Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro

5
Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro

Vai viajar para Londres e precisa saber como chegar aos 6 aeroportos de Londres ou ir deles até o centro da cidade? Veja todas as informações necessárias de como se deslocar nos 6 aeroportos de Londres e planeje bem a sua viagem.

OS 6 AEROPORTOS DE LONDRES

O mapa interativo abaixo mostra a localização dos 6 aeroportos que atendem à região metropolitana de Londres. A maior parte deles opera voos de curta duração realizados companhia de baixo custo. Para quem prefere serviços personalizados, nossa dica é pesquisar no site Taxi2Airport.com, um serviço de táxi especializado em traslado de/para aeroportos em várias partes do mundo em que você pode fazer o agendamento online. Veja mais informações neste link.

Além disso, trazemos neste post diversas opções utilizando transportes como metrô, trem e ônibus. Confira as informações detalhadas sobre cada um dos aeroportos de Londres em seguida. No final do post, veja vários opções de tickets de traslado para serem compradas online.

1. LONDON HEATHROW AIRPORT (LHR) 

London Heathrow, localizado a oeste de Londres, é um dos aeroportos mais movimentados do mundo e, em 2016, transportou quase 76 milhões de passageiros. Ele possui 5 terminais. O Terminal 1 foi fechado em 2015 e está sendo usado como extensão do terminal 2. O Terminal 2 é o mais novo de todos e de onde saem os aviões membros da Star Alliance (Air Canada, Avianca, Copa Airlines, Lufthansa, TAP, United Airlines, entre outras). O Terminal 3 opera, principalmente, voos para o Oriente Médio da Emirates e da Qantas. O Terminal 4 opera voos para a Indonésia, Malásia e Oriente Médio. O terminal 5 opera, geralmente, voos da British Airways e da Iberia. Distância: 26 km do centro de Londres

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

COMO CHEGAR

  • METRÔ: Utilize a Piccadilly Line (azul marinho) e vá até a estação final (Heathrow Airport) no sentido oeste, caso esteja se dirigindo ao aeroporto. Há 3 estações no aeroporto: nos Terminais 2 e 3; no Terminal 5; e no Terminal 4. Observe que o Terminal 4 fica em uma estação separada das demais e é preciso pegar um trem específico para chegar até ele. O funcionamento do metrô é de 5h às 23h40, funcionando 24 horas nas sextas e sábados na Piccadilly Line (leia mais sobre o funcionamento do Night Tube).
  • TREM:
    • Heathrow Express: A cada 15 minutos há trens que ligam o aeroporto Heathrow até a estação Paddington (plataformas 6 e 7) em Londres. O trem para somente em 3 estações de trem: Heathrow Central (atendendo aos Terminais 1, 2 e 3); Heathrow Terminal 5 e a estação de Paddington. Esta é uma opção mais rápida, mas também mais cara (a partir de ₤22 somente ida ou ₤37 ida e volta). O horário de funcionamento, em geral, é de 5h às 23h50. Importante: não existe estação de Heathrow Express no Terminal 4. É preciso se deslocar gratuitamente pelo trenzinho interno do aeroporto para chegar a um dos outros terminais. Compre online aqui.
    • Heathrow ConnectÉ uma opção mais demorada (porque faz mais paradas) que liga o aeroporto à estação Paddington, mas também é mais barata que o Heathrow Express (₤10,20 somente ida ou ₤20,40 ida e volta).
  • ÔNIBUS: A empresa National Express faz o serviço de deslocamento do Heathrow para o terminal de ônibus Victoria Coach. Geralmente, o serviço é oferecido entre 4h30 até 22h (veja horários aqui). As passagens variam de preço devido os horários e demanda.

OPÇÃO ALTERNATIVA PARA A MADRUGADA

Neste caso, particularmente, preferimos ir de táxi, Uber ou transfer quando nosso voo é de madrugada, uma vez que não há trânsito e praticamente tudo na cidade está fechado. No entanto, existe a opção do ônibus noturno N9, que faz o trajeto Terminal 5 até a Trafalgar Square. Ele faz parte da frota normal de ônibus vermelhinhos de Londres e você paga utilizando um Oyster Card, o cartão de transporte da cidade, que pode ser adquirido em qualquer estação de metrô. Veja o caminho completo deste ônibus neste link, clicando em “view map” para ver o trajeto no mapa.

Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro
London Heathrow. Foto: divulgação

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

2. LONDON GATWICK AIRPORT (LGW) 

O Gatwick é o segundo aeroporto mais movimentado da Inglaterra, apenas atrás do Heathrow. As principais companhias aéreas que operam no aeroporto são a British Airways, EasyJet, Monarch Airlines, Norwegian Air Shuttle e Virgin Atlantic. Ele possui apenas dois terminais separados a pouco mais de 1 km de distância um do outro: o Terminal Norte (majoritariamente opera voos da EasyJet) e o Terminal Sul. Distância: 48 km do centro de Londres

COMO CHEGAR

  • TREM:
    • Gatwick Express: O Gatwick Express é um serviço expresso que parte a cada 15 minutos até a estação Victoria, sendo a forma mais rápida de chegar ao centro de Londres (em apenas 30 minutos). Os trens saem da estação no Terminal Sul do aeroporto. Os preços online são a partir de £17,80 ida e £31,60 para ida e volta (comprar no local é mais caro, confira aqui). Os trens não funcionam durante a madrugada (confira os horários neste link).
    • Thameslink: Os trens da Thameslink param em 4 estações (City Thameslink, Blackfriars, Farringdon, terminando em St. Pancras International) e o trajeto completo leva em torno de 40 minutos. Durante a madrugada, há trens operando a cada hora. Dica: compre o ticket pelo site TrainLine.
    • SouthernOs trens da Southern tem como destino final a estação Victoria, passando por algumas outras (por isso ele é mais lento do que o Gatwick Express). Há trens funcionando durante a madrugada e a viagem completa dura em torno de 40 minutos. Dica: compre o ticket pelo site TrainLine.
  • ÔNIBUS: A empresa National Express faz o serviço de deslocamento de Gatwick para o terminal de ônibus Victoria Coach. O trajeto, em geral, leva mais de 1 hora devido ao trânsito. Compre online neste link.
  • ÔNIBUS DA EASYJET (EASYBUS): Não é preciso ser passageiro da EasyJet para usar o seu serviço de ônibus que sai do Terminal Norte. Os ônibus saem de Gatwick com destino o terminal Victoria Coach (90 minutos) ou as estações de metrô Earl’s Court e West Brompton e dura cerca de 65 minutos. As tarifas são bem em conta (a partir de £2).
Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro
Aeroporto Gatwick. Foto: divulgação

3. STANSTED AIRPORT (STN) 

O Aeroporto Stansted serve mais de 170 destinos em toda a Europa, Norte de África, América Central e América do Norte e mais destinos europeus do que qualquer outro aeroporto no Reino Unido. Stansted é uma base para companhias de baixo custo, sendo a base a maior para a Ryanair, que percorre 130 destinos disponíveis. Stansted também é usado por companhias e jatos privados e algumas visitas de Estado. O aeroporto é pequeno e tem apenas um terminal de passageiros principal. Distância: 48 km do centro de Londres

COMO CHEGAR

  • TREM:
    • Stansted ExpressA forma mais rápida de ir ao centro de Londres é através do trem expresso em menos de 50 minutos para ligar a estação de Stansted a estação London Liverpool Street, que possui serviço de várias linhas de metrô. Assim como outros expressos, os trens saem a cada 15 minutos e custam £16.60 só ida e £28 ida e volta (veja tabela de preços aqui).
    • Greater AngliaO trem faz o trajeto entre Stansted e a estação de Stratford (que é atendida por metrô e Overground) e dura mais de 1 hora. É preciso fazer troca de trem na estação Tottenham Hale. Funciona somente durante a semana e tem apenas 1 trem por hora. O preço é praticamente igual ao Express.
  • ÔNIBUS: 
    • Stansted CityLink: trajeto sem paradas de 1 hora entre o aeroporto e a estação King’s Cross. Os preços online são £9 (ida) e £16 (ida e volta), mas nos pontos de vendam são mais caros. Confira os horários disponíveis em ambos os sentidos neste link.
    • National Express: a empresa faz o serviço de deslocamento de Stansted para vários terminais de ônibus de Londres (linhas A6, A7, A8, A9) e duram cerca de 50 minutos. As passagens (só de ida) custam em torno de £5 + taxa. O mapa abaixo mostra qual linha pegar em direção ao terminal desejado. Veja mais informações neste link e compre online aqui.
Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro
Figura: site oficial
  • ÔNIBUS DA EASYJET (EASYBUS): Não é preciso ser passageiro da EasyJet para usar o serviço. Os ônibus saem do aeroporto e têm como destino final as estações London Victoria (via Waterloo ou via Baker Street) ou London Liverpool Street (via Stratford ou direto) ou London King’s Cross (direto). Tarifas a partir de £8.
Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro
Aeroporto Stansted. Foto: divulgação

4. LONDON LUTON AIRPORT (LTN) 

O Aeroporto Luton fica localizado ao norte de Londres e serve como uma base para EasyJet, Monarch, Thomson Airways e Ryanair. A grande maioria das rotas estão dentro da Europa, embora existam alguns destinos no norte da África, Estados Unidos e Ásia. O aeroporto possui um único terminal de dois andares e 25 portões. Distância: 50 km do centro de Londres

COMO CHEGAR

  • TREM: Luton é um dos aeroportos mais chatinhos de chegar porque é preciso fazer um combo trem + ônibus, já que a estação mais próxima não fica dentro do aeroporto. Comprando os tickets, você receberá dois bilhetes. Um deles vale para chegar até a estação Luton Parkway. O outro é de um ônibus que leva 5 minutos de Luton Parkway até o Luton Airport. A saída do ônibus acontece bem em frente da estação. Basta mostar o ticket para um funcionário que estiver organizando a fila. Os ônibus saem a cada 10 minutos.
    • ThameslinkHá trens saindo das estações St. Pancras International e Blackfriars. O trajeto total até o aeroporto dura cerca de 1 hora e custa £15,70 (ida) ou £27,50 (ida e volta). Dica: compre o ticket pelo site TrainLine.
    • East Midlands: O trajeto é feito com destino a estação St Pancras International em pouco mais de 20 minutos. No entanto, há menos opções de horários disponíveis. Dica: compre o ticket pelo site TrainLine.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

  • ÔNIBUS:
    • National Express: Os ônibus têm como destino final o terminal rodoviário Victoria e fazem o trajeto entre 1 hora e 1 hora e meia. Os ônibus saem a cada 10 a 20 minutos, passando para meia hora no período da noite. Passagens a partir de £5 + taxa (por trecho). O trajeto dos ônibus prevê paradas nas seguintes estações: Finchley Road, St John’s Wood, Marylebone, Portman Square, Golders Green, estação de trem de Victoria e terminal rodoviário de Victoria. Compre online neste link.
    • TerravisionOs ônibus da Terravision fazem parceria com a Greenline e têm como destino final o terminal rodoviário Victoria e fazem o trajeto entre 1h15 e 1h45. Há paradas nas seguintes estações: Bricket Wood, Brent Cross, Baker Street, Finchley Road, Marble Arch e Victoria. As passagens custam a partir de £10 (só ida) e £17 (ida e volta). Confira no mapa todas as paradas do trajeto e os horários neste link.

  • ÔNIBUS DA EASYJET (EASYBUS): Não é preciso ser passageiro da EasyJet para usar o serviço. Os ônibus que saem do aeroporto têm como destino final a estação Victoria via Golders Greens (£8.95) ou via Brent Cross (£10).
Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro
Aeroporto London Luton. Foto: divulgação

5. LONDON CITY AIRPORT (LCY) 

Localizado à oeste de Londres, este é o aeroporto mais próximo do centro da cidade, pertinho da região financeira de Canary Wharf. Ele tem uma pista única de 1.500 metros de comprimento. Devido à sua proximidade com a região das Docklands e do distrito financeiro, seus principais usuários são os viajantes a negócios. Curiosamente, o aeroporto é mais movimentado durante o inverno, quando companhias aéreas como a British Airway e a suíça CityJet fazem voos para destinos de esqui. Zurique, Genebra e Milão estão entre os destinos mais populares. O aeroporto é composto de apenas um terminal com dois andares. Distância: 11 km do centro de Londres

COMO CHEGAR

  • DLR: A forma mais fácil de chegar ao aeroporto é através do Docklands Light Railway (DLR), um trem leve de superfície que conecta estações de metrô e de trem. Basta usar um Oyster Card e descer na estação DLR London City Airport. Veja este mapa das linhas de DLR.
  • ÔNIBUS: As linhas 473 e 474 de Londres (ônibus vermelhinhos) atendem o aeroporto. Faça simulação de rotas no site oficial dos transportes de Londres.
Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro
Vista aérea da pista do Aeroporto London City. Foto: divulgação

6. LONDON SOUTHEND AIRPORT (SEN) 

O London Southend Airport fica localizado a leste de Londres. A EasyJet começou a operar voos no local e o transportador irlandês Aer Lingus Regional começou a fazer vôos regulares a Dublin, em seguida. O aeroporto opera, principalmente, vôos programados de passageiros, vôos de negócios, vôos de carga, treinamento do piloto e vôos recreacionais. Distância: 68 km do centro de Londres

COMO CHEGAR

  • TRENS:
    • Greater AngliaHá trens saindo da estação Southend Airport para as estações London Stratford com tickets a £13.70 (só ida) e £24.50; e London Liverpool Street com tickets a £17.10 (só ida) e £29.60 (ida e volta). Ambos os itinerários duram cerca de 50 minutos. Dica: compre o ticket pelo site TrainLine.
Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro
Aeroporto Southend. Foto: divulgação

COMPRE O TICKET DE TRASLADO ONLINE

Guarde estas dicas no Pinterest!

Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro - Viajonários

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem no Submarino Viagens!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
   CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Compre com a TravelMobile e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

5 COMENTÁRIOS

  1. Super legal as dicas, viajei com minha familia para Londres e Paris em dezembro, e utilizamos muitas dicas do site! Parabéns, super legal. Na primeira chegada utilizamos o aeroporto Stansted e fomos de trem até o centro, é tranquilo e pratico mas na volta e na segunda vez que voltamos a Londres preferimos utilizar transfer privado da empresa Londres Tour Turismo (www.londrestourturismo.com), por praticidade pois estávamos com crianças. E foi maravilhoso, muito mais facil e o valor para um pequeno grupo vale super a pena! Nos deixaram na porta do hotel, o motorista super educado nos auxiliou no check-in do hotel e nos deu varias dicas da cidade. No fim ainda fizemos dois dias de passeios privados com eles para cidades próximas, e valeu super a pena! Recomendo ter um guia ou passeios privados, se torna mais facil e pode conhecer muito mais com calma e segurança.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui