Atenas: Sítio Arqueológico do Liceu de Aristóteles

0
Atenas: Sítio Arqueológico do Liceu de Aristóteles
Seguros Promo

Conheça o sítio arqueológico do Liceu de Aristóteles, um local repleto de história no coração de Atenas! Aqui você vai encontrar todas as dicas para visitar este local incrível na capital grega.

O LICEU DE ARISTÓTELES

Liceu era um templo dedicado ao deus Apollo Lyceus e utilizado para debate filosófico. O local desempenhou um papel decisivo na educação física e espiritual dos homens jovens, conjugando o conceito de ginástica como um sistema cultural, promovendo o ideal da personalidade humana completa, harmoniosa na mente e no corpo. Gradualmente, evoluiu para um centro cultural proeminente. Ele ficou famoso pela escola de filosofia fundada por Aristóteles por volta de 335 a.C.. Nesta época a.C., Atenas caiu sob domínio macedônio e Aristóteles retornou da Ásia. Em seguida, o pensador começou a lecionar regularmente no Liceu e fundou uma escola chamada “O Lyceum”.

gico do Liceu de Aristóteles
Ruínas no sítio arqueológico do Liceu

Leia mais: Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia

 

Aristóteles costumava dar aulas, seguidas por palestras públicas. O foco principal de Aristóteles como professor era a pesquisa cooperativa, uma ideia que ele fundou através de seu trabalho de história natural e uma coleção sistemática de obras filosóficas para contribuir com sua biblioteca. Seus alunos receberam projetos de pesquisa histórica ou científica como parte de seus estudos. Em 322 a.C., Aristóteles foi forçado a fugir de Atenas com sua família quando a liderança política de Atenas reagiu novamente contra os macedônios. Ele passou a ser um alvo devido a seus trabalhos anteriormente publicados apoiando o domínio macedônio. Ele passou o Liceu para Teofrasto e morreu mais tarde naquele ano em Cálcis, perto de sua cidade natal. A escola continuou a funcionar sob a administração de uma série de líderes até que o general romano Sila a destruiu durante seu ataque a Atenas em 86 a.C..

Atenas: Sítio Arqueológico do Liceu de Aristóteles
Vista aérea do sítio Arqueológico do Liceu de Aristóteles. Foto: site oficial

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO LICEU DE ARISTÓTELES

Foi somente em 1996, que restos do Liceu foram descobertos em um parque atrás do Parlamento Grego. As escavações tinham como objetivo liberar espaço para o novo Museu de Arte Moderna de Atenas. Embora houvesse registros sobre o Liceu, não havia certeza sobre a sua localização. De fato, ele está localizado bem no centro da cidade, na junção das ruas Rigillis e Vasilissis Sofias, ao lado do Museu da Guerra de Atenas, do Conservatório Nacional e nos jardins do Museu Bizantino e Cristão.

Leia mais: Grécia: Ticket combinado em Atenas para 7 sítios arqueológicos

 

As primeiras escavações revelaram um ginásio e área de luta livre, mas trabalhos adicionais revelaram a maioria do que se acredita ter sobrevivido à erosão causada à região pela colocação e drenagem da arquitetura próxima. Havia, inclusive, uma área de banhos onde os atletas tomavam banhos frios. Os edifícios são definitivamente os do Liceu original, porque suas fundações estão no leito rochoso e não há outros estratos mais abaixo.

gico do Liceu de Aristóteles
Chegando ao local do sítio arqueológico após passar pelo jardim do Museu Bizantino e Cristão
gico do Liceu de Aristóteles
Primeira visão do sítio arqueológico

Nós visitamos o local em um dia de sol escaldante em Atenas. O local é totalmente aberto e, por isso, recomendamos roupas e calçados confortáveis, além de uma garrafinha de água para hidratação constante. Por volta de toda área, há totens explicativos que contam detalhes sobre a história e curiosidades do local, bem como sobre a vida de Aristóteles. Acompanhe a ordem dos painéis para conhecer um pouco mais sobre a história deste importante local da história da humanidade.

gico do Liceu de Aristóteles
Os totens (painéis informativos) ajudam a entender mais sobre a história do local e o que era cada um dos edifícios

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


A IMPORTÂNCIA DE ARISTÓTELES NO LICEU

O ginásio do Liceu desempenhou um papel decisivo na física e educação espiritual dos jovens. O conceito de ginástica era visto como um sistema cultural, promovendo o ideal da personalidade humana completa, harmoniosa na mente e corpo (mente sã, corpo são). Gradualmente, o local foi evoluindo para centros culturais proeminentes. No século IV a.C. as primeiras escolas filosóficas, em essência, as primeiras universidades, foram fundadas nos ginásios. Aristóteles lecionou no local durante um período de cerca de 12 anos, considerado o período mais produtivo de sua vida.

gico do Liceu de Aristóteles gico do Liceu de Aristóteles

Acredita-se que o sítio arqueológico do Liceu é um dos lugares mais importantes da história do espírito humano. A construção intelectual monumental de Aristóteles e sua escola resumindo de forma coerente todas as investigações filosóficas e científicas do mundo antigo, teve influência inestimável na formação da teologia e filosofia cristã. Por 18 séculos, até o Renascimento, Aristóteles era considerado o símbolo da sabedoria humana e a autoridade indiscutível em praticamente todas as disciplinas.

gico do Liceu de Aristóteles gico do Liceu de Aristóteles

COMO CHEGAR AO LICEU DE ARISTÓTELES

Para chegar ao local de transporte público, confira abaixo quais as opções e linhas de metrô estão disponíveis:

  • Estação Evangelismos (Linha M3): fica a apenas 8 minutos de caminhada
  • Estação Syntagma (Linhas M2 e M3): fica a cerca de 10 minutos de caminhada

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Sítio Arqueológico do Liceu de Aristóteles

  • Endereço: Rigillis 11, Atenas 106 75, Grécia
  • Horários: diariamente de de 8h às 15h30 (até 16h durante o mês de março)
  • Entrada Avulsa: € 4 (ticket combinado para 7 sítios arqueológicos: €30 – leia mais neste link)

Guarde esta dica no Pinterest!

Atenas: Sítio Arqueológico do Liceu de Aristóteles - Viajonários | https://www.viajonarios.com.br/liceu-de-aristoteles/ | #viajonarios #grecia #greece #athens #atenas #historia #history #liceu #lyceum #aristoteles #liceudearistoteles #sitioarqueologico #arqueologia #grego #apolloslyceus #archeological #site #lykeion


Leia mais sobre Atenas:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui