V&A – Victoria and Albert Museum em Londres

0

Victoria and Albert Museum (V&A) é um museu que surpreende qualquer visitante. E não é à toa, já que ele é considerado um dos maiores museus do mundo! Se você gosta de artes decorativas, o museu é um prato cheio, com um acervo gigantesco!

V&A – VICTORIA AND ALBERT MUSEUM EM LONDRES

Fundado em 1852, o Victoria and Albert Museum é o maior museu de artes decorativas e design de Londres, com uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos. O nome do museu é uma homenagem à Rainha Victoria e ao seu marido, o Príncipe Albert. Para se ter uma ideia da grandiosidade deste museu, ele possui 5,1 hectares e seu acervo está distribuído em 145 galerias!

Recepção com uma obra do artista Chihuly, o mesmo da galeria de arte de Seattle
Recepção com uma obra do artista Chihuly, o mesmo da galeria de arte de Seattle e do teto do hall do Hotel Bellagio

Sua coleção abrange 5 mil anos da história da arte, desde os tempos antigos até os dias de hoje, com obras da Europa, América do Norte, Ásia e Norte da África. O acervo conta com artigos em cerâmica, vidro, têxteis, vestuário, prata, ferragens, joias, móveis, objetos medievais, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias. Além da imensa coleção permanente, o museu abriga várias exposições temporárias de temas variados (entrada paga). Olha, tem tanta coisa nesse museu que é bem fácil se perder lá dentro!

Uma das belíssimas salas do museu
Uma das belíssimas salas do museu

Curiosidades

  • Itália: O museu possui a maior coleção do mundo da escultura pós-clássica, com as participações de artigos do Renascimento italiano, sendo o maior fora da Itália.
Inúmeras estátuas de mármore
Inúmeras estátuas de mármore na área das salas 21 a 24
  • Ásia: Os departamentos da Ásia incluem: arte do Sul da Ásia, China, Japão, Coreia do Sul e do mundo islâmico. As coleções do Leste Asiático estão entre os melhores da Europa, com pontos fortes em cerâmica e metalurgia, enquanto a coleção Islâmica está entre os maiores do mundo ocidental.
Área com objetos chineses em exposição
Área com objetos chineses em exposição
  • Rodin: François-Auguste-René Rodin (1840-1917) é considerado por muitos como o primeiro escultor “moderno”. Em 1914, ele presenteou o Victoria and Albert Museum com uma coleção de esculturas feitas em bronze, mármore e terracota em homenagem aos soldados britânicos e franceses que lutaram lado-a-lado na Primeira Guerra Mundial. Esta exposição está logo na entrada do museu, em uma ampla sala.
Estátua de São João Batista esculpida por Rodin
Estátua de São João Batista esculpida por Rodin

COMO VISITAR O VICTORIA AND ALBERT MUSEUM

Antes de começar a andar pelos corredores do museu, estude o mapa das exibições e priorize as áreas que tem mais interesse. O mapa pode ser adquirido no formato papel por £1, ou baixar o folheto no site oficial. Abaixo, reproduzimos o mapa das galerias e, em seguida, separamos o acervo por coleções e indicamos as salas em que estão expostas.

v&a-mapa1
Mapa das galerias – Parte 1. Produção: site oficial
v&a-mapa2
Mapa das galerias – Parte 2. Produção: site oficial
v&a-mapa3
Mapa das galerias – Parte 3. Produção: site oficial

COLEÇÕES DO VICTORIA AND ALBERT MUSEUM

1. PINTURAS

  • Descrição: A coleção de pinturas inclui pinturas britânicas e europeias a óleo e aquarela, bem como mais de 2 mil miniaturas. Os destaques incluem os desenhos de Rafael e grandes obras de William Turner e John Constable.
  • Onde encontrar: Salas 81 e 82; 87 a 88a
Uma das salas com pinturas do museu
Uma das salas com pinturas do museu

2. FOTOGRAFIAS

  • Descrição: Victoria and Albert Museum começou a adquirir fotografias em 1852, e sua coleção é hoje um dos maiores e mais importantes do mundo.
  • Onde encontrar: Salas 38a; 100
A famosa fotografia da coroação da Rainha Elizabeth II
A famosa fotografia da coroação da Rainha Elizabeth II

3. TÊXTEIS

  • Descrição: V&A mantém uma coleção nacional de têxteis e de moda, que inclui mais de 75 mil objetos individuais ou conjuntos de objetos que se estendem por um período de mais de 5 mil anos, a partir do Antigo Egito até os dias atuais.
  • Onde encontrar: distribuídos em várias áreas do museu
Vestido da Corte do século XIX
Vestido da Corte do século XIX. Foto: site oficial do museu

4. TEATRO E PERFORMANCE

  • Descrição: As coleções de peças de teatro e performance documentam a prática corrente e o histórico de todas as áreas de artes cênicas no Reino Unido, incluindo teatro, dança, ópera, circo, marionetes, comédia, teatro musical, figurinos, cenografia, popular música e muito mais.
  • Onde encontrar: Salas 103 a 106b
Marionete do final do século XIX. Foto: site oficial do museu
Marionete do final do século XIX. Foto: site oficial do museu

5. SUL DA ÁSIA

  • Descrição: As colecções do Sul e Sudeste da Ásia compreendem cerca de 60 mil objetos, incluindo cerca de 10 mil produtos têxteis e de 6 mil pinturas que cobrem o subcontinente indiano desde o sul dos Himalaias, incluindo a Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh, Sri Lanka e Afeganistão.
  • Onde encontrar: Salas 41 e 47b
Obras da região do Nepal
Obras da região do Nepal

6. ARQUITETURA

  • Descrição: No museu estão expostas extensas coleções do V&A e do Royal Institute of British Architects (RIBA). Juntos, eles formam o recurso arquitetônico mais abrangente do mundo.
  • Onde encontrar: Salas 127 e 128a
Exposição de arquitetura
Exposição de arquitetura

7. MODA

  • Descrição: Abrangendo 5 séculos, a coleção de moda é a maior e mais abrangente coleção de vestido do mundo. Os principais itens na coleção incluem vestidos raros do século XVII e XVIII, moda noturna dos anos 1930, moda diurna dos anos 1960 e costura do pós-guerra.
  • Onde encontrar: Sala 40
v&a_roupas
Roupas da moda no final do século XIX e início do século XX

8. JOIAS

  • Descrição: V&A tem uma das melhores e mais abrangentes coleções de jóias do mundo. Mais de 3 mil peças contam a história de jóias na Europa desde a antiguidade até os dias atuais.
  • Onde encontrar: Salas 91 a 93
O museu conta com uma belíssima coleção de joias de dois andares
O museu conta com uma belíssima coleção de joias de dois andares

9. CERÂMICAS

  • Descrição: As coleções de cerâmica do Victoria and Albert Museum são incomparáveis em qualquer lugar do mundo, abrangendo a história da produção de cerâmica fina de cerca de 2500 a.C. até os dias atuais.
  • Onde encontrar: Salas 136 a 146
O museu abriga uma imensa coleção de várias partes do mundo
O museu abriga uma imensa coleção de várias partes do mundo

10. EUROPA DE 1600 A 1815

  • Descrição: Nesta exposição, mais de 1100 objetos a partir de arte europeia dos séculos XVII e XVIII. 18 são exibidos em um conjunto de sete galerias. A coleção inclui algumas das obras magníficas.
  • Onde encontrar: Salas 1 a 7
Mobiliário e peças de decoração do século XVIII
Mobiliário e peças de decoração do século XVIII

11. ORIENTE MÉDIO ISLÂMICO

  • Descrição: V&A possui mais de 19 mil itens do Oriente Médio e Norte da África, que vão desde o período pré-islâmico (século VII) ao início do século XX.
  • Onde encontrar: Sala 42
Roupa de origem turca do século XVI
Roupa de origem turca do século XVI. Foto: site oficial do museu

12. VIDRO

  • Descrição: 
  • Onde encontrar: Salas 83 e 84; 129; 131
As belíssimas salas da exposição de vidro
As belíssimas salas da exposição de vidro

13. ARTE MEDIEVAL

  • Descrição: As coleções de arte medieval contam a história da colorida arte Europeia e e cultura desde a queda do Império Romano ao início do Renascimento (aproximadamente, do ano 300 até 1500). A coleção é excelente por seu alcance e profundidade, que reúne tesouros de arte sacra e secular de toda a Europa.
  • Onde encontrar: Salas 8 a 10c
Candelabro do início do século XII
Candelabro do início do século XII

14. JAPÃO

  • Descrição: O museu tem ampliado sua coleção de arte japonesa desde que foi fundado em 1852. Atualmente, detém uma das coleções mais abrangente do mundo, incluindo cerâmica, laca, armas e armaduras, carpintaria, serralharia, têxteis e vestido, gravuras, pinturas, esculturas e moderna e ofícios estúdios contemporâneos.
  • Onde encontrar: Sala 45
Trajes de samurais
Trajes de samurais

V&A CAFÉ

O Café do Victoria and Albert Museum é uma delícia e conta com muitas opções. Há uma interna grande com vários tipos de alimentos e áreas para sentar; e uma área externa localizada em um pátio central a céu aberto, com obras de arte, mesinhas e cadeiras, uma fonte de água em que as crianças adoram se divertir nos dias quentes.

  • Horário: de sábado a quinta de 10h às 17h15 / sexta de 10h às 21h30
  • Importante: o Café fecha no inverno nos meses de dezembro e janeiro
  • Cardápio: confira o menu neste link
Pátio interno que dá acesso ao Café
Pátio interno que dá acesso ao Café

COMO CHEGAR

Para acessar o museu de metrô, a maneira mais fácil é descer na estação South Kensington, utilizando as linhas: Piccadilly Line (marinho), District Line (verde), Circle Line (amarela).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Victoria & Albert Museum

  • Endereço: Cromwell Rd, Knightsbridge, London SW7 2RL
  • Horários: diariamente de 10h às 17h45 (sexta-feira até 22h) / última sexta-feira de cada mês (exceto em dezembro e setembro) acontece a Friday Late, uma festinha entre 18h30 e 22h
  • Entrada: gratuita para o acervo permanente / paga para exposições especiais


Leia mais sobre Londres:

Deixe seu comentário