Valentine’s Day – O dia dos namorados nos EUA

0

Enquanto no Brasil, o dia dos namorados é celebrado no dia 12 de junho, em homenagem a Santo Antonio, aqui nos EUA, a comemoração acontece no dia 14 de fevereiro. Embora não seja considerada feriado, a data também é uma homenagem a um santo, o São Valentim e celebra a união amorosa entre casais. Muitos países do mundo além dos EUA costumam celebrar neste mesmo dia.

Mas por que dia 14 de fevereiro é o Valentine’s Day?

Existem muitas histórias envolvendo esta celebração. Acredita-se que data relembra o aniversário de morte de São Valentim, mártir cristão que viveu no século III. O imperador romano Claudio II havia proibido os casamentos por acreditar que os homens solteiros e sem responsabilidades familiares eram melhores soldados. Valentim se opôs a essa decisão, concedendo as bênçãos matrimoniais a jovens noivos de forma clandestina. A rebeldia do santo o levou à prisão e ele acabou decapitado no ano de 270. Mas não foi logo a partir da morte de São Valentim que a data passou a ser celebrada. Dois séculos depois, no ano de 496, o papa Gelásio I escolheu Valentim como símbolo dos enamorados. No entanto, é bem provável que essa história toda seja apenas uma lenda. A Igreja Católica, em 1969, deixou de celebrar o aniversário do santo por considerar suas origens (e mesmo sua existência) incertas.

E por que no Brasil a data celebrada é 12 de junho?

Aparentemente, no Brasil, a história do dia dos namorados começou em 1949 quando o empresário João Dória trouxe do exterior a ideia de celebrar uma data em homenagem aos enamorados. Contudo, a festa passou por algumas adaptações para se encaixar melhor nas tradições brasileiras, sendo que a referência a São Valentim, santo nada popular na cultura do país, foi abandonada. Trocou-se o dia 14 de fevereiro pelo 12 de junho, um dia antes do dia do “santo casamenteiro”, Santo Antonio, para que a festividade pudesse animar o fraco comércio naquele período do ano. Acabou dando certo e a data é celebrada até hoje no Brasil.

CURIOSIDADE

Aqui nos EUA são comprados aproximadamente 1 bilhão de cartões no Valentine’s Day. É o maior volume de vendas de cartões do ano, superando até os tradicionais cartões de Feliz Natal! Além disso, o comércio de chocolates, flores e balas em formato de coração é gigantesco! Aqui não são apenas os casais de namorados que são presenteados, mas também amigos, professores, familiares, etc. É a celebração do amor em todas as suas formas!

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário