Suíça: Neve o ano todo no Mt. Titlis em Engelberg

0
Foto: titlis.ch

Você pode aproveitar uma viagem pela Suíça passando pelas lindas cidades de Zurique e Lucerna para conhecer o Mt. Titlis, o único dos Alpes Suíços centrais com neve o ano inteiro! Atividades e muita diversão para todas as idades não faltam!

SUÍÇA: NEVE O ANO TODO NO MT. TITLIS EM ENGELBERG

Conhecemos o Mt. Titlis meio que por acaso, porque queríamos aproveitar a nossa viagem pela Suíça para dar um giro rápido pelos famosos Alpes Suíços. E foi assim que acabamos descobrindo a cidade de Engelberg, que está rodeada por montanhas. O local é muito buscado por quem está procurando praticar esportes de inverno, mas também disponibiliza opções de trekkings no verão. Mas, em qualquer época do ano é possível ver neve e sentir um pouco frio no alto do Mt. Titlis, que atinge uma altitude de 3.238 metros e chega, em média, a -14ºC nos meses mais frios.

Antes de começar a subida para o Mt. Titlis
Antes de começar a subida para o Mt. Titlis

Estivemos lá no início do mês de setembro e ainda não estava muito frio. Havia alguns lugares sem neve e foi uma supresa para nós quando chegamos no topo da montanha. Para chegar ao topo do Mt. Titlis é preciso pegar dois teleféricos. O primeiro é pequeno e leva em torno de 20 minutos e tem capacidade para até 6 pessoas. O segundo é um teleférico grande, com capacidade para até 80 pessoas, mas a viagem só dura 5 minutos. Esse segundo teleférico é conhecido como Titlis Rotair e é o primeiro teleférico giratório do mundo! É interessante porque todo mundo consegue olhar um pouquinho da paisagem, independente do lado que está quando entrou. E a vista é incrível, incluindo paredões de pedra, glaciais, geleiras, fendas, picos…

Vista da cidade de Engelberg quando se começa a subir no primeiro teleférico
Vista da cidade de Engelberg quando se começa a subir no primeiro teleférico
Teleférico giratório. Foto: site oficial
Teleférico giratório. Foto: site oficial
Olha o que conseguimos registrar dentro do teleférico! Está escrito em vários idiomas, inclusive português!
Olha o que conseguimos registrar dentro do teleférico! Está escrito em vários idiomas, inclusive português!

O dia está lindíssimo, céu azul, sol e uma visibilidade perfeita! Lá em cima estava frio, mas nem tanto. Fomos preparados com casacos, luvas, gorro e cachecol e, com o decorrer do tempo, fomos tirando algumas peças porque a temperatura estava bem agradável. Embora tenha neve o ano todo no Mt. Titlis a temporada de esqui é limitada (de outubro a maio) porque é preciso garantir a qualidade das pistas com uma quantidade mínima de neve. E, como no verão uma parte da neve derrete, o local fica impróprio para a prática de esqui e snowboarding, mas não para se divertir na neve!

Chegando ao topo do Titlis
Chegando ao topo do Titlis

A primeira coisa que fizemos ao chegar no topo, foi admirar aquela imensidão toda! Montanhas e mais montanhas cobertas de neve, proporcionavam uma vista simplesmente incrível! É quase inacreditável que a meia hora atrás estávamos em um lugar quente e, de repente, estávamos cercados por neve.

titlis-vista-cidade
Olha só essa vista!
titlis-ana-paulo
Foto com os Alpes Suíços ao fundo

O QUE FAZER NO MT. TITLIS

Mesmo com 80 km de pistas, não é só de esqui e snowboarding que vive a estação de Mt. Titlis! Esse é o grande barato do lugar, mesmo fora de temporada ou mesmo para quem nem é tão fã assim de esportes de inverno, há atividades interessantes para fazer no local.

1. CLIFF WALK

Uma ponte metálica estreita de 100 metros de comprimento, que está a 500 metros do chão e a mais de 3.041 metros de altitude, sendo considerada a mais elevada do tipo em toda a Europa.

Cliff Walk, a plataforma que fica a 500 metros do chão. Foto: site oficial
Cliff Walk, a plataforma que fica a 500 metros do chão. Foto: site oficial

2. GLACIER CAVE

Prepara-se para sentir muito, muito frio neste lugar! Mesmo bem agasalhados, tivemos que passar rapidinho por lá porque e frio é intenso e chega a atingir -1,5ºC. Trata-se de uma verdadeira caverna de gelo que fica a 20 metros abaixo de uma imensa geleira. Ao todo, ela tem 150 metros de comprimento, o suficiente para arrepiar todos os pelos do corpo!

titlis-glacier-cave2
No meio da Caverna Glacial
titlis-glacier-cave1
Andando pela Caverna Glacial

3. ICEFLYER

Trata-se de um teleférico aberto que leva para um passeio cheio de adrenalina por cima do glaciar. Lá embaixo, fendas de gelo batem um medo tremendo de cair naquele lugar e não saber onde vai dar!

titlis-skyflyer1
No Skyflyer admirando uma vista linda
titlis-skyflyer2
Olha só nossos pezinhos durante o passeio de Skyflyer!

4. GLACIER PARK

O Iceflyer é a única maneira de chegar até o Glacier Park, um lugar super divertido que alegra tanto crianças quanto adultos. Foi aqui que brincamos de deslizar na neve com um tipo de prancha com aberturas laterais para segurar e sair deslizando por uma pista inclinada. Há também boias em que você entra no meio e vai Dá para variar bastante e descer sozinho ou acompanhado, de frente, de costas, da maneira que quiser. Ele funciona de maio a setembro, período em que as pistas de esqui estão fechadas.

Preparada para deslizar pela neve em um tipo de prancha
Preparada para deslizar pela neve em um tipo de prancha

5. ESQUI E SNOWBOARD

Para utilizar as pistas para praticar esqui e snowboard é preciso pagar um valor a parte, não incluso no valor do ticket do teleférico. Os preços variam de acordo com o período da temporada e pela quantidade de dias que você pretende estar por lá. Confira os preços neste link.

São mais de 80km de pistas para prática de esqui e snowboarding
São mais de 80km de pistas para prática de esqui e snowboarding

ONDE COMER

O complexo oferece vários restaurantes com diversas opções gastronômicas. Consulte conforme o local em que estiver na estação:

  • TITLIS SUMMIT STATION (3.020 metros acima do nível do mar)
    • Panorama Restaurant e Pizzeria
    • Panorama Self-Service Restaurant
    • Chocolate Shop
    • Mövenpick Ice Cream Bar
    • Sandwich Bar (somente no inverno)
    • TITLIS snack bar no terraço de verão
  • STAND (2,450 metros acima do nível do mar)
    • Ski hut (restaurante com garçom)
    • Snack bar no terraço Steinberg
  • TRÜBSEE (1.800 metros acima do nível do mar)
    • Trübsee Alpine Lodge com restaurante self-service
    • Trübsee Bar
    • Igloo village (Vila Iglu)
  • VALLEY STATION (1.000 metros acima do nível do mar)
    • Newsstand
    • Chalet (après-ski bar)
    • Linie 8 (restaurante com garçom ou serviço de pegar e levar)
  • GOLF STUBLI (1.000 metros acima do nível do mar)
    aberto no verão

COMO CHEGAR

CARRO

Você pode alugar um carro em Zurique (85 km de distância) ou Lucerna (35 km de distância) e dirigir até o Mt. Titlis. As estradas suíças são ótimas, bem sinalizadas e muito fáceis de dirigir. O acesso é feito pela rodovia A2. Vale a pena colocar no GPS para não se perder. Uma dica, é comprar um chip de celular internacional para ter acesso a internet. Confira dicas do travel Mobile, o chip de celular pré-pago para usar no exterior com um preço que cabe no bolso..

TREM

Há trens de hora em hora que fazem o caminho direto de Lucerna para Engelberg que leva 45 minutos e sai da estação central, a “Zentralbahn”. Chegando em Engelberg, há um transporte gratuito que leva até a base da montanha.

TOURS & EXCURSÕES

Há muitas opções de tours e excursões saindo de cidades próximas para visitar o Mt. Titlis. É uma maneira fácil e tranquila de conhecer a Suíça, sem se preocupar com transporte ou planejamento detalhado.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Mt. Titlis

  • Endereço: Gerschnistrasse 12, 6390 Engelberg, Suíça
  • Horários: de 8h30 às 17h – confira os horários de funcionamento dos teleféricos aqui
  • Ticket do teleférico: CHF89 (ida e volta)


Leia mais sobre a Suíça:

Deixe seu comentário