Sky Garden: Vista panorâmica e gratuita de Londres

0

Uma das coisas mais bacanas para se fazer em Londres é ver a cidade de cima. Existem várias opções interessantes como o subir no The Shard, o prédio mais alto de Londres, ou na Tower Bridge, Catedral de St. Paul, The Monument. No entanto, todas essas opções são pagas. No Sky Garden, você tem uma vista panorâmica e gratuita de Londres. Mas é preciso se programar para aproveitar esta atração. Vem ver como!

O PRÉDIO “WALKIE TALKIE”

Antes de mais nada, vale a pena começar falando que o Sky Garden é uma área que fica dentro de um famoso prédio de Londres, o 20 Fenchurch Street, apelidado carinhosamente de “Walkie Talkie” devido ao seu formato característico. Ele foi finalizado em abril de 2014 e tem 160 metros de altura, o que o faz ser o 12º prédio mais alto de Londres. O Sky Garden, do qual falaremos em seguida, foi inaugurado um pouco depois, em janeiro de 2015.

the_shard27
O Walkie-Talkie com seu formato peculiar

SKY GARDEN: VISTA PANORÂMICA E GRATUITA DE LONDRES

O Sky Garden é uma área localizada no topo do “Walkie Talkie”, no 35º andar. Esta área toda envidraçada proporciona uma vista panorâmica e belíssima de Londres. Logo na entrada, saindo do elevador, já dá para ter uma ideia da beleza do local. Seguindo em frente, chega-se a uma varanda envidraçada que é aberta na parte de cima. Ou seja, se estiver ventando muito, sentir frio é inevitável. Por isso, leve um gorrinho e vá agasalhado para conseguir curtir a vista e tirar muitas fotos.

Terraço no Sky Garden
Terraço no Sky Garden

A vista a partir da varanda permite ver em frente o Rio Tâmisa, a prefeitura de Londres, o navio HMS Belfast.

sky-garden20
Primeira visão que se tem chegando-se ao terraço
sky-garden19
HMS Belfast e Prefeitura de Londres

À esquerda, uma linda vista da Torre de LondresTower Bridge e, mais ao fundo, Canary Wharf, a nova área financeira de Londres e do estádio Olímpico utilizado nas Olimpíadas de 2012.

sky-garden3
Vista da Tower Bridge e da Torre de Londres
sky-garden7
Torre de Londres em detalhes
sky-garden8
Área de Canary Wharf ao fundo

Saindo da varada e entrando na área envidraçada, há um Café e Bar, chamado Sky Pod Bar, e várias mesinhas e cadeiras para quem quer comer um lanche rápido ou tomar um drink. Nas laterais, há escadas que levam ao topo onde há dois restaurantes: o Fenchurch, que conta com uma varada; e o Darwin Brasserie. Há também um bar, o City Garden Bar, que fica na parte traseira.

sky-garden5
Na área central e superior ficam os restaurantes
sky-garden14
Terraço do restaurante Fenchurch
sky-garden15
Vista panorâmica
sky-garden16
Vista a partir do terraço do restaurante Fernchurch

O caminho das escadas é decorado com plantas, o que faz jus ao nome Sky Garden (Jardim do Céu, em inglês). Na parte traseira é possível observar outros dois famosos prédios da City de Londres: o Leadenhall Building, que tem o formato de uma pirâmide e o 30 St Mary Axe, mais conhecido como “The Gherkin“, devido ao seu formato que lembra um pepino.

Jardins do Sky Garden ao lado das escadas
Jardins do Sky Garden ao lado das escadas
sky-garden10
Área traseira onde fica o City Garden Bar
sky-garden9
E a vista dos prédios famosos The Leandehall Building e Gherkin

As escadas do lado direito do prédio permitem ter uma linda vista da Catedral de St. Paul,  do museu de arte moderna Tate Modern, da linda e suspensa Ponte Millennium. À direita mais longe, estão a London Eye e o Parlamento do Reino Unido, com destaque para o Big Ben. Você ainda pode ver a BT Tower, e o distante estádio Wembley, além de diversos prédios localizados no centro de Londres.

sky-garden13
Escadas laterais e a linda vista da cidade
sky-garden11
Linda vista do centro de Londres
sky-garden12
Detalhe da Catedral de St. Paul
sky-garden18
Tate Modern e, ao fundo, London Eye e o Big Ben

COMO VISITAR O SKY GARDEN: SÓ COM RESERVA!

A visita ao Sky Garden é totalmente gratuita. No entanto, é preciso fazer reserva antecipadamente. Para isso, acesse este link e selecione a data que gostaria de visitar. Você vai perceber que dias próximos a data atual estarão com ingressos esgotados ou quase. Clique sobre cada um dos dias que aparecem disponíveis e veja o horário que ainda tem disponibilidade para visita e quantas vagas ainda estão disponíveis. O sistema costuma liberar datas para as próximas 3 semanas e assim que elas aparecerem disponíveis, é preciso reservar rapidamente, porque os ingressos se esgotam em um piscar de olhos.

PASSO 1: Selecione a data e hora da visita:

skygarden-agendamento
Selecione a data e hora. Figura: reprodução site oficial

PASSO 2: Selecione o número de pessoas que farão a visita (número de adultos, crianças (menores de 16 anos) e pessoas que precisam de assistência – dificuldade de locomoção ou cadeirantes).

skygarden-agendamento2
Selecione o número de adultos, crianças e quem necessita de assistência. Figura: reprodução site oficial

PASSO 3: Neste exemplo, selecionamos 2 adultos. É preciso colocar os dados de Nome, Sobrenome, Email e Telefone Celular. Se você for uma das pessoas que visitará, basta deixar ativado o campo “Are you the attendee? – Yes, use my details” para não ter que repetir os dados de um dos visitantes. Coloque as informações de todos os visitantes e prossiga.

skygarden-agendamento3
Informe os dados dos visitantes. Figura: reprodução site oficial

PASSO 4: Depois de reservar os tickets, você os receberá por email em um arquivo anexo em formato PDF. Você pode imprimir ou levar no seu celular ou tablet e mostrar no dia da visita. Dica: Caso você precise alterar algum dado, é só clicar no link do email que você receberá e poderá alterar nome do visitante e/ou mudar a data do seu agendamento.

DIA DA VISITA

O acesso é feito pela entrada “Francis Golding Terrace”. É preciso entrar na fila para ter seu ticket e documento de identidade verificado (o nome do ticket tem que ser o mesmo do documento de identidade – não precisa ser passaporte, pode ser qualquer documento brasileiro com foto, como carteira de motorista, por exemplo). Em seguida, você passará pelo detector de metais e raio-x, para entrar no elevador rumo ao 35º andar.

Fila na entrada do prédio
Fila na entrada do prédio

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Sky Garden

  • Endereço: 1 Sky Garden Walk, Londres EC3M 8AF
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 18h / sábado e domingo de 11h às 21h
  • Entrada: gratuita
  • Importante: É obrigatório fazer reserva antecipadamente (2 semanas antes, em geral)


Leia mais sobre locais com vistas panorâmicas de Londres:

Deixe seu comentário