Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália

1
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália

Conheça mais sobre a cultura aborígene no famoso Tjapukai Aboriginal Cultural Park, um parque com diversas atividades interativas em Queensland, no norte da Austrália.

O PARQUE ABORÍGENE TJAPUKAI

Tjapukai relembra os primórdios da Austrália, como ela efetivamente começou. O parque é o local mais acessível do país para conhecer mais sobre a autêntica cultura aborígene que remonta a mais de 40 mil anos! Localizado na cidade de Cairns, no estado de Queensland, Tjapukai Aboriginal Cultural Park procura compartilhar a autêntica cultura e tradições do povo local Djabugay, dando a possibilidade de os visitantes conhecerem um pouco mais sobre a cultura local.

Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
A entrada do Parque Tjapukai. Foto: site oficial

O parque foi fundado em Kuranda, em 1987 e seu nome significa algo como “Pessoas da Floresta Tropical”. Em 1996, Tjapukai mudou-se para o local onde está atualmente, que possui 25 acres e fica ao lado do Teleférico Skyrail Rainforest. Essa mudança geográfica permitiu incluir demonstrações e apresentações culturais interativas, uma vila cultural, um restaurante e uma galeria. Em 2002, por conta das Olimpíadas de Verão sediadas em Sydney, o parque recebeu a visita ilustre da Elizabeth II e de seu marido, o Príncipe Phillip.

O QUE FAZER NO PARQUE TJAPUKAI

O parque proporciona experiências diferentes dependendo do horário da visita. Durante o dia, ele funciona como um parque cultural com diversas atividades, repleto de experiências interativas para dar uma visão autêntica da cultura aborígene. É possível experimentar a música, dança, lendas e comida dos povos aborígenes da Austrália. Assim como é possível conhecer mais sobre o folclore e mitos aborígenes através de apresentações teatrais e musicais, comprar artigos artesanais e muito mais. Os artistas aborígenes dão vida à mais antiga cultura viva do mundo através de eventos culturais tradicionais, dança, arte e demonstração interativa. O video oficial abaixo mostra um pouquinho do que encontrar por lá.

DESTAQUES DO PARQUE DURANTE O DIA

  • No Centro Cultural, é possível testemunhar a antiga história da crença do povo Tjapukai na criação do mundo através de uma performance ao vivo. Há exposições e videos para conhecer uma variedade de estilos de arte e aprender sobre as diferenças entre os clãs aborígines em toda a Austrália.
  • Do outro lado do lago, ficam os dançarinos aborígines de Tjapukai em uma celebração e cerimônia de fogo na Aldeia Cultural. Neste espaço, é possível aprender a coletar e cozinhar alimentos de arbustos e os valores medicinais de plantas nativas, e aprender com um guerreiro sobre métodos tradicionais de caça e lei tribal. Além disso, ensina-se a usar uma lança com a ajuda de um lança-lança tradicional e a arte de lançar um bumerangue.
  • O parque conta com um buffet de almoço com sabores nativos e saladas frescas no Restaurante Flame Tree. Enquanto você almoça, pode se divertir com os artistas de Tjapukai.
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Mapa do Parque Tjapukai. Figura: site oficial

NIGHT FIRE: COMO É O PARQUE TJAPUKAI À NOITE

Night Fire é a experiência noturna de Tjapukai conhecendo o Bama, o povo indígena da floresta tropical, que pinta o rosto dos visitantes para criar um elo de ligação à terra tradicional e levá-los através de uma jornada com os sons assustadores do didjeridu, instrumento de sopro dos aborígenes australianos. O evento noturno tem um itinerário a ser seguido e todo o grupo acompanha junto as cerimônias apresentadas. Após esta primeira parte, todos são levados para o local onde é servido o jantar típico e onde ocorre uma apresentação aborígene.

Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Mapa do Tjapukai à noite. Figura: site oficial
Itinerário do Night Fire:
  • 19h00 – Chegada e visita à galeria de arte
  • 19h10 – Canapés com ingredientes nativos e vinhos espumantes gratuitos
  • 19h30 – Pintura no rosto, boas vindas culturais com a jornada Didjeridu
  • 19h45 – Performance de dança aborígene do Tjapukai
  • 20h00 – Cerimônia de Fogo à Beira do Lago com Bola de Fogo
  • 20h15 – Jantar com buffet
  • 21h00 – Encontro com os artistas à beira da fogueira
  • 21h30 – Oportunidade de foto com os artistas e despedida

NOSSA EXPERIÊNCIA: JANTAR ABORÍGENE

Nós estávamos hospedados no Novotel Cairns Oasis Resort no centro da cidade de Cairns, porta de entrada para a Grande Barreira de Corais. Devido ao nosso roteiro apertado, não tivemos a oportunidade de conhecer o parque durante o dia e, por isso, decidimos incluir na agenda o evento noturno, Night Fire. Como nós aderimos à alimentação vegana no ano passado, entramos em contato com o local para perguntar sobre o jantar e eles nos enviaram o cardápio. Com a garantia de que iríamos ter opções gostosas para comer, fizemos nossa reserva pela internet, incluindo traslado para nos buscar no hotel e nos levar até o parque. No dia do passeio, um microônibus nos buscou no hotel e nos levou até o parque. O trajeto do centro de Cairns até o Tjapukai não dura mais de 15 minutos.

1. CENTRO CULTURAL

Assim que desembarcamos, fomos direto fazer o check in na bilheteria do parque. Foi só confirmar os nossos nomes para entrar. Recebemos também um nome que indicava qual era a mesa que deveríamos sentar na hora do jantar. Inicialmente, passamos por uma exposição no Centro Cultural com artesanatos aborígenes e uma exposição audio visual sobre o povo aborígene, como sofreu com a colonização inglesa e qual o legado deixado por eles.

Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Centro Cultural
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Artesanatos aborígenes
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Exposição histórica
2. CANAPÉS E ESPUMANTES

Em seguida, fomos para uma área externa onde haviam alguns canapés e espumantes para degustar. Sentamos em umas mesinhas na área externa do restaurante. Na nossa frente, havia uma fogueira e, posteriormente, alguns dos artistas aborígenes foram chegando ao local.

Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Fogueira e aborígene com instrumento musical
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Tomando um espumante à luz da fogueira
3. JORNADA DIDJERIDU, DANÇA ABORÍGENE E CERIMÔNIA DE FOGO

Um dos aborígenes acendeu uma tocha a partir da fogueira. Fomos conduzidos para dentro do parque por um caminho onde tochas eram acendidas a medida em que passávamos, formando um corredor iluminado pelo fogo. Os visitantes são convidados a acompanhar os guerreiros Tjapukai até um corroboree (encontro cerimonial dos aborígenes australianos) para celebrar as histórias aborígenes. Nossos rostos foram pintados com as cores preta e vermelha para participar da cerimônia. Em seguida, nos juntamos ao círculo da Serpente do Arco-Íris para aprender as canções tradicionais. Na cerimônia, visitantes voluntários são convidados a fazer fogo nos moldes primitivos: com um graveto e palha seca. É com o fogo criado ali na hora que o fogo cerimonial seja aceso com uma espetacular bola de fogo atirada em direção ao céu.

Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Método tradicional de fazer fogo
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
O fogo criado acende uma tocha
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
A cerimônia é concluída com uma bola de fogo
4. JANTAR ABORÍGENE COM DANÇA E MÚSICA TÍPICAS

Após a cerimônia à beira do lago, fomos levados de volta, pelo mesmo caminho, para o restaurante Flame Tree Bar & Grill. Procuramos pela nossa mesa para nos sentarmos. Neste local foi servido um jantar típico em estilo buffet, no qual foi possível saborear pratos da culinária aborígene, incluindo carnes e frutos do mar australianos e uma variedade de saladas e sobremesas com sabores aborígenes.

Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Palco montado no restaurante
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Área do restaurante
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Área do buffet com comidas típicas
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Comemos muito bem no buffet

Enquanto jantávamos, um grupo de artistas aborígenes se apresentava no palco existente dentro do salão do restaurante, com músicas e danças típicas, utilizando instrumentos tradicionais e encenando cenas do cotidiano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

5. ENCONTRO COM OS ABORÍGENES À BEIRA DA FOGUEIRA

Ao término do jantar, os artistas aborígenes retornam à mesma área do início da noite, ao redor da fogueira, na área externa em frente ao restaurante. Ali, é possível conversar com eles ou, simplesmente, tirar uma foto para recordar o momento. Na saída, passa-se por uma lojinha com diversos artigos de temática aborígene, inclusive com bumerangues coloridos tradicionais e artesanato local. Uma boa opção para quem quer levar uma lembrancinha para casa!

Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Foto com os aborígenes
Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Oportunidade de comprar um legítimo bumerangue

TOURS, EXCURSÕES E PACOTES DE ATIVIDADES

Existem diversas formas de aproveitar o Parque Aborígene Tjapukai, já que ele oferece atrações variadas de dia e um evento especial durante a noite. E caso você não alugue carro durante a sua estadia na região, não precisa se preocupar porque há muitas opções de tickets com traslado incluso (um microônibus vai buscar no hotel e leva até o parque). Veja algumas das opções disponíveis:

PARA O DIA:

PARA A NOITE:

PACOTES INCLUINDO OUTRAS ATRAÇÕES:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Tjapukai Aboriginal Cultural Park

  • Endereço: 4 Skyrail Drive, Smithfield QLD 4878, Austrália
  • Horários: diariamente de 9h às 21h30
  • Entrada:
    • Ticket Padrão (dia):
      • A$ 62 sem traslado – reserve aqui
      • A$ 90 com traslado – reserve aqui
    • Night Fire (noite):
      • A$ 123 sem traslado – reserve aqui
      • A$ 151 com traslado do hotel a partir de Cairns – reserve aqui
      • A$ 165 com traslado do hotel a partir de Port Douglas – reserve aqui

Guarde esta dica no Pinterest!

Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália - Viajonários


Leia mais sobre a Austrália:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui