Suíça: A charmosa cidade de Lucerna – Roteiro de 1 dia

0

Uma cidade gracinha na Suíça que vale a pena incluir no roteiro é a Lucerna, uma pequena, mas bela cidade, toda organizada, limpa e com vistas belíssimas. Confira um roteiro básico do que conhecer nesta charmosa cidadezinha para quem tem pouco tempo na cidade.

A CIDADE DE LUCERNA

Incluímos a bela cidade de Lucerna no roteiro em bate-volta de uma viagem que fizemos a Zurique (Confira o post – Suíça: O que fazer em Zurique), a aproximadamente 45 minutos de trem. Lucerna, com pouco mais de 80 mil habitantes, é conhecida como uma das mais belas da Suíça e faz jus a esse título. Às margens do rio de mesmo nome, Lucerna é uma opção excelente de passeio tranquilo, lindas vistas e excelente gastronomia em qualquer época do ano.

A linda cidade de Lucerna

O QUE FAZER EM LUCERNA

Colocamos as atrações que são citadas neste post no mapa interativo abaixo para ajudar você a se localizar na cidade. Este é um roteiro simplificado de um bate-volta na cidade, que inclui as atrações mais importantes de Lucerna.

1. KAPELLBRÜCKE – O CARTÃO POSTAL DA CIDADE

A “Ponte da Capela” é o cartão postal de Lucerna e é um dos cenários mais famosos da cidade. Construída em 1333, esta ponte de 204 metros de extensão feita em madeira, foi destruída por um incêndio em 1993 e reconstruída no ano seguinte. No seu interior, pinturas belíssimas e coloridas foram restauradas e decoram o local. Além disso, lindas flores também decoram a parte externa da ponte. Simplesmente, um encanto!

Kapellebrücke
Caminhando pela ponte

2. JESUITENKIRCHE

A Igreja dos Jesuítas é a mais bonita de Lucerna e é considerada uma das mais belas da Suíça. Fundada por Ignácio de Loyola da Ordem dos Jesuítas em 1534, ela é a primeira igreja barroca construída no norte do país. Ela possui detalhes belíssimos e tem um interior ricamente decorado.

  • Endereço: Bahnhofstrasse 11a, 6003 Lucerna, Suíça
  • Horários: diariamente de 6h30 às 18h30 (exceto às segundas e quintas-feiras quando abre às 9h30)

3. WEINMARKT

A “praça do vinho” é uma das principais praças do centro da cidade. O que realmente chama atenção neste lugar é a diversidade de pinturas nas casas ao redor da praça, uma mais linda do que a outra! Admire com calma cada uma delas e pare para tirar várias fotos incríveis.

4. ALTES RATHAUS

O edifício que abriga a prefeitura da cidade fica extremamente bem localizada às margens do Lago Lucerna. Ele foi construído entre 1602 e 1606 influenciado pelo estilo do Renascimento Italiano. Onde antigamente fica a Kornschütte, uma grande loja, é agora um espaço de exposições.

  • Endereço: Kornmarkt 3, 6003 Lucerna, Suíça
O lindo edifício da prefeitura de Lucerna iluminado à noite

5. HOFKIRCHE ST. LEODEGAR

Construída entre 1633 e 1639, a Igreja de St. Leodegar é uma das poucas igrejas construídas no norte da Suíça durante a “Guerra dos Trinta Anos” e um dos belos exemplos arquitetônicos do tardio Renascimento Alemão.

  • Endereço: St. Leodegarstrasse 6, 6006 Lucerna, Suíça
  • Horários: diariamente de 7h às 19h
  • Tours: tours guiados em alemão na primeira sexta-feira de cada mês de 16h30 às 18h30 por CHF 15 – tours em inglês somente com agendamento prévio

6. LÖWENDENKMAL

Um dos símbolos mais importantes da cidade, o “Leão de Lucerna” é uma escultura que mostra um leão moribundo com o objetivo de homenagear os Guardas Suíços que foram massacrados em 1792 durante a Revolução Francesa. O monumento foi esculpido por pelo escultor Lukas Ahorn em um paredão de arenito entre os anos de 1820 e 1821. Uma curiosidade do monumento é que embaixo da escultura há uma lista dos nomes dos oficiais, e o número aproximado daqueles que morreram (DCCLX = 760), e que sobreviveram (CCCL = 350) ao ataque.

  • Endereço: Denkmalstrasse 4, 6002 Luzern, Suíça
  • Horários: 24 horas por dia
Nós e o leão ao fundo
Detalhe do monumento

7. MUSEU SUÍÇO DO TRANSPORTE

O Swiss Museum of Transport fica um pouco mais afastado do centro da cidade, mas vale muito a visita. Inaugurado em 1959, o museu possui exposições com todas as formas de transporte, incluindo locomotivas, automóveis, navios e aeronaves. Sua importância é tamanha que é considerado o principal museu de transporte da Suíça e é o museu mais popular do país. O museu ainda conta com um Planetário e um cinema IMAX.

(Dica: aproveitar para combinar o passeio para passar na deliciosa loja de chocolates Lindt que fica pertinho).

  • Endereço: Lidostrasse 5, 6006 Lucerna, Suíça
  • Horários: diariamente no verão de 10h às 18h / no inverno de 10h às 17h
  • Entrada: CHF 30
  • Como chegar ao museu a partir do centro de Lucerna:
    • caminhada de 30 minutos
    • 8 minutos de trem a partir da Estação de Lucerna (S3 ou Voralpenexpress); parada “Luzern Verkehrshaus” – Horários: www.sbb.ch
    • 10 minutos de ônibus (nº 6, 8 ou 24); parada “Verkehrshaus” – Horários:  www.vbl.ch
    • 10 minutos de barco para “Verkehrshaus-Lido” – Horários: www.lakelucerne.ch

8. PASSEIO DE BARCO PELO LAGO LUCERNA

Um passeio perfeito para dias ensolarados é fazer um cruzeiro de barco pelo lindo Lago Lucerna. Através desse passeio é possível ver a cidade por um ângulo diferente e aproveitar para descansar um pouco as pernas depois do almoço ou de um dia cansativo de caminhadas. Confira essa sugestão de passeio: “Cruzeiro Turístico Panorâmico pelo Lago de Lucerna“.

9. MUSEU RICHARD WAGNER

O alemão Richard Wagner foi um dos maiores maestros e compositores de ópera de todos os tempos. A 2 quilômetros do centro de Lucerna fica o local onde ele viveu e trabalhou entre 1866 e 1872. O acervo reúne manuscritos, cartas, fotografias, instrumentos musicais e muitos itens relacionados à vida e à obra deste grande nome da música clássica.

  • Endereço: Richard-Wagner-Weg 27, 6005 Lucerna, Suíça
  • Horários: 
    • atualmente: de terça a domingo de 10h às 12h e de 14h às 17h / fechado às segundas /
    • a partir de abril de 2017: de abril a novembro de 10h às 17h / de junho a setembro de 10h às 18h – consultar o site para outras datas
  • Entrada: CHF 8
  • Como chegar ao museu a partir do centro de Lucerna: a partir da estação central, pegue o ônibus (linhas 6, 7, 8) e desça no ponto Wartegg. Caminhe por 10 minutos para chegar ao museu.

10. TEM MAIS TEMPO? CONFIRA DUAS DICAS DE PASSEIOS PRÓXIMOS A LUCERNA

MT. PILATUS

O Mt. Pilatus fica pertinho do centro de Lucerna e é uma região que disponibiliza atividades tanto no inverno, quanto no verão. É possível fazer passeios de gôndola e teleférico que permitem desfrutar vistas incríveis dos Alpes Suíços do alto de seus  2.132 metros de altura. Veja algumas dicas de passeios para o Mt. Pilatus:

Teleférico no Mt. Pilatus

MT. TITLIS

Com “neve eterna” no seu topo, o Mt. Titlis é uma excelente opção para quem ama esportes de inverno (possui 80 km de pistas para prática de esqui e snowboarding), mas também é uma ótima ideia para quem quer conhecer os Alpes Suíços fora de época e não morrer de frio. Há muitas atividades interessantes para fazer no local, além da vista simplesmente incrível do alto da montanha de 3.238 metros. Para subir, é preciso pegar o primeiro teleférico giratório do mundo! Diversão garantida para todas as idades!

Leia mais: Suíça: Neve o ano todo no Mt. Titlis em Engelberg

Vista incrível a partir do alto do Mt. Titlis

ONDE COMER EM LUCERNA

Para saborear pratos tradicionais da culinária suíça e apreciar um legítimo fondue de queijo, sugerimos dois restaurantes na cidade:

Em frente ao restaurante Old Swiss House

Para guloseimas, nossas dicas são de chocolates suíços deliciosos:

COMO CHEGAR A LUCERNA

A maneira mais fácil de chegar à cidade é de trem. Você pode conferir os horários e tarifas no site da companhia de trem da Suíça SBB. Confira as distâncias das principais cidades do país:

  • Zurique: 45 minutos
  • Berna: 1 hora
  • Basiléia: 1 hora
  • Genebra: 3 horas e meia

TOURS PARA LUCERNA PARTINDO DE ZURIQUE

Como a cidade conhecida mais próxima é Zurique, nossa dica é que, para quem não quer alugar carro e nem se preocupar em pegar trem, você faça um passeio para Lucerna de ônibus a partir de Zurique. Há muitos tours e excursões disponíveis para a cidade que incluem visitas a outros lugares belíssimos no interior da Suíça. Confira algumas opções:


Leia mais sobre a Suíça:

Deixe seu comentário