Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York

11
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Seguros Promo

Um passeio diferente e muito instrutivo em Nova York é visitar a sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Aprenda um pouco mais sobre a história desta importante instituição e conheça os locais onde são realizadas decisivas reuniões entre os países membros, que conduzem os rumos do nosso planeta.

A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização intergovernamental encarregada de promover a cooperação internacional e criar e manter a ordem internacional.  Ela foi criada logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial em 26 de junho de 1945, com o objetivo de prevenir outro conflito desse tipo. Embora existam escritórios em outros países (Genebra, na Suíça; Nairóbi, no Quênia; e Viena na Áustria), a sede mundial da organização fica em Nova York em um complexo de prédios desenhado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, inaugurado em 1952.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Prédio da ONU em Nova York

Na sua fundação, a ONU tinha 51 estados membros; há agora já conta com a participação de 193. A organização é financiada por contribuições voluntárias e avaliadas de seus estados membros. Os seus objetivos incluem manter a paz e a segurança internacionais, promover os direitos humanos, promover o desenvolvimento social e econômico, proteger o meio ambiente e fornecer ajuda humanitária em casos de fome, desastre natural e conflito armado.

Bandeira da ONU
Bandeira da ONU

A ONU possui seis órgãos principais: a Assembléia Geral (a principal assembléia deliberativa); o Conselho de Segurança (para decidir determinadas resoluções para a paz e a segurança); Conselho Econômico e Social (ECOSOC, para promover a cooperação e desenvolvimento econômico e social internacional); a Secretaria (para fornecer estudos, informações e recursos necessários para a ONU); Tribunal Internacional de Justiça (órgão judicial principal); e o Conselho de Tutela da ONU (inativo desde 1994).

As agências do sistema das Nações Unidas incluem:

  • Banco Mundial
  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • Programa Alimentar Mundial, concebido na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
  • Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Bandeiras de diversos países na área externa

DICA DE ECONOMIA: NEW YORK PASS & NYC EXPLORER PASS

NEW YORK PASSEste passe com tudo incluso oferece descontos de até 70% em taxas de entrada, visitando 3 atrações por dia. Escolha um passe de 1 a 10 dias e desfrute de acesso a mais de 80 atrações e excursões em Nova York, muitas delas com entrada sem fila. Veja mais informações neste link.

NYC EXPLORER PASSUm cartão e mais de 60 atrações, sua escolha. Selecione 3, 4, 5, 7 ou 10 das principais atrações e excursões em Nova York. Economize até 45% em entradas. Não é preciso decidir com antecedência: você tem 30 dias para utilizar o Explorer Pass. Veja mais informações neste link.

Leia mais: O que fazer em Nova York – Roteiro de 5 ou 6 dias

 

COMO RESERVAR O TOUR PELA SEDE DA ONU

Para reservar seu ingresso para o tour pela sede da ONU, acesse este link. Você estará na página do Centro de Visitantes da ONU que vende os ingressos para os próximos meses. Há tours praticamente todos os dias de semana (segunda a sexta-feira, exceto quando há algum evento especial. Acesse o mês que você pretende fazer a visita.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Escolha o mês da sua visita. Reprodução: Site oficial da ONU

Em seguida, você será direcionado para uma tela onde serão apresentados os dias disponíveis dentro daquele mês. Desça a barra de rolagem à direita para chegar até a data desejada.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Escolha o dia desejado. Reprodução: Site oficial da ONU

Clicando na data, uma nova janela irá se abrir, com as opções dos horários e informações de tours em outros idiomas. Há casos de haver mais de um tour no mesmo horário. Tome cuidado para selecionar aquele no idioma desejado. Nessa simulação, escolhemos o dia 3 de abril de 2018.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Escolha o tour desejado. Reprodução: Site oficial da ONU

Repare que há um tour em português às 2h30 da tarde e, no momento da nossa consulta, havia 15 dos 20 lugares disponíveis. Clique em “ORDER” para selecionar o tour. Na janela seguinte, é preciso selecionar a quantidade e tipo de ingresso a ser adquirido: adultos, sênior (maior de 60 anos), estudantes (é preciso apresentar documento que comprove) ou crianças (de 5 a 12 anos). Na nossa simulação, colocamos 1 ingresso para adulto e 1 ingresso para idoso. É cobrado uma taxa de US$ 2 pela reserva pela internet para cada ingresso, além do preço de cada um.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Selecione o tipo e quantidade. Reprodução: Site oficial da ONU

Em seguida, é preciso incluir os dados pessoas da pessoa que está comprando e informar os dados do cartão de crédito para que o valor referente aos ingressos seja cobrado. Você receberá um email com a confirmação da compra e deve imprimir os tickets que chegam em anexo para levar no dia de sua visita.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Informe seus dados pessoais e do cartão para pagamento. Reprodução: Site oficial da ONU

ENTRADA NA ONU: PASSO-A-PASSO

  • PASSO 1 – FAÇA SUA IDENTIFICAÇÃO: O site oficial recomenda que você chegue com uma hora de antecedência do horário do seu tour e explico o porquê. Antes de entrar na sede da ONU, você precisará ir fazer a sua identificação. O local fica do outro lado da Avenida 1, bem em frente ao prédio da ONU. Atravesse a rua e entre no local. Pegue a fila e informe que você está lá para fazer o tour. Você terá que mostrar um documento com foto para comprovar a sua identidade. O mais garantido é levar o  passaporte, mas eu levei a carteira de motorista do Brasil e aceitaram numa boa. Assim que você fizer seu registro, ganhará um adesivo com sua foto e nome e terá que colá-lo na sua roupa.
  • PASSO 2 – PASSE PELA SEGURANÇA: Saia, atravesse a rua novamente e vá até o portão de entrada da ONU. Um segurança pedirá verificar a sua identificação. Basta mostrar o adesivo para poder entrar. Neste ponto, você terá que passar pela segurança propriamente dita (raio-x e detector de metais), igual a do aeroporto. Não leve objetos cortantes ou que possam apresentar algum risco. Aerossóis não são permitidos, mas garrafinhas de água e líquidos com mais de 100 ml são permitidos. Veja a lista completa de objetos neste link.
  • PASSO 3 – BALCÃO DE ATENDIMENTO: Saindo da segurança, você terá acesso à área externa da ONU que possui algumas estátuas e objetos decorativos (falaremos mais deles adiante). Acesse a porta que fica à direita e entre no edifício. Siga em frente, passando por algumas das exposições e você verá um balcão de atendimento para os tours. Entre na fila para mostrar o seu ticket (aquele que você recebeu por email e imprimiu antes de ir até lá). O atendente vai confirmar a sua visita e dará uma identificação para você colocar). Aguarde pelo horário do seu tour até um funcionário chamar o grupo de pessoas daquele horário.

COMO É A VISITA NA SEDE DA ONU

A sede da ONU em Nova York recebe mais de 1 milhão de visitantes todos os anos! Mesmo quem não tem tour reservado pode visitar o local. Os procedimentos são idênticos aos citados anteriormente, você só não vai precisar ir ao balcão de atendimento confirmar o seu tour, mas poderá circular pela área e conferir o que está aberto ao público.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

1. ÁREA EXTERNA

Após passar pela segurança, deixe um tempinho para admirar a área externa do prédio projetado por Oscar Niemeyer e apreciar as obras de arte que estão em exposição a céu aberto. Todas elas foram presentes dados a ONU por alguns estados nacionais e foram colocados ali para embelezar ainda mais esta região. Confira alguns exemplos:

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Esta esfera foi um presente do governo da Itália
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Um protesto contra as armas do governo de Luxemburgo
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Memorial em homenagem às vítimas da escravidão e do tráfico negreiro
2. ÁREA DE LIVRE CIRCULAÇÃO: EXPOSIÇÕES, LIVRARIA/LOJA E LANCHONETE

Depois de confirmar o seu tour, aproveite para fazer um passeio pela área que é aberta ao público. Existem exposições variadas que mudam periodicamente, fotografias, obras de arte e até uma janela em que é possível ver uma das salas de reunião sendo utilizada.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Exposições
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Retratos dos presidentes da ONU
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Prêmio Nelson Mandela em exposição
Áreas contam histórias relacionadas a ONU
Áreas contam histórias relacionadas a ONU
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Arquitetura interna
Sala de reuniões da ONU em sessão
Sala de reuniões da ONU em sessão

No piso de baixo, subsolo, fica uma lanchonete, uma grande livraria/loja de presentes e os banheiros. Toda essa área do prédio é de acesso livre e não está inclusa no tour que virá em seguida. Você pode conhecê-la antes de começar o seu tour (se estiver com tempo de sobra) ou logo depois que seu tour terminar (ele termina justamente no subsolo do edifício, pertinho da livraria/lojinha de presentes, onde você pode adquirir um souvenir da ONU).

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Livraria / Loja da ONU no subsolo
3. TOUR GUIADO PELA SEDE DA ONU

Quando estiver se aproximando o horário do seu tour, fique a postos na área ao lado do balcão de atendimento. Há vários sofazinhos por ali e basta esperar para o seu guia aparecer e chamar pelas pessoas que vão participar do tour naquele horário. Siga o guia para entrar para uma área restrita. Você irá subir as escadas rolantes para começar a fazer o passeio. A guia que acompanhou o meu tour começou fazendo algumas perguntas básicas sobre a ONU para saber o grau de conhecimento do grupo. Em seguida, ela comentou sobre a criação da ONU, os países membros e os objetivos da instituição.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Um dos corredores visitados
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Vista interna do edifício
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Tapeçarias decoram as paredes
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Lindo painel retratando a população mundial
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Objetivos da ONU

Fomos passando por um corredor com obras de arte e informações sobre algumas das frentes da ONU, já que a organização tem subdivisões importantes que cuidam de ciência, educação, direitos humanos, direitos das crianças, alimentação e agricultura, desarmamento, etc. Conseguimos entrar em algumas salas onde não estavam sendo conduzidas reuniões naquele momento (o tour depende muito do dia em que você visita, pois você será levado para aquelas salas que estão vazias, visando não atrapalhar o andamento das reuniões).

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Direitos Humanos
Entrada para a sala de reuniões do Conselho de Segurança da ONU
Entrada para a sala de reuniões do Conselho de Segurança da ONU
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
“As Nações Unidas não foram criadas para levar a humanidade ao paraíso, mas para salvar a humanidade do inferno”
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Uma das salas onde ocorrem reuniões

A guia foi nos mostrando alguns dos itens em exposição nas salas, que foram presentes de diversos países membros da organização. Uma das área mais chocantes é sobre instrumentos que foram utilizados em guerras e a guia comentou sobre algumas resoluções que foram tomadas para que alguns tipos de armas não fossem mais utilizadas, principalmente, sobre a população civil.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
ONU agindo em ação pacificadora
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
A ONU já ganhou o prêmio Nobel da Paz por suas ações
Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Uma das áreas mais emocionantes é sobre o desarmamento

O auge da visita fica, justamente, para o final: a sala principal de reuniões da Assembléia Geral da ONU. A decoração é belíssima, com desenhos nas paredes e um painel dourado na parede central ao fundo, onde fica o logotipo das Nações Unidas. Quando eu visitei, estava havendo sessão nesta sala e nosso tour passou rapidamente pela área superior, não podendo parar para olhar os detalhes desta impressionante sala.

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York
Assembléia Geral da ONU. Foto: divulgação

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


United Nations Headquarters

  • Endereço: 405 E 42nd Street (46th St & 1st Ave), Nova York, NY 10017, EUA
  • Horários: de segunda a sexta de 9h às 16h45
  • Tours: de segunda a sexta a partir de 9h30 até 16h45 de 15 em 15 minutos / a maioria dos tours é em inglês, mas há outros idiomas, inclusive português em alguns dias / máximo de 20 pessoas por tour
  • Entrada: US$ 20 adultos / US$ idosos e estudantes / US$ 11 crianças / de cada ingresso é cobrado uma taxa de serviço de US$ 2 além do preço de entrada /compre os tickets com antecedência no site oficial através deste link

Guarde estas dicas no Pinterest!

Como fazer um tour guiado pela sede da ONU em Nova York - Viajonários


Confira mais dicas de viagem em Nova York:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Adorei o post.
    Só me tire uma dúvida, todos os locais que vc visitou com o guia podem ser visitados por pessoas sem guia? Outra coisa, eu vi no site que funciona de segunda a domingo, ou seja, posso visitar no sábado ou domingo, só que sem guia ne.

    • Oi Renata,

      Os itens 1 e 2 que falamos no post sim. O item 3 somente através de tour guiado. O guia precisa estar presente porque o roteiro do tour muda conforme as salas que estiverem sendo utilizadas no dia. Por isso, o acesso é restrito e somente disponível com tour guiado. Nos finais de semana não são oferecidos tours e você só vai conseguir visitar os itens 1 e 2.

      Abraços e uma ótima viagem para você! 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui