Temple Church: a Igreja dos Cavaleiros Templários em Londres

0

Algumas pessoas podem ter ouvido falar sobre os Cavaleiros Templários em livros e filmes. Mas, com certeza, pouca gente já incluiu uma visita à Temple Church, a Igreja da Ordem dos Templários no roteiro em Londres. Neste post, explicamos o que é esta Ordem histórica e damos dicas de como visitar a Temple Church.

A ORDEM DOS TEMPLÁRIOS

A Ordem dos Templários foi uma Ordem de Militar de Cavalaria que existiu durante a Idade Média (1119-1312). Ela foi fundada após a Primeira Cruzada*, com o intuito de proteger os cristãos que retornavam de Jerusalém após a sua conquista. Todos os Cavaleiros Templários fizeram votos de castidade e pobreza, usavam mantos brancos com uma cruz vermelha. O símbolo da Ordem passou a ser um monge montado por dois cavaleiros. A existência dos Cavaleiros Templários, portanto, estava ligada ao sucesso das Cruzadas. Eles eram muito poderosos na Inglaterra, inclusive o mestre tinha uma cadeira no Parlamento.

Temple Church

No entanto, quando a Terra Santa foi perdida, o apoio a eles diminuiu. No início do século XIV, muitos membros da Ordem foram detidos e queimados publicamente na França. Em 1312, o papa Clemente decretou o fim da Ordem. O fim repentino deu origem a especulações, mistérios e lendas, que permanecem até os dias de hoje. Um dos rumores é que os Templários acabaram dando origem à sociedades secretas como a Maçonaria. Filmes como “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989), “A Lenda do Tesouro Perdido” (2004) e “O Código da Vinci” (2006), fazem referências aos Templários.

*Cruzadas: campanhas militares feitas pelos cristãos, em nome de Deus, que partiam da Europa em direção à Terra Santa e Jerusalém, com o objetivo de combater o domínio islâmico e retomar as terras pelas quais Jesus teria passado durante sua vida. Elas ocorreram entre os anos de 1095 e 1291.

A TEMPLE CHURCH

A Temple Church é uma igreja construída por Cavaleiros Templários no século XII, e consagrada no ano de 1185. Ela é de propriedade conjunta do Inner Temple e Middle Temple duas associações (Inns of Court, em inglês) de formados em Direito no Reino Unido. Todos os advogados precisam estar vinculados a uma dessas duas associações para exercer a profissão. Uma das características da Temple Church é que ela é uma igreja redonda (característica de design comum para as igrejas dos Templários) e por suas efígies de pedra dos séculos XIII e XIV.

Placa em frente da igreja
Área interna da igreja

A cúpula de 17 metros de diâmetro é sustentada por colunas de mármore. A Igreja foi muito danificada pelos bombardeamentos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e, desde então, tem passado por vários processos de restauração. Atualmente, a igreja oferece apresentações regulares de música, corais e recitais de órgão.

Cúpula da igreja
Área redonda da igreja
Porta principal da igreja fica fechada em dias normais

A REGIÃO DA TEMPLE CHURCH

Chegar à Temple Church pode ser um pouco confuso, já que ela não fica diretamente em uma rua. É preciso entrar por algumas passagens meio escondidas e chegar em um grande pátio somente aberto para pedestres para encontrá-la. Para facilitar a tarefa, marcamos a Temple Church no mapa interativo abaixo e colocamos em destaque outros pontos importantes para você reconhecer enquanto passeia pela região.

Mencionamos que a Inner Temple e Middle Temple são duas associações que administram a Temple Church. Os edifícios ficam bem próximos, mas a visitação não é tão simples. Na Middle Templo a entrada só é permitida a convite de um dos membros ou com agendamento prévio para grupos. De qualquer forma, passear pelos prédios e jardins é bem interessante.

Jardins da Middle Church
Fonte na região dos edifícios
Frente da Middle Temple

COMO É A VISITA A TEMPLE CHURCH

A entrada pelo tour não é feita pela porta principal, mas sim por uma entrada lateral na área do pátio entre a igreja e a Inner Temple. A porta fica fechada, mas basta abri-la e haverá uma pequena recepção há esquerda. É preciso comprar o ticket para visitar a igreja. Você também recebe um folheto em vários idiomas contando um pouco sobre a história da Temple Church.

Entrada para a Temple Church
Vista da igreja a parte da área redonda com duas estátuas de Cavaleiros Templários nas laterais

A igreja é muito bonita, os bancos são todos dispostos lateralmente em relação ao altar. Há vitrais coloridos que ficam lindíssimo quando a luz do sol desponta. A parte redonda possui diversos túmulos como o de William Marshal, 1.º Conde de Pembroke, descrito como o “maior cavaleiro que jamais viveu”, entre outros célebres Cavaleiros Templários.

Bancos dispostos lateralmente
Estátuas de cavaleiros templários indicam suas sepulturas

As paredes da igreja estão recheadas de painéis explicativos falando sobre os Cavaleiros Templários, a Magna Carta e a influência que o documento exerceu nos Estados Unidos para a formulação do Bill of Rights.

Painés explicativos

Atrás do altar estão lindos vitrais altos, características que mostram que a igreja é um dos primeiros exemplares neo-góticos da Inglaterra. Esta parte da Igreja foi construída posteriormente à construção da parte redonda da Igreja.

Altar da Temple Church
Vista dos bancos e do altar, ao fundo

COMO CHEGAR

As estações de metrô mais próximas são a Temple e a Blackfriars, ambas atendidas pela Circle Line (amarela) e District Line (verde). Em uma curta caminhada há também as estações Chancery Lane na Central Line (vermelha) e a Holborn na Central Line (vermelha) e Piccadilly Line (azul marinho).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Temple Church

  • Endereço: Temple, London EC4Y 7BB
  • Horários: geralmente de segunda, terça, quinta e sexta de 10h às 16h / quarta de 14h às 16h / fechada aos finais de semana / No entanto, os horários podem variar, por isso, antes de ir, confira na barra lateral direita do site oficial os horários do mês vigente e do seguinte (clique em “Click here” para ver o PDF com os horários).
  • Entrada: £5

Leia mais sobre igrejas de Londres:

Deixe seu comentário