Thanksgiving: Como é o dia de Ação de Graças nos EUA

0

Thanksgiving é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e faz parte da cultura americana há muito tempo. Conheça um pouco mais sobre como é Dia de Ação de Graças representa, quando e como é celebrado.

THANKSGIVING: COMO É O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS NOS EUA

O Thanksgiving é um feriado nacional americano que foi criado como o dia de dar graças pela bênção da colheita e tem sido comemorada há séculos. Segundo registros, a tradição americana começou em 1621, na celebração em Plymouth, no atual estado de Massachusetts, antiga Nova Inglaterra. Há poucos registros a respeito, mas acredita-se que foi promovida, pelos peregrinos, uma festa em comemoração à boa colheita daquele ano. No entanto, durante muitos anos a celebração não era considerada feriado nacional e estava restrita para apenas alguns estados como Massachusetts, Nova York e Virgínia. Foi somente em 1863 que o presidente Abraham Lincoln declarou que a data seria celebrada na última quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos, outono no hemisfério norte.

  • Curiosidade: O Thanksgiving também é celebrado no Canadá. No entanto, a data de celebração é mais de um mês antes do Thanksgiving americano (segunda segunda-feira de outubro).

COMO É COMEMORADO O THANKSGIVING

Independente de religião, esta é uma data em que as pessoas costumam se reunir com a família e amigos mais próximos, para fazer orações e agradecer por todas as conquistas. Há também missas, grandes festas, desfiles e celebrações para comemorar a data. A data também é conhecida como “Dia do Peru” (Turkey Day, em inglês), já que o consumo de peru neste dia é maior do que em qualquer outro dia do ano nos Estados Unidos.

JANTAR DE THANKSGIVING

Já falamos sobre o tradicional peru, que quase sempre está na mesa das famílias durante o jantar de Thanksgiving. A maioria dos perus de Ação de Graças é recheada com uma mistura à base de pão e assado. O recheio também é temperado com ervas, aipo, cenoura e cebola. Outras opções que podem ser adicionadas ao recheio são castanhas, salsicha, bacon, passas e maçãs.

Peru é um dos pratos mais tradicionais do Thanksgiving
Peru é um dos pratos mais tradicionais do Thanksgiving

Como acompanhamento, são preparados diversos pratos como purê de batata, legumes, milho, ervilha, batata-doce. O molho à base de framboesa (cranberry, em inglês) é um dos acompanhamentos mais tradicionais. Sabe aquela abóbora usada na decoração do Halloween? Pois é, ela vira uma tradicional torta de abóbora. Tortas de maçã e de nozes também são bastante comuns. Quanto às bebidas, geralmente, há cidra de maçã, espumante ou vinho. Em alguns estados, é comum servir jarros de chá doce.

Torta de abóbora é uma das mais tradicionais sobremesas
Torta de abóbora é uma das mais tradicionais sobremesas

BLACK FRIDAY: SEXTA-FEIRA PÓS THANKSGIVING

Depois que todo mundo comeu horrores na quinta, sexta-feira é dia de compras! O tradicional dia de promoção, Black Friday, acontece na sexta-feira logo após o “Dia do Peru”. A data marca, desde 1932, a temporada de compras de Natal. A maior parte das lojas abrem bem cedo (em alguns casos, já na noite de quinta-feira) para oferecer vendas promocionais de todo tipo de produtos. A Black Friday não é considerada um feriado nacional, mas muitas empresas acabam liberando os funcionários neste dia também. Há promoções muito boas, mas é preciso ter paciência para enfrentar as filas em algumas lojas. Devido a todo o apelo comercial, este tem sido, de longe, o dia mais movimentado do ano para compras nos Estados Unidos nos últimos anos.

black-friday

SUGESTÃO DE RESTAURANTE PARA A DATA

Se você vai estar nos Estados Unidos durante o Thanksgiving e não tem nenhum amigo para convidar você para saborear uma típica refeição, nossa sugestão é ir a um restaurante! Há vários restaurantes com cardápio diferenciado durante este feriado. A nossa sugestão é o Buca di Beppo, uma rede de restaurantes italianos que prepara uma refeição especial de Thanksgiving com tudo que tem direito: peru, purê de batatas, um tipo de farofa para acompanhar o peru, calda de framboesa e torta de abóbora de sobremesa. O Buca di Beppo tem várias unidade espalhadas por todo os EUA e, por isso, vale como dica para vários roteiros que você estiver fazendo. A porção pequena serve até 3 pessoa e a grande até 6! Dá uma olhadinha no prato caprichado que saboreamos em um Thanksgiving!

buca-beppo-ambiente
Ambiente do restaurante Buca di Beppo (unidade de Santa Monica, Califórnia)
buca-beppo-cardapio-thanksgiving
Cardápio especial de Thanksgiving
buca-beppo-comida-thanksgiving
Dá uma olhada na quantidade de comida para até 3 pessoas! É muita coisa!
buca-beppo-torta-abobora
Torta de abóbora de sobremesa

Leia mais sobre feriados americanos e datas comemorativas:

Deixe seu comentário