Europa: Vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro?

1
Europa: Vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro?
Seguros Promo

A Europa é tão grande e tem tantos lugares diferentes para conhecer que montar um roteiro de viagem é um verdadeiro desafio. Nós já ficamos diversas vezes com o coração apertado por ter que tirar passeios, museus e cidades do roteiro. Se você está em dúvida se vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro, vale a pena ler um pouco sobre as nossas reflexões sobre o pequenino país.

O GRÃO-DUCADO DE LUXEMBURGO

Antes de responder se vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro, vamos falar um pouquinho sobre este minúsculo país. Confira algumas informações:

  • Área: Luxemburgo tem uma área de apenas 2.586 km², fato que o faz ser considerado um dos menores países do mundo.
  • Governo: O país é o único Grão-Ducado ainda existente. O sistema de governo é uma monarquia constitucional, cujo chefe maior é o grão-duque Henri e também conta com a presença de um primeiro-ministro.
  • Fronteiras: O país tem fronteira com outros 3 países europeus: Bélgica, Alemanha e França.
  • Idiomas: Os idiomas oficiais são francês, alemão e luxemburguês, que tem origem germânica.
  • Religião: A religião proeminente é o catolicismo.
  • Moeda: Luxemburgo aderiu ao euro (€) em 1999.
  • Cidades: Luxemburgo está dividido em 3 distritos, que são divididos em 12 cantões, e estes, em 105 comunas. Doze das comunas têm o estatuto de cidade, da qual a Cidade de Luxemburgo é o maior delas e a capital do país.

O Grão-Ducado é famoso por ser um centro financeiro importante, abrigando escritórios de muitos bancos internacionais e financeiras. Embora pequeno, Luxemburgo tem uma importância histórica muito grande. Chamado de “Gibraltar do Norte” devido à sua excelente posição estratégica, o país foi invadido diversas vezes, inclusive por tropas de Napoleão no século XIX e durante as duas Guerras Mundiais. Refletindo suas aspirações de ideais de união, Luxemburgo é membro fundador da União Europeia (inicialmente, Comunidade Econômica Europeia), OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Nações UnidasBenelux.

Europa: Vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro?
Edifícios ao redor da praça Clairefontaine

O que é um Grão-Ducado

Grão-Ducado é um território cujo chefe de Estado é um grão-duque (ou uma grã-duquesa). Grão-Duque é um título de nobreza que é inferior a Imperador, Rei e Arque-duque e superior ao de Príncipe, Duque, Príncipe Soberano, Marquês, Conde, Visconde, Barão e tantos outros. O termo é uma invenção do século XVI para indicar um monarca que desempenha um importante papel político, militar e/ou econômico, mas não é grande o suficiente para ser considerado um Reino.

Europa: Vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro?
Palácio Real de Luxemburgo

EUROPA: VALE A PENA INCLUIR LUXEMBURGO NO ROTEIRO?

Bem, só de saber que Luxemburgo é um país diferente de qualquer outro no mundo em relação ao modelo de governo, já deixa uma pontinha de curiosidade, não é mesmo? Embora Luxemburgo seja formado por 105 comunas e apenas 12 sejam chamadas de cidade, a que desperta maior interesse para uma visita é justamente a capital, a Cidade de Luxemburgo. A verdade é que a cidade é uma gracinha, super charmosa, muito hospitaleira, com praças bonitas, vistas incríveis e um ar europeu legítimo. Não tem como se arrepender!

Europa: Vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro?
Região de Chemin de la Corniche em Luxemburgo

E como incluir Luxemburgo no roteiro?

Vale a pena incluir a cidade no roteiro, principalmente se você estiver viajando para algum dos três países que fazem fronteira com o Grão-Ducado: Bélgica, Alemanha ou França. Nós incluímos Luxemburgo quando fizemos uma viagem pela Bélgica. Nossa base foi Bruxelas e viajamos de lá para várias cidades no interior do país. Aproveitamos a oportunidade para comprar uma passagem de trem para Luxemburgo e lá fomos nós. A viagem de trem durou cerca de 3 horas da estação central de Bruxelas até a estação de Luxemburgo e custou €35,50* por pessoa ida e volta. (*valores de setembro de 2016)

Quanto tempo na cidade?

Nós fizemos um bate-volta de Bruxelas, por isso, passamos 1 dia inteiro em Luxemburgo. Foi o suficiente para bater bastante perna pela cidade e admirar suas belezas. Para nós, foi o tempo perfeito para conhecer o que tínhamos planejado. Caso você tenha interesse em visitar museus ou atrações que demandem mais tempo de visita, pode pernoitar 1 noite e ficar 2 dias na cidade.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Como se deslocar em Luxemburgo?

As principais atrações turísticas de Luxemburgo podem ser feitas a pé, sem necessidade de nenhum transporte. Da estação de trem até o centro, são em torno de 20 minutos a pé. Nós gostamos muito de caminhar para ir conhecendo os detalhes da cidade, mas quem quiser, pode pegar uma das várias linhas de ônibus que vai para o centro. Para quem chega ao país pelo aeroporto, é possível pegar um ônibus (números 29 ou 16), que faz o trajeto do aeroporto até a estação de trem em torno de 25 minutos, fazendo algumas paradas.

Europa: Vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro?
Aproveite para bater muita perna na linda Luxemburgo

E o idioma?

Entre o luxemburguês, francês e alemão, nós fomos mesmo é de inglês. Como a cidade é muito internacional (mais de um terço da população é estrangeira), nós só tivemos problemas de comunicação com uma garçonete que insistia em falar francês conosco, mesmo depois de pedirmos para ela falar em inglês. Ela até que tentou, mas o sotaque era tão carregado que parecia que ela continua falando francês! Uma coisa que percebemos é que em alguns lugares só havia informações escritas em francês e alemão. Como nós fizemos 4 anos de aulas de alemão (e nos ajudou a quase saber o básico!), conseguimos entender grande parte das coisas. Uma curiosidade é que nós escutamos muito português nas ruas! Curiosamente, a maior comunidade estrangeira de Luxemburgo é formada por portugueses (16% da população). E, por este motivo, o português é uma das 5 línguas mais faladas no país. Por isso, mesmo que você não fale nenhum dos idiomas citados acima, a chance de encontrar alguém que fale português é realmente grande.

O que é imperdível em Luxemburgo?

Se tivéssemos que indicar somente um lugar para visitar em Luxemburgo seria a região de Chemin de la Corniche. É daqueles lugares que arrancam facilmente um “UAU”! Trata-se de uma rua de pedestres que proporciona vistas deslumbrantes. O local é conhecido como o “terraço mais bonito do mundo” e dá para entender o motivo pelas fotos. Combine um passeio pelas Casemates du Bock (Bock Casemates), um promontório incrível que consiste em passagens subterrâneas com janelas que podem ser vistas de fora.

Europa: Vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro?
Linda vista da cidade a partir do “terraço mais bonito”
Europa: Vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro?
Dentro das Casamatas de Bock

Guarde estas dicas no Pinterest!

Europa: Vale a pena incluir Luxemburgo no roteiro?

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui