Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge

Uma das pontes mais icônicas de Londres é na verdade uma ponte de uso exclusivo para pedestres. E isso é ótimo porque a ponte suspensa Millennium Bridge está estrategicamente localizada proporcionando lindas vistas da St. Paul’s Cathedral e do Tate Modern, o famoso museu de arte moderna da cidade. Esta ponte precisa estar no seu roteiro por Londres e vamos explicar o porquê!

LONDRES: A PONTE SUSPENSA MILLENNIUM BRIDGE

A Millennium Bridge (Ponte do Milênio) é uma ponte suspensa que cruza o Rio Tâmisa em Londres, foi feita para uso exclusivo de pedestres. As construções se iniciaram em 1998 e ela foi inaugurada no ano 2000, véspera do novo milênio. A Millennium Bridge fica localizada entre outras duas pontes de Londres, a Southwark Bridge and Blackfriars Railway Bridge. Quem atravessou a ponte logo no início conta que sentia um certo “movimento” quando caminhava por ela! Por esse motivo, ela recebeu o apelido nada carinhoso de “Ponte Trêmula”! Já pensou que medo? Ela acabou sendo interditada apenas dois dias depois da abertura pelo período de quase dois anos para que modificações fossem feitas para acabar com o “movimento”, reabrindo em 2002.

Entrada da Millennium Bridge sentido Tate Modern
Entrada da Millennium Bridge sentido Tate Modern
A placa avisa, o uso é exclusivo para pedestres
A placa avisa, o uso é exclusivo para pedestres

Uma das coisas mais interessantes desta ponte é que ela foi construída de maneira que ficasse alinhada com a St. Paul’s Cathedral (Catedral de São Paulo), a igreja mais antiga de Londres.

Vista da St. Paul's Cathedral a partir da ponte
Vista da St. Paul’s Cathedral a partir da ponte

Do lado oposto da ponte fica o incrível museu de arte moderna e contemporânea, o Tate Modern e o Shakespeare Globe Theatre. A partir da Millennium Bridge é possível avistar outra famosa ponte, a Tower Bridge, que fica localizada bem pertinho da Torre de Londres, uma das atrações mais incríveis da cidade; e o The Shard, o arranha-céu em mais alto da Europa, em forma de pirâmide, com seus 310 metros de altura.

Tate Modern, o museu de arte moderna, visto da Millennium Bridge
Tate Modern, o museu de arte moderna, visto da Millennium Bridge
A Tower Bridge e o The Shard, o prédio mais alto da Europa
A Tower Bridge e o The Shard, o prédio mais alto da Europa
Rio Tâmisa visto da ponte
Rio Tâmisa visto da ponte

O desenho da ponte foi definido através de um concurso organizado em 1996. Com um design futurista, ela combina uma estrutura de aço, bordas laterais de aço inoxidável e o deck foi todo feito em alumínio. Os oito cabos de suspensão são tensionados para puxar com uma força de 2 mil toneladas contra os pilares, sendo suficiente para suportar uma carga de 5 mil pessoas na ponte ao mesmo tempo. Já chegando no final da ponte, perto do Tate Modern, a vista fica ainda mais bonita, já que é possível avistar uma estrutura de vidro esverdeado que abriga uma rampa que leva até o solo, em frente ao museu.

millennium-bridge-londres9
Rampa que leva os pedestres da ponte até o solo
millennium-bridge-londres10
Local perfeito para tirar uma bela foto, não?

Números da Millennium Bridge:

  • Extensão: 325 metros
  • Largura: 4 metros
  • Custo: £18,2 milhões

Curiosidades Cinematográficas:

A Millennium Bridge apareceu no filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (2005), sendo destruída pelos Comensais da Morte logo no nos primeiros minutos. Ela também deu o ar da graça no filme “Guardiões da Galáxia” (2014) durante a batalha em Xandar.

millennium-bridge-londres12
Vista da ponte em solo, em frente ao Tate Modern
millennium-bridge-londres15
Millennium Bridge vista da área próxima ao Shakespeare Globe Theatre

DICA PARA FOTO

A entrada para o museu Tate Modern é totalmente gratuita e você pode tirar fotos incríveis de dois lugares do museu, no 6º andar da torre Boiler House há um restaurante chamado Kitchen and Bar, em que você enxergará a ponte através de uma parede envidraçada ou, ainda melhor, na recém inaugurada (junho de 2016) torre Switch House, em que há um terraço aberto no 10º andar que proporciona vistas panorâmicas 360º de Londres.

millennium-bridge-londres13
Vista incrível a partir do 10º andar do museu Tate Modern
millennium-bridge-londres14
Detalhe da Millennium Bridge a partir do terraço do Tate Modern

Para tirar foto da ponte do outro lado também é possível. Uma dica é subir na cúpula da Catedral de St. Paul. A igreja é linda, a entrada é paga, e é preciso ter fôlego para subir os 528 degraus até a cúpula. Mas, a vista compensa!

Millennium Bridge, vista da cúpula da St. Paul's Cathedral com o Tate Modern ao fundo
Millennium Bridge, vista da cúpula da St. Paul’s Cathedral com o Tate Modern ao fundo

COMO CHEGAR

As estações de metrô mais próximas da Millennium Bridge são:

Do lado da St. Paul’s Cathedral

  • Central Line (linha vermelha): estação St. Paul’s
  • Circle Line (linha amarela): estações Mansion House, Blackfriars
  • District Line (linha verde): estações Mansion House, Blackfriars

Do lado do Tate Modern

  • Jubilee Line (linha cinza): estação Southwark
  • Northern Line (linha preta): estação Borough

Leia mais sobre o Reino Unido:

Deixe seu comentário