803_1024
Chegando à vinícola Domaine Chandon em Napa Valley
thumb_P1290810_1024
Área externa da vinícola
thumb_P1290817_1024
Entrada para centro de visitantes

DEGUSTAÇÃO E TOUR NA DOMAINE CHANDON

Tours educacionais e divertidos são fornecidos na vinícola, nos quais são explicados um pouco da história da Chandon, os tipos de uvas utilizados na produção dos vinhos em Napa Valley, as etapas do processo de produção de vinho e, finalmente, os vinhos produzidos na vinícola.

Veja os tours e degustações vão mudando ao longo do tempo, por isso confira a disponibilidade acessando este link. Veja quais as opções disponíveis atualmente (outubro de 2015):

Rosé Tour + Degustação
  • Descrição: Trata-se de um tour especial para conhecer melhor os vinhos espumantes rosés da Chandon. Este passeio e degustação oferece um tour por trás dos bastidores da adega, onde você poderá aprender como os vinhos são produzidos a partir das videiras até as garrafas e, em seguida, cuidadosamente envelhecido. No final do tour, o guia encaminhará todos os participantes para fazer uma degustação dos vinhos Chandon Rosé, Reserva Pinot Noir Rosé e étoile Rosé.
  • Horário: diariamente às 10h30
  • Duração: 1 hora e meia
  • Preço: US$ 40
  • Quantidade máxima de pessoas por tour: 18
Vintage Tour + Degustação
  • Descrição: Neste tour consiste em uma visita guiada à vinícola, com foco nos vinhos espumantes e, em seguida, os visitantes são conduzidos até uma mesa para fazer uma degustação sentados. Durante a degustação, são oferecidas amostras de três espumantes: Yountville Vintage Brut, Carneros Vintage Brut e Mt. Veeder Vintage Brut.
  • Horário: diariamente às 15h
  • Duração: 1 hora e meia
  • Preço: US$ 40
Degustações
  • Descrição: Para quem não quer conhecer a vinícola ou já conhece, pode-se escolher apenas pela degustação, sem tour incluso. Há vários tipos de vinhos disponíveis que podem ser degustados em uma sala específica na vinícola ou no terraço.
  • Horário: de 10h às 16h30
Pacotes de Garrafas
  • Descrição: Esta degustação é uma reserva no terraço da vinícola com garrafas de vinhos selecionados. O guia descreve cada um dos vinhos e responde a perguntas, enquanto os visitantes fazem a degustação. É uma degustação recomendada para grupos de 10 ou mais pessoas e é necessário fazer reservas antecipadamente através do telefone 888-242-6366 (opção 2).
  • Horário: de segunda a sexta de 10h às 17h
Tour + Degustação Privados
  • Descrição: Tratam-se de degustações e tours privados para grupos de 10 pessoas ou mais e é necessário fazer reservas antecipadamente através do telefone 888-242-6366 (opção 2).
  • Duração: entre 1h e 1h30min
  • Horário: de segunda a sexta de 10h às 17h

NOSSA EXPERIÊNCIA VISITANDO A CHANDON

Independente do tour que você escolher, fará um passeio pela vinícola em que o guia responsável explicará um pouco mais sobre o processo de fabricação dos espumantes. O que varia é algum detalhe específico sobre o tipo de vinho que está incluso no tour. Quando visitamos, o tour era focado no espumante premium Étoile.

Tour

O guia dá várias informações sobre a produção de vinho enquanto passeamos pelos enormes tanques que os armazenam.

thumb_P1290833_1024
Tanques de aço inoxidável em que ficam os vinhos
thumb_P1290836_1024
Nosso guia explicando o processo de fabricação de um espumante
thumb_P1290837_1024
Os principais tipos de espumantes da Chandon

Pouca gente sabe, mas a Chandon também produz vinhos que não são espumantes. Depois de fazer o tour pela área que produz os vinhos espumantes, fomos conhecer a produção de vinhos não espumantes, conhecidos como still wines. Eles são armazenados em barris de carvalho que ficam na parte de baixo da vinícola. Lá o guia também explicou o processo de produção dos vinhos, o tempo de armazenamento, entre outros detalhes.

thumb_P1290841_1024
Hora de conhecer o processo dos vinhos não espumantes
thumb_P1290856_1024
Vinhos tintos e brancos não espumantes produzidos na Chandon
thumb_P1290864_1024
Vários barris de carvalho com os vinhos
Degustação

Ao final do tour, fomos encaminhados até uma área com mesas e cadeiras para sentar. Lá foram servidos 3 tipos diferentes de vinhos da linha premium Étoile.

thumb_P1290838_1024
Os espumantes premium Étoile que degustamos
thumb_P1290878_1024
Hora da degustação
thumb_P1290874_1024
Os três tipos de vinho da degustação nas taças
thumb_P1290872_1024
Brindando durante a degustação na Chandon

Durante a degustação, o guia continua dando dicas sobre vinhos e apresenta o plano para entrar no clube da Chandon como membro. O clube entrega vinhos periodicamente na casa dos associados, mas o serviço está disponível somente para entregas nos Estados Unidos. Lá também ganhamos um brinde que é um dispositivo (uma espécie de tampa) para fechar o vinho espumante, caso não seja consumido inteiramente quando a garrafa é aberta, já que não é possível colocar a rolha de volta na garrafa.

RESTAURANTE ÉTOILE

Quando visitamos a vinícola, havia um restaurante sofisticado no local chamado Étoile que esteve presente durante anos no guia Michelin, o qual classifica os melhores restaurantes do mundo. No entanto, no final de 2014, ele foi permanentemente fechado depois de 37 anos de funcionamento.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Domaine Chandon

  • Endereço: 1 California Drive, Yountville CA 94599
  • Horários: Centro de Visitantes aberto diariamente de 10h às 17h
  • Idade: tours e degustações estão restritos para maiores de 21 anos, conforme as leis americanas.
  • Agende o tour: Para garantir seu lugar na degustação escolhida, agende seu horário através deste link

Veja mais sobre Napa Valley:

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário