Inglaterra: O que fazer em Windsor – Castelo e mais dicas

5
Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Seguros Promo

Windsor é uma cidade charmosa pertinho de Londres muito famosa por seu castelo medieval construído no século XII e que leva seu nome. Saiba todas as dicas para curtir um dia gostoso em Windsor e conhecer algumas atrações nos arredores da cidade.

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE WINDSOR

Muita gente já ouviu falar do Castelo de Windsor, mas não sabe exatamente onde ele fica localizado. Pois o famoso castelo fica na cidade de mesmo nome, localizada a cerca de 35 km de Londres, às margens do rio Tâmisa, assim como a capital inglesa. A cidade de Windsor é bem pequena e possui pouco mais de 30 mil habitantes. Não se sabe muito sobre a história do local antes do século XI. Após a conquista normanda da Inglaterra, o novo rei, William, o Conquistador, mandou erguer o castelo em 1070. A área circundante oferecia bons bosques e oportunidade de caça, “esporte” comum entre os nobres.

Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Centrinho da cidade de Windsor, à direita, o castelo

Durante a Idade Média, Windsor era uma das cidades mais ricas do país, devido à sua estreita associação com a família real. A existência do castelo na região levou vários comerciantes a se estabelecer no local. A ampliação do castelo no reinado de Eduardo III, no século XIV, foi o maior projeto de construção na Inglaterra durante a Idade Média. No século XV, foi construída a Capela de São Jorge, tornando Windsor um destino de peregrinação. No entanto, com a criação da Igreja Anglicana por Henrique VIII, o fluxo de peregrinos acabou, e a cidade começou a estagnar na década seguinte. O rei mais famosa da Inglaterra foi enterrado na Capela de São Jorge, junto a Jane Seymour, a terceira de suas seis esposas e  a mãe de seu único filho legítimo (Eduardo VI). A cidade se tornou decadente nos séculos XVI e XVII.

Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Castelo de Windsor

No final do século XVIII, houve uma retomada da presença real na cidade, com George III. A cidade retomou seu processo de desenvolvimento, construindo dois novos quartéis do exército. Além disso, a remodelação substancial do castelo na década seguinte, o tornou  uma das residências oficiais da rainha Victoria a partir de 1840. Essas mudanças, alinhadas com a chegada de novas linhas férreas, colaboraram enormemente para o crescimento da cidade.

Curiosidade: Por que uma maratona tem 42,195 km?

Não parece meio maluco que uma maratona seja uma prova de corrida que tenha 42 quilômetros e 195 metros? Por que não um número “inteiro”? Bem, tudo isso é porque em 1908, Londres sediou os Jogos Olímpicos. Foi neste ano que a Maratona teve sua distância alterada de 40 km para 42,195 km porque essa era a distância exata da largada (no Castelo de Windsor) até a cabine da família real no White City Stadium, estádio olímpico da época, que era o final da prova. Que poder real, hein? O estádio olímpico foi demolido em 1985, mas essa mudança na distância da prova perdura até hoje.

O QUE FAZER EM WINDSOR

Para ajudar você a se localizar na cidade e conhecer as principais atrações que ela dispões, colocamos todas as nossas dicas no mapa interativo abaixo. Em azul estão as principais atrações da cidade, em vermelho dicas de onde comprar e comer/beber.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. O CASTELO DE WINDSOR

O Castelo de Windsor é a principal atração da cidade e o principal motivo pelo qual milhares de turistas se deslocam de Londres até o local todos os anos. A propriedade é uma residência real construída originalmente no século XI, depois da invasão normanda por William, o Conquistador, com o objetivo de proteger e supervisionar esta região. Desde o reinado de Henrique I (de 1106 a 1135), o castelo passou a ser utilizado por todos os monarcas britânicos, tornando-se o castelo mais antigo ocupado na Europa. Entre as principais áreas/atrações que se pode conhecer no castelo estão:

  • SALÕES DE ESTADO E SEMI-ESTADO: Dezenas de monarcas já decoraram e redecoraram os belíssimos interiores do castelo, que estão equipados com algumas das melhores obras de arte da Coleção Real, incluindo pinturas de Rembrandt, Rubens e Canaletto. Há salas com belíssimas tapeçarias, coleções de armaduras medievais que impressionam e muitas obras de arte de artistas variados.
  • CASA DE BONECAS DA RAINHA MARIA: Esta é a maior e mais completa casa de bonecas do mundo. No entanto, não é uma casa de bonecas comum. Ela está recheada de milhares de objetos feitos pelos principais artistas, designers e artesãos, tudo de muito bom gosto e requinte.
  • EXPOSIÇÃO NA DRAWING GALLERY: Todo ano, uma nova exposição é a apresentada na Drawing Gallery, a galeria de arte do Castelo de Windsor. Quando visitamos pela primeira vez, a exposição tinha sido especialmente desenvolvida para expor sobre a vida e obra do famoso dramaturgo William Shakespeare.
  • CERIMÔNIA DE TROCA DE GUARDA: Assim como acontece no Palácio de Buckingham, há também uma cerimônia de troca de guarda no Castelo de Windsor. O serviço de “guarda” do soberano acontece desde 1660.
Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Cerimônia de Troca de Guarda no Castelo de Windsor
  • CAPELA DE SÃO JORGE: Uma belíssima igreja de arquitetura gótica que fica dentro do complexo do Castelo de Windsor e Com capacidade para 800 pessoas, no interior da capela estão os túmulos de dez soberanos, incluindo Henrique VIII e sua terceira esposa, Jane Seymour, e Charles I. Infelizmente, é proibido tirar fotos no seu interior. É neste local em que serão realizados 2 casamentos reais em 2018: o do Príncipe Harry e de Megham Markle (dia 19 de maio) e o de sua prima, a princesa Eugenie e Jack Brooksbank (12 de outubro). Em 2005, a capela recebeu o casamento do príncipe Charles com sua segunda esposa Camila Parker-Bowles, atual duquesa de Cornualha.
Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Entrada principal da Igreja de São Jorge.
  • PASSEIOS ESPECIAIS: Há alguns tours especiais que são oferecidos periodicamente e que precisam ser pagos a parte. Entre eles estão uma visita às cozinhas reais e subida à Torre Redonda, a maior e mais famosa do castelo.

Leia mais: Inglaterra: Como visitar o Castelo de Windsor

  • Endereço: Windsor SL4 1NJ
  • Horários: diariamente de março a outubro de 9h30 às 17h30 | de novembro a fevereiro de 9h45 às 16h45
  • Entrada: £22.50 – compre online aqui
Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Castelo de Windsor

2. THE LONG WALK

Este é um dos lugares que proporcionam algumas das fotos mais icônicas do Castelo de Windsor, visto de um longo caminho. “The Long Walk” é uma avenida de árvores alinhadas de ambos os lados, que possui 4,26 km de extensão e 75 metros de largura. Ela liga o Castelo de Windsor ao belíssimo Windsor Great Park, um parque com mais de 2 mil hectares, que abriga um grande número de veados e vida vegetal variadíssima. O parque foi, por muitos séculos, campo de caça privado do Castelo de Windsor. Atualmente, ele está aberto ao público gratuitamente e é uma ótima opção de passeio ao ar livre e área para se fazer um piquenique com uma vista privilegiada.

Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Vista do castelo a partir de Long Walk

3. ALEXANDRA PARK

Alexandra Park é um parque público localizado às margens do Rio Tâmisa, construído no início do século XX. Seu nome é uma homenagem à rainha Alexandra, esposa do rei Eduardo VII. No parque fica um coreto no qual, há muitos anos, acontecem regularmente exibições da banda da Royal Horse Guards.

Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Alexandra Park. Foto: windsor.gov.uk

4. A CIDADE DE ETON

Aproveite para incluir um passeio rápido pela cidade de Eton que fica pertinho do Castelo, bastando atravessar apenas a ponte Windsor-Eton, sobre o rio Tâmisa, de uso exclusivo para pedestres. Suba pela High Street, a principal rua da cidade e repare na decoração graciosa das casas e arquitetura típica. Há muitas lojinhas, livrarias e restaurantes charmosos pelo caminho. No final da rua, fica o Eton College, um colégio tradicional, fundado em 1440 pelo Rei Henrique VI. Lá já estudaram diversos alunos famosos, ex-primeiros-ministros do Reino Unido, os príncipes William e Harry e o ator Eddie Redmayne, ganhador do Globo de Ouro e Oscar 2015, pelo seu papel no filme “A Teoria de Tudo” em que interpreta físico Stephen Hawking.

Vista linda durante a travessia da ponte que liga Windsor e Eton
Vista linda durante a travessia da ponte que liga Windsor e Eton
eton1
Centro da cidade de Eton
eton2
O famoso Eton College

5. OUTRAS OPÇÕES

Uma grande casa de campo do século XVII que, assim como o Castelo de Windsor, pertence à Coroa Britânica. A propriedade está localizada dentro do Home Park, a menos de 1 quilômetro de distância do castelo. Muitos membros da família real britânica já utilizaram o casarão como residência. Atualmente, ninguém reside no local, mas a propriedade é utilizada para sediar eventos privados e oficiais. Nos meses de verão, a casa é aberta a visitação pública mediante tours guiados. Uma curiosidade é que as fotos do noivado do príncipe Harry e Meghan Markle foram tiradas aqui e a festa de casamento do casal foi realizada na mansão.

  • Endereço: Frogmore House, Windsor SL4 2JG, Inglaterra
  • Horários: aberta somente durante o mês de agosto, às terças, quartas, quintas e sábados, de 10h às 17h para grupos de 15 ou mais pessoas | Atenção: a casa só abre para tickets individuais em 3 dias por ano durante um evento de caridade que ocorre, geralmente, em junho
  • Entrada:
    • Tours pré-agendados de 15 ou mais pessoas: £10.30 / pessoa
    • Tours privados de 15 ou mais pessoas: £30 / pessoa
    • Tour + Savill Garden: £18 / pessoa
Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Frogmore House. Foto: site oficial Royal Collection Trust

Essa é a dica para quem viaja com crianças! O LEGOLAND Windsor é um parque temático infantil que foi inaugurado em 1996. Todas as atrações consistem em uma mistura de brinquedos de parque de diversões com temas Lego, modelos e oficinais de construção. As instalações estão voltadas, principalmente, para crianças entre 3 e 12 anos.

  • Endereço: Winkfield Rd, Windsor SL4 4AY, Inglaterra
  • Horários: variam dependendo da época do ano e dia da semana – confira aqui
  • Entrada: varia dependendo do dia da compra – veja detalhes neste link
    • até 7 dias de antecedência: varia entre £32 e £47
    • de 1 a 6 dias de antecedência: varia entre £37 e £52
    • na bilheteria: varia entre £47 e £60

TOURS E EXCURSÕES EM WINDSOR

ONDE COMER EM WINDSOR

Embora pequena, opções gastronômicas não faltam na simpática Windsor. Dentro do Castelo de Windsor você não vai encontrar restaurantes, no máximo conseguirá comprar água, refrigerantes, sorvetes ou algum produto embalado. Confira algumas opções na cidade:

RESTAURANTES, CAFÉS E SOBREMESAS
BARES / PUBS / GASTROPUBS

Nós terminamos nossa vista ao Castelo e já estávamos verdes de fome e resolvemos parar em um restaurante bem pertinho, o Carpenters Arms – Nicholson’s Pubs, uma rede de pubs que existe no Reino Unido. A unidade de Windsor tem um clima super inglês e decoração com itens que lembram um pouco a idade medieval. O cardápio é bem variado e tem vários tipos de carnes, saladas e pratos típicos.

Frente do restaurante
Frente do restaurante
windsor-almoco1
Batatas, ervilhas e um tipo de bife a cavalo inglês
windsor-almoco2
Cerveja e espumante para refrescar de um dia quente após uma longa caminhada pelo Castelo

REDES DE RESTAURANTES

ONDE COMPRAR EM WINDSOR

Se você quiser aproveitar a passagem na cidade para fazer umas comprinhas, há dois grandes lugares de compras, repleto de lojinhas, que ficam localizados bem no centrinho da cidade, no arredor do castelo:

Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Entrada do Windsor Royal Shopping

ONDE SE HOSPEDAR EM WINDSOR

Caso você decida ficar hospedado na região, separamos algumas opções de hotéis bem localizados e bem avaliados:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Um dos quartos do Castle Hotel Windsor – MGallery by Sofitel. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A WINDSOR

Uma das formas mais fáceis para chegar a Windsor é através de trem. Existem dois caminhos diferentes para isso e para ambos recomendamos comprar o ticket de trem pelo site da Trainline:

  • Os trens partem da estação London Waterloo e vão direto para Windsor & Eton Riverside. O Castelo de Windsor fica a 5 minutos de caminhada. A viagem dura menos de 1 hora.
  • Essa segunda opção, embora mais rápida, exige uma troca de trem. Os trens saem da estação London Paddington. Desça na estação Slough e troque de trem rumo a Windsor. No entanto, a estação não é a mesma da primeira opção, a estação é a Windsor & Eton Central. Este último trecho demora apenas 5 minutos. Basta caminhar em torno de 8 minutos para se chegar ao castelo.

Para mais informações, leia a post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.

Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas
Chegando de trem na estação Windsor & Eton Riverside. É possível até mesmo ver o Castelo do lado esquerdo

Guarde estas dicas no Pinterest!

Inglaterra: O que fazer em Windsor - Castelo e mais dicas - Viajonários


Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui