Inglaterra: Roteiro em Southampton – do Titanic à Rota Jane Austen

4
Inglaterra: Roteiro em Southampton – do Titanic à Rota Jane Austen

Confira esse roteiro completinho para curtir um dia super bacana na cidade inglesa de Southampton, conhecida devido ao Titanic e por ter sido residência de Jane Austen, uma das maiores escritoras de língua inglesa de todos os tempos!

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE SOUTHAMPTON

Localizada a 110 km do centro de Londres, entre os rios Test e Itchen, e próxima ao mar, Southampton é a maior cidade do condado de Hampshire, com cerca de 260 mil habitantes. Escavações arqueológicas sugerem que a área é habitada desde a Idade da Pedra. Após a invasão romana da Inglaterra em 43 d.C., o assentamento de Clausentum foi estabelecido no que hoje conhecemos como Southampton. Devido a sua localização geográfica, o local se tornou um importante entreposto comercial e posto defensivo. Com a saída dos romanos por volta do ano 410 a.C., os anglo-saxões rebatizaram o local de Hamwic, evoluindo, posteriormente para Hampton. Os ataques vikings a partir de 840 em diante contribuíram para o declínio da cidade no século IX. Contudo, no século X, um assentamento fortificado, que se tornou o Southampton medieval, foi estabelecido.

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Vista do Rio Test
SOUTHAMPTON A PARTIR DO SÉCULO XI

Após a conquista normanda da Inglaterra em 1066, Southampton tornou-se o principal porto de trânsito entre a então capital da Inglaterra, Winchester e a Normandia, região norte da França. O século XIV foi terrível para a cidade. Primeiro, ela foi saqueada por navios franceses em 1338. Em 1348, a Peste Negra chegou à Inglaterra por meio de navios mercantes em Southampton. No século XV, diversas partes da muralha foram erguidas e novas fortificações foram construídas. Até hoje é possível ver e até mesmo caminhar pelas muralhas da cidade. Foi também durante a Idade Média, a construção naval tornou-se uma indústria importante para a cidade.

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Uma parte da antiga muralha da cidade que ainda pode ser vista nos dias de hoje

No século XVIII, Jane Austen, uma das maiores escritoras de língua inglesa de todos os tempos residiu na cidade. A “Jane Austen Trial” é uma rota com 9 lugares pelos quais Austen e sua família passaram por Southampton e, alguns deles, ainda podem ser vistos nos dias de hoje.

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Placa indica que ali foi a Casa de Jane Austen
A HISTÓRIA MARÍTIMA DE SOUTHAMPTON E O NAVIO TITANIC

No século XIX, a cidade experimentou uma grande expansão. A empresa Southampton Docks iniciou a construção de docas na cidade, que se expandiram nas décadas seguintes. De 1904 a 2004, o estaleiro de construção naval de Thornycroft foi um grande empregador em Southampton,  construindo e consertando navios usados ​​nas duas Guerras Mundiais. Em 1912, o RMS Titanic foi construído em Belfast na Irlanda do Norte (a cidade abriga um museu incrível sobre ele) e partiu de Southampton para sua primeira e única viagem. Cerca de 80% da tripulação do famoso navio era nascida na cidade e, aproximadamente um terço de todas as pessoas que sofreram com a tragédia eram de Southampton. Por este motivo, o principal museu da cidade dedica uma de suas exposições a contar a história do navio e dos cidadãos de Southampton envolvidos no evento.

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Exposição no museu SeaCity em Southampton: 80% da tripulação do Titanic era da cidade

O QUE FAZER EM SOUTHAMPTON

Para facilitar a sua visita a Southampton, todas as informações deste post foram colocadas no mapa interativo abaixo. Há dicas de atrações (em azul), lugares que fazem parte da Rota Jane Austen (em verde), opções de comer/beber e para compras (em vermelho). Em seguida, cada uma das atrações será detalhada.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

1. ROTA JANE AUSTEN

1. The Bargate

Descendo a Above Bar St, você encontrará o Bargate, um antigos e mais importantes portões da muralha de Southampton. Ali existe uma placa comemorativa que relembra a primeira visita de Jane Austen à cidade, aos 7 anos de idade, como uma estudante acompanhada por sua prima e sua irmã.

2. All Saints Church

Na esquina da High Street com a East Street ficava a Igreja de Todos os Santos. No entanto, local muito frequentado por Jane quando morou na cidade. No entanto, bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial destruíram esta igreja georgiana. Atualmente, encontra-se apenas uma placa comemorativa relembrando o fato da escritora participar de eventos religiosos no local.

3. The Spa Gardens

Neste local, Arundel Circus, ficava uma fonte de águas medicinais e jardim botânico. Dizia-se que as águas curavam todos os tipos de males, exceto corações partidos. Jane e família costumavam caminhar pelo local quase que diariamente. Os jardins ficam em frente ao Rio Test. Desça os degraus e siga a muralha passando pela Torre Arundel e suba 40 degraus até a Forest View, uma rua estreita com uma área elevada.

4. Casa de Jane Austen

Castle Square, número 2, era onde ficava a casa onde Jane Austen residiu entre os anos de 1807 e 1809. Atualmente, no local fica o Juniper Berry pub. A praça em frente ao pub é, mais ou menos, do mesmo formato e tamanho da praça que existia em frente à casa de Jane no século XIX.

5. The Long Rooms

The Long Rooms foram construídos em 1767 por John Martin. Este era um local de eventos de dança e bailes, os quais ocorriam em média 4 noites por semana. A família Austen foi convidada para participar dos eventos a partir de 1807, assim que se mudaram para Southampton.

6. Theatre Royal

Passando a Medieval Merchant’s House (nossa dica #6), fica o Teatro Real. Neste local,  Jane e sua família assistiram a duas peças de teatro do comediante John Bannister, no ano de 1807.

7. The Water Gate

No Cais Water Gate, Jane e sua família embarcaram, em 1807, rumo à cidade de Hythe (pertinho de Dover, no litoral da Inglaterra). O objetivo do passeio era tomar um chá da tarde com o Sr. e a Sra. Palmer, que estavam hospedados no local.

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Vista da área do cais de Water Gate

8. The Platform

Essa área é comumente chamada de “a praia”. Este era um local que fazia uma curva ao redor do Cais Cross House e era um lugar popular para caminhadas entre árvores na cidade, inclusive a família Austen. Durante o inverno de 1807, Frank, irmão de Jane, aproveitou o lugar, coberto pelo gelo, apropriado para patinar.

9. The Dolphin Hotel

Acredita-se que o irmão de Jane, Frank, levou-a para dançar no Dolphin Hotel para celebrar o seu aniversário de 18 anos, em 1793. Cartas trocadas por ela com outras pessoas confirmam que ela voltou a dançar no local em 1808 e 1809. O hotel conta com um grande salão de bailes, com belíssimas janelas, no primeiro andar.

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Dolphin Hotel

2. MUSEUS & GALERIAS DE ARTE

>  SEACITY MUSEUM

O SeaCity Museum é um museu fundado em 2012. A data foi escolhida para homenagear  o centenário em que o famoso navio RMS Titanic partiu da cidade. Grande parte da tripulação era nascida e/ou residente em Southampton. O museu contém duas exposições permanentes, uma dedicada à conexão de Southampton com o RMS Titanic e a outra ao papel da cidade como porta de entrada para o mundo. Um terceiro espaço para exposições temporárias está alojado em uma extensão de pavilhão construído para o Centro Cívico.

  • Endereço: Havelock Rd, Southampton SO14 7FY, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: £8.50

>  SOUTHAMPTON CITY ART GALLERY

A Southampton City Art Gallery é uma galeria de arte localizada no Centro Cívico da cidade. Fundada em 1939, ela foi muito danificada durante a Segunda Guerra Mundial. A coleção de arte da galeria cobre seis séculos de história da arte européia, com mais de 3,5 mil obras. Além da exposição, á hum programa de atividades educacionais, oferecendo oportunidades para um maior acesso, envolvimento e compreensão da arte para pessoas de todas as idades.

  • Endereço: Civic Centre, Commercial Rd, Southampton SO14 7LY, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 15h / sábado de 10h às 17h / fechada aos domingos
  • Entrada: gratuita

> SOLENT SKY

O Solent Sky é um museu cuja temática é a aviação. Ele descreve a história da aviação em Southampton, a área de Solent e Hampshire. Há um foco especial na empresa de aviões Supermarine, com sede em Southampton, e seus produtos mais famosos, o hidroavião Supermarine S.6 e o Supermarine Spitfire, projetados por R. J. Mitchell.

  • Endereço: Albert Rd S, Southampton SO14 3FR, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h
  • Entrada:  £7.50

3. CAMINHADA PELAS MURALHAS

É possível ver partes da antiga muralha medieval em diversos pontos da cidade e até mesmo caminhar sobre ela em alguns trechos. Há placas informativas em diversas áreas, principalmente próximas às antigas torres de proteção. As melhores áreas para caminhar pelas muralhas é na região de Westgate e da Arundel Tower (perto ao lindo shopping Westquay)  até o Bargate.

4. TUDOR HOUSE & GARDENS

Este prédio histórico construído em 1491. Ela fica localizada exatamente em frente à Igreja de St Michael, que falaremos em seguida. A parte mais antiga da casa é uma residência formada construída em 1180. Essa é uma das atrações mais interessantes da cidade. Após comprar o ticket na bilheteria, você vai ser dirigido a uma sala onde assistirá a uma apresentação audio-visual antes começar a explorar os jardins e os cômodos.

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Fachada da Tudor House
Um pouco de história

No século XIV, o comerciante e prefeito de Southampton, John Whytegod, morava na propriedade. Após a invasão francesa de Southampton em 1338, as muralhas foram transformadas no que viria a ser as muralhas defensivas de Southampton. Suas janelas e portas foram preenchidas ou substituídas por fendas de armas.

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Área antiga das muralhas
Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Canhão na área das muralhas

No século XV, o corpo principal da casa foi ampliado. Durante o período Tudor, a casa era um lar para membros influentes da sociedade de Southampton, incluindo importantes juizes e um chefe do Banco do Rei. Durante esse período, a Casa Tudor era de propriedade de armadores, e é provável que a casa tenha sido usada como local de alojamento para marinheiros e corsários.

Tornado-se um Museu

Em 1886, quando a casa foi ameaçada de demolição, o filantropo local William Spranger comprou a casa, reconhecendo sua importância histórica. Através de uma campanha, ele conseguiu abrir a casa como um museu em 1912. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua adega foi usada como abrigo antiaéreo. Felizmente, a casa ficou intacta.

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Área interna da casa
Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
O museu mostra como era a vida na época Tudor
Jardins

O jardim foi inicialmente desenvolvido no século XVI e era visto como uma extensão da própria casa. O jardim atual é uma recriação de um jardim Tudor. As plantas no jardim são representativas dos tipos de plantas que teriam sido encontradas durante o período Tudor, particularmente ervas e plantas comestíveis.

Curiosidade

Nos séculos XVI e XVII, a casa era usada como casa mercantil como fábrica e loja de tecidos. Durante a restauração, em 2007, os conservadores descobriram que várias paredes estavam cobertas de pichações que datavam entre 1570 e 1620. As imagens incluem navios, caricaturas de pessoas e animais exóticos.

  • Endereço: Bugle St, Southampton SO14 2AD, UK
  • Horários: de segunda a quinta de 10h às 15h / sábado e domingo de 10h às 17h / fechada às sextas-feiras
  • Entrada: £5 / combo com o SeaCity Museum £12
Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Sala onde a visita começa com uma apresentação audio visual
Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
A arquitetura e decoração da casa impressionam

5. IGREJA DE ST MICHAEL

Esta é a igreja mais antiga que ainda estão em pé na cidade. Ela foi fundada em 1070 e foi a única que sobreviveu ao longo dos séculos das 5 igrejas originais que foram erguidas na Southampton medieval. Como Southampton se tornou um dos portos mais importantes da Inglaterra durante o período Medieval, a igreja era muito frequentada, sendo ampliada com capelas no século XIII. A torre da igreja foi inicialmente construída no século XV e reconstruída em 1732. Em 1887, para torná-la um marco para o transporte marinho, ela foi aumentada e, atualmente, possui pouco mais de 50 metros de altura. Por sorte, a igreja teve pouquíssimos danos durante a Segunda Guerra Mundial, embora grande parte de Southampton tenha sido devastadas por bombas.

  • Endereço: Bugle St, Southampton SO14 2AD, Inglaterra
  • Horários: não divulgados
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Igreja de St Michael

6. MEDIEVAL MERCHANT’S HOUSE

A “Casa do Mercador Medieval” era uma residência e local de trabalho que ficava em uma das ruas mais movimentadas da Southampton no período medieval. Ela foi restaurada à sua aparência em meados do século XIV e, internamente, possui réplicas do mobiliário da época. Sua localização é próxima a um trecho da muralha medieval da cidade que foi construída para defender Southampton contra ataques marítimos.

  • Endereço: 58 French St, Southampton SO1 0AT, Inglaterra
  • Horários: de abril a setembro aos sábados e domingos de 11h às 16h / fechada entre outubro de março
  • Entrada: £4.80
Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Medieval Merchant’s House

7. HOLYROOD CHURCH

Acredita-se que esta igreja remonta um período anterior ao da conquista normanda da Inglaterra em 1066. Durante o século XV, época próspera em Southampton, esta igreja passou por uma série de melhorias, incluindo a instalação de novas e maiores janelas. A igreja foi em grande parte reconstruída novamente em 1849-50. Esta reconstrução seguiu o desenho original e reteve partes da igreja do século XIV, incluindo a capela-mor, o corredor e a torre. No entanto, ela foi severamente danificada durante os bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial. A torre do relógio, contudo, permaneceu de pé e praticamente intacta, com o próprio relógio sofrendo apenas pequenos danos. Em 1957, as ruínas foram convertidas em um memorial para a Marinha Mercante.

  • Endereço: 3-5 Bernard St, Southampton SO14 3AU, Inglaterra
  • Horários: enquanto tiver luz solar
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Vista externa da igreja

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Área interna da igreja sem teto e a maior parte das paredes e estruturas

TOURS EM SOUTHAMPTON E ARREDORES

ONDE COMER/BEBER EM SOUTHAMPTON

Aqui está uma seleção bem bacana de bares, restaurantes e pubs em Southampton. Há dicas gastronômicas bacanas para todos os gostos e bolsos.

RESTAURANTES

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Salada Caesar do restaurante Prezzo

BARES / PUBS / GASTROPUBS 

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
A florida fachada do pub Duke of Wellington

ONDE COMPRAR EM SOUTHAMPTON

Se você tiver planos de aproveitar a viagem a Southampton para fazer umas compras, pode conferir as opções em dois grandes shoppings:

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
O moderníssimo Westquay Shopping Centre

ONDE SE HOSPEDAR EM SOUTHAMPTON

Caso você esteja planejando ficar mais tempo na cidade, aqui está uma lista de sugestões de hotéis bem localizados e bem avaliados em Southampton:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Inglaterra: Roteiro em Southampton - do Titanic à Rota Jane Austen
Um dos quartos acolhedores do Mercure Southampton Centre Dolphin Hotel. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A SOUTHAMPTON

É bem fácil chegar de trem a Southampton partindo de Londres. Os trens saem da estação London Waterloo e chegam à estação Southampton Central depois de 1h15 a 1h30 de viagem. Recomendamos comprar os tickets no site da Trainline. As atrações da cidade são acessadas facilmente a pé. Para mais informações, leia o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Guarde estas dicas no Pinterest!

Inglaterra: Roteiro em Southampton – do Titanic à Rota Jane Austen - Viajonários


Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

RESERVA DE HOTEL: Utilize o Booking.com para sua hospedagem!

ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars o preço nas principais locadoras do mundo!

INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕES: Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

SEGURO VIAGEM: Cote com a Seguros Promo diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!

TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Reserve seu transfer pelo Taxi2Airport em diversos aeroportos pelo mundo!

TREM NA EUROPA: Encontre os melhores preços de bilhetes de trem na Trainline!

CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui