San Francisco: Museu da Família Disney

Se você gosta das animações da Disney, dos personagens e dos parques temáticos, com certeza vai adorar conhecer como tudo começou! A história da Disney desde os primórdios é contada em detalhes em uma exposição bem bacana no Museu da Família Disney localizado na cidade de San Francisco, Califórnia. Venha conosco conhecer um pouco mais da brilhante história de uma das empresas mais bem sucedidas do mundo e que faz parte dos sonhos de toda criança!

Fachada do edifício em que se localiza o Museu da Família Disney

O MUSEU DA FAMÍLIA DISNEY

Inaugurado em 2009, o The Walt Disney Family Museum é um museu que mostra a vida e o legado de Walt Disney, cartunista, empreendedor, produtor e co-fundador da Walt Disney Company, junto com o seu irmão Roy O. Disney. O museu está localizado na região do The Presídio em San Francisco, fazendo parte da Golden Gate National Recreation Area.

Entrada do museu. À esquerda ficam um Café, Loja. Á direita fica a bilheteria e a entrada do museu

Ao lado da bilheteria ficam várias estantes envidraçadas com vários prêmios ganhos pelos estúdios Disney, inclusive os Oscars. Basta seguir a parede de prêmios e você chegará a entrada do museu e mostrar o ticket para o funcionário responsável.

O corredor com as estantes envidraçadas
O corredor com as estantes envidraçadas
thumb_DSC00131_1024
A estante de Oscars

A EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA FAMÍLIA DISNEY

A exposição permanente do museu é dividida em 10 partes, desde o nascimento de Walter Elias Disney, mais conhecido por Walt Disney, em 1901 em Chicago, a mudança de sua família para o estado do Missouri, e toda a trajetória de sua carreira, vida pessoal até a sua morte em 1966, na Califórnia.

1. Os primeiros anos de Walt Disney (1901 a 1923)

Walt Disney nasceu em Chicago, IL em 5 de dezembro de 1901 e, em 1906, sua família se mudou para uma fazenda no estado americano do Missouri, onde ele aprendeu a desenhar. Em 1917, a família mudou-se para Chicago, onde Walt criou desenhos animados para seu anuário da escola secundária, teve aulas no Instituto de Arte de Chicago, e tentou se alistar no Exército dos EUA. Rejeitado por ser menor de idade, ele se juntou à American Ambulance Corps e chegou à França no final da Primeira Guerra Mundial. Quando Walt retornou aos Estados Unidos, ele se estabeleceu em Kansas City e conseguiu um emprego em um estúdio de arte comercial. Em 1920, enquanto trabalhava em uma empresa de publicidade, Walt descobriu o mundo fantástico de animação. Mantendo o seu trabalho durante o dia, ele começou a fazer bobinas de anúncios e curtas de animação com o artista Ub Iwerks. Mas a empresa logo faliu e Walt, aos 21 anos, mudou-se para Califórnia, com US$ 40 em seu bolso. Tudo é mostrado nesta primeira parte da exposição, com muitas fotos da família Disney e objetos da época.

Ambulância usada na Primeira Guerra Mundial em exposição no museu
Ambulância usada na Primeira Guerra Mundial em exposição no museu

2. Hollywood

Walt chegou à Califórnia em 1923 com a esperança de encontrar trabalho como diretor. Mas quando ele recebeu um contrato para o seu próprio trabalho, ele lançou a Disney Bros. Studio com seu irmão Roy. Até o final de 1924, Walt estava se concentrando no desenvolvimento e direção de histórias e já não estava trabalhando como animador. Após várias peripécias de negócios, Walt Disney criou o ratinho Mickey Mouse, que tornou a Disney Bros. Studios como o estúdio de animação líder nos EUA. Na exposição há trabalhos artísticos originais, incluindo os primeiros desenhos conhecidos do Mickey Mouse, ilustrando o sucesso sensacional da Disney com seu personagem.

Como tudo começou para Walt Disney em Hollywood
Como tudo começou para Walt Disney em Hollywood
Frames do Steamboat Willie, terceira animação do Mickey Mouse, que mudou para sempre a história da animação
Frames do Steamboat Willie, terceira animação do Mickey Mouse, que mudou para sempre a história da animação
Detalhe dos primeiros desenhos originais do Mickey
Detalhe dos primeiros desenhos originais do Mickey
Muitos objetos com o Mickey Mouse
Muitos objetos com o Mickey Mouse

3. Novos Horizontes

Com o sucesso do Mickey Mouse da Disney, ampliou-se o então recém renomeado Walt Disney Studios. Nos anos seguintes, o estúdio criou os primeiros desenhos animados Technicolor de três lâminas, introduziu uma câmera multiplano para criar a ilusão de profundidade em filmes de animação, e desenvolveram-se estilos distintos de movimento e personalidade nos personagens.

Muitos desenhos novos dos estúdios Disney
Muitos desenhos novos dos estúdios Disney
Videos que explicam a evolução das animações
Videos que explicam a evolução das animações
Quadrinhos da Disney
Quadrinhos da Disney

4. Branca de Neve e os Sete Anões

Tendo redefinido a arte da animação, Walt se atreveu a produzir um filme de longa-metragem, Branca de Neve e os Sete Anões. O filme estreou em 21 de Dezembro de 1937, e Disney ganhou um Oscar exclusivo para o filme inovador: um Oscar de tamanho padrão e sete peças fundidas em miniatura.

Oscar ganho pelo filme A Branca de Neve e os Sete Anões
Oscar ganho pelo filme A Branca de Neve e os Sete Anões
Os Sete Anões
Os Sete Anões

5. Novo Sucesso e Ambições Maiores

Após o sucesso mundial de Branca de Neve, Disney Studios construiu uma nova casa na cidade de Burbank, na Califórnia, e produziu ainda mais ambiciosos recursos, como Bambi, Pinóquio e Fantasia. Embora bem vistos pela crítica, nenhum dos filmes foi imediatamente bem sucedido financeiramente, em parte porque as receitas no exterior foram afetados pela Segunda Guerra Mundial.

thumb_DSC00214_1024
Detalhes sobre a inauguração do novo estúdio Disney, em Burbank, Califórnia
thumb_DSC00218_1024
Detalhes da animação Pinóquio

6. Final dos anos 1930 até meados dos anos 1940

O período que abrangeu a Segunda Guerra Mundial foi muito difícil na vida de Walt, incluindo as mortes de seus pais, uma greve nos estúdio que ameaçava a viabilidade da empresa, e um período em que os militares dos EUA utilizaram parte do estúdio como base. A empresa lançou Dumbo e produziu filmes de treinamento para os militares, curtas de serviço público, e filmes moralizadores. Walt embarcou em uma turnê pela América do Sul para fortalecer os laços entre os EUA e os países latino-americanos. Mais tarde, ele produziu dois filmes de animação com temática latino-americana com base na viagem.

thumb_DSC00230_1024
Zé Carioca foi um dos personagens criados durante a Segunda Guerra depois de uma visita de Walt pela América Latina
thumb_DSC00238_1024
Materiais de guerra
7. Reconstrução no Pós-Guerra: meados dos anos 1940 até o início dos anos 1950

Com o fim da guerra, Walt e Roy encontraram novas saídas criativas para a animação e aventuraram-se em produções live-action. Eles desenvolveram novos filmes para teatros que combinavam filmes de curta e de longa-metragem de animação, bem como filmes que combinavam ação live-action e animação. Além disso, o estúdio produziu os enormes sucessos  Cinderela, Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, e A Dama eo Vagabundo, primeiro longa-metragem animado em formato wide-screen do estúdio. Walt Disney também produziu suas primeiras características live-action, incluindo Treasure Island e 20.000 Léguas Submarinas.

Cinderella, uma das animações de sucesso no período pós a Segunda Guerra Mundial
Cinderella, uma das animações de sucesso no período pós a Segunda Guerra Mundial

8. Walt e o Mundo Natural

Walt também se aventurou em documentários durante os anos 40 e início dos anos 50. O primeiro deles foi um documentário sobre a natureza, chamado Seal Island, que conta os hábitos sazonais das focas e que venceu o Oscar em 1949 de melhor documentário curta-metragem. Exposições na galeria incluem alguns dos equipamentos especializados utilizados na produção da série “True-Life Adventures”. Uma vista deslumbrante da Ponte Golden Gate e da baía de San Francisco podem ser vistas a partir desta galeria.

thumb_DSC00252_1024
Exposição com os documentários produzidos pela Disney
Vista da Ponte Golden Gate a partir desta galeria envidraçada do Museu
Vista da Ponte Golden Gate a partir desta galeria envidraçada do Museu

9. Os Anos 1950 e 1960

Este período da vida de Walt começou com a instalação de um modelo em escala da estrada de ferro no subsolo de sua nova casa, um evento que ele estimulou a desenvolver Disneyland, o primeiro parque temático da Disney, localizado em Anaheim, na Califórnia. Walt também criou programas de televisão semanais pioneiros, e o estúdio continuou criando ambos os filmes de animação e live-action, incluindo o vencedor do Oscar Mary Poppins. A parte mais impressionante dessa parte da exposição é, sem dúvida, a maquete perfeita da Disneyland.

O trenzinho que despertou a ideia da Disneyland, o parque temático localizado em Anaheim, na Califórnia
O trenzinho que despertou a ideia da Disneyland, o parque temático localizado em Anaheim, na Califórnia
thumb_DSC00260_1024
A área mais moderna do Museu, toda de vidro e com uma grande esfera no centro
thumb_DSC00264_1024
O Projeto da Disneyland
thumb_DSC00278_1024
A maquete perfeita da Disneyland
thumb_DSC00286_1024
Area que homenageia a superprodução Mary Poppins

10. Lembrando Walt Disney

Walt Disney morreu em 15 de dezembro de 1966. As reações de todo o mundo, em artigos de jornal, comentário editorial, e cartas e telegramas apresentam uma apreciação da alegria, esperança e inspiração que Walt fornecia a milhões de pessoas ao redor do mundo.

thumb_DSC00300_1024
Walt Disney faleceu aos 65 anos de câncer de pulmão
thumb_DSC00304_1024
Mickey lamentando a morte de seu criador
thumb_DSC00305_1024
Homenagens a Walt Disney
thumb_DSC00306_1024
Exibição de videos e imagens sobre Walt Disney

EXIBIÇÕES ESPECIAIS

Além da exposição permanente do museu, há sempre exibições temporárias especiais que duram cerca de 6 meses. De julho de 2015 até início de 2016, a exposição de destaque foi a do pintor Salvador Dalí com Walt Disney. Além desta, estava também disponível a exposição Tomorrowland, que conta como Walt Disney foi um visionário para sua época. Para ficar por dentro das datas das exposições especiais, acesse este link.

thumb_DSC00125_1024
Exposição Especial do Salvador Dali e Walt Disney
thumb_DSC00311_1024
Exposição Tomorrowland

OUTRAS ATIVIDADES

O Museu também conta com outras atividades como exibição de filmes, atividades para famílias, programas especiais e palestras. Veja a programação completa neste link.

MUSEUM STORE

Dentro do Museu também fica localizada uma pequena loja em que podem ser adquiridos produtos da Disney como livros, canecas, artigos de presente, entre outros . Veja o acervo da loja neste link.

Entrada da lojinha do Museu
Entrada da lojinha do Museu

THE MUSEUM CAFE

Em abril de 2015, O Museu da Família Walt Disney fez uma parceria com a Taste Catering & Event Planning. Os visitantes podem desfrutar de cafés e pestiscos sentados em simpáticas mesas tanto a área interna como externa do museu, com vista para o gramado do The Presidio.

  • Horários: de quarta a segunda de 10h às 18h
Café do Museu
Café do Museu

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

The Walt Disney Family Museum

  • Endereço: 104 Montgomery St, The Presidio, San Francisco, CA 94129
  • Horários: de quarta a segunda de 10h às 18h (fechado às terças-feiras); tickets são vendidos até 16h45
  • Entrada: US$ 20 adultos / US$ 15 estudantes e idosos / US$ 12 entre 6 e 17 anos / gratuito para menores de 6 anos (compre tickets antecipadamente através deste link)

3 COMENTÁRIOS

  1. onw, que coisa mais linda! Como queria ter visto esse museu, mas ficamos apenas 2 dias na cidade e não consegui visitar! Vou anotar as dicas para quando voltar 🙂 Adorei!

Deixe seu comentário