Suíça: O que fazer em Zurique – Roteiro de 1 ou 2 dias

0

Que tal conhecer uma das cidades que sempre é relacionada na lista das melhores para se viver, devido à sua excelente qualidade de vida? Este post damos 15 sugestões sobre o que fazer em Zurique e muitas dicas bacanas para aproveitar muito bem sua passagem por lá! Vamos nessa?

A CIDADE DE ZURIQUE

Embora não seja a capital, Zurique é a maior cidade da Suíça com 400 mil habitantes (1,8 milhão se consideramos a sua zona metropolitana). A língua oficial é o alemão, mas em algumas regiões é um dialeto suíço-alemão. A cidade é o lar de um grande número de instituições financeiras e bancos gigantes.

Ao fundo, a Grossmünster, uma das principais igrejas de Zurique
Ao fundo, a Grossmünster, uma das principais igrejas de Zurique

A maioria dos centros de pesquisa e desenvolvimento da Suíça estão concentrados em Zurique e as baixas taxas de imposto atraem empresas estrangeiras para estabelecer a sua sede lá. O transporte público da cidade é incrível e você pode abusar das linhas de trem, tram (um tipo de bondinho) e ônibus. Andar de bicicleta é um esporte popular, bem como um meio de transporte na cidade. Zurique abriga ótimos museus, uma linda Ópera (Opernhaus) e é também sede da FIFA (Federation International of Football Association), a entidade máxima do futebol mundial.

O lago Limmat divide o centro da cidade
O lago Limmat divide o centro da cidade

Vale lembrar que a Suíça não está na “Zona do Euro” e a moeda oficial é o Franco Suíço. E a cidade é bem cara, tanto para comer quanto para se hospedar. Quando desembarcamos em Zurique, depois de uma viagem noturna em que nosso trem atrasou por mais de 3 horas, chegamos morrendo de fome à cidade. Nosso hotel era ao lado da estação e decidimos fazer o check in primeiro e depois sair para comer. Ao lado do hotel ficava um Burger King (nós sempre evitamos fast food durante as viagens) que no momento parecia um oásis porque a fome estava desesperadora. Fizemos o pedido e comemos o que pareceu na hora o melhor sanduíche do mundo! Assim que estávamos de barriga cheia, paramos para pensar quanto tinha saído aquela refeição. Fazendo a conta com a taxa de câmbio da época (setembro de 2012), tínhamos gastado cerca de R$ 70 no Burger King! Portanto, se você decidir ir para lá, vá com a cabeça aberta para isso.

Ruazinhas no centro de Zurique são fechadas para veículos
Ruazinhas no centro de Zurique são fechadas para veículos

QUANTOS DIAS EM ZURIQUE

Zurique é uma cidade compacta que permite que você percorra a pé a maior parte de suas atrações. Em apenas 1 dia é possível conhecer a maior parte das atrações da cidade e percorrer as principais ruas do centro. Em dois dias, você pode incluir os principais museus da cidade e curtir a vida noturna da cidade. Nós ficamos mais dias porque a Ana encontrou com uma amiga que mora em uma cidade ao lado e aproveitamos para fazer passeios em cidades ou regiões próximas que partiam do centro de Zurique. Veja dicas de passeios a partir de Zurique no final deste post.

Uma cidade simples e encantadora
Uma cidade simples e encantadora

SUÍÇA: O QUE FAZER EM ZURIQUE

Separamos 15 atrações para conhecer em Zurique. O mapa interativo abaixo mostra a localização de cada uma delas:

NORTE

1. Hauptbahnhof (Estação Principal)

Aberta em 1847, a estação de trem principal de Zurique (Zürich HB) é a maior estação ferroviária da Suíça. Zurique é um importante pólo ferroviário, com serviços de e para toda a Suíça e os países europeus vizinhos como a Alemanha, Itália, Áustria e França. A estação é belíssima, com uma arquitetura neorenasécentista e 26 plataformas. Abaixo do saguão há um moderno shopping center. Como estávamos viajando de trem pela Europa, ficamos em um hotel ao lado da estação e foi muito conveniente.

A belíssima Hauptbahnhof, a estação principal de Zurique
A belíssima Hauptbahnhof, a estação principal de Zurique

2. Museu Nacional Suíço

Pertinho da Hauptbahnhof fica o Landesmuseum (Museu Nacional Suíço), localizado em um lindo edifício cheio de torres construído em 1898. A exposição do museu leva o visitante desde Pré-História, Idade Antiga e a Idade Média até o século XX . Há uma seção muito rica com a arte gótica, cavalaria e uma ampla coleção de escultuas de madeira litúrgicas, pinturas em painel e altares em talha.

  • Endereço: Museumstrasse 2, 8001 Zurique, Suíça
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h / quinta de 10h às 19h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: CHF 10
Carruagem no Museu Nacional Suíço
Carruagem no Museu Nacional Suíço

OESTE

3. Bahnhofstrasse

Bahnhofstrasse é a principal rua do centro de Zurique e uma das mais caros e exclusivas avenidas comerciais do mundo. A rua é recheada de cafés, lojinhas simpáticas, lojas de grifes famosas e restaurantes estilosos. Não deixe de aproveitar seu passeio por esta rua para saborear as delícias da (Bahnhofstrasse 21, 8001 Zurique, Suíça). A Sprüngli é a confeitaria e chocolateria mais famosa da cidade, pertencente ao mesmo grupo que produz os chocolates Lindt! (Existem tours para visitar o outlet da fábrica da Lindt saindo do centro de Zurique – veja mais informações no final do post.)

Batendo perna na principal rua da cidade, a Bahnhofstrasse
Batendo perna na principal rua da cidade, a Bahnhofstrasse

4. Lindenhof

Lindenhof o local histórico de um antigo castelo romano, situado na colina Lindenhof.  O castelo permaneceu intacto durante a fase inicial da imigração dos povos germânicos no século X e XI, mas foi abandonados durante o século IX, quando foi reconstruído como uma residência para Luís, o Germânico. O local, por sua vez, tornou-se degradado no século XIII. O Lindenhof permaneceu um lugar de reunião civis em tempos modernos. Atualmente, o local serve como um espaço de lazer, um oásis verde e espaço fechado para a circulação de automóveis. Sua posição elevada faz com que seja um lugar perfeito para tirar belas fotografias do centro de Zurique e relaxar depois do almoço.

thumb_P1080709_1024
Prepare-se para subir muitos degraus até o Lindenhof
thumb_P1080727_1024
Fonte na região do Lindenhof
thumb_P1080717_1024
E a vista compensa qualquer caminhada!

5. Augustinerkirche

Augustinerkirche era uma vez uma das cinco principais igrejas na cidade velha de Zurique, juntamente com Fraumünster, Grossmünster, Predigern e Igreja de São Pedro. Primeiramente construída em torno de 1270 como uma igreja românica, na ocasião da Reforma em Zurique, o culto na igreja foi interrompido. No final dos anos 1950, a igreja foi reconstruída de acordo com a estrutura original para abrigar uma Igreja Católica, tendo o nome oficial de Christkatholische Kirchgemeinde Zürich.

  • Endereço: Augustinerhof 8, 8001 Zurique, Suíça
  • Horários: diariamente de abril a outubro de 10h às 17h / de novembro a março de 10h às 16h30
Linda vista do Rio Limmat e das igrejas Augustinerkirche e São Pedro
Linda vista do Rio Limmat e das igrejas Augustinerkirche e São Pedro

6. Igreja de São Pedro

No local onde está hoje localizada a St. Peters Kirche, já estiveram várias igrejas no passado. O atual edifício foi consagrado em 1706 como a primeira igreja construída sob o domínio protestante. O famoso relógio da torre tem um diâmetro de 8,7 m e é o maior relógio de igrejas na Europa. Os sinos são de 1880.

  • Endereço: St. Peterhofstatt, 8001 Zurique, Suíça
  • Horários: de segunda a sexta de 8h às 18h / sábado de 9h às 16h / domingo de meio dia às 17h
Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro

7. Fraumünster

A “Igreja das Mulheres” foi construída sobre as ruínas de uma antiga abadia para as mulheres aristocráticas. Ela foi fundada em 853 por Luís, o Germânico para sua filha Hildegard. Ela já passou por diversas, mudanças, foi destruída e reconstruída e, atualmente, ela pertence à igreja Reformada Evangélica do Cantão de Zurique.

  • Endereço: Münsterhof 2, 8001 Zurique, Suíça
  • Horários: diariamente de abril a outubro de 10h às 18h / de novembro a março de 10h às 16h30
Fraumünster
Fraumünster

8. Lago Zurique

O principal lago da cidade tem origem alpina e mede 1.829 km2. Ele proporciona lindas vistas e um dos lugares mais bonitos para admirá-lo é o Zürichhorn Park, um parque municipal que conta com um belo jardim chinês e muitas esculturas. Durante o verão, muitas atividades esportivas são praticadas neste lago e é possível fazer passeios de barco incríveis. Confira abaixo 2 exemplos de excursões pelos principais atrações turísticas da cidade + Passeio de Barco pelo Lago Zurique:

thumb_P1080903_1024
O belíssimo lago Zurique
thumb_P1080847_1024
Paulo fazendo graça e, ao fundo, um dos barcos que fazem passeios pelo Lago Zurique
thumb_P1080849_1024
Lago Zurique e a cidade ao fundo

LESTE

9. Wasserkirche

A “Igreja da Água” tem esse nome devido ao fato de estar localizada na ilhota de Limmat que, atualmente, está ligada ao continente. A igreja remota ao século X, mas passou por várias reformas e, atualmente, possui uma arquitetura predominantemente gótica.

  • Endereço: Limmatquai 31, 8001 Zurique, Suíça
  • Horários: terça de 9h às 12h / quarta a sexta de 14h às 17h / sábado e domingo de meio dia às 17h / fechada às segundas
O Paulo viu uma mulher enchendo garrafas PET com água do fonte da Wasserkirche e foi lá também
O Paulo viu uma mulher enchendo garrafas PET com água do fonte da Wasserkirche e foi lá também

10. Grossmüster

O Grossmünster é uma igreja protestante em estilo românico. O núcleo do atual edifício perto das margens do Rio Limmat foi construído no local de uma igreja carolíngia, que era, segundo a lenda, originalmente encomendada por Carlos Magno. A construção da atual estrutura começou por volta de 1100 e a igreja foi inaugurada em torno 1220. Dentro dela está a uma estátua de Carlos Magno do século XV.

  • Endereço: Grossmünsterplatz, 8001 Zurique, Suíça
  • Horários: de março a outubro de 10h às 18h / de novembro a fevereiro de 10h às 17h
thumb_P1080967_1024
A belíssima Grossmünster

11. Prefeitura de Zurique

O edifício onde se localiza a Prefeitura de Zurique foi construído entre os anos de 1694 e 1698. Em grande parte, ele permanece em sua condição original e, embora tenha elementos barrocos, suas características básicas são de estilo renascentista. A mistura de estilos também é vista no interior do edifício onde os objetos e obras de arte históricas expostas contam a história da vida política de Zurique.

  • Endereço: Limmatquai 55, 8001 Zurique, Suíça
Prefeitura de Zurique
Prefeitura de Zurique

12. Niederdorf

Esta região é um bairro de Zurique que é conhecido por ter as melhores atrações noturnas de Zurique como bares e restaurantes. O bairro é cheio de lojinhas e alamedas muito bem cuidadas. Ele recebe esse nome devido à Niederdorfstrasse, a principal avenida, onde se encontram muitas lojas de roupas da moda e redes de restaurantes.

Região deliciosa cheia de lojas e restaurantes em um grande calçadão
Região deliciosa cheia de lojas e restaurantes em um grande calçadão

13. Predigerkirche

Primeiramente construída em 1231 como uma igreja românica, a Basílica foi convertida na primeira metade do século XIV, sendo o coro reconstruído entre 1308 e 1350. Foi construída também uma alta torre com sino no topo, algo que era incomum para a época. O local onde a igreja está instalada é considerado o mais alto edifício gótico em Zurique.

  • Endereço: Zähringerpl. 6, 8001 Zurique, Suíça
  • Horários: segunda de meio dia às 18h / terça a sábado de 10h às 18h / domingo de 12h às 17h (inverno) e de 12h às 18h (verão)
Torre pontiaguda da Predigerkirche vista da região do Lindenhof
Torre pontiaguda da Predigerkirche vista da região do Lindenhof

14. Universidade de Zurique

A Universidade de Zurique é a maior universidade na Suíça, com mais de 26 mil alunos. Foi fundada em 1833 a partir as faculdades existentes de teologia, direito, medicina e uma nova faculdade de filosofia. Atualmente, a universidade tem 7 faculdades: Filosofia, Medicina, Ciências Econômicas, Direito, Matemática e Ciências Naturais, Teologia e Medicina Veterinária. A universidade oferece a mais ampla gama de disciplinas e cursos que qualquer outra instituição de ensino superior suíça. O campus da Universidade de Zurique é muito bonito, com edifícios históricos com uma arquitetura incrível.

  • Endereço: Rämistrasse 71, 8006 Zurique, Suíça
Universidade de Zurique
Universidade de Zurique

15. Kunsthaus Zürich (Museu de Arte Moderna de Zurique)

O Kunsthaus Zürich é uma galeria de arte que abriga uma das coleções de arte mais importantes da Suíça. A coleção do museu inclui grandes obras de artistas como Claude Monet, Edvard Munch, Pablo Picasso, Jacques Lipchitz e o suíço Alberto Giacometti. Além disso, as obras de Vincent van Gogh, Édouard Manet, Henri Matisse e René Magritte também fazem parte da coleção, assim como de vários artistas suíços.

  • Endereço: Heimpl. 1, 8001 Zurique, Suíça
  • Horários: de sexta a domingo e terça de 10h às 18h / quarta e quinta de 10h às 20h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: CHF 15 coleção / varia nas exibições temporárias
"Guitare sur un guéridon" (1915) de Pablo Picasso
“Guitare sur un guéridon” (1915) de Pablo Picasso

BÔNUS: MUSEU DO FUTEBOL DA FIFA

É na cidade de Zurique que fica a sede da FIFA, entidade máxima do futebol mundial. Em fevereiro de 2016, foi inaugurado o FIFA World Football Museum um museu para celebrar a história e as conquistas do futebol mundial. Foi aberto, inclusive, um restaurante dentro do Museu, composto por um sportsbar, bistrô e café. Com certeza, visitaremos este museu na próxima oportunidade que estivermos na cidade! E você, já conhece o recém inaugurado Museu do Futebol da Fifa? Deixe seu comentário para a gente e/ou mande sua foto no nosso e-mail (casalcalifornia@viajonarios.com.br) que incluiremos aqui!

  • Endereço: Seestrasse 27, 8002 Zurique, Suíça
  • Horários: de terça a sábado de 10h às 19h / domingo de 9h às 18h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: CHF 24 (compre ingressos online neste link)

ONDE COMER / BEBER

Já comentamos acima sobre a deliciosa Confiserie Sprüngli, a confeitaria mais famosa da cidade. Seguem mais duas dicas imperdíveis em Zurique testadas e aprovadas!

  • Restaurante de Fondue: não deixe de saborear o legítimo fondue suíço em sua passagem pela cidade. Escrevemos um post completinho sobre um restaurante que visitamos e deixamos essa dica aqui: Suíça: Restaurante de Fondue em Zurique.
  • Bar: uma amiga brasileira que mora na cidade e seu marido, que é alemão, nos levaram para um bar super animado que fica pertinho da Hauptbahnhof (Estação Principal). O visual do lugar é super interessante e o ambiente super descontraído! Seguem as informações: Heineken Newsbar (Endereço: Bahnhofplatz 2, 8001 Zurique, Suíça / Horários: de segunda a quinta de 11h à 1h da manhã; sexta de 11h às 2h da manhã; sábado de 16h às 2h da manhã; fechado aos domingos)

TOURS EM ZURIQUE OU A PARTIR DE ZURIQUE

Zurique pode ser uma boa opção caso você tenha interesse em conhecer cidades no interior da Suíça participando de tours ou excursões que saem a partir de Zurique. Há muitas opções disponíveis! Destacamos algumas delas, através do nosso parceiro Viator:


Leia mais sobre Zurique:

Deixe seu comentário