Áustria: Museu Freud, o pai da psicanálise, em Viena

0

Nós adoramos incluir no roteiro alguma coisa diferente para conhecer nas cidades que visitamos. E na Áustria não foi diferente! É claro que fizemos o roteiro tradicional passando pelas principais atrações, mas também fomos conhecer o Museu Freud, o pai da psicanálise, em Viena. Você se interessa pelo assunto ou não conhece muito bem? Curte passeios diferentes em que pode aprender coisas novas? Então, precisa nos acompanhar nesta visita!

QUEM FOI FREUD

Nascido em 1856, Sigmund Freud foi um neurologista austríaco, criador da psicanálise, por ter desenvolvido um método clínico para o tratamento da psicopatologia através do diálogo entre a paciente e um psicanalista. A redefinição da sexualidade de Freud para incluir suas formas infantis levou a formular o complexo de Édipo como o princípio central da teoria psicanalítica. Sua análise dos sonhos como realizações de desejos forneceu-lhe os modelos de análise clínica da formação de sintomas e os mecanismos de repressão, bem como para a elaboração de sua teoria do inconsciente. Freud viveu e trabalhou em Viena, depois de ter estabelecido a sua prática clínica lá em 1886. Em 1938, ele deixou a Áustria para escapar dos nazistas e morreu no exílio no Reino Unido no ano seguinte.

Áustria: Museu Freud, o pai da psicanálise, em Viena
Foto: site oficial Freud Museum

O MUSEU FREUD

Fundado em 1971, o museu tem como objetivo retratar a vida do médico. Ele foi reformulado a partir de 2003, tornando-se responsabilidade da recém criada Fundação Sigmund Freud e, atualmente, não somente a vida de Freud, como também explora os conceitos da psicanálise.

Preparados para nossa visita
Preparados para nossa visita

Para acessar o museu, entre no edifício e suba as escadarias. Nas paredes, há muitas frases escritas em alemão. Você vai encontrar uma porta fechada mas é só bater. A entrada é feita aos poucos para que não tenha excesso de turistas no museu.

Acessando o museu pelas escadas
Acessando o museu pelas escadas

O edifício que abriga o museu foi construído em 1891 e é onde ele morou por 47 anos. Seus antigos aposentos privados exibem a maioria de seus escritos, abrigando agora um centro documental para sua vida e obra. A influência da psicanálise na arte e na sociedade é exibido através de um programa de exposições especiais e uma coleção de arte moderna. Anexado ao museu estão a maior biblioteca de pesquisa psicanalítica da Europa, com 35 mil volumes, e o Instituto de Pesquisa da Fundação Sigmund Freud.

Sala com muitos livros de Freud
Sala com muitos livros do psicanalista nas estantes. Foto: Freud Museum

A exibição inclui itens originais pertencentes a Freud, sala de espera da clínica e partes da extensa coleção de antiguidades. No entanto seu famoso divã está agora no Museu Freud em Londres, junto com a maioria do mobiliário original, levados por ele quando deixou a Áustria. Nós estivemos no museu de Londres e contamos o que encontrar por al no post “Museu Freud em Londres: a última casa do pai da psicanálise”. Veja também o relato da Heloisa Righetto, do blog Aprendiz de Viajante, sobre o Museu Freud em Londres.

thumb_P1030021_1024
Exposição repleta de fotografias, alguns móveis e livros
thumb_P1030004_1024
Peça o audio guide na entrada para acompanhar as exposições do museu
thumb_P1020999 2_1024
Detalhe de livros antigos pertencente ao psicanalista

O museu possui um arquivo de imagens que contêm cerca de 2 mil documentos, principalmente fotografias, mas também pinturas, desenhos e esculturas. A coleção é composta de quase todas as fotos existentes de Sigmund Freud e sua família, um grande número de fotos de Anna Freud (filha caçula do médico que também é psicanalista) e fotos de congressos psicanalíticos, entre outros.

thumb_P1030026_1024
Busto em bronze do famoso psicanalista
thumb_P1030001_1024
Fotografias não faltam na exposição
thumb_P1020994 2_1024
Sala da antiga casa com móveis e vários quadros nas paredes

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Sigmund Freud Museum

  • Endereço: Berggasse 19, 1090 Viena, Áustria
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: 10 euros adultos / 7,50 euros estudantes entre 18 e 27 anos / 4 euros jovens entre 12 e 18 anos / gratuita com o Vienna Pass
  • Audio guide nos idiomas: inglês, espanhol, russo, italiano, francês e alemão

Veja mais sobre a Europa:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário