Como é o voo da Azul entre Viracopos e Lisboa

8
Imagem: Divulgação

No início deste ano aproveitamos para passar 2 semanas no Brasil para curtir muito a família e rever alguns amigos. Não teve nada turístico, apenas aproveitar para descansar muito e comer deliciosos pratos caseiros da culinária brasileira. Já fomos para o Brasil de United Airlines, American Airlines, Lufthansa, mas nunca tínhamos voado com uma companhia brasileira. Como nossas famílias são do interior de São Paulo, achamos que seria muito conveniente testar o voo da Azul entre Viracopos e Lisboa. Neste post, compartilhamos nossas percepções sobre essa experiência.

O COMEÇO DA NOSSA VIAGEM

Em primeiro lugar, temos que confessar que nossas expectativas não eram das mais altas sobre este voo da Azul entre Viracopos e Lisboa e estávamos esperando de tudo. No entanto, nosso desejo de testar o serviço, aliado com a conveniência de não precisar atravessar São Paulo, nos convenceu a fazer este voo da Azul entre Viracopos e Lisboa. Como moramos em Londres, nosso primeiro desafio foi fazer, às 6h da manhã, o voo Londres-Lisboa pela TAP, companhia aérea portuguesa. O voo dura pouco mais de 2 horas, um pouco apertado, mas é servido um lanchinho e bebidas. Chegando à Lisboa, não precisamos passar pela imigração e fomos direto para a área N, na qual é preciso passar novamente pela segurança (raio-x e detector de metais) antes de seguir para o portão de embarque. O aeroporto de Lisboa é meio chatinho pelo fato de ter que ir de ônibus até o avião.

IDA: VOO DA AZUL ENTRE E LISBOA E VIRACOPOS

Embarcamos e, depois de 1 hora e meia no avião, fomos avisados que havia um problema em um dos computadores de bordo e seríamos levados novamente ao portão de embarque para aguardar que o problema fosse resolvido. Um hora depois, fomos chamados novamente para embarcar (aquele embarca e desembarca com trajeto de ônibus tinha ficado ainda mais irritante com toda aquela espera). Nosso voo acabou saindo com 3 horas de atraso.

Esperando o reembarque no aeroporto de Lisboa

O avião da Azul é um Airbus novo e confortável. Quando fomos reservar as poltronas, acabamos optando pela economy comfort, que é na classe econômica, mas com um pouco mais de espaço para as pernas, já que o Paulo tem 1,90m de altura e seriam pouco mais de 9 horas de viagem. Como a disposição de assentos no avião era 2-4-2, acabamos viajando confortavelmente juntos na janela e corredor. Os comissários eram bem educados e o serviço de bordo bom. No jantar foi servido um escondidinho de carne e uma massa como opções e mousse de chocolate de sobremesa. Mas, independente de companhia área, é impossível não chegar com um pouco de dor nas costas e a Ana chegou com as pernas inchadas por ficar tanto tempo sentada.

VOLTA: VOO DA AZUL ENTRE VIRACOPOS E LISBOA

No voo de volta, de Viracopos para Lisboa, fomos informados no momento do check-in que havia muitos lugares disponíveis na bussiness class (classe executiva) do avião e que poderíamos reservar lugares com desconto. A proposta não nos pareceu sugestiva e ficaram de nos chamar no portão de embarque com um novo desconto mais interessante. Como nosso voo era noturno, a proposta era boa e o Paulo costuma sofrer com sérias dores na coluna por conta de uma hérnia, decidimos aceitar o upgrade para a business class.

Lounge da Azul no aeroporto de Viracopos, em Campinas

Confessamos que fomos surpreendidos pela qualidade dos assentos e do serviço. O esquema de assentos era 1-2-1. As poltronas deitavam 180º, tornando-se uma cama. O kit de viagem oferecido, travesseiro e edredom eram de ótima qualidade e havia bastante espaço para guardar itens pessoais. As refeições eram também bem gostosas. Havia 2 opções de entrada, 4 pratos principais e 4 ou 5 opções de sobremesa e várias opções de bebidas. Nós dois optamos por uma entrada de salmão defumado, um peixe branco com purê de mandioca e, de sobremesa, nos dividimos entre uma seleção de queijos e sorvete. Tudo estava bem gostoso e, apesar das turbulências que nos acompanharam durante todo o voo, foi muito confortável e conveniente viajar com a Azul.

Jantar no avião da Azul

PROBLEMAS

Como no momento em que compramos a passagem nosso itinerário era composto de 2 voos (Londres-Portugal pela TAP e Portugal-Viracopos pela Azul) e recebemos um código de reserva que era válido somente para a TAP. Ou seja, conseguíamos fazer o check-in online para o voo da TAP, mas não para o da Azul. Tivemos que ligar na central de atendimento da Azul para poder fazer a reserva de poltronas, já não conseguíamos sequer acessar o site  com o nosso código de reserva. Segundo um funcionário que nos atendeu no aeroporto de Viracopos, isso ainda está acontecendo com algumas reservas, mas eles têm trabalhado para corrigir.

Problema para localizar o código de reserva no site da Azul

Confira mais dicas de viagem:

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá, adorei o post. Estou indo p Portugal em outubro e me interessei pelo upgrade, vc poderia contar qual foi o valor?

Deixe seu comentário