San Francisco: A incrível Ponte Golden Gate

A Ponte Golden Gate não é somente o cartão postal da cidade de San Francisco, é também uma das pontes mais bonitas e importantes do mundo. Em abril de 2017, a ponte completará 80 anos de sua abertura oficial ao público! Vale a pena conhecer mais detalhes sobre esta maravilha da engenharia e saber um pouco mais sobre a incrível Ponte Golden Gate!

A PONTE GOLDEN GATE

A Ponte Golden Gate é uma ponte suspensa que fica localizada no estreito Golden Gate, um canal de 1,6 km de largura por 4,8 km de comprimento que liga a baía de San Francisco ao Oceano Pacífico. Esta imensa estrutura liga a cidade de San Francisco ao norte do estado da Califórnia, através da cidade de Sausalito, que fica do outro lado da Ponte Golden Gate. Acredita-se que a Ponte Golden Gate é possivelmente a mais bonita e mais fotografada ponte do mundo. Ela foi inaugurada em 27 de maio de 1937 e foi até meados da década de 1960, a ponte suspensa mais longa do mundo (atualmente, ela é a 12ª). O nome oficial da cor da ponte é “international orange”, laranja internacional em tradução literal. A cor foi selecionada após pesquisas do arquiteto Irving Morrow porque complementa o ambiente natural e aumenta a visibilidade da ponte na névoa, que costuma ser densa no local.

Veja como pagar o pedágio da Ponte Golden Gate

Atravessando a ponte de carro

A PONTE GOLDEN GATE EM NÚMEROS

A Ponte Golden Gate, que foi projetada pelos engenheiros chefe Joseph Strauss e pelos arquitetos Irving Morrow e Charles Ellis foi toda construída em aço. Sua construção teve início em 5 janeiro de 1933 e ela foi aberta em maio de 1937.

  • Comprimento: 2.737 km
  • Largura: 27,4 metros
  • Altura: 227 metros
  • Tráfego: 110 mil veículos por dia
  • Quantidade de faixas: 6

Nas manhãs de segunda a sexta, o tráfego flui principalmente todo para o sul para a cidade, por isso, quatro dos seis pistas ficam abertas sentido sul. Por outro lado, nas tardes de segunda a sexta, quatro pistas executam a direção norte.

Medidas da Ponte Golden Gate. Figura: Roulex 45
Medidas da Ponte Golden Gate. Figura: Roulex 45

VISITANDO A PONTE GOLDEN GATE

A Ponte é um destino muito visitado por pedestres e ciclistas, mas, curiosamente, somente em 2003 foi construída uma calçada específica para o público ao lado das pistas. A principal passagem é do lado leste da ponte e está aberta para pedestres e bicicletas nos dias de semana entre 5h e 15h30. Nos finais de semana, a calçada leste é reservada exclusivamente para pedestres entre 5h e 18h (até 21h durante o horário de verão) e está aberta somente para ciclistas durante o período da noite. A calçada do lado oeste está aberta exclusivamente para os ciclistas somente durante as horas em que eles não estão autorizados a circular pela calçada leste (Veja mais detalhes sobre os horários neste link). Em 2012, em celebração aos 75 anos da ponte, foi inaugurado o Golden Gate Bridge Welcome Center, que consiste em um Centro de Visitantes e uma Loja de Presentes na área conhecida como Bridge Pavilion. O local fica aberto ao público diariamente de 9h às 18h.

Centro de Visitantes. Foto: nps.gov
Centro de Visitantes. Foto: nps.gov

5 LOCAIS PARA VER A PONTE GOLDEN GATE

Caso você queira ver a ponte de vários ângulos diferentes, recomendamos esses 5 locais. Veja abaixo no mapa:

1. Fort Point

Para ter um outro ângulo da ponte, já falamos em outro post que vale a pena visitar o Fort Point, um antigo forte militar que fica abaixo da Ponte Golden Gate, do lado de San Francisco. A vista da ponte é incrível e o forte é cheio de histórias interessantes.

O Fort Point fica exatamente embaixo da Ponte Golden Gate

2. Crissy Field

O Crissy Field é uma antiga base do exército americano que pertence à área de conservação do Golden Gate Park. As vistas da ponte são super bonitas e no local há uma boa estrutura com dois cafés (o Warming Hut Parkstore & Café e o Beach Hut Café) e banheiros.

A ponte vista do Crissy Field com o Fort Point à esquerda
A ponte vista do Crissy Field com o Fort Point à esquerda

3. Baker Beach

As águas podem ser geladas, mas a vista proporcionada pela Baker Beach é incrível. Uma visão super especial da Ponte Golden Gate que rende lindíssimas fotos.

A Ponte Golden Gate vista da Baker Beach
A Ponte Golden Gate vista da Baker Beach

4. Vista Point

Logo depois de atravessar a Ponte Golden Gate fica o Point Vista, um mirante de observação que proporciona uma visão diferente da ponte com um ângulo bem fechado.

A ponte a partir do Vista Point

5. Marin Headlands

Depois de atravessar a ponte, siga pela Conzelman Road e vá fazendo várias paradas em todos os mirantes possíveis na região de Marin Headland. A vista é linda da Ponte Golden Gate com a cidade de San Francisco ao fundo. Há também um Centro de Visitantes no local aberto diariamente de 9h30 às 16h30.

A linda ponte com a cidade de San Francisco ao fundo

CURIOSIDADES SOBRE A PONTE GOLDEN GATE

  • É o local com a maior quantidade de suicídios do mundo. Estima-se que a queda dure em torno de 4 segundos e a velocidade atiginda seja de até 120 km/h até chegar às águas geladas da baía.
  • Há cobrança de pedágio (US$ 7.25 e passará a ser US$ 7.50 em julho de 2016) somente sentido sul (de Sausalito a San Francisco).
  • A celebração na sua inauguração, em 1937, durou 1 semana.
  • Em 1987, como parte das celebrações de seus 50 anos, a ponte foi fechada para veículos e os pedestres puderam caminhar por suas faixas, atraindo entre 750 mil e 1 milhão de pessoas! O número foi muito acima do esperado, excedendo a tensão esperada dos cabos.
  • Cada cabo que suspende a ponte é feito com 27.572 fios de arame, que somam 130 mil km de fios. Além disso, estima-se que há 1,2 milhão de rebites (um tipo de prego) que ajudam a fixar os cabos.
  • Por questões de segurança, o limite de velocidade foi reduzido de 80 km/h (50 mph) para 72 km/h (45 mph).
  • De 1968 a 2015, o que separava os dois lados da ponte eram pequenos cones de plástico (barreiras foram instaladas em janeiro de 2015). Neste período, ocorreram 16 mortes resultantes de 128 colisões frontais.
  • Desde a sua conclusão, a Ponte Golden Gate foi fechada devido a condições climáticas apenas três vezes: em 1 de Dezembro de 1951, por causa de rajadas de vento de 111 km/h; em 23 de dezembro de 1982 por causa de ventos de 113 km/h; e em 03 de dezembro de 1983, por causa de rajadas de vento de 121 km/h.

SUGESTÕES DE PASSEIOS

Para quem quer curtir a beleza da Ponte Golden Gate de vários ângulos existem alguns passeios interessantes na cidade que podem ser contratados através do nosso parceiro Viator. Veja algumas sugestões:

Passeios de Bicicleta:
Cruzeiros:

Leia mais sobre San Francisco:

3 COMENTÁRIOS

  1. Ótimas dicas 🙂 Morei em San Francisco e posso dizer que essa cidade é a minha favorita, a mais bonita nos Estados Unidos. É incrível como a Golden Gate Bridge pode ser vista de vários ângulos, cada local com vistas de tirar o fôlego. Quando fui pela primeira vez em Baker Beach, fui pega de surpresa, pois não sabia que era uma praia de nudismo rsrs,um lugar diferente para visitar em SF <3

    Abraços
    Josiane Bravo

Comments are closed.