Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia

1
Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Seguros Promo

Confira todas as dicas para conhecer Te Puia, um parque localizado na Nova Zelândia, que abriga um Centro de Cultura Māori e Fontes Geotermais incríveis!

TE PUIA

Te Puia é um parque que abrange cerca de 70 hectares dentro do do histórico Vale Geotermal Te Whakarewarewa na cidade de Rotorua, na Ilha Norte da Nova Zelândia. Te Puia fica na Zona Vulcânica de Taupo e, no passado, foi local da fortaleza Te Puia construída por tribos Māori, como é conhecido o povo indígena da Nova Zelândia. Ao longo de vários séculos de isolamento, eles desenvolveram uma cultura única, com a sua própria língua, uma rica mitologia e distintivos ofícios e artes performativas. A horticultura floresceu usando plantas que eles introduziram; mais tarde, uma cultura guerreira proeminente surgiu.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Arquitetura e cultura Māori estão presentes no local
Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Escultura exposta no parque

Te Puia abriga o famoso geyser Pōhutu, que significa “grande explosão”. O geyser irrompe a cada hora com jatos de até 30 metros de altura. Além disso, há também piscinas de lama, fontes termais e formações de sílica. No local ainda é possível encontrar o pássaro Kiwi e escolas nacionais de escultura em madeira, tecelagem, pedra e escultura de ossos que exaltam a riqueza da cultura Māori.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Vista da área dos geysers
Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
O incrível Geyser Pōhutu

COMO VISITAR TE PUIA: AS EXPERIÊNCIAS

A duas formas de conhecer Te Puia: durante o dia e durante a noite. A experiência diurna é chamada Te Rā Experience e a noturna conhecida como Te Pō Experience. Confira abaixo qual melhor se enquadra com o seu perfil.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. TE RĀ EXPERIENCE (DIURNA)

Quem visita o local durante o dia tem a oportunidade de ver de pertinho, a maior atração o geyser Pōhutu. Além disso, é possível conferir poços de lama borbulhantes; kiwi, a ave típica da Nova Zelândia; mestres escultores e tecelões trabalhando e fazer tours guiados por todo o parque.

  • Horários: de 8h às 17h diariamente
  • Tours guiados: duração de 60 a 90 minutos
  • Destaques:
    • Explorar Te Whakarewarewa, um vale geotermal de 60 hectares
    • Conhecer a casa de um kiwi
    • Escultura e tecelagem Māori tradicional
    • História e Arte Māori
    • Miniatura pré-europeia de uma Vila Māori
    • Galeria Taonga e Loja de Presentes
  • Adicionais:
    • Haka: Um show que inclui o melhor das artes performáticas Māori a partir de uma performance cultural tradicional de 45 minutos conhecida como Kapa Haka
    • Kai Ngāwhā: Inclui uma excursão prolongada de Te Puia, uma experiência de tecelagem interativa, além de um tradicional almoço no vapor em frente ao geyser Pohutu
  • Reserve online: Acesse este link
Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Ingresso diurno para o Te Puia

2. TE PŌ EXPERIENCE (NOTURNA)

Na experiência noturna, você pode desfrutar de um banquete que inclui pratos da autêntica cozinha Māori e se maravilhar com a beleza do vale geotérmico todo iluminado. Esta experiência inclui uma cerimônia de boas vindas tradicional (pōwhiri) e um concerto intimista. Te Pō tem início às 18h15.

  • Horários: de 18h às 21h diariamente
  • Destaques:
    • Inclui um delicioso banquete Māori preparado no tradicional estilo Hāngi
    • Após o jantar, os visitantes embarcam em um waka motorizado para uma jornada pelo vale geotermal
    • Performances culturais Māori, apresentando histórias e entretenimento tradicionais
  • Reserve online: Acesse este link

3. COMBINADO: TE RĀ EXPERIENCE + TE PŌ EXPERIENCE

Se você deixar o dia todo reservado para visitar o local, vale a pena adquirir o ticket que dá acesso tanto para as atividades diurnas quanto para o banquete e passeio noturno. Veja mais informações acessando este link.

PRINCIPAIS DESTAQUES DE TE PUIA

Abaixo está a reprodução de um mapa que mostra o tamanho grandioso do parque e suas principais atrações. Confira em seguida os principais destaques de Te Puia.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Mapa de Te Puia. Figura: site oficial

1. GEYSERS

> PŌHUTU GEYSER

Pōhutu é o maior geyser ativo no hemisfério sul. Ele irrompe uma ou duas vezes a cada hora e às vezes atinge alturas de 30 metros. Pōhutu significa “espirrar constantemente” na língua Māori. Além de ser uma visão espetacular, o Pōhutu é o geyser mais confiável da Terra. As erupções podem durar desde alguns minutos até muito mais tempo. Cerca de 15 anos atrás, o Pōhutu entrou em erupção por mais de 250 dias. No entanto, como os moradores das proximidades exploraram os recursos geotérmicos do vale, o Pōhutu já estava em grave risco de perder seu poder. Felizmente, um programa para fechar os orifícios garantiu que, atualmente, o Pōhutu continue a impressionar os visitantes uma ou duas vezes por hora.

> TE TOHU GEYSER

Te Tohu também foi nomeado  geyser “Prince of Wales Feathers’ em 1901, em homenagem a uma visita real britânica a Whakarewarewa. Os convidados reais notaram uma semelhança entre a fumaça de Te Tohu e as penas no brasão de armas do Príncipe de Gales. Te Tohu é chamado de geiser “indicador”, pois, geralmente, entra em erupção pouco antes de Pōhutu, é vizinho. Suas erupções atingem alturas de até 7 metros.

> PAPAKURA GEYSER

O Papakura já foi uma das joias do Vale Termal Te Whakarewarewa, mas hoje está inativo. Este geyser produzia muita água quente e costumava entrar em erupção muito consistentemente, com jatos de até três metros de altura.

> TE HORU GEYSER, “O CALDEIRÃO”

O geyser Te Horu  costumava entrar em erupção regularmente com jatos de água fervente de até 7 metros de altura. No entanto, em 1972, toda a atividade parou. O Te Horu também é conhecido como “O Caldeirão”, já que a água resfriada pelo ar do vizinho Pōhutu Geyser às vezes pousa no respiradouro de Te Horu. Acredita-se que isso atrasa a próxima erupção do Pōhutu. O Te Horu exibiu novos sinais de vida em 1998 quando a água em seu respiradouro borbulhou e começou a transbordar, mas até agora não houve novas erupções.

2. PISCINAS DE LAMA

> PISCINA BORBULHANTE NGĀRARATUATARA

Por centenas de anos, as muitas piscinas geotermais do Vale Te Whakarewarewa permitiram que o povo Māori usasse água quente para cozinhar, lavar, tomar banho e preparar o linho. Esta piscina é nomeada em homenagem ao tuatara, um antigo réptil parecido com um lagarto encontrado apenas na Nova Zelândia. Atualmente, a Ngāraratuatara é usada para o “Ingo”, uma experiência culinária única, na qual ingredientes frescos são colocados na água fervente em cestos de linho. Este método de preparação culinário é o mesmo que os povos locais usam há séculos. O hāngi é outro estilo popular de culinária maori. Um poço grande é cavado e pedras quentes são colocadas no fundo. Carne e legumes são colocados em cestos, embrulhados em folhas, abaixados no topo das rochas e cobertos com terra. O calor geotérmico infunde o kai (comida) com um sabor delicioso.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Local de cozimento dos alimentos em pedras quentes

> PISCINA DE LAMA PURAPURAWHETU

Purapurawhetu significa “poeira estelar”. A piscina de lama Purapurawhetu leva o nome dos pequenos aglomerados de lama fervente na piscina. Isso se assemelha a um padrão de estrelas, como a Via Láctea. A lama nesta piscina é escura porque contém pequenas quantidades de enxofre preto.

> PISCINA DE LAMA NGĀ MŌKAI-Ā-KOKO

Esta piscina de lama ativa é a maior e mais impressionante em Te Puia, com uma profundidade entre 6  e 10 metros. A atividade nesta piscina de lama é dependente da chuva. Quando Ngā mōkai-ā-Koko está ativa, as rajadas de vapor da lama atingem temperaturas de até 95 °C. A piscina Ngā mōkai-ā-Koko recebeu este nome em homenagem a Koko, um chefe notável do Rotowhio pā (aldeia fortificada) no Vale Termal de Whakarewarewa. Em tempos mais recentes, o Ngā mōkai-ā-Koko também foi chamado de ‘piscina de sapos’, pois acredita-se que a lama se assemelhe a rãs saltitantes.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Ngā mōkai-ā-Koko

4. CASA DE KIWI

O kiwi é uma ave noturna que não voa e o ícone nacional da Nova Zelândia. No Te Puia você pode ver o kiwi ao vivo de perto e aprender como são protegidas essas extraordinárias aves ameaçadas de extinção. Ao passear pela mata nativa, é possível aprender como são usadas plantas nativas como alimento, remédio e artesanato. O kiwi encontrado no Te Puia é o kiwi marrom, uma das 5 espécies da ave. Ele tem patas fortes, garrafas afiadas e um longo bico. No passado, havia cerca de 12 milhões de kiwi, mas atualmente há menos de 100 mil e este ícone nacional está ameaçado. Na casa de kiwi é possível adentrar por um ambiente escuro (a ave é noturna) e caminhar por um lugar envidraçada que abriga um ecossistema semelhante ao que o kiwi vive naturalmente.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Entrada para a Kiwi House, lá dentro é escuro e proibido tirar fotos

5. ARTE E ARQUITETURA MĀORI

> ARQUITETURA MĀORI

A arquitetura Māori mostra um pouco sobre a história e a arte local.  Na entrada do Te Puia fica a Heketanga-ā-Rangi, uma estrutura contemporânea emocionante. O Rotowhio marae é um exemplo impressionante da arquitetura Māori tradicional e contém belos edifícios esculpidos. Ali se realizam performances de 45 minutos, diariamente às 10h15, 12h15, 15h15. No lugar da antiga Te Puia pā (aldeia fortificada) e, na aldeia de Pikirangi, é possível conhecer mais sobre como o povo Māori vivia há centenas de anos atrás.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Entrada para a aldeia Pikirangi
Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Casas reproduzem a vida no passado

Outro destaque da arquitetura local é a Te Aronui-a-rua, a casa de reuniões esculpida e onde cerimônias e shows são realizados. Possui esculturas impressionantes, painéis primorosamente decorados e impressionante tecelagem. A estrutura foi construída entre 1967 e 1981 por estudantes e graduados da escola de escultura. As casas de reunião geralmente têm o nome de um ancestral tribal, mas como a escola de escultura abrange todas as tribos da Nova Zelândia, ela recebe o nome de uma “cesta de conhecimento” na crença māori.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Edifícios com arquitetura tradicional em Te Puia

> ESCOLAS DE ESCULTURAS E TECELAGEM

Te Puia abriga o Instituto Māori de Artes e Artesanato da Nova Zelândia, inaugurado na década de 1920, com o objetivo de promover todos os aspectos da cultura Māori. Neste local há professores que treinam pessoas vindas de toda a Nova Zelândia para receber orientação qualificada de mestres entalhadores. Além disso, a escola de tecelagem treina alunos para aprender mais sobre a tecelagem tradicional Māori. É possível assistir os alunos executando as tradições de seus ancestrais.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Não deixe de ver as obras Māori no parque

NOSSA EXPERIÊNCIA DIURNA COM ALMOÇO TÍPICO

Nós fizemos uma visita diurna a Te Puia, já que nosso principal interesse era ver de pertinho os geysers e área geotermal. Nós ficamos impressionados com o local e achamos que precisa estar em qualquer roteiro que se preze na Nova Zelândia.

ENTRADA

Assim que você passar pela bilheteria, entre à esquerda para ter acesso ao Heketanga-ā-Rangi, que pode ser traduzido como “Origens Celestiais”. Trata-se de uma obra de arte contemporânea maori que se encontra na entrada de Te Puia. É inspirado nos diferentes reinos espirituais da cultura Te Arawa e combina escultura, escultura e decoração.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Entrada para o Te Puia
Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Hall de Entrada do parque
Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Pedra sagrada (passe a mão para dar sorte)
ALMOÇO TRADICIONAL MĀORI

Logo que chegamos fomos degustar um almoço típico que já estava incluso no tour incrível que fizemos (que ainda incluía Hobbiton e as Cavernas Waitomo). Como já explicamos anteriormente, a comida hāngi é cozida com uma técnica tradicional embaixo da terra, com pedras quentes. Nós não comemos a carne porque somos veganos, mas ficamos impressionados com a qualidade da comida. O prato é farto e incrivelmente delicioso. A fumaça liberada pelo região geotérmica proporciona um sabor totalmente diferenciado aos alimentos. Recomendamos muito!

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Espaço do Café onde almoçamos
Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Parece um prato super simples, mas o sabor estava incrível
CONHECENDO TE PUIA

Depois de saborear essa deliciosa refeição, começamos a fazer nosso passeio pelo Te Puia. O local é fabuloso. Estava chovendo um pouco no dia em que visitamos, mas tivemos muita sorte. Assim que acabamos de almoçar, um sol maravilhoso apareceu para iluminar o nosso passeio. Voltou a chover apenas no horário em que estávamos indo embora. Nossa rota incluiu alguns dos destaques do parque: a Kiwi House, a piscina de lama Ngā mōkai-ā-Koko, os geysers Kerurū, Prince of Wales Feathers e Pōhutu, o local onde são cozinhados os alimentos em um buraco na terra, a Pikirangi Village, o Rotowhio marae e as escolas de escultura e tecelagem.

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia
Sentados em uma área de pedras quentes em Te Puia
VALE A PENA?

Caminhar pelo parque é muito agradável e tudo é devidamente sinalizado. Ver os geyser de pertinho é uma sensação incrível! Passamos por todos os locais que citamos acima e tivemos tempo para curtir bem o local. Conhecer um pouco mais sobre a cultura māori foi bem bacana também, pois nos permitiu ter uma perspectiva diferente sobre povos que não conhecíamos nada. Foi complementar às nossas visitas a outros lugares que contam histórias de povos da Polinésia, assim como o Polynesian Cultural Center, no Hawaii e o Tjapukai, Parque de Cultura Aborígene na Austrália. Te Puia é um passeio imperdível!

Tjapukai: Parque de Cultura Aborígene na Austrália
Tjapukai, na Austrália, é um outro parque que mostra a cultura local

COMO CHEGAR A TE PUIA

Te Puia fica na Ilha Norte da Nova Zelândia, na famosa cidade de Rotorua, repleta de atrações interessantes. O local fica a 230 km ao sul de Auckland. Se você estiver planejando viajar de carro, você pode fazer uma cotação neste link. Há um estacionamento no local em que você pode estacionar para ir conhecer Te Puia. Caso não tenha carro, há tours que saem de Auckland e incluem Te Puia no roteiro. Confira mais informações a seguir.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

TOURS E EXCURSÕES PARA TE PUIA

Há diversos tipos de tours e excursões bacanas para visitar Te Puia. Algumas delas, incluem visitas a outros lugares, incluindo Hobbiton, a vila dos Hobbits. Nós tínhamos pouco tempo no país e, por isso, decidimos por um tour que incluía Hobbiton, Te Puia e as Cavernas de Waitomo. O dia foi bem cansativo (13 horas e passeio), mas foi um dos melhores tours que já fizemos na vida. Tudo, absolutamente tudo, foi incrível e, por isso, não podemos deixar de recomendar. Nosso grupo era pequeno, com apenas 11 pessoas. Incluímos no tour um  almoço típico em Rotorua (que delícia!) e tivemos um dia incrível. Se tiver interesse em saber mais sobre o tour que fizemos, acesse este link. Veja mais opções interessantes que incluem Te Puia abaixo.

> SEM TRANSPORTE
> COM TRANSPORTE

>> A PARTIR DE AUCKLAND

>> A PARTIR DE ROTORUA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Te Puia

  • Endereço: Hemo Rd, Tihiotonga, Rotorua 3040, Nova Zelândia
  • Horários: de abril a setembro diariamente de 8h às 17h / de outubro a abril diariamente de 8h às 18h
  • Entrada:
    • TE RĀ EXPERIENCE (diurna): NZ$56 – compre online neste link | Com adicionais: Haka: NZ$71 | Kai Ngāwhā: NZ$108
    • TE PŌ EXPERIENCE (noturna): NZ$ 128 – compre online neste link
    • TE RĀ EXPERIENCE + TE PŌ EXPERIENCE: NZ$166 – compre online neste link

Guarde estas dicas no Pinterest!

Te Puia: Fontes Geotermais e Centro Cultural na Nova Zelândia - Viajonários | http://www.viajonarios.com.br/te-puia/ | #viajonarios #novazelandia #tepuia #newzealand #rotorua #geothermal #geotermal #geiser #geyser #maori #tewhakarewarewa #pohutugeyser #pohutu #cultura #centrocultural #parque #parque #lama #piscinadelama #kiwi #kiwihouse #maoriart


Leia mais sobre a Nova Zelândia:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui