The Night Tube: Inauguração do metrô 24 horas em Londres

Atualizado em 1 de novembro de 2016

Por incrível que possa parecer, a cosmopolita cidade de Londres não contava com linhas 24 horas de metrô. As pessoas precisavam pesquisar e se programar muito bem para aprender sobre as linhas de ônibus caso quisessem se deslocar tarde da noite / madrugada. Devido à demanda crescente, a prefeitura da cidade decidiu implantar o The Night Tube, o metrô noturno de Londres, abrindo algumas estações por mais tempo durante os fins de semana. Vale a pena conferir como usar o The Night Tube para a sua programação noturna pela cidade.

THE NIGHT TUBE: INAUGURAÇÃO DO METRÔ 24 HORAS EM LONDRES

Há muitos anos, o metrô de Londres cogita executar serviços de trens noturnos. Uma série de motivos tornavam esta uma difícil tarefa, principalmente devido a fatores de ruído noturno, e a trabalhos de manutenção contínuos que ocorrem geralmente durante a noite. Finalmente, no último dia 19 de agosto de 2016, a cidade de Londres recebeu a novidade de ter as primeiras linhas de metrô abertas 24 horas às sextas e sábados. A ideia é auxiliar o transporte das pessoas que aproveitam o final de semana para se divertir, ir a bares, restaurantes, shows, teatro e entretenimento na cidade e acabam voltando mais tarde para casa. A Central Line (vermelha) e Victoria Line (azul clara) inauguram o tão esperado serviço. Já estão confirmadas outras linhas que participarão do projet do The Night Tube a partir do outono de 2016 (no hemisfério norte): Jubilee Line (cinza), Northern Line (preta), Piccadilly Line (marinho). Veja abaixo o mapa do extenso metrô de Londres:

tube_map
Mapa do metrô de Londres. Clique para acessar o mapa interativo no site oficial

Confira as linhas e estações atualmente em funcionamento 24 horas por dia e as que estão projetadas para início do serviço noturno ainda em 2016.

A partir de 19 de agosto de 2016:

  • Central Line
    • trens disponíveis a cada 10 minutos entre as estações White City e Leytonstone 
    • trens disponíveis a cada 20 minutos entre as estações Ealing Broadway e White City; e da estação Leytonstone to Loughton/Hainault.
    • não há serviço disponível entre as estações North Acton e West Ruislip; entre as estações Loughton e  Epping; e da estação Woodford até Hainault.
  • Victoria Line: trens disponíveis a cada 10 minutos parando em todas as estações da linha
Estações que passaram a operar no The Night Tube. Figura: tfl.gov.uk
Estações que passaram a operar no The Night Tube a partir de 19 de agosto. Figura: tfl.gov.uk

A partir de 7 de outubro:

  • Jubilee Line: trens disponíveis a cada 10 minutos parando em todas as estações da linha

A partir de 18 de novembro:

  • Northern Line:
    • trens disponíveis a cada 8 minutos entre as estações Morden e Camden Town
    • trens disponíveis a cada 15 minutos entre as estações Camden Town e High Barnet / Edgware
    • não haverá serviço disponível do braço que sai da estação Bank e da estação Mill Hill East

A partir de 16 de dezembro:

  • Piccadilly Line:
    • trens disponíveis a cada 10 minutos entre as estações Cockfosters e Heathrow Terminal 5
    • não haverá serviço disponível para o Terminal 4 da Heathrow
    • não haverá serviço disponível entre as estações Acton Town e Uxbridge
Todas as linhas que estarão em funcionamento até o fim de 2016 e o tempo de espera pelo trem em minutos. Figura: Wikimedia Commons - TransportJone
Todas as linhas que estarão em funcionamento até o fim de 2016 e o tempo de espera pelo trem em minutos. Figura: Wikimedia Commons – TransportJone

Existem planos de expandir o Night Tube para outras estações como a District (verde), Metropolitan (roxa), Circle (amarela), Hammersmith & City (rosa) e partes do London Overground e do Dockland Ligh Railway (DLR), um tipo de trem de superfície. Mais de 100 oficiais da polícia foram designados para cuidar da segurança das 144 estações em funcionamento no The Night Tube.

TARIFAS COBRADAS NO THE NIGHT TUBE

As tarifas são as mesmas cobradas nos horários off-peak (fora do pico) e podem ser consultadas em detalhes no site oficial do metrô de Londres. Vale lembrar que os Day Travelcards são válidos no dia da sua emissão (data impressa no cartão), e para os trajetos que começam antes de 4h30 da manhã do dia seguinte. Ou seja, se você comprar um Day Travelcard  às 11h na sexta-feira, você pode usá-lo até 4h29 da manhã no sábado seguinte. Caso você embarque entre nas estações que oferecem o serviço depois de 4h30 da manhã, terá que comprar um novo cartão.


Leia mais sobre Londres: