Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia

0
Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Foto: GetYourGuide.com

As Waitomo Caves são as cavernas mais famosas da Nova Zelândia por serem lar de milhares de seres bioluminescentes. As cavernas encantam a todos que visitam por serem belíssimas e repletas de maravilhas da natureza. Há muitas formas de conhecer o local e curtir suas atrações. Confira todas as informações neste post.

AS WAITOMO CAVES

As Waitomo Caves são cavernas incríveis que atraem visitantes há mais de 120 anos. Elas foram descobertas no final do século XIX pelo chefe Māori Tate Tinorau. Em 1889, foram abertas aos turistas, com os māoris, índios nativos da Nova Zelândia, como guias locais. Muitos dos funcionários que trabalham nas cavernas hoje são descendentes diretos do Chefe Tane Tinorau e sua esposa Huti. A caverna e suas terras foram devolvidas à sua família em 1989, após um período de administração governamental.

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Por dentro das cavernas. Foto: GetYourGuide.com

As cavernas possuem maravilhosas formações calcárias e glowworms, uma espécie de inseto bioluminescente parecido com o vaga-lume. O sistema de cavernas está localizado sob o campo de King Country, uma das principais regiões agrícolas da Nova Zelândia. O nome tem origem na língua falada pelos povos Māori sendo que “Wai” é a palavra para “água”, enquanto “tomo” significa um buraco no chão. Dentro das cavernas, o visitante entra em contato com poços de calcário, maravilha-se com estalactites e estalagmites e pode fazer um passeio de barco através de uma gruta iluminada por milhares de vaga-lumes nativos da Nova Zelândia.

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Passeio de barco pelas cavernas. Foto: GetYourGuide.com

A FORMAÇÃO DAS CAVERNAS

As cavernas estão localizadas em uma região de abundante rocha calcária. As estruturas das cavernas que vemos hoje começaram a se formar há cerca de 30 milhões de anos a partir dos ossos e conchas de fósseis marinhos, que endureceram em rochas sedimentares após serem coletadas no fundo do mar. Quando a terra mudou e os vulcões entraram em erupção, enormes blocos de calcário foram tirados do mar. Ao longo dos séculos, a água foi fluindo através de rachaduras nas rochas, ampliando esses canais até que enormes cavernas foram formadas. Existem aproximadamente 300 cavernas conhecidas na região de Waitomo.

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Ruakuri Cave repleta de estalactites. Foto: GetYourGuide

As estalactites, estalagmites e outras formações que podem ser vistas nas cavernas são depósitos de cristais de calcário, criados à medida que a água escorre do teto ou das paredes. Leva centenas de anos para essas decorações se formarem. Por esta razão, pede-se para que quem visita as cavernas não toque nas formações, pois elas são frágeis e se descolorem ou quebram muito facilmente.

Conceitos de Geologia

Estalactites: crescem a partir do teto para baixo
Estalagmites: se levantam do chão da caverna
Helictites: são decorações em forma de espiral

 

GLOWWORMS: OS VAGA-LUMES DE WAITOMO

Os insetos luminosos encontrados nas cavernas Waitomo e Ruakuri são as larvas de uma espécie de mosquito chamado Arachnocampa luminosa, que é único na Nova Zelândia. Arachno significa aranha e refere-se ao modo como os vaga-lumes capturam sua comida como as aranhas. ‘Campa’ significa larva e ‘luminosa’ significa produtor de luz. Esses insetos passam a maior parte de sua vida como larvas, crescendo até o tamanho de um palito de fósforo. Embora o efeito de suas luzes cintilantes seja lindo, eles se parecem um verme.

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Os famosos glowworms de Waitomo Caves. Foto: GetYourGuide.com

O brilho que vemos vem da cauda do inseto, que é bioluminescente, o que significa que os produtos químicos que ele produz reagem com o oxigênio no ar para gerar luz. Essa luz atrai outros insetos, que então ficam presos nos fios pegajosos que o vaga-lume coloca do teto das cavernas. Aliás, os ambientes das cavernas de Waitomo são perfeito para eles, uma vez que são escuros, úmidos e muitos insetos que são trazidos pelo rio ficam presos nas teias produzidas. A alimentação dos glowworms é basicamente feita através da ingestão de insetos voadores, mariposas e moscas.

O QUE CONHECER NAS WAITOMO CAVES

Há muita coisa bacana para explorar nas Waitomo Caves, já que não há uma caverna, mas um complexo de cavernas repleta de belezas naturais. Além disso, há opções eletrizantes para os visitantes mais aventureiros. Confira os principais destaques para visitar em Waitomo.

1. CENTRO DE VISITANTES

Há dois Centros de Visitantes que fazem parte do complexo das Waitomo Caves que podem ser visitamos pelo público. São eles:

> WAITOMO GLOWWORM VISITOR CENTRE

Este é um centro de visitantes super moderno e com um design muito bonito que foi recém-reformado. Aqui é possível que o visitante assista a um pequeno filme sobre a região, seu povo e sua história e visitar uma exposição. Há também um Café, chamado Waitomo Glowworm Caves Restaurant, e uma loja de presentes, recheada de itens super fofos. (Endereço: 39 Waitomo Village Rd, Waitomo Caves, Otorohanga 3943, Nova Zelândia)

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Entrada para o Waitomo Glowworm Visitor Centre

> WAITOMO DISCOVERY CENTRE

Localizado a uma curta distância da entrada das cavernas, este Centro contém um i-SITE com informações sobre a área. Neste local, é possível visitar um museu de espeleologia e aprender sobre a história da escavação na Nova Zelândia e sobre as criaturas que vivem lá. Além disso, é possível admirar fósseis e esqueletos da moa gigante, aprender mais sobre os vaga-lumes e curtir uma série de atividades. (Endereço: 21 Waitomo Village Road, Waitomo Caves, Waitomo 3943, Nova Zelândia)

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Um glowworm de pelúcia à venda na loja local

2. WAITOMO CAVES TOURS

As principais cavernas que fazem parte do complexo das Waitomo Caves são: Waitomo Glowworm Cave, Ruakuri Cave e Aranui Caves. Todas elas são conhecidos por suas belíssimas estalactites e estalagmites e pela presença dos insetos bioluminescentes glowworms.

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Alguns dos tours disponíveis

> WAITOMO GLOWWORM CAVES

Esse é o tour mais famoso do complexo de cavernas e foi o que fizemos durante nossa visita ao local. Ele dá a oportunidade de os visitantes explorarem os dois níveis de cavernas através de um tour guiado explicativo que conta um pouco sobre a história das cavernas. O guia fala sobre a nomenclatura das formações como  as Catacumbas, o Órgão de Tubos e a Câmara de Banquetes e porque receberam esses nomes. Um dos pontos altos do passeio é um local conhecido como “Catedral”, uma região das cavernas com excelente acústica. Há também o “Tomo”, um poço vertical de 16 metros criado por uma antiga cachoeira, para ver o rio Waitomo bem abaixo.

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Ponto alto do tour é o passeio de barco sob os glowworms. Foto: GetYourGuide.com

Sem dúvida, o destaque do tour é um passeio de barco pelo Glowworm Grotto. Esta caverna é iluminada por milhares de minúsculos vaga-lumes, criando um efeito belíssimo enquanto você desliza ao longo do rio subterrâneo. O tour completo dura cerca de 45 minutos e está disponível diariamente. Não é permitido tirar fotos ou filmar dentro das cavernas em nenhum momento. Veja o video oficial abaixo para mais informações sobre o passeio. Preço: a partir de NZ$ 53 – compre ingressos aqui

> RUAKURI CAVE

As cavernas de Ruakuri oferecem a mais longa excursão subterrânea guiada da Nova Zelândia, com cerca de 1,6 km de passagens em cavernas abertas para explorar. O início do passeio se dá por uma espetacular passagem em espiral. Em seguida, chega-se aos corredores da caverna, que contêm impressionantes formações de “xaile”, vaga-lumes e conchas fossilizadas. Você pode fazer uma excursão guiada a pé ou optar por uma aventura de rafting no rio subterrâneo abaixo (veja mais no Black Abyss Tour). Depois do passeio, você pode fazer uma refeição no The Long Black Cafe que fica pertinho. Preço: a partir de NZ$ 76 – compre ingressos aqui

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Entrada da Ruakuri Cave. Foto: GetYourGuide.com
Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Corredores da Ruakuri Cave. Foto: GetYourGuide.com

> ARANUI CAVE

Situada dentro da Reserva Cênica de Ruakuri, Aranui Cave é o menor dos três principais sistemas de cavernas da área. Foi descoberto por e nomeado em homenagem a Ruruku Aranui, um homem Māori local, em 1910. Ao contrário das cavernas Waitomo e Ruakuri, não há água correndo através dela. Na boca da caverna há uma colônia de “wetas” nativos da Nova Zelândia, grandes insetos semelhantes ao grilo e gafanhotos. A Aranui Cave é a mais decorada das cavernas, com estalactites, estalagmites e formações decorativas coloridas cobrindo o teto e as paredes. As excursões levam aproximadamente 45 minutos. Preço: a partir de NZ$ 53 – compre ingressos aqui

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Aranui Cave. Foto: GetYourGuide.com

3. WAITOMO BLACKWATER RAFTING

Essa é uma dica especial para os mais aventureiros! Cada expedição de Waitomo Caves Black Water Rafting inclui cerca de 6 a 12 pessoas levadas por guias especializados através de todo o deslumbrante passeio pelas cavernas. O Oscar do blog Viajoteca conta a experiência dele fazendo rafting nas cavernas neste post incrível.

> BLACK ABYSS TOUR

Essa é a aventura de rafting em águas negras de Waitomo e é o passeio de espeleologia de escolha para viciados em adrenalina nascidos naturalmente em todos os lugares. Nesta aventura, o visitante desce nas profundidades escuras aparentemente sem fundo da caverna Ruakuri. Esta expedição de cinco horas combina o rapel de 35 metros, subindo, descendo uma raposa voadora e cavando tubulações debaixo dos glowworms em uma jornada inesquecível. Este passeio requer que o visitante tenha mais de 16 anos e um nível moderado de aptidão, devido ao esforço que será exigido. Depois do passeio, você pode fazer uma refeição no The Long Black Cafe que fica pertinho. Preço: a partir de NZ$ 255 – compre ingressos aqui

> BLACK ODYSSEY TOUR

Essa é uma aventura de cavernas secas. Há uma gama de diferentes técnicas de espeleologia que serão ensinadas para completar a jornada pelo local. O visitante pode se testar com alturas extremas e travessias alucinantes, incluindo córregos barulhentos. É possível passar por passagens antigas e experimentar desafios do trabalho em corda. É preciso ter mais de 16 anos e passar por um teste antes do tour. Preço: a partir de NZ$ 100

> BLACK LABYRINTH TOUR

Esta é a aventura original do rafting em Waitomo Blackwater que faz o visitante escalar, mergulhar e flutuar pela Ruakuri Cave. O passeio dura mais de três horas e você terá a oportunidade de saltar em cascatas e flutuar serenamente em um rio subterrâneo enquanto aprecia o show dos glowworms nas galerias de calcário abobadadas que ficam acima. Sua jornada termina quando você surge na luz do sol da floresta de Waitomo. Preços: a partir de NZ$ 147 – compre ingressos aqui

CONHEÇA TAMBÉM: HOBBITON E TE PUIA

Aproveite sua visita às cavernas para conhecer dois lugares incríveis também na Ilha Norte da Nova Zelândia que ficam relativamente próximos. Entre elas, destacamos: Hobbiton, a vila incrível dos Hobbits famosos pelo universo ficcional de “O Senhor dos Anéis” e o incrível parque geotermal Te Puia, na cidade de Rotorua, que possui geysers com jatos de água fervente e piscinas de lama borbulhante. Nós fizemos uma excursão de um dia partindo de Auckland que passou por Hobbiton, Te Puia e as Waitomo Caves e foi fantástico.

Leia mais sobre eles e saiba porque e como incluí-los no roteiro:

Hobbiton: A incrível vila dos Hobbits na Nova Zelândia
Nós fizemos o tour que inclui Hobbiton, Rotorua e Cavernas Waitomo e amamos!
Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Geysers incríveis em Te Puia, Rotorua

COMO CHEGAR AS WAITOMO CAVES

As cavernas estão localizadas no King Country, uma região localizada no oeste da Ilha Norte da Nova Zelândia. Para chegar as Waitomo Caves você precisará alugar um carro para fazer uma road trip pela Nova Zelândia, pegar um ônibus ou embarcar em uma das excursões disponíveis que partem de cidades próximas (falaremos mais em seguida). As cavernas ficam a cerca de 150 km de Rotorua, 150 km de Taupo, 220 km de Auckland e 435 km da capital Wellington.

EXCURSÕES QUE INCLUEM AS WAITOMO CAVES

Além dos ingressos convencionais para visitar as Waitomo Caves, há também tours bem bacanas que incluem outros passeios como uma visita a Hobbiton, a casa dos Hobbits e ao parque gotermal Te Puia, em Rotorua. Conforme falamos, nós fizemos a “Excursão de um dia a Hobbiton, Rotorua e Waitomo saindo de Auckland” e achamos que foi um dos melhores passeios que já fizemos na vida! Confira outras opções abaixo.

ONDE SE HOSPEDAR NA REGIÃO DE WAITOMO

Para quem está viajando de carro ou transporte público e quer se hospedar pertinho das cavernas, aqui estão as principais opções na região:

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia
Um dos quartos do bem localizado Waitomo Caves Hotel. Foto: divulgação

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Waitomo Glowworm Caves

  • Endereço: 577 Waitomo Caves Rd, Waitomo 3977, Nova Zelândia
  • Horários:
    • Waitomo Glowworm Caves: diariamente a cada meia hora entre 9h e 17h
    • Aranui Cave: diariamente às 9h, 11h, 13h, 14h30 e 16h
    • Ruakuri Cave: diariamente às 9h, 10h, 11h, 12h30, 13h30, 14h30 e 15h30
  • Entrada:
    • CAVERNAS
      • Waitomo Glowworm Caves: NZ$ 53 (duração: 45 min) – compre ingressos aqui
      • Aranui Cave: NZ$ 53 (duração: 1 hora) – compre ingressos aqui
      • Ruakuri Cave: NZ$ 76 (duração: 2 horas) – compre ingressos aqui
    • COMBOS
      • Glowworm Cave + Aranui Cave: NZ$ 79 (duração: 2 horas)
      • Glowworm Cave + Ruakuri Cave: NZ$ 94 (duração: 3 horas)
      • Glowworm Cave + Ruakuri Cave + Aranui Cave: NZ$ 100 (duração: 4-5 horas)
    • BLACK RAFTING TOURS
      • Black Abyss Tour: NZ$ 255 (duração: 5 horas) – compre ingressos aqui
      • Black Labyrinth Tour: NZ$ 147 (duração: 3 horas) – compre ingressos aqui
  • Sites de apoio com informações:

Guarde estas dicas no Pinterest!

Waitomo Caves: Cavernas que brilham na Nova Zelândia - Viajonários | http://www.viajonarios.com.br/waitomo-caves/ | #viajonarios #novazelandia #waitomo #waitomocaves #waitomoglowwormcaves #glowworm #caves #cavernas #newzealand #vagalume #bioluminescencia #tour #rafting #rapel #aventura #natureza


Leia mais sobre a Nova Zelândia:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui