Washington DC: Biblioteca do Congresso – a maior do mundo

2

A Biblioteca do Congresso Americano não é somente um lugar onde livros são guardados, ela é a maior do mundo e uma atração turística importante na capital americana. Confira conosco o que visitar neste lindo edifício cheio de histórias interessantes.

WASHINGTON DC: BIBLIOTECA DO CONGRESSO – A MAIOR DO MUNDO

A Biblioteca do Congresso é a biblioteca de pesquisa que serve oficialmente o Congresso dos Estados Unidos. Ela não é só a instituição cultural federal mais antiga nos Estados Unidos, mas também a maior biblioteca do mundo devido ao tamanho de sua coleção, que possui um acervo em mais de 450 idiomas diferentes. São tantas obras que ela está alojada em três edifícios e também mantém a Campus Packard em Culpeper, Virginia, que abriga o Centro Nacional de Conservação Audio-Visual. Os três edifícios que são ligados entre si por túneis para pedestres são: Thomas Jefferson Building, James Madison Memorial Building e John Adams Building.

Mapa dos três edifícios. Figura: site oficial
Mapa dos três edifícios. Figura: site oficial

Um pouco de história…

A Biblioteca do Congresso mudou-se para Washington em 1800, depois de ficar durante onze anos nas capitais nacionais temporárias de Nova York e Filadélfia. Na época, ela ainda era pequena e foi alojada no Capitólio dos Estados Unidos durante o século XIX até o início dos anos 1890. A maior parte da coleção original havia sido destruída pelos britânicos em 1814 através de um incêndio. Para restaurar sua coleção em 1815, a biblioteca comprou do ex-presidente Thomas Jefferson toda a sua coleção pessoal de 6.487 livros.

Fachada do prédio principal da Biblioteca do Congresso
Fachada do prédio principal da Biblioteca do Congresso

A Biblioteca do Congresso, em seguida, começou a crescer rapidamente em tamanho e importância após Guerra de Secessão (1861-1865). Este crescimento culminou com a construção, entre 1888 e 1894, de um grande edifício da biblioteca separado do outro lado da rua do Capitólio, com decorações finas, murais, pinturas, salões de mármore, colunas e degraus, madeiras esculpidas e um vitral cúpula. Embora a biblioteca seja aberta ao público, apenas oficiais de alto nível do governo podem verificar a maior parte dos livros e materiais. Atualmente, a Biblioteca do Congress conta com mais de 150 milhões de itens, incluindo livros, materiais impressos, mapas, manuscritos, fotografias, partituras, filmes e gravações em áudio.

Chegada à Biblioteca do Congresso pelo túnel que liga até o Capitólio
Chegada à Biblioteca do Congresso pelo túnel que liga até o Capitólio

EDIFÍCIO THOMAS JEFFERSON

O Edifício Thomas Jefferson é o principal da Biblioteca do Congresso. Ele é ligado por um túnel para pedestres até o Capitólio. Ele foi inaugurado em 1897 e possui decorações artísticas que fazem referência ao aprendizado, conhecimento, literatura e criatividade. Este foi o primeiro edifício de Washington DC a ser construído com energia elétrica já instalada. O que encontrar no Edifício Thomas Jefferson:

  • Great Hall: Localizada no primeiro andar, a maior parte das fotografias que mostram a Biblioteca do Congresso mostram esta belíssima área que foi construída inspirando-se nas obras do estilo renascentista italiano. Todo revestido de mármore e com um uma altura de 23 metros do chão ao teto, o local é decorado com claraboias e vitrais. Segundo o site oficial da Biblioteca do Congresso, as abobadas triangulares contém os nomes dos principais escritores e pensadores do mundo. No incrível chão de mármore há uma imensa rosa dos ventos, cercada por símbolos dos doze signos do zodíaco.
Foto Panorâmica do Great Hall. Foto: http://all-that-is-interesting.com
Foto Panorâmica do Great Hall. Foto: http://all-that-is-interesting.com
teto-decorado-biblioteca-congresso
Teto decorado e pilares de mármore no Great Hall. Foto: flickr Mr.TinDC
  • As Bíblias de Gutemberg e Maiz: Localizadas no primeiro andar, uma de cada lado do Grand Hall, estão as Bíblicas de Gutemberg e Maiz. A bíblia de Gutemberg foi impressa e gigante bíblica de Maiz foi escrita à mão, sendo que ambas foram produzidas na cidade de Maiz, na Alemanha, em 1450.
  • Mosaico de Minerva: Subindo para o segundo andar, chega-se a uma sala especial em que é possível ter uma visão incrível da principal sala de leitura da biblioteca. Aproveite para admirar o belíssimo Mosaico de Minerva, produzido em vidro, folha de ouro e mármore.
  • Sala Principal de Leitura: Simplesmente incrível esta maravilhosa sala com 49 metros de altura com teto abobadado. O local possui 8 janelas de vitrais semicirculares decorados com os estados americanos (Hawaii e Alasca não eram estados na época em que a obra foi construída). Colunas gigantes de mármore e estátuas de bronze estão entre os principais destaques decorativos.
Sala Principal de Leitura. Foto: site oficial
Sala Principal de Leitura. Foto: site oficial

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Library of Congress

  • Endereços: 
    • Thomas Jefferson Building (prédio principal ligado por um túnel ao Capitólio)
      • Endereço: 1st Street SE – entre a Independence Avenue e a East Capitol Street
    • James Madison Memorial Building
      • Endereço: Independence Avenue – entre a 1st e a 2nd Streets
    • John Adams Building Endereço:
      • 2nd Street SE – entre a Independence Avenue e a East Capitol Street
  • Horários: 
    • Thomas Jefferson Building: de segunda a sábado de 8h30 às 17h
    • James Madison Memorial Building: de segunda a sexta de 8h30 às 21h30 / sábado de 8h30 às 17h
    • John Adams Building Endereço: segunda, quarta e quinta de 8h30 às 21h30 / terça, sexta e sábado de 8h30 às 17h
  • Entrada: gratuita
  • Tours:

Leia mais sobre Washington DC:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário