Washington DC: 20 museus gratuitos na capital dos EUA

0
Em frente ao edifício dos Arquivos Nacionais, uma das nossas atrações favoritas em Washington DC

Washington é uma das melhores cidades dos Estados Unidos para quem quer fazer uma viagem econômica e recheada de lugares para se visitar. São tantas atrações, que é preciso apertar o roteiro para incluir tudo aquilo que gostaríamos de ver. Neste post, listamos 20 museus gratuitos na capital dos EUA. E quando falamos gratuitos, não significa 1 dia na semana de entrada grátis, mas sim, entradas totalmente gratuitas durante todos os dias do ano, em qualquer horário, para qualquer pessoa! Vamos conferir?

MAPA DOS MUSEUS GRATUITOS EM WASHINGTON

Para facilitar, eis o mapa com todos os 20 museus gratuitos em Washington que sugerimos neste post.

O QUE É O INSTITUTO SMITHSONIAN

Dos 20 museus sugeridos nesta lista, 15 deles pertencem ao Smithsonian Institution. Fundado em 1846, o instituto é uma homenagem senhor James Smithson (1765-1829), um químico inglês que financiou a criação desta instituição educacional e de pesquisa em Washington DC, embora nunca tenha visitado os EUA. Ao todo, o Smithsonian Institution é formado por 19 museus, 9 centros de pesquisa e 1 zoológico, a maior parte localizada em Washington DC, mas também há unidades no Arizona, Maryland, Massachusetts, Virginia, e Panamá.

20 MUSEUS GRATUITOS NA CAPITAL DOS EUA

1. Instituto Smithsonian (“O Castelo”)

  • Descrição: Neste edifício, que lembra um castelo, fica o Centro de Informações Smithsonian. É um ótimo ponto de partida para começar a conhecer os museus que fazem parte do complexo Smithsonian. Lá é possível encontrar quiosques para o planejamento da sua visita, mapa 3D da área, wifi gratuito para os visitantes e um café. Há exposições que contam a história do Instituto Smithsonian. Lá está inclusive uma pequena capela em homenagem ao homem que deu origem ao instituto.
  • Endereço: 1000 Jefferson Dr SW, Washington, DC 20560
  • Horários: diariamente de 8h30 às 17h30
"O Castelo". Foto: divulgação Smithsonian Associates
“O Castelo”. Foto: divulgação Smithsonian Associates

2. African American Civil War Memorial and Museum

  • Descrição: O Memorial e Museu dos Afro-Americanos da Guerra Civil, a chamada Guerra de Secessão (1861-1865), homenageia o serviço dos 209.145 soldados e marinheiros Afro-Americanos que lutaram nesta guerra. No Memorial, há uma escultura em bronze chamada “O Espírito da Liberdade” e painéis com o nome dos homens que serviram na guerra. O Museu, inaugurado em 1999, exibe fotografias, artigos de jornal, e réplicas de roupas de época, e uniformes e armamento da Guerra Civil Americana.
  • Endereço: 1925 Vermont Ave NW, Washington, DC 20001
  • Horários: de terça a sexta de 10h às 18h30 / sábado de 10h às 16h / domingo de 12h às 16h / fechado às segundas
Escultura em bronze no Memorial. Foto: divulgação
Escultura no Memorial. Foto: divulgação African American Civil War Memorial and Museum

3. African American History and Culture Museum

  • Descrição: O Museu da História e Cultura Afro-Americana é um museu que pertence ao Instituto Smithsonian. O Museu tem como objetivo celebrar a cultura e relembrar a história do povo afro-americano. Artefatos, fotografias e reportagens estão no acervo do museu. O novo prédio está sendo construído e será inaugurando ainda em 2016.
  • Endereço: 101 14th St NW, Washington, DC 20560
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Galerias de exposições do museu. Foto: divulgação
Galerias de exposições. Foto: divulgação African American History and Culture Museum

4. African Art Museum

  • Descrição: O Museu de Arte Africana pertence ao Instituto Smithsonian e foi fundado em 1964. O foco das exposições é mostrar a arte e a cultura da África, com mais de 9 mil objetos. O acervo do museu é a maior coleção de arte africana nos Estados Unidos.
  • Endereço: 950 Independence Avenue Southwest, Washington, DC 20560
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Entrada do museu. Foto: divulgação
Entrada do museu. Foto: divulgação African Art Museum

5. Air and Space Museum

  • Descrição: Este imperdível Museu do Ar e Espaço também pertence ao Instituo Smithsonian e é, sem dúvida, o mais popular de todos eles. Há uma exposição incrível de aeronaves e naves espaciais originais que encantam pessoas de todas as idades. Há muitos objetos reais da NASA, a agência espacial americana. Além disso, o local é um importante centro de pesquisa sobre a história, ciência, tecnologia da aviação, ciência terrestre e planetária, geologia e geofísica.
  • Endereço: 600 Independence Ave SW, Washington, DC 20560
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Trajes espaciais em exposição no museu e muitas aeronaves.
Trajes espaciais em exposição no museu e muitas aeronaves.

6. American Art Museum

  • Descrição: O Museu de Arte Americana Smithsonian, comumente chamado de SAAM, tem uma das maiores e mais abrangentes coleções do mundo da arte americana, desde o período colonial até o presente. São mais de 7 mil artistas representados na riquíssima coleção. O museu mantém sete bases de dados de pesquisa online com mais de 500 mil registros, incluindo os estoques de Pintura e Escultura americana que documentam mais de 400 mil obras de arte em coleções públicas e privadas em todo o mundo.
  • Endereço: 800 G Street NW, Washington, DC 20001
  • Horários: diariamente de 11h às 19h
Entrada do lindo edifício em que se localiza o Museu de Artes. Foto: divulgação
Entrada do lindo edifício em que se localiza o Museu. Foto: divulgação American Arte Museum

7. American History Museum

  • Descrição: O Museu de História Americana do Instituto Smithsonian, guarda, preserva e exibe a herança dos Estados Unidos nas áreas de história social, política, cultural, científica e militar. A exposição é exibida em um prédio de 3 andares e cada ala do museu é ancorada por um objeto marco para destacar um tema. Marcos de exposições pré-existentes incluem o telescópio 1865 Vassar, uma estátua de George Washington, uma ambulância da Cruz Vermelha, e um carro de um passeio Dumbo Flying Elephant.
  • Endereço: 14th St and Constitution Ave, NW, Washington, DC 20001
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Figurinos das primeiras-damas americanas em exposição. Foto: divulgação American History Museum
Vestidos das primeiras-damas americanas. Foto: divulgação American History Museum

8. American Indian Museum

  • Descrição: O Museu dos Índios-Americanos do Instituto Smithsonian, inaugurado em 2004, é um museu dedicado à vida, línguas, literatura, história, artes e dos nativos americanos do hemisfério ocidental. A coleção inclui mais de 800 mil objetos, bem como um arquivo fotográfico de 125 mil magens.
  • Endereço: 4th St & Independence Ave SW, Washington, DC 20560
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h30
Artesanato feito por índios-americanos. Foto: divulgação Indian American Museum
Artesanato feito por índios-americanos. Foto: divulgação American Indian Museum

9. Anacostia Community Museum

  • Descrição: O Museu da Comunidade de Anacostia, conhecido com ACM, é um museu comunitário fundado em 1967, que foi criado com a intenção de trazer aspectos dos museus Smithsonian para o bairro de Anacostia, em Washington DC, com a esperança de que os membros da comunidade do bairro visitassem os principais museus Smithsonian. O museu tem uma coleção de arte, incluindo artistas como James A. Porter, Sam Gilliam, e Benny Andrews.
  • Endereço: 1901 Fort Pl SE, Washington, DC 20020
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h
Exposição no museu. Foto: divulgação Anacostia Community Museum
Exposição no museu. Foto: divulgação Anacostia Community Museum

10. Arthur M. Sackler Gallery

  • Descrição: Esta galeria de arte do Insituto Smithsonian abriga uma linda coleção de artefatos de origem asiática, com trabalhos em porcelana, metal, cerâmica. Há peças com mais de 3 mil anos de idade.
  • Endereço: 1050 Independence Ave., SW Washington, DC
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Entrada da Galeria. Foto: divulgação Arthur M. Sackler Gallery
Entrada da Galeria. Foto: divulgação Arthur M. Sackler Gallery

11. Freer Gallery of Art

  • Descrição: Esta outra galeria de arte do Smithsonian, faz par com a galeria anterior, exibindo uma rica coleção de artigos de origem asiática. No acervo, há mais de 26 mil objetos, abrangendo 6 mil anos de história do Neolítico até eras modernas. As coleções incluem escultura de pedra e objetos de madeira do Egito Antigo; cerâmicas antigas do Oriente Médio e artigos de metal; pinturas chinesas e cerâmica; olaria coreana e porcelana; biombos japoneses; manuscritos persas; e escultura budista.
  • Endereço: 1050 Independence Ave SW, Washington, DC 20560
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Rica coleção do museu. Foto: divulgação
Rica coleção do museu. Foto: divulgação Freer Galery of Art

12. Hirshhorn Museum and Sculpture Garden

  • Descrição: O Museu Hirshhorn e Jardim de Esculturas faz parte do Smithsonian, foi concebido como museu de arte moderna e contemporânea dos Estados Unidos e, atualmente, centra a sua construção de coleção e exposição, principalmente no período pós-Segunda Guerra Mundial, com especial ênfase na arte feita durante os últimos 50 anos. Fora do museu fica um jardim de esculturas, com obras de artistas como Auguste Rodin, David Smith, Alexander Calder, Jeff Koons e outros.
  • Endereço: 700 Independence Ave SW, Washington, DC 20560
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Exposição no museu. Foto: divulgação Hirshhorn Museum and Sculpture Garden
Exposição de arte no museu. Foto: divulgação Hirshhorn Museum and Sculpture Garden

13.  National Archives Museum

  • Descrição: Nós somos apaixonados pelo Museu dos Arquivos Nacionais! Pegamos uma fila de quase 1 hora para entrar, mas valeu a pena a espera. Neste prédio ficam documentos originais que fazem parte da história americana: a Declaração da Independência Americana, a Constituição dos EUA e o “Bill of Rights” (Carta de Direitos). Há também fotos, gravações em áudio e video oficiais de presidentes americanos e de fatos históricos importantes (e que já foram secretos) que vão sendo liberados ao longo de tempo. Não é permitido tirar fotos internamente e a segurança é super reforçada.
  • Endereço: 700 Pennsylvania Ave NW, Washington, DC 20408
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Em frente ao prédio dos "Arquivos Nacionais". A entrada de visitantes é feita pela parte de trás.
Em frente ao prédio dos “Arquivos Nacionais”. A entrada de visitantes é feita pela parte de trás.

14. National Gallery of Art

  • Descrição: A Galeria Nacional de Arte, criada em 1937, cuja coleção inclui pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, medalhas e artes decorativas traça o desenvolvimento da arte ocidental desde a Idade Média até o presente, incluindo a única pintura de Leonardo da Vinci nas Américas e o maior móvel criado por Alexander Calder. Ao lado do museu, fica um Jardim de Esculturas.
  • Endereço: 6th & Constitution Ave NW, Washington, DC 20565
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 10h às 18h
Ginevra de' Benci, de Leonardo da Vinci, na Galeria Nacional de Arte
Ginevra de’ Benci, de Leonardo da Vinci, na Galeria Nacional de Arte

15. Natural History Museum

  • Descrição: O Museu de História Natural do Instituto Smithsonian, aberto em 1910, foi o primeiro dos edifícios do instituto a ser construído. Ele possui incríveis mais de 126 milhões de exemplares de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos, restos humanos e artefatos culturais humanas. Com 8 milhões de visitantes por ano, é o mais visitado de todos os museus Smithsonian e também é o lar de cerca de 185 cientistas especializados – o maior grupo de cientistas dedicados ao estudo da história natural e cultural no mundo.
  • Endereço: 10th St. & Constitution Ave. NW, Washington, DC 20560
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Esqueletos de dinossauro em exposição. Foto: divulgação Natural History Museum
Esqueletos de dinossauro em exposição. Foto: divulgação Natural History Museum

16. National Portrait Gallery

  • Descrição: A Galeria Nacional de Retratos, do Smithsonian, foi fundada em 1962 e tem como foco imagens de americanos famosos como presidentes, políticos, escritores, líderes. O destaques ficam por conta de retratos como os de George Washington,  Abraham Lincoln, Benjamin Franklin, entre outros. Desde 2011, este museu é o único dos EUA dedicado exclusivamente a obras retratistas.
  • Endereço: Cruzamento da 8th Street com a F Street, NW, Washington, DC 20004
  • Horários: diariamente de 11h às 19h
Retratos em exposição. Foto: divulgação National Portaria Gallery
Retratos em exposição. Foto: divulgação National Portaria Gallery

17. National Postal Museum

  • Descrição: O Museu Nacional de (Serviço) Postal, pertence ao Instituto Smithsonian e abriga muitas exposições interativas sobre a história do Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) e do serviço de correios ao redor do mundo. Também está em exibição  uma vasta coleção de selos.
  • Endereço: 2 Massachusetts Ave NE, Washington, DC 20002
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Galeria de Selos. Foto: divulgação National Post Museum
Galeria de Selos. Foto: divulgação National Post Museum

18. Renwick Gallery

  • Descrição: Esta galeria de arte é um braço do American Art Museum (que citamos no item 6) e também faz parte do Instituto Smithsonian. A exposição se concentra em artes decorativas do século XIX ao século XXI. A galeria do primeiro andar normalmente exibe exposições temporárias que mudam duas vezes por ano. O segundo andar contém o Grand Salon, um dos salas cheias de arte mais famosas em Washington. Lá estão 70 pinturas de 51 artistas norte-americanos, em sua maioria contendo obras criadas entre 1840 e 1930.
  • Endereço: 661 Pennsylvania Ave NW, Washington, DC 20006
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Obra de arte em exposição. Foto: site oficial Renwick Gallery
Obra de arte em exposição. Foto: site oficial Renwick Gallery

19. S. Dillon Ripley Center

  • Descrição: Fazendo parte do Smithsonian, o Ripley Center é um pequeno edifício com uma cúpula de cobre que a partir dele, desce-se para uma área subterrânea maior. Lá ficam a International Gallery, o Smithsonian Associates, e os escritórios do Smithsonian Contributing Membership. O local possui um Centro de Conferências, uma Galeria de Arte e salas de reunião, bem como espaço de exposição. Ele se conecta por baixo da terra ao edifício da Galeria Arthur M. Sackler; ao Museu Nacional de Arte Africano, e à Galeria de Arte Freer.
  • Endereço:1100 Jefferson Dr SW, Washington, DC 20560
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
Ripley Center. Foto: site blm.gov
Ripley Center. Foto: site blm.gov

20. United States Holocaust Memorial Museum

  • Descrição: O Museu e Memorial do Holocausto dos Estados Unidos (USHMM) é o memorial oficial dos Estados Unidos para o Holocausto. O USHMM prevê a documentação, estudo e interpretação da história do Holocausto, dedicando-se a ajudar os líderes e cidadãos do mundo contra o ódio, evitando o genocídio, promovendo a dignidade humana, e fortalecendo a democracia.
  • Endereço: 100 Raoul Wallenberg Pl SW, Washington, DC 20024
  • Horários: diariamente de 10 às 17h15
Fachada do Museu. Foto: divulgação US Holocaust Memorial Museum
Fachada do Museu. Foto: divulgação US Holocaust Memorial Museum

BÔNUS 1: National Zoological Park

  • Descrição: O Smithsonian National Zoological Park, também conhecido como National Zoo (Zoológico Nacional) está localizado ao norte da cidade e também pertence ao Instituto Smithsonian e, portanto, tem entrada gratuita. Fundado em 1889, além de zoológico, o local é utilizado para procriação e estudo de espécies ameaçadas. Lá estão mais de 2 mil animais de 400 espécies diferentes.
  • Endereço: 3001 Connecticut Ave NW, Washington, DC 20008
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
Urso panda no zoológico. Foto: divulgação National Zoological Park
Urso panda no zoológico. Foto: divulgação National Zoological Park

BÔNUS 2: United States Capitol

  • Descrição: Fazendo uma analogia com Brasília, este é o Palácio do Planalto, onde ficam a Câmera dos Deputados (Representatives, em inglês) e o Senado Federal (Senate). O local está aberto ao público através de tours guiados e há exposições dedicadas ao Congresso Americano.
  • Endereço: East Capitol St NE & First St SE, Washington, DC 20004
  • Horários: de segunda a sábado de 8h30 às 16h30 (o último tour inicia às 15h20); fechado aos domingos
Leia mais: Como vistar o Capitólio em Washington DC
Capitólio dos EUA disponibiliza tours gratuitos

Deixe seu comentário