Londres vista de cima na St Paul’s Cathedral

0

A St Paul’s Cathedral (Catedral de São Paulo) é um dos ícones da cidade de Londres e uma das igrejas mais famosas e tem uma importância histórica muito grande e é sede do bispo de Londres. No local, foram celebrados o casamento do Príncipe Charles e da Princesa Diana e o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth. Além de toda a sua beleza interna, uma das coisas mais interessantes em e fazer um tour por ela é ver Londres de cima da cúpula St Paul’s Cathedral.

A ST PAUL’S CATHEDRAL

A St Paul’s Cathedral é um catedral anglicana que homenageia o apóstolo Paulo e foi fundada no ano 604 d.C. Em 1666, o edifício existente foi destruído pelo grande incêndio que afetou grande parte de Londres. O edifício atual, parte de um grande programa de reconstrução da cidade, foi construído entre os anos 1675 e 1710 e foi projetado em estilo barroco inglês por Sir Christopher Wren, que apresentou 5 projetos para a construção da igreja até que o último, baseado na cúpula da Basílica de São Pedro,  foi aceito. A catedral é um dos mais famosos e mais reconhecíveis pontos turísticos de Londres. Sua cúpula domina o céu de Londres há mais 300 anos. Com 111 metros de altura, a cúpula é uma das mais altas do mundo, e fez com que a Catedral fosse o edifício mais alto em Londres entre 1710 a 1962.

Fachada da Catedral. Foto: site oficial
Fachada da Catedral. Foto: site oficial

Alguns acontecimentos históricos sediados na St Paul’s Cathedral:

  • Funeral de Lord Nelson (militar importante na luta contra Napoleão na Batalha de Trafalgar)
  • Funeral do Duque de Wellington (ex-primeiro-ministro britânico)
  • Funeral de Sir Winston Churchill (ex-primeiro-ministro britânico)
  • Celebração de Jubileus da Rainha Victoria
  • Celebrações marcando o fim da Primeira e Segunda Guerras Mundiais
  • Casamento do Príncipe de Gales, Charles, e Lady Diana Spencer
  • Celebração do Jubileu de Ouro da Rainha Elizabeth II
  • Celebração do Aniversário de 80 anos da Rainha Elizabeth II
  • Celebração do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II
millennium-bridge-londres11
Catedral de St Paul vista da Millennium Bridge

A St Paul’s Cathedral em números:

  • Comprimento: 158 metros
  • Largura da nave: 37 metros
  • Altura: 111 metros
  • Torres: 2 torres de 67 metros de altura
  • Cúpula: 85 metros de altura e 34 metros de diâmetro
Vista da St Paul's Cathedral a partir do Museu de Arte Moderna Tate Modern
Vista da St Paul’s Cathedral a partir do Museu de Arte Moderna Tate Modern

A frente oeste de St Paul’s Cathedral é dominada por um relevo triangular que descreve a conversão do santo padroeiro da Catedral ao cristianismo. Acima dele está a figura do próprio São Paulo, ladeado por outros apóstolos e os quatro evangelistas. Este foi um trabalho de Bird Francis, entre os anos 1718 e 1721, que foi muito influenciado pela arquitetura da Basílica de São Pedro. Em frente a Catedral, foi esculpida uma estátua da rainha Anne, a monarca reinante no momento da conclusão da obra. As duas torres ocidentais são cobertas com um abacaxi – um símbolo de paz, prosperidade e hospitalidade. Perto do topo da torre sul-oeste há um relógio, que foi instalado em 1893 e tem três faces, cada uma com mais de 5 metros de diâmetro.

Detalhe do relógio em apenas uma das torres da St Paul's
Detalhe do relógio em apenas uma das torres da St Paul’s

Curiosidades Cinematográficas:

A St Paul’s Cathedral sempre dá o ar da graça em filmes importantes. Entre suas aparições, se destacam: Lawrence da Arábia (1962); Mary Poppins (1964); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004); Sherlock Holmes (2009); Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e Star Trek Além da Escuridão (2013).

Vista da lateral da Catedral
Vista da lateral da Catedral

LONDRES VISTA DE CIMA NA ST PAUL’S CATHEDRAL

Como a St Paul’s Cathedral não recebe nenhuma verba do governo, ela cobra uma taxa de entrada dos visitantes (comprando online sai mais barato, veja informações no final do post). Ao pagar o valor, você receberá um audio guide, que mostra imagens de tudo o que vai sendo falado, e que ajudará você a conhecer um pouco mais desta belíssima igreja. A Catedral é mais ampla e mais iluminada do que a Abadia de Westminster, outra famosa igreja de Londres, em que foi realizado o casamento do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Infelizmente, não é permitido tirar fotos e, por isso, ilustramos a parte interna da igreja com fotos divulgadas oficialmente.

Cúpula vista a partir da Nave. Foto: site oficial da catedral
Cúpula vista a partir da Nave. Foto: site oficial da catedral

NAVE

A nave da Igreja é muito ampla e a cúpula fica no meio da igreja, com figuras belíssimas com detalhes de imagens formadas por mosaicos coloridos belíssimos. O altar-mor data de 1958 e é feito de mármore esculpido e carvalho dourado. Ele apresenta um dossel magnífico baseado em um esboço por Christopher Wren. O altar atual substituiu um grande altar de mármore que foi danificado por um ataque a bomba durante a Segunda Guerra Mundial.

A igreja também possui 7 pequenas capelas que ficam nas laterais e na cripta:

  • All Souls’ Chapel: the Kitchener Memorial
  • St Dunstan’s Chapel
  • The Chapel of St Michael and St George
  • The Chapel of St Erkenwald and St Ethelburga: The Middlesex Chapel
  • The American Memorial Chapel
  • The Knights Bachelor Chapel
  • The Order of the British Empire Chapel
Vista o decorado interior da Catedral. Foto: site oficial da St Paul's
Vista o decorado interior da Catedral. Foto: site oficial da St Paul’s

CRIPTA

Descendo um lance de escadas, chega-se ao subsolo da igreja, onde fica a cripta. A Catedral abriga aproximadamente 200 túmulos e memoriais e notáveis cidadãos britânicos. A primeira pessoa a ser enterrada lá foi justamente quem a projetou, Sir Christopher Wren, em 1723. Na cripta, também fica o túmulo de Lord Nelson, que morreu durante a batalha de Trafalgar em 1805. Após um funeral de Estado, ele foi enterrado na St. Paul’s, sendo colocado em um caixão feito de madeira de um navio francês que derrotou na batalha.

Tumba de Lord Nelson. Foto: site oficial da Catedral
Tumba de Lord Nelson. Foto: site oficial da Catedral

CÚPULA

Com 111 metros de altura, a cúpula de São Paulo é a segunda maior cúpula catedral do mundo, pesando aproximadamente 65 mil toneladas. St Paul’s tem uma estrutura de três cúpulas. É a concha da cúpula exterior que é destaque no horizonte de Londres. Um dos grandes destaques da visita à Catedral é justamente a subida na cúpula em 3 etapas:

Como é a subida à cúpula. Figura: site oficial da catedral
Como é a subida à cúpula. Figura: site oficial da catedral
  • A primeira é relativamente fácil, com escadas amplas e 257 degraus. Neste nível, que fica a 30 metros do chão da igreja, chega-se na chamada “Whispering Gallery”, a Galeria dos Sussurros. A forma como a cúpula foi construída permite que se sussurre em um dos buraquinhos na parede e outra pessoa escute o que foi falado do outro lado.
  • Para chegar no segundo nível da cúpula, conhecido por “Stone Gallery”, Galeria de Pedra, é preciso subir mais 119 degraus (totalizando 376 degraus até aqui) para ficar a 52 metros do chão. Chegar neste local é um alívio porque o acesso é feito por uma escada estreita e bastante íngreme. Do alto, uma vista linda de Londres.
stpauls3
Visão da Stone Gallery
stpauls2
Vista do Centro Financeiro de Londres
stpauls4
Detalhe da Millennium Bridge e do Museu Tate Modern ao fundo
  • A terceira etapa exige que você suba por uma escada de ferro, em formato de caracol por mais 152 degraus até chegar à “Golden Gallery”, Galeria Dourada. Essa foi a etapa que eu menos gostei porque essa escada dá a possibilidade de você olhar para baixo e bate um dedinho. Mas, para compensar o sofrimento de ter subido ao todo 528 degraus, a vista da cidade é simplesmente incrível! O dia em que subi estava com tempo aberto e foi possível tirar belas fotos de Londres. Lá em cima, a distância do chão é de 58 metros de altura!
stpauls5
Vista da London Eye, a roda-gigante de Londres
stpauls6
É possível ver as duas torres da igreja
stpauls7
Vista do Centro Financeiro
stpauls8
The Shard, o prédio mais alto da Europa, Millennium Bridge e o Museu Tate Modern ao fundo

QUANTO TEMPO

Eu levei em torno de 2 horas para fazer a visita completa, sendo que 1 hora foi usada para subir os 528 degraus e descer da cúpula. O ideal é começar pela Nave da igreja, subir para a cúpula e deixar a cripta por último porque é por ela que é feita a saída (devolva o audio guide antes de sair).

COMO CHEGAR

O acesso à Catedral é bem fácil e muito simples por trilhos. Confira as linhas / estações:

Metrô:

  • Estação St Paul’s: Central Line (vermelha)
  • Estação Mansion House: District Line (verde) e Circle Line (amarela)
  • Estação Blackfriars: District Line (verde) e Circle Line (amarela)
  • Estação Bank: Central Line (vermelha), Northern Line (preta),

Trem de Superfície:

  • Estação Bank: DLR; Waterloo & City

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

St Paul’s Cathedral

  • Endereço: St. Paul’s Churchyard, London EC4M 8AD
  • Horários: de segunda a sábado de 9h30 às 16h30
  • Entrada: £18 (online: £16 – reserve os tickets neste link)
  • Audio guide: está incluso no valor da entrada e está disponível em 9 línguas (inclusive português de Portugal)
  • Tours: tours guiados em inglês que duram 90 minutos são disponibilizados de segunda a sábado às 10h, 11h, 13h, 14h, sem nenhum custo adicional
  • Importante: os banheiros estão fechados para reforma desde janeiro de 2016


Leia mais sobre o Reino Unido:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário