Walmer Castle: Fortaleza histórica no litoral da Inglaterra

1
Walmer Castle: Fortaleza histórica no litoral da Inglaterra

Conheça o Walmer Castle, uma fortaleza do século XVI localizada pertinho do mar, no condado de Kent na Inglaterra. Pelo local passaram diversas personalidades britânicas importantes e, além de belos interiores, a propriedade possui lindíssimos jardins floridos.

O WALMER CASTLE

O Walmer Castle é uma fortaleza medieval construída na cidade de Walmer, entre 1539 e 1540, a pedido do rei Henrique VIII. Ele foi um dos castelos construídos com o objetivo de defender a Inglaterra contra invasões francesas e do Sacro Império Romano-Germânico, no litoral do país. A área do castelo possui 2.500 m²  e é composto por uma torre de menagem, 4 bastiões circulares, 39 posições de tiro nos andares superiores. No século XVII, durante a Segunda Guerra Civil Inglesa, Walmer foi tomado por insurgentes pró-realistas e só foi retomado por forças parlamentares após vários meses de luta.

Walmer Castle: Fortaleza histórica no litoral da Inglaterra
Walmer Castle

Séculos XVIII e XIX

No século XVIII, Walmer se tornou a residência oficial do Lord Warden dos Cinque Ports, oficial responsável pelas Cinque Ports, um grupo de cinco cidades portuárias na costa sudeste da Inglaterra. Com o decorrer do tempo, ela foi gradualmente modificada de uma fortificação militar para uma residência privada. Vários primeiro-ministros e políticos proeminentes foram nomeados como Lord Warden. Entre eles, William Pitt, o mais novo primeiro-ministro da história da Inglaterra; e o 1º Duque de Wellington, herói na batalha de Waterloo (leia mais no post Londres: Apsley House & Arco de Wellington). Eles adaptaram partes do castelo Tudor como espaços habitacionais e construíram amplos jardins ao redor da propriedade. Uma curiosidade é o Duque de Wellington faleceu no castelo, em 1852.

Walmer Castle: Fortaleza histórica no litoral da Inglaterra
Área interna do Walmer Castle que foi reformada

Séculos XX e XXI

No início do século XX, o Departamento de Guerra concordou que Walmer não tinha mais utilidade militar. Depois da Segunda Guerra Mundial, por lá passaram Winston Churchill e até mesmo a Rainha Elizabeth, a Rainha Mãe (mãe de Elizabeth II). Desde o início do século XXI, ele é administrado pela English Heritage (Patrimônio Inglês). Abaixo, confira o video oficial que mostra o que encontrar no castelo.

COMO É A VISITA AO WALMER CASTLE

Além da fortaleza medieval modificada, o Walmer Castle contam com vastos e belíssimos jardins. O mapa abaixo dá uma ideia do que encontrar por lá. Em seguida, confira os destaques do local.

Mapa do Walmer Castle. Figura: site oficial
Mapa do Walmer Castle. Figura: site oficial

O CASTELO

O Castelo de Walmer mantém a maior parte de sua estrutura original do século XVI, com uma torre alta, 25 metros de largura, no centro, e ladeada por 4 bastiões arredondados, e um fosso. O castelo tinha três níveis de artilharia, sendo que as armas mais pesadas e de maior alcance ocupavam os níveis superiores. No meio do castelo fica a fortaleza, que originalmente abrigava o chamado Servants’ Hall, que agora é um Café.

Walmer Castle: Fortaleza histórica no litoral da Inglaterra
Vista do mar a partir do castelo
Walmer Castle: Fortaleza histórica no litoral da Inglaterra
Um dos canhões do castelo
ÁREA INTERNA

No bastião sul,  há um conjunto de quartos que são alcançados através do Servants’ Hall, originalmente construído como alojamento de artilheiros no século XVIII e convertido no hall de entrada do castelo na década de 1930. Do outro lado do bastião, estão as Salas Sackville e Willingdon, construídas no século XVIII. A Sala Willingdon é agora usada como um museu para objetos relacionados a William Pitt. A Sala Lucas foi redecorada em meados do século XIX e possui vários itens de memorabilia do Duque de Wellington.  O quarto foi remodelado para preservar a decoração e o ambiente da época.

Os bastiões norte e leste são preenchidos, fornecendo bases sólidas para as plataformas de armas acima. A Sala de Jantar, a Sala de Estar e a Ante-Sala, com vista para o bastião norte, datam da década de 1730. Um dos grandes destaques fica por conta do recriado Quarto do Duque de Wellington, que morou por 23 anos no castelo.

OS JARDINS

As área verdes são lindas e variadas. Entre os destaques estão o Broadwalk Garden, com diversas árvores e arbustos, que cercam um calçadão; o Kitchen Garden, a hora local que produz uma variedade de frutas e vegetais há quase 300 anos; o Queen Mother’s Garden, um jardim criado em homenagem aos 95 anos da Rainha Mãe; e a Greenhouse Apartment, uma estufa de plantas.

CAFÉ DO WALMER CASTLE

O Lord Warden’s Tea Room é um Café e Casa de Chá que oferece opções de bebidas quentes, bolos e excelentes opções para um legítimo chá da tarde. No terraço superior, é possível curtir uma bebida com vistas para a praia e o Canal da Mancha.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO CHEGAR AO WALMER CASTLE

Para chegar ao Walmer Castle a partir de Londres, é possível ir de trem. Recomendo comprar os tickets no site da Trainline, pois é onde sempre encontro os melhores preços. (Veja mais informações no post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“). Há duas estações de trem mais próximas do castelo:

  • Walmer: trens diretos a partir da estação London St Pancras International e levam entre 1h20 a 2h10, dependendo do trajeto. A estação de trem fica a cerca de 2,2 km do castelo (30 minutos a pé).
  • Deal: trens diretos a partir da estação London St Pancras International e levam entre 1h20 a 2h20, dependendo do trajeto. A estação fica a cerca de 2,8 km (35 minutos a pé).
Como eu fiz:

Eu visitei a cidade de Deal no mesmo dia em que conheci o Walmer Castle. Inicialmente, fiz o roteiro que o Google Maps recomendou e me dei mal, porque chega em um ponto em que é preciso caminhar por uma estrada, o que é muito perigoso. Por isso, deixo aqui a minha dica: siga pelo calçadão que margeia o mar. O trajeto é de cerca de 2,5 km (30 minutos), mas muito agradável por conta da brisa do mar. Siga em frente pelo calçadão até encontrar um estacionamento que fica do lado oposto ao castelo. Atravessando o estacionamento, você estará em frente ao castelo e vai precisar atravessar a estrada a pé para chegar até a entrada. Olhe bem dos dois lados (não se esqueça da mão inglesa!) e estará no local. Siga as placas até a bilheteria para adquirir o ticket.

Walmer Castle: Fortaleza histórica no litoral da Inglaterra
Entrada do castelo

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Walmer Castle and Gardens

  • Endereço: Kingsdown Rd, Walmer, Deal CT14 7LJ, Inglaterra
  • Horários: diariamente de março a setembro de 10h às 18h / outubro de 10h às 17h / de novembro a meados de fevereiro aos sábados e domingos de 10h às 16h / diariamente no final de fevereiro de 10h às 16h – confirme os horários aqui
  • Entrada: £10.90

Guarde esta dica no Pinterest!

Walmer Castle: Fortaleza histórica no litoral da Inglaterra - Viajonários


Conheça algumas cidades litorâneas na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui