William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres

0
William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres

Para quem já visitou Londres e quer fazer algo novo ou se interessa muito design, vale a pena incluir no roteiro de viagem a William Morris Gallery, uma galeria de arte que é um passeio passeio bem diferente.

WILLIAM MORRIS GALLERY

Aberta em 1950, a Galeria William Morris é um museu público dedicado aos trabalhos artísticos de William Morris (1834-1896), o designer britânico mais inspirador de todos os tempos. A galeria fica localizada no distrito londrino de Walthamstow, no casarão onde a família Morris morou entre 1848 e 1856. As coleções da galeria ilustram a vida, o trabalho e a influência de Morris.

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
A casa onde Morris viveu agora é um museu em homenagem à sua vida e obra

O acervo inclui tecidos impressos, tecidos e bordados, tapetes, carpetes, papéis de parede, móveis, vitrais e azulejos pintados projetados pelo próprio Morris e outros artistas importantes. A galeria também possui uma coleção substancial de móveis, têxteis, cerâmicas e vidro pelos seguidores de Morris no movimento “Arts and Crafts” (Artes e Trabalhos Manuais), que floresceu da década de 1880 e seguiu até a década de 1920.

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
A primeira estampa feita por Morris para papel de parede está em exposição

Em frente e, principalmente, atrás da galeria ficam os jardins da casa. O local agora é conhecido como Lloyd Park, em homenagem ao editor Edward Lloyd, que viveu na casa entre 1857 e 1885. Vale super a pena visitar esta área verde após fazer o passeio pela galeria, uma vez que os jardins incluem diversas artes paisagísticas e até mesmo uma área cercada por um fosso.

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
Placa em frente à casa
William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
Fundos da casa
William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
O lindo Lloyd Park
William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
Lloyd Park

COMO É A VISITA À WILLIAM MORRIS GALLERY

A exposição da galeria procura explorar com detalhes a vida e obra do revolucionário designer, artesão, escrito e ativista vitoriano William Morris. A visita é divida em 9 galeria que são organizadas de maneira temática e centram a atenção à significativa coleção de êxteis, móveis, cerâmicas, pinturas, desenhos e itens pessoais relacionados com Morris e seus associados, incluindo os artistas pré-rafaelitas. Há área interativas e videos explicativos sobre métodos de produção de seus artigos.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

> GALERIA 1: MEET THE MAN (Conheça o Homem)

Esta galeria procura contar quem foi William Morris, o que ele fez para se tornar famoso, os motivos de sua galeria ficar localizada neste lugar. A exibição procura mostrar diversas facetas de sua vida: como designer, artesão, contador de histórias, ativista político e poeta.

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
Galeria 1: Meet the Man

> GALERIA 2: STARTING OUT (O Início)

Nesta exibição você saberá que Morris nunca teve um treinamento artístico formal. De fato, ele chocou a sua família quando decidiu dedicar a sua vida à arte. Esta galeria conta um pouco sobre as primeiras influências do artista, seus primeiros esforços de desenho e como Morris contou com a ajuda de seus jovens amigos para decorar a Red House, uma casa onde ele morou e até hoje há muito de sua arte. (Saiba mais no post: Red House: arquitetura e decoração inovadoras em Londres).

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
Galeria 2: Starting Out

> GALERIA 3: MORRIS & CO. (Morris & Cia)

Morris e seus amigos artísticas queriam revolucionar o design e mudar o gosto das pessoas. Para isso, desenvolveram uma forte identidade de marca para o seu negócio de decoração  baseado em materiais de qualidade e design liderados por artistas famosos da época. A galeria mostra como o negócio se tornou uma empresa de sucesso. Há uma série de produtos expostos aqui, incluindo tecidos e até mesmo um papel de parede projetado para a Rainha Victoria.

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
Galeria 3: Morris & Co
William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
Esta galeria explica como tudo começou para Morris no mundo das artes e design

> GALERIA 4: THE WORKSHOP (A Oficina)

Morris procurava garantir uma altíssima qualidade de seus produtos insistindo que todos fossem fabricados por artesãos qualificados usando os melhores materiais possíveis. Já que ele se inspirou na natureza, seus desenhos estão cheios de pássaros, plantas e animais. Nesta parte da exposição, é possível descobrir como artesãos e aprendizes fizeram os famosos tecidos de algodão, tapetes, tapeçarias e vitrais, utilizando técnicas tradicionais de todo o mundo, em vez de métodos de fabricação industrial.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

> GALERIA 5: THE SHOP (A Loja)

Esta parte da exposição é bem diferente. Ela parece uma loja convidando os visitantes a se tornar consumidores, imaginando uma visita à elegante loja da Oxford Street, no centro de Londres.

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
A loja

> GALERIA 6: IDEAL BOOK (Livro Ideal)

Morris era apaixonado por livros e, além de ler muito, era também um poeta. Esta galeria exibe exatamente este amor dele pela literatura, incluindo longos poemas narrativos da língua inglesa e sagas islandesas. Na última década de sua vida, Morris decidiu aprender um novo ofício. Ele montou uma imprensa privada e se tornou um designer de livros. Nesta parte da exposição, uma série de desenhos originais podem ser vistos pelos visitantes.

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
Galeria Ideal Book

> GALERIA 7: FIGHTING THE CAUSE (Lutando pela Causa)

Morris é muito engajado em causas sociais. Quando tinha quase 50 anos, ele se tornou um socialista radical, concentrando suas energias na causa para criar um mundo livre e justo onde todas as pessoas são iguais. Ele também lutou pela preservação do patrimônio e do meio ambiente. A galeria mostra um pouco sobre esta faceta do artista, que viajou pelo país fazendo discursos até ser preso. Há um filme que explora como as preocupações e ações de Morris se relacionam com os problemas que a sociedade enfrenta ainda nos dias de hoje.

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
William Morris era um fervoroso ativista
William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
A sala exibe um video sobre esta faceta de sua personalidade

> GALERIA 8: ARTS AND CRAFTS (Artes e Trabalhos Manuais)

Morris inspirou uma nova geração de artistas, designers e criadores que compartilhavam seu entusiasmo por materiais de qualidade, artesanato e designs baseados em formas naturais. Esta galeria exibe uma seleção de vitrais, cerâmicas, trabalhos em metal e têxteis. Há, inclusive, uma capa bordada projetada pela filha de Morris, May.

> GALERIA 9: FRANK BRANGWYN

Frank Brangwyn foi um dos fundadores da William Morris Gallery. Ele foi brevemente aprendiz de William Morris em sua juventude e mais tarde se tornou um artista de sucesso. Brangwyn colecionou obras de arte por muitos anos. Na década de 1930, doou uma grande parte de sua coleção, junto com muitas de suas próprias pinturas, gravuras e arte decorativa. Uma seleção deste trabalho pode ser vista nesta galeria.

TEA ROOM NA WILLIAM MORRIS GALLERY

A galeria também conta com um Café (Tea Room) que oferece café da manhã, almoço e chá da tarde em uma área que é uma extensão em vidro. O menu inclui sanduíches com ingredientes frescos, saladas e pratos salgados. Há também uma variedade de bolsos produzidos por confeiteiros artesanais. O local funciona de quarta a domingo de 10h às 16h30.

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
Tea Room da galeria. Foto: site oficial

COMO CHEGAR À WILLIAM MORRIS GALLERY

A William Morris Gallery está localizada em Walthamstow, no nordeste de Londres, e é facilmente acessível por transporte público. A galeria fica a menos de 15 minutos a pé da estação Walthamstow Central, atendida pelo Overground e pela Victoria Line (azul clara) do metrô. Se não quiser caminhar, pode pegar os ônibus 215 ou 34 até a parada Jewel Road. Chegando lá, basta caminhar cerca de 3 minutos a pé até chegar à galeria.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

William Morris Gallery

    • Endereço: Lloyd Park House, Forest Road, Londres, Walthamstow E17 4PP, Inglaterra
    • Horários: de quarta a domingo de 10h às 17h
    • Entrada: gratuita

Guarde esta dica no Pinterest!

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres - Viajonários


Leia mais sobre atrações fora do roteiro convencional em Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem no Submarino Viagens!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
   CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Compre com a TravelMobile e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui