Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath

0
Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Seguros Promo

Confira todas as informações para incluir no seu roteiro as incríveis Termas Romanas de Bath! Trata-se um local repleto de história e a principal atração da cidade de Bath. Você verá como este é um passeio perfeito para um bate-volta a partir de Londres!

A CIDADE DE BATH

Já falamos de todas as características mais importantes da cidade de Bath no post “Bath: 1 dia na cidade inglesa das termas romanas“. Em resumo, Bath é uma simpática cidade localizada pouco mais de 150 km de Londres que é Patrimônio Mundial da UNESCO. O primeiro nome da cidade foi Aquæ Sulis, em 60 d.C., quando os romanos construíram termas e um templo no vale do Rio Avon, embora as fontes termais eram conhecidas mesmo antes desta época. Bath (significa banho) tem esse nome devido ao fato de abrigar Termas Romanas utilizadas para banhos em águas quentes e com poderes curativos.

Bath: 1 dia na cidade inglesa das termas romanas
Rio Avon banha a cidade de Bath
Bath: 1 dia na cidade inglesa das termas romanas
Catedral de Bath vista do terraço das Termas Romanas

AS TERMAS ROMANAS DE BATH

As Termas Romanas de Bath, também conhecidas como Banhos Romanos, são um complexo histórico muito bem preservado que, no passado, era usado como um local de banho público na cidade. De fato, o local é um dos maiores balneários religioso do mundo, com nascentes termais exclusivas e termas que ainda hoje fluem com água quente natural. O primeiro santuário no local das fontes termais foi construído pelos celtas, e foi dedicado à deusa Sulis, que os romanos identificaram com Minerva. A água que abastece as termas é proveniente de aquíferos de calcário que estão a uma profundidade de até 4,3 mil metros. Devido a essa profundidade, a energia geotérmica eleva a temperatura da água para até 96ºC! Sob pressão, a água aquecida sobe para a superfície ao longo de fissuras e falhas no calcário.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Termas Romanas de Bath

> CONSTRUÇÃO DAS TERMAS ROMANAS

Um templo romano foi construído em homenagem à deusa Sulis Minerva e era o principal local de adoração da cidade romana de Aquæ Sulis, antiga Bath. O templo foi construído no final do século I d.C., em estilo clássico. Ele ficava em um pódio a mais de 2 metros acima de um pátio ao redor. O templo possuía um lance de degraus e quatro grandes colunas oríntias, sustentando um friso e frontão decorado acima. Atrás das colunas havia uma grande porta para o porão onde ficava a estátua de culto da deusa.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Reprodução do antigo Templo de Sulis Minerva. Figura: site oficial

O local de construção foi escolhido por abrigar a Sacred Spring, uma nascente com uma temperatura de cerca de 46ºC que nascia dentro do pátio do Templo de Sulis Minerva, cuja água alimentava todo o complexo de banhos romanos. Inicialmente, este reservatório formou uma piscina aberta em um canto do pátio do Templo, mas no século II d.C. foi fechado dentro de um prédio com abóbadas, com estátuas e colunas ao redor. O templo permaneceu um ponto focal para a adoração até o final do século IV d.C..

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

> AS TERMAS APÓS OS ROMANOS

No entanto, após a saída dos romanos da Grã-Bretanha na primeira década do século V, com o fortalecimento do cristianismo, as termas romanas caíram em desuso e acabaram sendo perdidas devido ao assoreamento e às enchentes. O edifício abobadado acabou desabando no século VI ou VII. A nascente está agora alojada em edifícios construídos no século XVIII, projetos pelos arquitetos John Wood (pai e filho). N

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
A estrutura construída no século XVIII

a época, os visitantes bebiam as águas na Grand Pump Room, um salão neoclássico que permanece em uso, tanto para tomar as águas quanto para funções sociais. A King’s Bath (Termas do Rei) foi construída usando as paredes inferiores do edifício da nascente romana no século II com o objetivo de ser uma sala de banhos curativos. Ela continuou sendo utilizada para banhos até meados do século XX.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Great Bath, a maior das piscinas de águas quentes, vista do Terraço e com a Catedral de Bath ao fundo

> DIAS ATUAIS NAS TERMAS ROMANAS

Atualmente, a entrada para visitar o complexo se dá através de uma antiga sala de concertos construída em 1897, que é uma continuação da Grand Pump Room e possui um centro com uma linda cúpula de vidro. Além disso, o complexo incluiu um museu e o Queen’s Bath, que foram criados por Charles Edward Davis em 1889. As Termas Romanas de Bath recebem mais de 1 milhão de visitantes todos os anos, sendo uma das atrações históricas mais visitadas do Reino Unido.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Catedral de Bath, à esquerda e a entrada das Termas Romanas, à direita

COMO É A VISITA ÀS TERMAS ROMANAS DE BATH

Atualmente, o local não funciona mais como termas, mas está aberto ao público para visitação turística. É possível visitar as antigas piscinas e aprender mais sobre o local com uma exposição ilustrativa sobre o funcionamento do complexo no passado. Ao chegar ao local, compre seu ingresso na bilheteria que fica alojada em um lindo hall vitoriano.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Teto belíssimo do hall que funciona como bilheteria nos dias de hoje

Em seguida, pegue um audio guide para conhecer mais sobre cada local do complexo (está disponível em 12 idiomas, inclusive português). Você também pode fazer download através de aplicativos para celular. O audio Guide é extremamente útil, pois há placas indicativas ao longo do passeio com números que devem ser selecionados para ouvir explicações detalhadas sobre a construção das termas e seus usos no passado. Há, inclusive, um tour exclusivo para crianças, com uma versão mais divertida e com personagens. No entanto, está disponível somente em inglês, francês e alemão.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Corredor que dá acesso ao Terraço para o início da visita

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


DESTAQUES DA VISITA ÀS TERMAS ROMANAS DE BATH

As Termas Romanas de Bath contém milhares de achados arqueológicos da Grã-Bretanha pré-romana e romana. A visita não se atém somente a conhecer a grande piscina de banhos, mas toda a história por trás das termas com imagens em computação gráfica dos sítios arqueológicos, estruturas antigas já desativadas, complexo de banho romano, objetos belíssimos recolhidos a partir de escavações, e o antigo templo romano construído no local.  Abaixo, veja o mapa das Termas Romanas. Em seguida, falaremos um pouco mais sobre o que encontrar durante o passeio.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Mapa dos dois níveis das Termas Romanas de Bath. Figura: site oficial

1. TERRAÇO

Ao comprar o bilhete, saia para um corredor e vire à esquerda para dar início à visitação. Você estará em um belo terraço em que é possível caminhar e observar a belíssima Great Bath, a grande sala de banho. O terraço é decorado com nove estátuas vitorianas de imperadores romanos e governantes da Grã-Bretanha que foram esculpidas em 1894. Estão presentes: Júlio César, Imperador Cláudio, Imperador Vespasiano, Governador Ostorius Scapula, Governador Suetonius Paulinus, Governador Julius Agricola, Head of Roma (estátua que simboliza o espírito de Roma), Imperador Adriano e o Imperador Constantino, o Grande. O passeio estará apenas começando, pois o complexo todo é imenso e surpreende os visitantes!

2. MUSEU DAS TERMAS ROMANAS

Em seguida, há uma exposição sobre os romanos, que viveram e trabalharam no local. O visitante é introduzido à Britânica Romana e à cidade de Aquæ Sulis. Esta exposição conta com duas maquetes com o templo e o complexo das termas romanas, incluindo projeções e informações sobre o povo que viveu no local. Neste museu você poderá ver detalhes do frontão do templo, assistindo a uma animação em um local em estilo de anfiteatro. O frontão carrega a imagem de uma cabeça temível esculpida em pedra de Bath e acredita-se que seja a Cabeça de Gorgon, que era um poderoso símbolo da deusa Sulis Minerva.

> COLEÇÃO DAS TERMAS ROMANAS

Além disso, é possível explorar a coleção das Termas Romanas de Bath, que possui uma grande importância internacional. Esta área do museu inclui projeções de filmes de personagens romanos para interpretar cenas da vida romana. Muitos dos objetos do museu contam sobre as pessoas que viveram e trabalharam na área e aqueles que visitaram o local. Esta área do museu também contém o Beau Street Hoard, uma coleção de mais de 17 mil moedas romanas que foram descobertas em Bath em 2007.

> ADORAÇÃO ROMANA

O povo de Aquæ Sulis visitava as termas e o templo para adorar a deusa Sulis Minerva. Nesta área você pode ver alguns dos altares privados que antes cobriam o pátio do templo e descobrir os sacrifícios feitos lá. Entre os destaques estão: Fachada das Quatro Estações, um edifício incomum com várias pedras esculpidas que foi encontrada em escavações para a construção da Pump Room em 1790; as Tabuletas da Maldição, objetos muitos especiais com mensagens inscritas em folhas de chumbo ou estanho que foram jogadas na Nascente Sagrada; e os Tholos, três grandes blocos curvos e decorados apoiados por uma coluna de pedra sobrevivem do friso de um tholos, uma espécie de templo circular, que provavelmente ficava a leste do templo de Sulis Minerva.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Diversos objetos que falam sobre a “adoração” aos deuses
Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Tabuletas da Maldição

3. TEMPLO DA DEUSA SULIS MINERVA E PÁTIO

O estágio seguinte da visita é conhecer o local que ficava o Templo da Deusa Sulis Minerva. Os visitantes seguem por uma passagem suspensa acima do pátio do Templo para explorar a área sagrada, onde os adoradores romanos se reuniram para rezar à deusa Sulis Minerva. Este era o lugar onde os sacrifícios eram feitos no grande altar. Há muitas pedras de altar e inscrições nesta área. Os visitantes também podem ver reconstruções digitais do pátio do templo romano nesta área do museu.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Área em que ficava o Templo da Deusa Minerva

Confira na animação abaixo feita por computação gráfica, mais informações sobre como era o sítio romano de Aquæ Sulis e como ele mudou ao longo dos últimos 2000 anos!

Ao final do trajeto, fica exposta a “Cabeça de Minerva“, uma escultura feita em bronze da cabeça da deusa Sulis Minerva. Este é um dos objetos mais famosos da Grã-Bretanha romana. A cabeça é provavelmente da estátua de culto da divindade que ficava dentro do Templo ao lado da Nascente Sagrada, e pode datar do século I d.C..

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Cabeça de Minerva

4. NASCENTE SAGRADA E OBJETOS ASSOCIADOS

Agora é o momento da visita de conhecer onde a Nascente Sagrada fica. São 1.170.000 litros de água que correm pelo local e o volume aumenta diariamente. O Templo foi construído ao lado da nascente justamente porque acreditava-se no seu poder de cura, poder ser rica em minerais. Muitas oferendas eram feitas na nascente durante todo o período romano, incluindo mais de 12 mil moedas romanas. Alguns objetos muito especiais são as “Tabuletas da Maldição”, com mensagens inscritas em folhas de chumbo ou estanho, que foram então enroladas e jogadas na nascente, onde morava o espírito da deusa.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Sacred Spring, a Nascente Sagrada vista do alto, do corredor que leva até a área de exposições
Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Sacred Spring vista de pertinho

O sistema romano de encanamento e drenagem ainda está em grande parte no lugar hoje e mostra a engenhosidade dos engenheiros romanos. Tubos de chumbo foram usados ​​para transportar a água quente ao redor do local usando o fluxo de gravidade.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Há explicações detalhadas de como os romanos faziam para controlar o volume e distribuição de água

O grande dreno romano pode ser visto através de um piso de vidro que foi recentemente erguido no museu. Algumas descobertas importantes foram feitas no dreno, incluindo um grupo de 34 pedras preciosas e uma misteriosa máscara de estanho.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Grande dreno

5. COMPLEXO DE BANHO ROMANO

O grande complexo balnear na antiga cidade romana foi projetado para atender às necessidades dos habitantes locais. Além disso, muitos visitantes viajam do restante do Império procurando por águas provenientes de fontes com poderes curativos. As Termas Romanas de Bath eram incomuns não apenas pelo seu tamanho, mas pelo fato de usarem muita água quente.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Área ao redor da Great Bath e corredores de acesso para as demais salas do complexo
Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Vista do complexo e da Catedral de Bath a partir da Great Bath

A prática de banho dos romanos consistia em se mover de uma sala aquecida para outra, terminando com um mergulho em águas frias. Havia, inclusive, uma espécie de banheira de hidromassagem. As salas de banho estavam assim divididas:

=> GREAT BATH

A grande sala de banho era a área principal das Termas Romanas de Bath. Ela era alimentada com água quente que vinha da Sacred Spring (Nascente Sagrada) e proporcionava banhos quentes e luxuosos. A sala era revestida com 45 folhas grossas de chumbo e o acesso era feito por quadro degraus íngremes. Inicialmente, a sala era coberta com um teto de madeira, que foi substituído no século II por uma abóbada de cerâmica, segurada por pilares reforçados a uma altura de 40 metros. Os visitantes podem caminhar ao redor da piscina de águas termais quentes de 1,6 metros de profundidade, que era ideal para banhos. Há uma grande pedra, chamada, pedra de mergulho, colocada no ponto onde a água quente flui para a piscina.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Antigamente, a grande piscina era toda coberta
Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
A área superior é o terraço, visitado no início do passeio
=> EAST BATHS (Changing Rooms and Saunas)

As salas de banho do lado leste continham um grande piscina de banho morno alimentado por água que fluía da Great Bath. Uma série de salas aquecidas foram construídas,  além de piscinas e vestiários. O local atingiu sua extensão máxima no século IV d.C.. Em 2017, depois de uma melhoria, esta área incluiu exibições e sons da casa de banho romana.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Hipocaustos romanos

Há projeções, efeitos sonoras e reconstruções que mostram o local no auge de sua popularidade como espaço de trabalho, vida e lazer.

=> LACONICUM

Esta era uma sala especial aquecida, que possuía um intenso calor seco, embora pudesse ser transformada em uma sala de vapor. Era uma espécie de sauna, em que os visitantes ficavam cerca de dois minutos. Em seguida, estariam prontos para receber uma massagem com óleo revigorante.

=> CIRCULAR BATH

Essa sala proporcionava um mergulho revigorante em águas frias. O local tinha 1,6 metros de profundidade e havia, provavelmente, uma fonte de água que jorrava na piscina. Há projeções nas paredes do Circular Bath para mostrar como ele provavelmente foi usado nos tempos romanos. As apresentações ocorrem duram cerca de 90 segundos.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Circular Bath
=> WEST BATHS (Heated Rooms and Plunge Pools)

As salas do lado oeste eram formadas por uma série de quartos aquecidos e piscinas. Acredita-se que este local permitiu o uso simultâneo tanto por homem quanto por mulheres, mas manteve uma aparente separação de instalações para eles. Este local tem um conjunto bem preservado de ladrilhos. Através deles circulava ar quente para aquecer o chão e as paredes da sala acima.

6. FONTE DE ÁGUA TERMAL

Ao final do passeio, é possível experimentar a famosa água do complexo, que possui 43 minerais e que, há séculos atrai visitantes devido aos seus poderes curativos. Originalmente os tratamentos envolviam tomar banho nas águas quentes. No final do século XVII, beber a água também passou a ser um tratamento reconhecido para certas condições. Como ela é repleta de mineirais, tem gosto marcante e não é muito bom não!

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Pegue um copinho ao lado e beba à vontade!

LOJAS DAS TERMAS ROMANAS

As Termans Romanas de Bath possuem duas lojas de presentes. Nelas é possível comprar uma ampla gama de artigos e presentes exclusivos com toques romanos e georgianos. O acervo lembrancinhas, produtos de higiene pessoal, joias, biscoitos e chocolates. Além disso, há cartões postais e peças de artesanato local. Há, inclusive, mini garrafas com água da fonte termal de Bath! No nível da rua, fica uma loja que pode ser visitada independentemente do ingresso para visitar as termas. No andar de baixo, fica uma outra loja na qual é preciso adquirir ingressos para as termas para poder acessá-la. Ela fica pertinho da Sacred Spring.

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath
Loja interna das Termas Romanas

RESTAURANTES DAS TERMAS ROMANAS

Existem duas opções gastronômicas ligadas às Termas Romanas que são bastante populares na cidade de Bath. Veja as opções em seguida:

> GRAND PUMP ROOM RESTAURANT

Este lindo salão neoclássico, construído em 1795, fica ao lado das Termas Romanas. No passado, o Grand Pump Room era utilizado para que a aristocracia bebesse água termal após aproveitar as termas. Os aristocratas acreditavam nos poderes curativos das fontes termais. Por isso, além de se banhar as águas quentes, tomavam suas águas. O local era famoso e considerado um dos principais locais de encontro da sociedade de Bath. O local até mesmo é citado em dois de livros de Jane Austen (Northanger Abbey e Persuasão), uma das antigas cidadãs ilustres da cidade.  Suas características arquitetônicas Georgiana’s permanecem inalteradas, incluindo o vaso de mármore, que ainda jorra com a água rejuvenescedora das termas. Atualmente, o local funciona como um restaurante que oferece refeições inglesas tradicionais. É também um local perfeito para um legítimo chá da tarde inglês.

  • Endereço: 13 Abbey Churchyard, Bath BA1 1LY, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 9h30 às 16h30
O Grand Pump Room fica ao lado da entrada para as Termas Romanas de Bath

> THE ROMAN BATHS KITCHEN

O The Roman Baths Kitchen é uma excelente opção para um café da manhã gostoso, uma refeição ou um lanche rápido. Este restaurante contemporâneo oferece pratos preparados com produtos locais. Ele possui um ambiente descontraído em que crianças são muito bem vindas! O restaurante fica localizado na entrada oposta das Termas Romans, também pertinho da Catedral de Bath.

  • Endereço: 11-12 Abbey Churchyard, Bath BA1 1LY, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 8h30 às 18h (sexta e sábado até 22h)

COMO CHEGAR ÀS TERMAS ROMANAS DE BATH

Para chegar à cidade de Bath, há trens saindo de Londres tanto da estação London Paddington, quanto da London Waterloo. É preciso descer na estação Bath Spa, que fica pertinho das principais atrações da cidade. As viagens duram em torno de 1 hora e meia (London Paddington) e até 2 horas e meia (London Waterloo). Nós recomendamos comprar os bilhetes de trem antecipadamente pelo site da TrainLine para garantir os melhores preços antes de viajar. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Bath: 1 dia na cidade inglesa das termas romanas
Estação Bath Spa

EXCURSÕES PARA BATH E TERMAS ROMANAS

Existem diversos tours e excursões partindo de Londres que incluem a cidade de Bath e as Termas Romanas no roteiro. Grande parte delas também inclui outros passeios interessantes como uma visita ao incrível monumento pré-histórico Stonehenge; o Castelo de Windsor; a simpática cidade de Salisbury, cuja Catedral abriga uma das versões originais da Magna Carta, entre outros. Confira abaixo algumas das opções:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Roman Baths

  • Endereço: Stall St, Bath BA1 1LZ, Inglaterra
  • Horários: entrada permitida até 1 hora antes do fechamento
    • de novembro a fevereiro de 9h30 às 18h
    • março a meados de junho / setembro e outubro: de 9h às 18h
    • de meados de junho a agosto: 9h às 22h
  • Entrada: de setembro a janeiro £16.50 / julho e agosto £18 / ticket combinado com Museu da Moda e Victoria Art Gallery – adicional de £6

Guarde esta dica no Pinterest!

Inglaterra: As incríveis Termas Romanas de Bath - Viajonários | https://www.viajonarios.com.br/termas-romanas-de-bath/ | #viajonarios #inglaterra #bath #banhosromanos #termasromanas #romanbaths #patrimoniounesco #unesco #unescoheritage


Leia mais sobre a Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui