Tour pela sede do Google no Vale do Silício

12
Sede do Google em Mountain View

Recentemente estivemos em um final de semana fazendo um tour pela sede do Google no Vale do Silício, na cidade de Mountain View. Anteriormente, tínhamos contado como foi a visita da Ana à empresa, quando era estudante da Universidade de Stanford, no post: Visitando a Sede do Google no Vale do Silício. Agora, mais de 1 ano depois, este foi o primeiro passeio que fizemos pelo local tendo o Paulo como funcionário da empresa. Foi bem interessante conhecer um pouco mais do local, passear pelos prédios e perceber a grandiosidade daquele lugar em todos os sentidos.

Dezenas de bicicletas coloridas na sede da empresa
Dezenas de bicicletas coloridas na sede da empresa

Importante!

A sede do Google não oferece tours públicos para visitação da empresa, pois, embora o ambiente seja colorido e divertido, os funcionários ficam muito concentrados durante o horário de trabalho. Por isso, não seria justo atrapalhar o desenvolvimento de tanta coisa bacana com centenas de pessoas invadindo os escritórios, não é mesmo? Mas o Google sabe que as pessoas têm curiosidade de saber mais sobre a empresa e, por isso, está preparando uma novidade, voltaremos a falar nesse assunto ainda neste post!

A criação da Alphabet

O assunto que dominou a mídia recentemente foi a criação da empresa Alphabet Inc., uma holding que engloba todos os negócios do Google e de outras várias empresas sob sua administração. De maneira geral, foi uma atitude estratégica muito bem pensada para conseguir dar mais foco a outros negócios da companhia que estão em desenvolvimento. Os dois fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin são, respectivamente, presidente e CEO da nova empresa. Desta forma, o novo CEO do Google, a maior empresa do conglomerado, passou a ser o indiano e ex-aluno da Universidade de Stanford Sundar Pichai.

Logo da Alphabet Inc. Figura: divulgação
Logo da Alphabet Inc. Figura: divulgação

A mudança de logotipo

No começo não curtimos muito a mudança de logo, mas agora, vendo várias vezes já estamos nos acostumando e até mesmo achando mais bonitinho e mais legível. Na sede do Google, já está havendo uma mudança geral de placas e identificações com o novo logo da companhia. E você, curtiu a mudança?

thumb_DSC07039_1024
O novo logo tipo já está na entrada principal da sede do Google
thumb_DSC07147_1024
Novo logo em algumas placas dentro da sede do Google

Conhecendo mais do Googleplex,

a sede do Google

Antes de mais nada, vale a pena ter uma ideia do tamanho do campus em que fica a sede do Google na cidade de Mountain View, conhecido como Googleplex. Embora o Google tenha muitas unidades pelo mundo, inclusive em São Paulo, é no Vale do Silício que ficam os CEOs da empresa e em que a maior parte das inovações acontecem.

Montamos um mapa interativo para facilitar o entendimento sobre o tamanho do campus do Google na cidade de Mountain View:

Prédios do Google em sua sede em Mountain View, no Vale do Silício

A entrada principal da sede do Google

Os prédios que sempre aparecem seja em filmes, noticiários na TV, jornais e tantos outros meios de comunicação são os edifícios de números 40, 41, 42 e 43 (que destacamos na cor roxa). Falamos sobre eles e mostramos várias fotos no post: Visitando a Sede do Google no Vale do Silício. De lá para cá foram feitas algumas reformas no local, mas nada que tivesse mudado muito a estrutura dos prédios.

thumb_DSC07025_1024
Fachada famosa com o logo do Google
thumb_DSC07021_1024
Cadeiras coloridas e arquitetura moderna
thumb_DSC07024_1024
Belo prédio do Google todo envidraçado
thumb_DSC07022_1024
Letreiro colorido em frente aos prédios

Em um lugar mais distante…

Fomos conhecer também a região dos prédios CL2, CL3, CL4, CL5 (destacados no mapa na cor verde) que é formada por 4 torres de 4 andares. A região fica um pouco mais afastada da área central e mais visitada pelos turistas, mas tem uma estrutura semelhante e a vantagem de ser mais vazia e menos conhecida. Muitos restaurantes, academia, horta orgânica, salão de boliche, massagem, mesa de bilhar e de tênis. Imagina só você chegar logo pela manhã em um dos restaurantes e comer ovos mexidos e panquecas quentinhas? Esse é o ambiente do Google!

Por questões de segurança, não é permitido tirar fotos internamente mostrando os ambientes. Mesmo os convidados acompanhados de um funcionário não podem acessar a região dos escritórios em que ficam as mesas.

thumb_DSC06935_1024
Recepção do Google no prédio CL3

E já que dentro do prédio o acesso é restrito e não é permitido tirar fotos, vamos mostrar como é interessante o lado de fora. No dia em que estivemos lá, havia famílias com crianças brincando de bola e andando de bicicleta. O lugar é bem tranquilo e muito relaxante.

thumb_DSC06941_1024
Jardim muito bem cuidado e coloridíssimo
thumb_DSC06956_1024
Jogo de xadrez gigante no jardim
thumb_DSC06958_1024
Um dos prédios do local com um espelho d’água. Ao fundo, mesas e guarda-sóis coloridos
thumb_DSC06968_1024
Detalhe para o tigre charmoso que fica em cima de uma boia no espelho d’água
thumb_DSC06963_1024
Rede para balançar bem moderna no jardim
thumb_DSC06965_1024
Sentados em um banco de madeira

Na sede do Google há o cultivo de hortas orgânicas no meio de seus prédios de escritórios. Essa é a que encontramos na região dos prédios CLs. Vimos vários tipos de vegetais e até tomates vermelhos muito maduros.

thumb_DSC06980_1024
Uma das hortas orgânicas na sede do Google
thumb_DSC06981_1024
Cadeiras coloridas para relaxar
thumb_DSC06991_1024
Vista do espelho d’água a partir do alto de um dos prédios

As bicicletas do Google são coloridas, charmosas, uma gracinha. Mas estão longe de ser confortáveis para pedalar! Elas só podem ser utilizadas por funcionários do Google e convidados acompanhados e credenciados.

Um lindo para dia para um passeio de bicicleta
Um lindo para dia para um passeio de bicicleta; à esquerda, carros elétricos do Google

VIDEO

Confiram um video mostrando um pouco mais das bicicletinhas do Google!

A área “turística”

Saindo dos prédios modernosos e envidraçados, fica um complexo de prédios de estrutura de madeira que parecem ser bem antigos e nem possuem cara de Google! Eles estão representados no mapa pela cor azul.

Android Sculpture Garden

  • Endereço: 1981 Landings Drive, Mountain View, CA 94043

Já faz um tempinho que os bonecos Android saíram da frente do prédio 44 (que era um local bem melhor para eles ficarem) e foram para um lugar meio escondidinho na sede do Google. Os queridos bonequinhos estão em um local provisório até que seja definido onde vão ficar. Se você estiver passando pelo Vale do Silício e tiver interesse em tirar uma foto com eles, fica a dica. No entanto, não são todos que estão lá. O novo Android, o Marshmallow, está localizado em frente aos prédios principais (aqueles roxos que falamos anteriormente).

Placa indicando a localização do "Jardim dos Androids"
Placa indicando a localização do “Jardim das Esculturas dos Androids”
thumb_DSC07044_1024
Com o Android Lollipop, ou seja, o Android Pirulito
thumb_DSC07050_1024
Vista do Android Sculpture Garden
android-marshmallow-update-650-80
Android Marshmallow

Google Store – loja de produtos com a marca Google

  • Endereço: 1891 Landings Dr, Mountain View, CA 94043 – Prédio LMK4
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 18h30; fechada aos sábados e domingos

Existe uma loja no campus de Mountain View que vende produtos oficiais do Google! O acesso é restrito, pois é preciso que algum funcionário permita sua entrada para conseguir acessar a loja. Lá são encontrados muitos artigos da companhia, como camisetas, canecas, chaveiros, entre outros.

thumb_DSC07057_1024
Fachada da Loja do Google
thumb_DSC07058_1024
Ambiente interno da loja

A NOVIDADE: Centro de Visitantes do Google

  • Endereço: 1911 Landings Dr, Mountain View, CA 94043 (piso superior)

Essa é a super novidade que vai deixar todo mundo que admira a empresa bem ansioso! Já está em funcionamento uma versão beta (versão de teste) do Centro de Visitantes na sede do Google! Ela ainda está bem no início e não ainda não tem muita coisa, mas temos certeza de que irá ficar muito legal! É possível conhecer um pouco mais da história da companhia, ver fotos de pessoas importantes que já passaram por lá, ver a evolução do Chrome, muitos bonecos do Android e até mesmo uma réplica de um escritório do Google. A entrada, infelizmente, está restrita ao público (estranho, né?), pois é preciso estar acompanhando de um funcionário para poder entrar.

SUPER DICA! Leia mais: Centro de Visitantes do Google

thumb_DSC07060_1024
Placa indicando que este Centro de Visitantes é temporário e que para entrar é preciso ser acompanhado de um funcionário
thumb_DSC07123_1024
O Centro de Visitantes, versão beta, na sede do Google

Quer saber mais sobre o Google? Leia os posts:

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá, adorei a dica do Google e gostaria de saber se hospedado em São Francisco na Union Square tem uma maneira mais indicada e quanto tempo dura até a sede do Google??
    Ficaremos apenas 2 dias e não sei o que planejar no roteiro?
    Obrigada!!

    • Olá Melissa! Que legal que você está gostando do blog! Temos muitas dicas legais sobre a Califórnia e Vale do Silício, onde fica o Google.
      A maneira mais fácil de ir até lá é de carro mesmo. Transporte público não é o forte da Califórnia, infelizmente. Você pode alugar um carro no dia que quiser ir para lá.
      Se você vai ficar apenas 2 dias em San Francisco, vai precisar se programar direitinho porque vai ser corrido. Ir de San Francisco até o Vale leva em torno de 1 hora, mas o trânsito é terrível nos horários de pico e pode levar até o dobro do tempo. Se você decidir mesmo ir ao Vale, recomendamos visitar também a Universidade de Stanford que é muito bacana.
      Se precisar de mais alguma informação, ficamos à disposição!
      Abraços

  2. Ola, estava procurando uma fonte que trabalhe no google para fazer uma matéria sobre o Vale do Sílicio e achei o post de vocês. Por acaso teriam alguém para indicar? #ajudeumajornalista

  3. Obrigada, Casal Califórnia!!
    Ainda estou na dúvida, se devo mudar a rota e passar lá!!
    Adoro a Google e gostaria muito de conhecer…mas …vamos ver se algo muda até novembro!!
    Abs!

    • Oi Joelma! Agradecemos o seu comentário!
      Você consegue conhecer a região do Vale em apenas meio dia se tiver pouco tempo. Esperamos que este post ajude você a conhecer os principais locais do campus do Google!
      Abraços 🙂

  4. Oi, pessoal!
    Estava procurando por tours pela sede do Google no Silicon Valley e achei o site de vocês.. Que legal esse post! Super detalhado e explicativo!
    Também sou travel blogger e curti muito o site de vocês.. Parabéns! 🙂

    Abs!

    • Oi Roberta, agradecemos o seu comentário!
      Ficamos muito felizes em saber que você gostou do post. A ideia era ser o mais didático possível para que todo mundo que visite o campus do Google saiba o que ver no local.
      Abraços

  5. Olá, Casal Califórnia!
    Estou indo pra Califórnia em Novembro e to adorando as dicas do site! Parabéns!
    Eu gostaria de saber se o Centro de visitantes da Google já está liberado ao público! Sabem informar?! Eu e meu marido queríamos incluir no roteiro e visitar!
    Abs

    • Olá Joelma! Ficamos felizes em saber qu estamos ajudando na programação de sua viagem!
      Aparentemente nada mudou. A última informação que tivemos é que ainda é necessário que um funcionário acompanhe os visitantes. Quem sabe até novembro as coisas mudam, não é mesmo?
      Uma excelente viagem para vocês!
      Abraços 🙂

Deixe seu comentário