O que fazer em Winchester: da Távola Redonda à Jane Austen

0

Confira neste post porque vale a pena incluir Winchester no seu roteiro de viagem pela Inglaterra. A cidade abriga desde a Távola Redonda até o túmulo da maior escritora inglesa da história. Neste roteiro de 1 dia, damos todas as dicas de como aproveitar sua visita na cidade.

A CIDADE DE WINCHESTER

Winchester é uma cidade localizada a 100 km a norte de Londres às margens do Rio Itchen, com uma população de pouco menos de 50 mil habitantes. Os primeiros assentamentos remotam da pré-história, mas foi a partir da conquista romana, com a fundação da cidade de Venta Belgarum, que Winchester teve início de fato. Sua catedral é uma das mais importantes e mais extensas de toda a Europa. A cidade também é famosa por outros dois motivos: por lá estar a távola redonda, aquela mesmo do Rei Arthur e dos Cavaleiros, e por ter tido a escritora Jane Austen, como uma de suas mais ilustres moradoras e onde ela está sepultada.

Praça em frente à Catedral
Rio Itchen corta a cidade
High Street, a principal rua do centro da cidade

O QUE FAZER EM WINCHESTER

Para facilitar o seu passeio de um dia na cidade, colocamos todas as nossas sugestões no mapa interativo abaixo. Em azul, estão as nossas sugestões de atrações, em vermelho, opções de restaurantes e compras. Em preto, a localização da estação de trem. Em seguida, falaremos mais sobre cada uma das nossas dicas.

1. THE GREAT HALL

“O Grande Salão” é um dos melhores salões de alas medievais sobreviventes do século XIII que já fazia parte do antigo Castelo de Winchester. O castelo foi fundado em 1067 por William, o Conquistador, pouco depois de sua vitória na Batalha de Hastings. Em 1222, Henry III começou a construção de um dos primeiros salões medievais de estilo gótico. Na parede principal do salão foi instalada a parte superior da icônica Távola Redonda. Segundo Thomas Malory, autor do século XV, Winchester é Camelot. A távola está ligada às antigas lendas do Rei Arthur e seus Cavaleiros.

Entrada para o Great Hall
O grande salão e a távola redonda ao fundo

Tive uma sorte enorme durante a visita quando uma das funcionárias ofereceu um tour gratuito para os visitantes que estão ali no momento. Foram tantas informações bacanas que ela passou em meia hora de tour que recomendo demais! O portão que fica do lado oposto da Távola está um portão que foi um presente para o casamento do príncipe Charles e da princesa Diana (repare na inscrição “C” e “D”, as iniciais do casal, e do ano 1981, ano do casamento). Na área externa fica a reprodução do “Jardim da Rainha Eleonor”. Subindo as escadas dentro do salão, está uma exposição que conta a história do Great Hall e da Inglaterra.

  • Endereço: The Castle, Winchester SO23 8UJ, UK
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita
Detalhe da Távola Redonda
Portões dados de presente na época do casamento de Charles e Diana
Jardim que fica ao lado do Grande Salão
Pequena exposição no The Great Hall

2. MUSEU WESTGATE

O Museu Westgate é um museu localizado no portão oeste da cidade. Durante 150, o local serviu como prisão de devedores e há paredes cobertas por graffiti feitos pelos prisioneiros. O museu abriga uma coleção de pesos e medidas e um teto Tudor da Winchester College. A partir do topo do portão é possível ter bonitas visitas da cidade. O museu abre exclusivamente aos finais de semana entre meados de fevereiro a novembro.

  • Endereço: High Street, Winchester SO23 9AP, UK
  • Horários: 
    • de abril a outubro aos sábados: de 10h às 17h / domingos de 12h às 17h
    • da segunda metade de fevereiro até março e novembro aos sábados: de 10h às 16h / domingos de 12h às 16h
    • de dezembro até a primeira metade de fevereiro: fechado
  • Entrada: gratuita
O Westgate

3. HIGH STREET & WINCHESTER BUTTERCROSS

A principal rua da cidade é a High Street. Ela é recheada de lojas variadas e muitas opções de restaurantes (muitas de nossas sugestões de onde comer em Winchester estão justamente na High Street). Aproveite para conhecer a Winchester Buttercross, um monumento que data do século XV. O monumento possui 12 estátuas da Virgem Maria, de santos e de várias figuras históricas. Várias estátuas parecem ter sido adicionadas ao do tempo na estrutura. No passado, o local era Já era usado por camponeses para vender produtos, daí o nome de “Cruz de Manteiga”.

High Street
Winchester Buttercross
Placa com indicações das atrações na cidade

4. CATEDRAL DE WINCHESTER

A Catedral de Winchester é uma das mais importantes do país. Construída em 1079, ela é uma das maiores catedrais da Europa, com a nave mais longa (23.7 metros internamente) e o maior comprimento total (170.1 metros) de qualquer catedral gótica do continente. Logo que cheguei para visitá-la, me avisaram que começaria um tour gratuito em 5 minutos.

Catedral de Winchester
Jardim em frente à Catedral

Aproveitei para conhecer o Tesouro (que fica subindo uma escadinha na lateral esquerda de quem olha para a nave de frente) nesse tempo e me juntei ao grupo para fazer o tour. Vale muito a pena! Diversas informações interessantes foram passada pela guia e ela fez com que notássemos os diferentes estilos arquitetônicos da catedral, com muitas influências normanda e góticas. É nesta catedral que a grande escritora inglesa Jane Austen foi enterrada (corredor esquerdo da catedral). Há também uma placa dourada em sua homenagem na parade ali pertinho. Não deixe de visitar a Cripta, que, dependendo da época do ano, fica cheia de água!

  • Endereço: 9 The Cl, Winchester SO23 9LS, UK
  • Horários: segunda a sábado de 9h30 às 17h / domingo de 12h30 às 15h  (Catedral, Cripta e Tesouro)
  • Entrada: £8 (ingresso válido por 12 meses)
  • Tours: Tour guiado na catedral – gratuito / Tour da Torre – £6 / Audio tour – £3
Altar da Catedral
A bonita nave da Catedral
A bonita cripta

5. IGREJA ST. SWITHUN-UPON-KINGSGATE

Esta minúscula igreja, cujo nome significa Igreja de St. Swithun sobre o Kingsgate, fica localizada em um local inusitado: sobre o Kinsgate, um dos antigos portões medievais da cidade de Winchester. O acesso para a igreja é feito por uma escada de madeira na lateral do portão.

  • Endereço: St Swithun St, Winchester SO23 9JP, UK
  • Horários: diariamente de 9 às 17h (no inverno, até o pôr-do-sol)
  • Entrada: gratuita
Entrada da Igreja que fica em cima do Kingsgate
A igrejinha por dentro

6. CASA DE JANE AUSTEN

Jane Austen, considerada a maior escritora inglesa de todos os tempos morou em uma casa amarela na College St. Foi nesta residência em que Austen passou os últimos dias de sua vida e acabou falecendo. Há uma placa que homenageia a ilustre moradora. No entanto, a casa não está aberta a visitação.

  • Endereço: 8 College St, Winchester SO23, UK
Última residência de Jane Austen
Placa em frente à casa

7. WINCHESTER COLLEGE

Winchester College é um internato para meninos que existe em seu local atual há mais de 600 anos. Fundado em 1382 pelo arcebispo da cidade, o Winchester College reivindica ser a instituição de ensino inglesa mais antiga funcionando de maneira ininterrupta. O colégio é a mais antiga das sete escolas públicas inglesas originais. É possível visitar a escola mediante tours guiados que são oferecidos diariamente.

  • Endereço: College St, Winchester SO23 9NA, UK
  • Tours Guiados:
    • de setembro a março:
      • segunda, quarta, sexta e sábado às 10h15, 11h30 e 14h15
      • terça e quinta às 10h15 e 11h30
      • domingo às 14h15 e 15h30 (não há o tour de 15h30 nos meses de dezembro e janeiro)
    • abril a agosto:
      • segunda, quarta, sexta e sábado às 10h15, 11h30 e 14h15 e 15h30
      • terça e quinta às 10h15, 11h30 (14h15, 15h30 somente em julho e agosto)
      • domingo às 14h15 e 15h30
  • Entrada: £8
Entrada para os tours no Winchester College

8. CASTELO WOLVERSEY

O Castelo Wolversey, também conhecido como Old Bishop Palace (Palácio dos Antigos Bispos), foi um dos maiores edifícios medievais da Inglaterra. Os bispos medievais de Winchester eram homens ricos e poderosos, e tinham relações estreitas como conselheiros dos reis. Wolversey foi um dos mais importantes palácios normandos da Inglaterra e foi construído durante um período em que Winchester estava em segundo lugar como centro real e eclesiástico (apenas atrás de Londres). O palácio permaneceu em uso até a década de 1680, quando o bispo George Morley decidiu construir um novo palácio nas proximidades. Embora em ruínas, os prédios ainda evocam uma impressão de sua antiga grandeza.

  • Endereço: Winchester SO23 9ND, UK (acesso pela College St)
  • Horários: de abril a outubro de 10h às 17h / fechado de novembro a março
  • Entrada: gratuita
Muralha do Castelo
Placa na muralha do castelo
Imagem aérea das ruínas do Castelo. Foto: site oficial
Placa em frente ao castelo

9. MARGENS DO RIO ITCHEN

Uma grande surpresa durante a minha visita à cidade foi passear às margens do Rio Itchen. Há uma bonita área verde que fica entre o rio e a muralha do castelo Wolversey. Há plantas, árvores e bancos para descansar e admirar a bonita vista. Um lugar bem agradável e que descobri meio que por acaso.

Linda vista do Rio Itchen
Belas áreas verdes
Aproveite para sentar e relaxar

10. MOINHO DA CIDADE DE WINCHESTER

Pode parecer não muito interessante conhecer um moinho, mas esse tem uma história especial. Localizado no centro de Winchester, ele possui uma história de mais de 1000 anos! O Winchester City Mill é também o moinho de água mais antigo do país. Ele foi reconstruído em 1744 e permaneceu em uso até o início do século XX. Atualmente, ele é administrado pela National Trust. Dentro dele há exibições audio visuais sobre o funcionamento do moinho.

  • Endereço: Bridge St, Winchester SO23 9BH, UK
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: £4
Moinho da cidade de Winchester
Exposição dentro do moinho 

ONDE COMER / BEBER EM WINCHESTER

Uma boa opção para almoçar na cidade é procurar um lugarzinho na High Street. Seguem algumas sugestões de restaurantes:

Calzone caprichado no Zizzi, uma ótima rede de restaurantes italianos
Brownie de chocolate com sorvete de baunilha de sobremesa no Zizzi

ONDE COMPRAR EM WINCHESTER

Para quem quiser aproveitar o dia em Winchester para fazer umas comprinhas, há um shopping center na cidade com algumas lojinhas: The Brooks Shopping Centre (Winchester SO23 8QY, UK)

COMO CHEGAR A WINCHESTER

Para chegar a Winchester a partir de Londres, pegue o trem na estação London Waterloo com direção à estação Winchester. A viagem dura pouco mais de 1 hora. Chegando em Winchester, saia da estação e vire à direita. Uma dica é comprar os bilhetes no site TrainLine.


Confira mais atrações para um bate-volta de Londres:

Deixe seu comentário