15 curiosidades sobre Nova York

0

Nova York é uma das cidades que mais amamos no mundo. A maior cidade americana tem uma vida agitada, muitas opções culturais e de entretenimento e também guarda alguns segredinhos muito interessantes. Confira algumas curiosidades sobre Nova York e se surpreenda com esta cidade incrível!

15 CURIOSIDADES SOBRE NOVA YORK

Pronto para se encantar ainda mais com Nova York? A cidade é uma caixinha de surpresas e temos certeza de que algumas coisas que colocamos aqui serão novidade total para você, quer ver?

1. A cidade de Nova York foi fundada em 1626 com um posto de comércio de colonos holandeses, que a batizaram de Nova Amsterdã. A cidade e seus arredores foram tomadas pelo Reino da Inglaterra em 1664, passando a fazer parte do Império Britânico, e sendo seu nome alterado para Nova York.

2. Nova York foi capital dos Estados Unidos por 5 anos, entre os anos de 1785 e 1790. Em 1791, a capital passou a ser a Filadélfia (explicamos tudo neste post), sendo posteriormente alterada para Washington DC, em 1800.

No Capitólio, em Washington DC
No Capitólio, em Washington DC

3. A cidade de Nova York é formada por 5 “boroughs” (distritos): Manhattan, Staten Island, Queens, Brooklyn e Bronx. Esta unificação para o que se conhece como cidade de Nova York só ocorreu em 1898.

4. Nova York possui mais de 40 mil vendedores de comida de rua e mais de 20 mil outros vendedores de rua. Já provou o cachorro quente de carrocinha do Central Park?

Comendo um cachorro quente no Central Park
Comendo um cachorro quente no Central Park

5. Foi em Nova York que foi fundada a primeira pizzaria dos Estados Unidos, em 1905, pelo imigrante italiano Gennaro Lomardi. A pizzaria está aberta até hoje.

6. Mais de 2,5 milhões de pessoas que residem em Nova York nasceram fora dos Estados Unidos. Isso representa mais de um terço da população da cidade.

7. Devido à grande quantidade de imigrantes, metade da população de Nova York fala outra língua além do inglês.

8. Embora tenha 784 km², a cidade possui quase 10 mil km de ruas.

9. Inaugurado em 1904, mais de 1,5 bilhão de pessoas usam os metrôs de Nova York todos os anos. São 468 estações e 1355 km de trilhos!

O metrô de Nova York foi inaugurado em 1904
O metrô de Nova York foi inaugurado em 1904

10. Nova York já foi cenário para mais de 20 mil filmes, desde 1908.

11. Depois de um período conturbado em sua história, Nova York é, atualmente, uma das cidades mais seguras dos Estados Unidos. O grande divisor de águas para a questão da criminalidade na cidade foi quando o então prefeito, Rudolph Giuliani, aplicou a “Teoria das Janelas Quebradas”, surgida em 1982, para resolver o problema da violência em Nova York.

12. É a maior cidade americana desde 1790. Atualmente, Nova York possui mais de 8,5 milhões de habitantes.

13. Nova York abriga a sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), sendo um local de destaque para discussão de assuntos internacionais.

Sede da ONU em Nova York
Sede da ONU em Nova York

14. A cidade de Nova York organiza a maior maratona do mundo, com mais de 50 mil maratonistas concluindo a prova.

15. O apelido da cidade é “Big Apple”. Não se sabe ao certo sua origem, mas acredita-se que a expressão data de 1921, quando foi usada numa coluna de corrida de cavalos, em um jornal da cidade, o New York Morning Telegraph, pelo jornalista esportivo John J. Fitz Gerald. O termo se popularizou na década de 1970 devido a uma campanha promocional da agência de marketing e turismo da cidade que usou o termo para divulgá-la.

"Big Apple", o apelido carinhoso que surgiu por acaso
“Big Apple”, o apelido carinhoso que surgiu por acaso

Sabe de mais alguma curiosidade interessante sobre a cidade?


Leia mais sobre Nova York:

Deixe seu comentário