Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas

0
Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Seguros Promo

Conheça o que restou do Templo de Zeus Olímpico, um local repleto de história no coração de Atenas! Aqui você vai encontrar todas as dicas para visitar este local incrível na capital grega.

O TEMPLO DE ZEUS OLÍMPICO

Localizado aos pés da Acrópole de Atenas, o Templo de Zeus Olímpico é um dos maiores templos antigos de Zeus, já que era um local de adoração de divindades e de antigos heróis atenienses desde a pré-história.

Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Vista da Acrópole a partir do Templo de Zeus Olímpico
Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Vista da Acrópole de Atenas a partir do sítio arqueológico

Ele começou a ser construído em 515 a.C.. A obra, no entanto, só finalizada em 124 d.C., sob domínio do imperador Adriano, 638 anos após ter começado. O templo tinha colunas 104 colossais de 15 metros de altura e era o maior da Grécia. Ele também abrigava uma enorme estátua de Adriano atrás do edifício e, dentro do templo havia uma imensa estátua de ouro e marfim de Zeus, a qual se tornou uma das maiores estátuas de culto do mundo antigo.

Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Parte das colunas ainda em pé

Ela foi construída com mármore pentélico e as colunas foram construídas na ordem coríntia e não dórica como era o costume. Um recinto murado de mármore, conhecido como Muralha de Valeriana, foi construído em torno do templo no século III d.C., tornando-se um foco central da antiga cidade.

Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Detalhe das colunas dóricas

Leia mais: Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia

 

No entanto, o templo caiu em desuso após a cidade ter sido saqueada durante uma invasão bárbara Heruli em 267 d.C.. Acredita-se que depois desse evento, o templo não foi restaurado, sendo reduzido à ruínas ao longo dos séculos. Em 425 d.C., o imperador cristão Teodósio II proibiu a adoração dos antigos desses romanos e gregos e perseguiu os pagãos no final do Império Romano.

Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
As 12 colunas das 14 colunas que ainda estão em pé

Nos séculos após a queda do Império Romano, o templo foi sendo desmantelado  e sua estrutura foi sendo utilizada como materiais de construção para fornecer projetos de casas e igrejas em outras partes da cidade. O material do prédio foi incorporado a uma basílica construída nas proximidades durante o século V ou VI. Um extenso assentamento bizantino com muitas casas e oficinas se desenvolveu sobre as ruínas do templo clássico nos séculos XI e XII. Contudo, uma parte do templo ainda continua em pé. Ainda hoje é possível admirar 15 belíssimas colunas originais dentro do sítio arqueológico do Templo de Zeus Olímpico. Uma outra coluna acabou caindo no chão durante um temporal em 1852 e também pode ser vista no local. Infelizmente, nada restou da estátua de Zeus.

Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Ainda é possível ver a coluna que caiu no chão depois de um temporal

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE ZEUS OLÍMPICO

O sítio arqueológico onde se encontra o Templo de Zeus Olímpico se chama Olympeion, ou Olímpico. Além do templo, o local também abrigava banhos romanos, residências clássicas, uma basílica do século V d.C. e parte da muralha da cidade. O Arco de Adriano está localizado do lado de fora do sítio arqueológico.

Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Em frente às colunas com a Acrópole ao fundo

O Templo de Zeus Olímpico é, sem dúvida, o mais importante do local. Ele tinha três filas de oito colunas nos dois lados menores e três fileiras de oito colunas nos lados maiores. Entre 1883 e 1886, o local onde se encontra o templo foi escalado pela Escola Britânica de Atenas, em 1922 por um arqueólogo alemão e em 1960 por arqueólogos gregos. O templo, juntamente com as ruínas circundantes de outras estruturas antigas, é um recinto histórico administrado pelo Ministério do Interior da Grécia.

Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Parte das ruínas e as colunas que restaram
Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
12 colunas em pé à esquerda e mais 2 em pé e 1 caída à direita

Leia mais: Grécia: Ticket combinado em Atenas para 7 sítios arqueológicos

 

Outros monumentos importantes do sítio arqueológico:
  • Templo de Apolo Delfos e um edifício tripartido com um pátio ao sul conhecido como Tribunal de Delfos (construídos por volta do ano 500 a.C.)
  • Portões da Muralha de Temístocles (construídos entre 479-478 a.C.)
  • Templo de Zeus Pan-Helênico (construído entre 131 e 132 d.C.)
  • Pequeno Templo de Cronos e Reia (cerca de 150 a.C.)

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


ARCO DE ADRIANO

Localizado fora do sítio arqueológico (acesso gratuito) fica o Arco de Adriano, um arco triunfal de 18 metros de altura. Ele foi feito de mármore pentélico construído pelo atenienses em 131 d.C. em homenagem ao Imperador Adriano. Há duas inscrições importantes no arco uma de cada lado. Do lado virado para a Acrópole está Esta é Atenas, a antiga cidade de Teseu”. Do outro lado, virado para a cidade, está a frase “Esta é a cidade de Adriano e não de Teseu”. A abertura arqueada central do monumento é apoiada por pilastras coroadas com capitéis coríntios. Pilastras semelhantes, mas mais altas, flanqueiam os cantos externos. O arco é coroado por uma série de colunas e pilastras coríntias, com uma arquitrave jônica nas extremidades e um entablamento com frontão triangular no meio.

Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Arco de Adriano

COMO CHEGAR AO TEMPLO DE ZEUS OLÍMPICO

Para chegar ao local de transporte público, confira abaixo quais as opções e linhas de metrô estão disponíveis:

    • Estação Akropoli (Linha M2): fica a apenas 4 minutos de caminhada
    • Estação Syntagma (Linhas M2 e M3): fica a cerca de 10 minutos de caminhada

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Templo de Zeus Olímpico

Guarde esta dica no Pinterest!

Grécia: Templo de Zeus Olímpico em Atenas - Viajonários | https://www.viajonarios.com.br/zeus-olimpico/ | #viajonarios #grecia #greece #athens #atenas #historia #history #templo #sitioarqueologico #arqueologia #grego #archeological #site #zeus #templodezeusolimpico #zeusolimpico


Leia mais sobre Atenas:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui