Dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica

11
Dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica
Seguros Promo

Recentemente fizemos uma viagem de uma semana pela Bélgica, passando por diversas cidades. Estabelecemos base em Bruxelas e fizemos bate-voltas a partir da estação central da capital belga. Neste post, compartilhamos algumas dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica e comprar passagens.

DICAS PARA VIAJAR DE TREM PELO INTERIOR DA BÉLGICA

Bruges, Ghent, Antuérpia ou qualquer outra cidade da Bélgica que você queira conhecer, podem ser acessadas com facilidade através de transporte férreo. Foram poucas as vezes que os trens atrasaram e, quando isso aconteceu, foi no máximo 10 minutinhos. Compramos sempre passagens na 2ª classe, para economizar e os trens costumam ter poltronas relativamente confortáveis.

Dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica
Paulo trabalhando no trem enquanto íamos de Bruxelas para alguma cidade no interior da Bélgica

Você pode comprar as passagens online ou em máquinas localizadas nas estações de trem. Todas as passagens que compramos para viajar de trem partindo de Bruxelas foram adquiridas antecipadamente pela internet. Nós gostamos muito de utilizar o site da Trainline quando viajamos pela Europa porque é bem simples e está disponível em vários idiomas, inclusive português. Basta você colocar a estação de partida no campo “From” e a de destino no campo “To”. Clique em “Return”, que significa que você quer adquirir passagens de ida e volta. Basta colocar o dia e horário, quantidade de passageiros e clicar em “Get times & tickets”.

Reprodução: site TrainLine

A próxima tela levará você até as opções de horários e tipos de passagem. As passagens mais baratas geralmente são aquelas com horário fixo em que você não poderá fazer troca. Veja todas as informações com cuidado antes de comprar. Em seguida, selecione o horário de ida e, na tela seguinte, o horário de volta. Continuando, você precisará informar os dados do passageiro: email, nome e sobrenome. O último passo é efetuar o pagamento via cartão de crédito ou PayPal. Após a conclusão, você receberá um email com todas as informações do seu ticket. Recomendo também baixar o aplicativo da Trainline no seu celular para ter todas as informações sobre o itinerário da sua viagem e seu bilhete em formato eletrônico. Mostre-o quando for solicitado dentro do trem pelo fiscal.

TEMPO DE VIAGEM

Seguem as distâncias entre as principais cidades belgas e a capital Bruxelas:

  • Bruxelas-Bruges: em média, entre 1h02 e 1h13 de viagem
  • Bruxelas-Ghent: em média, entre 34 minutos e 39 minutos de viagem
  • Bruxelas-Antuérpia: em média, entre 47 minutos e 1 hora de viagem

TARIFAS DE TREM

As empresas belgas de trem fazem promoções para viajar pelo interior do país a partir do final da tarde de sexta-feira até o domingo. Por isso, se você conseguir se planejar de modo a viajar nos finais de semana, conseguirá tarifas mais baratas. Só para ter uma ideia do quanto pagamos (valores referentes a setembro de 2016):

  • Bruxelas-Bruges (quinta-feira): 28,60 por pessoa ida e volta
  • Bruxelas-Ghent (sexta-feira): 18 euros por pessoa ida e volta
  • Bruxelas-Antuérpia (domingo): 14,80 euros por pessoa ida e volta

Veja como uma viagem no domingo (Antuérpia) saiu por quase a metade do preço de uma viagem na quinta-feira (Bruges) para distâncias semelhantes. Vale a pena pesquisar bastante e fazer diversas simulações antes de comprar.

DICA: APLICATIVO PARA CELULAR

Uma dica para saber os horários de trens disponíveis é baixar o aplicativo “Railer for NMBS/SNCB” no celular. Lá é possível fazer o mesmo tipo de simulação que mostramos aqui apenas para consultar os próximos horários de trem. Além dos horários, o aplicativo mostra o tempo de deslocamento, se é preciso trocar de trem e qual é a plataforma de embarque. Tudo muito fácil.

Dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica
Reprodução simulação feita no aplicativo
  • Tela 1 (esquerda acima): tela inicial do aplicativo – coloque as informações de estação de partida e destino.
  • Tela 2 (direita): o aplicativo vai mostrar todas as opções de trem que estão saindo na hora informada com destino a cidade informada. O número em destaque é o número da plataforma de embarque no trem.
  • Tela 3 (esquerda abaixo): Na simulação, você quer ir de Bruges para a estação Central de Bruxelas a partir de 17h. Há um trem saindo às 17h08 com destino a Genk na plataforma 4. Quando chegar na estação Brussels-Central, você vai descer do trem na plataforma 3 após 1h07 minutos de viagem.

Fácil, não é mesmo? Pronto para andar de trem pela Bélgica?

Guarde estas dicas no Pinterest!

Dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica - Viajonários


Leia mais sobre a Bélgica:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

11 COMENTÁRIOS

  1. Família de 8 pessoas. Trem de Bruxelas para Gant/Bruges/Antuérpia bate volta em cada dia, seria a opção mais barata? outras opções como onibus ou aluguel de carro valeriam a pena?

    • Olá Adriana,
      Como nós viajamos em casal, saiu bem em conta ir de trem. Não pesquisamos outras formas, porque o trem nos atendeu perfeitamente.
      No caso de 8 pessoas, acho que vale analisar sim a possibilidade de alugar um carro grande. Veja os preços neste link.
      Abraços e uma ótima viagem para vocês! 🙂

  2. Minha dúvida é, comprar antecipado no site que você indicou, ou comprar na própria estação em Bruxelas para ir a Bruges

  3. Olá! Adorei o post! Dicas fantásticas. Minha dúvida é a seguinte. Venho de Paris e quero ir pra Ghent, tem algum trem direto ou obrigatoriamente tenho que ir até Bruxelas para depois comprar uma passagem para Ghent? Obrigado!

    • Olá Guilherme!
      Acredito que não há um trem que vá direto de Paris para Ghent. É preciso fazer uma parada em Bruxelas para troca de trem. Recomendamos que utilize este link para fazer as simulações. Quanto antes você comprar as passagens, você conseguirá garantir preços mais baixos.
      Abraços e uma viagem incrível para você! 🙂

  4. […] Nós fomos de carro de carona com nossos amigos franceses e ficamos assustados com o trânsito absurdo que pegamos na volta para Bruxelas. Há também opção de transporte público, já que a região é atendida por três estações de trem: Knokke, Duinbergen e Heist, que ficam a uma curta distância uma da outra. Veja mais informações no post: Dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica. […]

  5. […] TREM: Assim como existe o Eurostar, um trem que liga Londres a Paris pelo Canal da Mancha, há também um trem que linha Londres a Bruxelas. O embarque/desembarque é feito pela estação Bruxelles-Midi (Sul). Quem está partindo de outras cidades da Europa, há muitas opções para chegar de trem na cidade. Confira o site da companhia de trem da Bélgica para viajar entre cidades belgas e veja nossas dicas no post “Dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica“. […]

  6. Excelente post. Me tirou várias dúvidas. Irei para Bélgica em agosto. Ficarei alguns dias em Bruxelas e depois farei Gent como base, pois pretendo ir para Poperinge e Brugges, fazendo bate e volta para ambas cidades em dias diferentes. Sei que você comprou com antecedência, mas tenho uma pergunta: é tranquilo para comprar no dia da viagem, direto da estação? Ainda não defini direito os dias, mas esta informação que a passagem vale para o dia inteiro me ajudou muito. Abraço e boas viagens!!

    • Que legal saber que o post ajudou você!
      Os bilhetes podem ser comprados em máquinas de auto-atendimento ou guichês nas estações de trem. A vantagem de comprar com antecedência é que você consegue pesquisar os dias com as melhores tarifas e evita filas. Agosto é alta temporada na Europa e, por isso, aumenta bastante a demanda por passagens. Se conseguir reservar com um pouquinho de antecedência, acho que vale a pena!
      Pois é, a passagem valer para o dia todo é incrível. Quando você simula um horário no site, o que aparece são opções de horários próximos àquele que você deseja para você ter uma ideia de que trem pegar. Na hora de fechar a compra, a única informação que você precisa fornecer é o dia que quer ir e o dia que quer voltar, não o horário! Para nós facilitou muito porque houve casos em que ficamos mais tempo e outros que voltamos mais cedo em relação à nossa programação inicial. Ter essa flexibilidade foi incrível!
      Desejamos ótima viagem para você! 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui