Bélgica: O que fazer em Antuérpia – Roteiro de 1 dia

2

Que tal aproveitar sua viagem para a Bélgica ou Holanda para incluir Antuérpia, a cidade dos diamantes, no roteiro? A cidade é super charmosa, tem boa comida e um ambiente muito hospitaleiro. Vem conhecer!

A CIDADE DE ANTUÉRPIA

Antuérpia é uma cidade localizada no norte da Bélgica, na região da Flandres, bem perto da divisa do país com a Holanda. Não é à toa que a linha mais falada na cidade é o holandês. Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica em termos de população com mais de 510 mil habitantes (zona metropolitana ultrapassa 1,2 milhão), ficando atrás somente da capital, Bruxelas (1,2 milhão na cidade e 1,8 na zona metropolitana). A cidade fica localizada às margens do Rio Escalda e é ligada ao Mar do Norte pelo estuário Westerschelde. O Porto de Antuérpia é um dos maiores e mais importantes do mundo. A cidade também sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1920.

antuerpia-arquitetura
Arquitetura de Antuérpia tem influência holandesa

ORIGEM DO NOME: A LENDA DO GIGANTE

Uma das principais curiosidades de Antuérpia é justamente o nome da cidade. Segundo a lenda, um gigante chamado Druon Antigoon, apossou-se do castelo às margens do Rio Escalda e cobrava pedágio de quem tentasse atravessar o rio. Quando as pessoas não podiam pagar, ele cortava as mãos delas e jogava no rio. Silvius Brabo, um soldado romano mítico, tornou-se um herói da cidade quando desafiou o gigante. Assim como o gigante fazia com suas vítimas, Brabo também cortou as mãos dele e as jogou no rio.

Crianças brincam na escultura da mão do gigante no centro da cidade
Crianças brincam na escultura da mão do gigante no centro da cidade

A famosa estátua de Brabo jogando a mão decepada de Druon Antigoon está localizada em frente à prefeitura da cidade. Esta lenda é a origem do nome Antuérpia: Hand Werpen (=mãos arremessadas, em holandês), que mais tarde foi modificado para Antwerpen, que significa Antuérpia em holandês.

Estátua de Brabo na Grote Markt
Estátua de Brabo na Grote Markt

O COMÉRCIO DE DIAMANTES EM ANTUÉRPIA

Antuérpia tem sido um foco do comércio de diamantes há vários séculos. Estima-se que até hoje, 84% dos diamantes brutos do mundo passam pela cidade. A indústria foi transformada no século XV, quando Lodewyk van Berken inventou uma nova forma de ferramenta de polimento de diamantes, o scaif, o que permitiu a criação do diamante multifacetado. A nobreza europeia ficou muito interessada na invenção e o fato atraiu artesãos de várias partes da Europa para Antuérpia. Há um distrito em Antuérpia conhecido como Diamond Quarter, local onde se concentram uma série de lojas e fábricas de diamante. Há cerca de 380 oficinas que atendem 1.500 empresas, além de 3.500 corretores, comerciantes e cortadores de diamante. Infelizmente, o Museu do Diamante que existia na área foi fechado em 2014. O Museum aan de Stroom (MAS) embora tenha entrada paga, possui um pavilhão apartado em homenagem aos diamantes da cidade com entrada gratuita. Não é uma exposição grandiosa, mas é possível ver algumas joias e videos sobre o polimento dos diamantes (Endereço: Hanzestedenplaats 23, 2000 Antuérpia, Bélgica).

antuerpia-pavilhao-diamante1
Video mostrando como é feito o polimento do diamante no Pavilhão do Diamante do MAS
antuerpia-pavilhao-diamante2
Uma das peças expostas no Pavilhão do Diamante do MAS

BÉLGICA: O QUE FAZER EM ANTUÉRPIA – ROTEIRO DE 1 DIA

Para facilitar a localização das atrações que mencionarem aqui, fizemos esse mapinha interativo com todas as dicas!

