Londres: Tour no teatro Shakespeare’s Globe

0

Quer fazer algo diferente em Londres? Uma opção interessante é conhecer o Shakespeare’s Globe, um teatro recheado de história que leva o nome do dramaturgo mais famoso do mundo, William Shakespeare. O teatro disponibiliza tours guiados e uma exposição bem bacana sobre Shakespeare. Veja o que encontrar por lá.

O SHAKESPEARE’S GLOBE

A cidade original do dramaturgo Shakespeare (1564-1616) é Stratford-upon-Avon, que já retratamos no post “Inglaterra: Stratford-upon-Avon – 1 dia na cidade de Shakespeare“. No entanto, Londres também contou com a presença de um teatro em que eram encenadas peças famosos de Shakespeare. Em 1599, um teatro chamado Globe Theatre foi construído em Londres pela companhia de teatro de Shakespeare. Ele foi destruído durante um incêndio, em 1613, e reconstruído no ano seguinte. No entanto, ele foi fechado em 1642, quando o Parlamento Inglês ordenou o fechamento de todos os teatros de Londres. Em 1644, o teatro foi demolido. Somente em 1660, depois que a Restauração inglesa trouxe o Rei Charles II ao poder na Inglaterra, a proibição teatral foi revista.

Casa onde Shakespeare nasceu na cidade de Stratford-upon-Avon, onde tudo começou

O Shakespeare’s Globe que conhecemos hoje é um edifício relativamente novo, construído em 1997, a 230 metros do teatro original. Ele foi fundado pelo ator e diretor Sam Wanamaker, que procurou recriar o mesmo estilo de teatro do século XVI, criando uma réplica o mais próximo possível do original, todo feito em carvalho inglês. Por questões de segurança, a capacidade foi reduzida de 3 mil para 1,4 mil expectadores.

  • Curiosidade: Para quem quiser visitar o local onde ficava o teatro original, onde atualmente fica um condomínio de apartamentos, o endereço é: Anchor Terrace, 3-13 Southwark Bridge Rd, London SE1 9HQ, Reino Unido. É possível ver uma faixa preta escrito “The Globe” no chão que marca onde o teatro ficava a partir da Park Street (virando a esquina).

O QUE VISITAR NO SHAKESPEARE’S GLOBE

O Shakespeare’s Globe é um grande complexo com um teatro a céu aberto, um teatro indoor aberto em 2014, restaurantes e cafés, uma exposição sobre a vida e obra de Shakespeare e uma lojinha de presentes. Não é preciso fazer reservas para visitar o local. Diariamente há tours a cada meia hora. O ticket comprado inclui um tour guiado pelo teatro principal e uma visita à exposição sobre Shakespeare.

Entrada para os tours

A EXPOSIÇÃO DE SHAKESPEARE’S GLOBE

A exposição possui 2 andares e conta, de forma muito didática, detalhes sobre a vida e obra de Shakespeare. Vários objetos utilizados em suas peças de teatro estão em exposição, bem como figurinos. É possível entender um pouco mais sobre o contexto da época e a importância do dramaturgo para a cultura inglesa. Para ver toda a exposição, você vai gastar em torno de 45 minutos a 1 hora. Por isso, programe-se direitinho para não perder o horário do seu tour. Talvez, valha a pena primeiro fazer o tour e, depois, voltar ao local da exposição para ver tudo sem pressa.

Maquete do teatro original na exposição
Figurinos utilizados nas peças
O elegante vestido do figurino da Rainha Elizabeth I
Instrumentos musicais utilizados nas apresentações
Área do piso inferior da exposição vista de cima 

O TOUR NO SHAKESPEARE’S GLOBE

Depois de comprar os ingressos na bilheteria, você terá que passar pela área em que fica a exposição e se dirigir até o piso inferior. Lá, uma guia irá chamar pelas pessoas do tour no horário. Antes mesmo de começar o tour, ela pergunta quem prefere ter informações em outros idiomas, já que não domina o inglês. Se for o seu caso, peça um folheto explicativo em português com informações importantes sobre o teatro. Muito do que a guia falará durante o tour está escrito no folheto. Em seguida, fomos para a área externa, onde fica o teatro. A guia começou a passar informações sobre a construção e curiosidades. Por sorte, o dia estava frio, porém com um belíssimo céu azul. Isso é importante durante a visita, uma vez que o teatro é aberto e, se estiver chovendo, vai atrapalhar bastante.

Onde o tour começa
O incrível palco
Bancos em que o público fica em 3 andares

Muitos detalhes sobre peças de Shakespeare encenadas no local foram informadas pela guia. As peças rendiam sempre casa cheia e os ingressos eram muito baratos. Sentamos nos bancos de madeira onde se senta o público e visitamos as cabines elevadas onde, no teatro original, os mais abastados costumavam se sentar. A guia nos contou toda a história sobre a construção e destruição do teatro pelo incêndio e a reconstrução dele. É permitido tirar fotos à vontade durante todo o tour.

Corredores do teatro
Bancos de madeira
Vista do palco

ONDE COMER NO SHAKESPEARE’S GLOBE

O teatro disponibiliza várias opções gastronômicas em suas dependências. Há cafés, bares e restaurantes para todos os gostos:

COMO CHEGAR O SHAKESPERARE’S GLOBE

Para chegar até o local de metrô, utilize uma das seguintes estações:

  • Blackfriars: atendida pela District Line (verde) Circle Line (amarela) e caminhe por cerca de 10 minutos
  • Mansion House: atendida pela District Line (verde) Circle Line (amarela) e caminhe por cerca de 10 minutos
  • London Bridge: atendida pela Northern Line (preta) e Jubilee Line (cinza) e caminhe por 15 minutos
  • Southwark: atendida pela Jubilee Line e caminhe por 15 minutos
  • St Paul’s atendida pela Central Line (vermelha) e caminhe por 15 minute walk

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Shakespeare’s Globe

  • Endereço: 21 New Globe Walk, London SE1 9DT
  • Exposição: diariamente de 9h às 17h
  • Tours: diariamente de 9h30 às 17h / início a cada meia hora / em inglês, mas é oferecido material em diversos idiomas, inclusive português
  • Entrada (Exposição + Tour):  £16

Leia mais sobre atrações diferentes em Londres:

Deixe seu comentário