1. ESTAÇÃO DE TREM DE ANTUÉRPIA

Se você chegar à Antuérpia de trem, aproveite para admirar a arquitetura da belíssima estação de trem da cidade. O edifício da estação original foi construído entre 1895 e 1905. Porém, a estação foi muita castigada por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, precisou passar por um processo de restauração. Ela é considerado por muitos a estação de trem mais bonita da Bélgica e já foi eleita a mais bonita do mundo.

antuerpia-estacao1
Fachada da estação de trem
antuerpia-estacao2
Belíssima decoração interna

2. MEIRSTRAAT & PALÁCIO REAL

Meirstraat é a principal rua do centro de Antuérpia, onde o comércio se concentra. É bem fácil de chegar até lá saindo da estação de metrô central. Nesta rua se localiza o antigo Palácio Real de Antuérpia do século XVIII, na esquina com a rua Wapper. A localização conveniente do palácio despertou a atenção do imperador Napoleão, que o adquiriu em 1811. Infelizmente, o palácio está fechado para visitação pública. Ele passou por uma grande reforma e, atualmente, abriga eventos e festas. No piso térreo há uma loja de chocolates (The Chocolate Line) e uma casa de café e chá (Café Imperial).

antuerpia-rua
Meirstraat
antuerpia-palacio-real
Antigo Palácio Real

3. GROENPLAATS

Maior praça da cidade. Ao redor dela ficam concentrados diversos restaurantes das mais variadas culinárias. No centro da praça, ocorrem eventos públicos variados. Ao lado, está localizado o Shopping Center Grand Bazaar de Antuérpia, um complexo de lojas e restaurantes.

Groenplaats
Groenplaats

4. CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE ANTUÉRPIA

A Catedral de Nossa Senhora (Onze-Lieve-Vrouwekathedraal, em holandês) é uma catedral católica, consagrada em 1521. Em estilo gótico, ela contém uma série de obras importantes do pintor barroco Peter Paul Rubens, bem como pinturas de artistas como Otto van Veen, Jacob de Backer e Marten de Vos. O campanário da catedral considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. A entrada é paga, mas nós fomos no horário da missa e não pagamos nada, além de poder escutar o órgão sendo tocado. A parte ruim de ir no horário da missa, é que o acesso fica restrito e não é permitido tirar fotos.

  • Endereço: Groenplaats 21, 2000 Antuérpia, Bélgica
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 17h / sábado de 10h às 15h / domingo de 13h às 16h
  • Entrada: € 6
  • Tours guiados: confira os horários aqui
Fachada imponente da Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia
Fachada imponente da Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia
Área recheada de restaurantes e lojinhas em frente à catedral
Área recheada de restaurantes e lojinhas em frente à catedral

5. OUDE KOORNMARKT & VLAEYKENSGANG

A Oude Koornmarkt (Velho Mercado de Milho, em holandês) é uma ruazinha para pedestres super charmosa recheada de restaurantes, um ao lado do outro, além de lojas de antiguidade e uma galeria de arte. Lá também fica o Vlaeykensgang, um pequeno beco que remota do ano de 1591, conectando as ruas Hoogstraat, Oude Koornmarkt e Pelgrimstraat.

A graciosa rua Oude Koornmarkt
A graciosa rua Oude Koornmarkt
O beco Vlaeykensgang. Foto: visitantwerpen.be
O beco Vlaeykensgang. Foto: visitantwerpen.be

6. IGREJA DE SANTO CAROLUS BORROMEUS

A Igreja de Santo Carolus Borromeus, consagrada em 1625, era conhecida anteriormente por seu teto com 39 obras de Rubens (um famosíssimo pintor flamengo de estilo barroco) que foram perdidas em um incêndio, quando a igreja foi atingida por um raio em 1718. Ela foi a primeira igreja do mundo a ser dedicada ao fundador dos jesuítas, Inácio de Loyola. Infelizmente, nós não conseguimos ver muita coisa porque a igreja estava reformando e um grande tapume cobria o altar.

  • Endereço: Hendrik Conscienceplein 12, 2000 Antuérpia, Bélgica
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 12h30 e de 14h às 17h / museu: somente às quartas-feiras de  10h às 12h e de 14h às 16h
Bonita fachada da Igreja de Santo Carolus Borromeus
Bonita fachada da Igreja de Santo Carolus Borromeus

7. GROTE MARKT, PREFEITURA E ESTÁTUA DE BRABO

Sem dúvida, esse foi o nosso cantinho preferido visitando a cidade. A Grote Markt é a praça em que fica localizada a Prefeitura de Antuérpia, um bonito prédio retangular repleto de bandeiras dos mais variados países na fachada. No meio da praça fica a famosa estátua de Brabo (aquele que desafio o gigante que contamos anteriormente). Ao redor da praça, muitos restaurantes com mesinhas ao ar livre. Simplesmente, uma delícia de lugar! Ali ao lado da praça sai um passeio pelos subsolos de Antuérpia chamado De Ruien.

antuerpia-prefeitura
Prefeitura cheia de bandeiras e a fonte com a estátua de Brabo no meio da praça
antuerpia-grote-markt2
Casinhas lado-a-lado na praça
Grote Markt, um delicioso calçadão de pedestres
Grote Markt, um delicioso calçadão de pedestres

8. HET STEEN

Lembra do castelo que foi tomado pelo gigante que falamos no início? É exatamente este aqui. Het Steen significa “A Pedra” em holandês e ele é exatamente um pequenino castelo de pedra que fica localizado bem pertinho do Rio Escalda. Em frente, fica uma estátua do gigante com dois humanos a seus pés. O primeiro edifício da Antuérpia foi construído como uma fortaleza medieval depois de incursões vikings no início da Idade Média. Entre 1303 e 1827, o edifício foi usado como prisão. Posteriormente, como Museu de Antiguidades e Museu Marítimo, mas a exposição foi movida para o Museum aan de Stroom (MAS).

O famoso castelo de pedra com a estátua do gigante à esquerda
O famoso castelo de pedra com a estátua do gigante à esquerda

É uma pena que a maior parte da fortaleza, incluindo dezenas de casas históricas e a igreja mais antiga da cidade, foram demolidas no século XIX para parar o assoreamento do rio Escalda. Embora seja um edifício histórico, dentro não há muito o que ver. Há uma pequena exposição e oficina de atividades com foco infantil e um café. Achamos que a cidade poderia explorar um pouco mais toda a lenda que envolve o gigante para trazer algo mais turístico para lugar. É bonitinho, mas ficou devendo.

  • Endereço: Steenplein 1, 2000 Antuérpia, Bélgica
  • Entrada: gratuita
Café dentro do castelo
Café dentro do castelo

9. IGREJA DE SÃO PAULO

Provavelmente, esta é a igreja mais bonita da cidade. Seu exterior é principalmente gótico com uma torre barroca, enquanto o interior é caracterizado por uma rica decoração em estilo barroco. Uma pequena igreja foi construída no local pela Ordem Dominicana e consagrada em 1276 por Albertus Magnus. A igreja é uma homenagem a São Paulo porque ele é o santo padroeiro dos Dominicanos. Devido a inundações provocadas pelo rio, decidiu-se construir uma nova igreja no local. A nova igreja foi concluída e inaugurada em 1571. Entre as muitas obras de arte na igreja são obras de grandes artistas e pintores de Antuérpia, entre eles: Peter Paul Rubens, Anthony van Dyck, Jacob Jordaens, Cornelis de Vos, Gaspar de Crayer, Frans Francken II, Abraham van Diepenbeeck, Theodoor Boeyermans, Artus de Bruyn, Arnout Vinckenborch and Matthys Voet.

  • Endereço: Sint-Paulusstraat 22, 2000 Antuérpia, Bélgica
  • Entrada: gratuita
A beleza da Igreja de São Paulo. Foto: visitantwerpen.be
A beleza da Igreja de São Paulo. Foto: visitantwerpen.be

10. ESCOLHA UM PASSEIO DE ACORDO COM O SEU PERFIL

Essa parte do roteiro vai ficar em aberto para você encaixar de acordo com o seu perfil. Se você é fã de museus, vamos colocar várias sugestões interessantes e variadas para conhecer na cidade. Se está viajando com amigos ou quer algo mais informal, pode fazer um tour e degustação na cervejaria da cidade. Caso esteja viajando com crianças, uma boa sugestão é levá-las no aquário de Antuérpia! Se tiver mais tempo e quiser combinar algumas dessas sugestões, fica a seu critério.

A. MUSEUS

  • Museum aan de Stroom (MAS): Instalado em um belo edifício em estilo futurista, este é provavelmente o maior e mais importante museu da cidade. O foco é justamente a história da Antuérpia nos mais diversos aspectos. Endereço: Hanzestedenplaats 1, 2000
  • Museu Plantin-Moretus: Este museu, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma homenagem aos famosos impressores Christoffel Plantijn e Jan Moretus. Ele está instalado na antiga residência e gráfica, a Plantin Press, fundada no século XVI e possui uma excepcional coleção de material tipográfico. Endereço: Vrijdagmarkt 22-23, 2000
  • ModeMuseum (MoMu): Este é o Museu da Moda de Antuérpia. Fundado em 2002, o museu reúne, conserva, estuda e exibe tudo relacionado à moda belga. O museu está focalizando especificamente belgas estilistas contemporâneos devido ao surgimento de um grupo de designers de moda durante os anos 1980 e 1990. Endereço: Nationalestraat 28, 2000
  • Rubenshuis: Rubenshuis (“A casa de Rubens”, em holandês) é o antigo estúdio do famoso pintor flamengo Rubens (1577–1640) que se transformou em museu. Rubens e sua família viveram neste ambiente palaciano por mais de 25 anos e é neste local que o artista criou a maior parte dos seus trabalhos. Endereço: Wapper 9-11, 2000
Museum aan de Stroom (MAS)
Museum aan de Stroom (MAS) e sua arquitetura incrível que mistura materiais

B. TOUR & DEGUSTAÇÃO NA CERVEJARIA DA CIDADE

Fundada em 1833, De Koninck é a cervejaria da cidade de Antuérpia. Ela oferece tours e desgustações abertas ao público. O tour dura cerca de 1 hora e meia e inclui degustação das cervejas belgas produzidas no local. Veja mais informações sobre a visita através deste link.

  • Endereço: Mechelsesteenweg 291, 2018, Antuérpia, Bélgica
  • Horários: diariamente de 10h às 18h (última entrada às 16h30)
  • Entrada: adultos €12 / idosos, estudantes e grupos €10 / entre 4 e 15 anos €6,50
  • Compre tickets: acesse este link e reserve seu horário (máximo 15 pessoas por tour)

C. AQUÁRIO

A opção para levar a criançada é o Aquatopia, que apresenta um conjunto de aquários, juntamente com recriações de outros habitats marinhos, incluindo pântanos, florestas tropicais, deltas de rios e recifes de coral. Com um tanque de mais de 1 milhão de litros de água, o Aquatopia também inclui uma série de exibições especiais que com tubarões, Nautilus, e mistérios do fundo do mar.

  • Endereço: Koningin Astridplein 7, 2018 Antuérpia, Bélgica
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: entre 13 e 60 anos € 15,50 / entre 3 e 12 anos; maiores de 60 anos e portadores de deficiência € 10,50 / gratuita para menores de 3 anos / há pacotes família

ONDE COMER / BEBER EM ANTUÉRPIA

  • Batata Frita: 
    • Frituur L O: considerada a melhor batata frita da cidade (Endereço: Frederik van Eedenplein, 2050 / para chegar lá é preciso atravessar o túnel para pedestres, Sint Annatunnel, que passa por baixo do rio)
    • Frituur n°1: batata frita belga bem gostosa (Endereço: Hoogstraat 1, 2000)
  • Waffle:
    • Coffee Go: considerado um dos melhores waffles de Antuérpia (Endereço: Meirbrug 1, 2000)
    • Waffle Factory: waffles recheados doces e salgados fantásticos (Endereço: Grote Markt 60, 2000)
Sem palavras para esse waffle recheado da Waffle Factory! Esse é o Croc, com presunto, queijo emmenthal e queijo gouda
Sem palavras para esse waffle recheado da Waffle Factory! Esse é o Croc, com presunto, queijo emmenthal e queijo gouda
  • Cerveja:
    • Cabron: para tomar uma boa cerveja belga (Endereço: Kaasrui 1, 2000)
    • De Muze: bar com shows de jazz ao vivo (Endereço: Melkmarkt 15, 2000)
  • Restaurantes: Há uma infinidade de restaurantes na região da Grote Markt!
    • Café Pelikaan: restaurante e bar (Endereço: Melkmarkt 14, 2000)
    • Amadeus: comida belga (Endereço:Suikerrui 7-9, 2000)
    • De Zuilen: comida belga e pratos variados  (Endereço: Wolstraat 5, 2000)
    • Ultimatum: comida belga e pratos variados (Endereço: Grote Markt 8, 2000)
    • De Pottekijker: comida belga (Endereço: Kaasrui 5, 2000)
    • RAS: fica à beira do rio (Endereço: Ernest van Dijckkaai 37, 2000)

COMO CHEGAR

A forma mais fácil de chegar a Antuérpia é de trem. A estação principal da cidade fica localizada no centro da cidade e é fácil chegar às principais atrações à pé. Se você estiver na Bélgica, a empresa de trem belga (Belgium Rail) faz promoções de passagem aos finais de semana. Fomos em um domingo e a viagem custou €14,80* por pessoa ida e volta (*valores de outubro de 2016). Há diversos trens saindo da estação central de Bruxelas com destino a Antuérpia e as viagens duram entre 45 minutos e 1 hora.


Leia mais sobre a Bélgica:

2 COMENTÁRIOS

  1. A vlogueira Ingrid Costa utilizou o nosso Roteiro de 1 dia em Antuérpia e compartilhou a visita através de um video super bacana sobre a cidade. Vale a pena conferir!

Deixe seu comentário