Inglaterra: A charmosa cidade de Salisbury – Roteiro de 1 dia

0

Salisbury é uma charmosa cidade no interior da Inglaterra muito famosa por ser o ponto inicial para quem quer visitar a região de Stonehenge. Além disso, sua linda e famosa Catedral abriga um tesouro, a Magna Carta! Venha conhecer mais sobre Salisbury para se encantar com essa simpática cidade.

A CIDADE DE SALISBURY

Salisbury é uma pequena cidade de aproximadamente 50 mil habitantes localizada a, aproximadamente, 140 km do centro de Londres. Ela nasceu na região de Old Sarum (falaremos mais dela adiante), onde foi fundada sua primeira catedral. No entanto, posteriormente, a Catedral foi deslocada para uma outra área e todo o assentamento de residentes de Old Sarum acabou também sendo deslocado. Esta nova área recebeu o nome de New Sarum, tornando-se uma cidade em 1227. O nome permaneceu esse até 2009, quando o conselho da cidade estabeleceu um novo nome: Salisbury. Uma curiosidade é que a cidade também é cortada pelo Rio Avon, o mesmo que corta e dá nome a cidade de William Shakespeare, Stratford-upon-Avon.

Lojinhas a beira do Rio Avon

O QUE CONHECER EM SALISBURY

No mapa interativo abaixo, colocamos as principais atrações em Salisbury e região. A cidade é uma gracinha e o centro vale a pena ser explorado a pé, já que é bastante compacto.

1. STONEHENGE

Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986, o Stonehenge é um monumento pré-histórico localizado no interior da Inglaterra a 13 km ao norte da cidade de Salisbury. Os arqueólogos acreditam que o Círculo de Pedras, que forma o que conhecemos por Stonehenge, foi construído a partir de 3000 a.C. a 2000 a.C. As pedras possuem até 5 metros de altura e pesam até 50 toneladas. O local tem uma infra-estrutura ótima para visitação, com um Centro de Visitantes com banheiros, restaurante, loja e uma exposição que conta a história do local. Há transporte que leva até a região do Stonehenge e é possível baixar o aplicativo oficial para fazer um tour pelo local com todos os detalhes.

  • Endereço: Amesbury SP4 7DE
  • Horários: variam de acordo com o período do ano
  • Entrada: £15 – compre online neste link (confira a opção de ônibus turístico porque sai mais em conta para quem viaja a partir de Londres, já que da cidade de Salisbury para o Stonehenge não há transporte público)
  • Audio Guide: £3

Leia mais: Inglaterra: Monumento pré-histórico Stonehenge

Stonehenge, um dos monumentos mais intrigantes do mundo

2. OLD SARUM

Conforme falamos no início do post, Old Sarum, é o antigo assentamento da cidade e se localiza a 3 km do centro da atual Salisbury. Acredita-se que a ocupação do local teve início em 3000 a.C. Na região foram construídos um forte (por volta de 400 a.C.) e um castelo a pedido do Rei Henrique I. No entanto, disputas entre o xerife Wiltshire e o bispo de Salisbury finalmente levaram à remoção da igreja existente na área para a planície nas proximidades. Nascia a New Sarum, que cresceu em torno do canteiro de obras para a nova catedral, no início do século XIII. Os edifícios de Old Sarum foram desmantelados e, atualmente, são encontradas apenas ruínas na área.

  • Endereço: Castle Rd, Salisbury SP1 3SD
  • Entrada: £4.50 (para quem compra o ticket à parte)
  • Horários: diariamente de 10h às 18h no verão (17h em outubro) / de 10h às 16h no inverno
Ruínas de Old Sarum

3. CATEDRAL DE SALISBURY

A Catedral de Salisbury foi construída em apenas 38 anos (1220-1258), em um único estilo arquitetônico, o gótico inglês. A Torre da Catedral e é a mais alta da Grã-Bretanha, com 123 metros, e pesa 6.500 toneladas! A Catedral é repleta de monumentos, túmulos lindamente esculpidos, além de exposições regulares de arte. No entanto, a principal atração que leva os visitantes até a Catedral é a Magna Carta, um documento que limitou o poder dos monarcas britânicos. Ela foi assinada em 1215 pelo Rei João. Foram feitas 4 cópias da Carta e a mais bem preservada é justamente a que está em Salisbury, na Capela da Catedral. A importância deste documento é enorme, pois inspirou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as constituições de muitos países democráticos.

  • Endereço: 6 The Close, Salisbury SP1 2EJ
  • Horários: diariamente de 9h às 17h no verão / de 12h às 16h no inverno
  • Preço: é sugerida uma doação voluntária para entrar na Catedral de Salisbury de £7.50
  • Tours na Torre: £12.50

Leia mais: Inglaterra: Catedral de Salisbury e a Magna Carta

Vista da Nave da Catedral
A Torre de igreja mais alta da Grã-Bretanha

4. PASSEIO A PÉ PELO CENTRO DA CIDADE

A cidade de Salisbury é tão gracinha que vale a pena passar um tempo batendo perna descobrindo ruas ruelas e praças charmosa com arquitetura belíssima. Não deixe de passar pela Guildhall Square, a principal praça da cidade e onde fica a prefeitura de Salisbury e o Centro de Compras Old George Mall na High Street, uma das principais ruas da cidade.

Centrinho da cidade todo decorado
Guildhall Square
Rio Avon

5. SOBROU TEMPO? INCLUA MUSEUS NO ROTEIRO!

Se depois de tanta coisa ainda sobrou tempo na cidade, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a cultura local através de museus que contam a história da cidade e de moradores ilustres.

  • Arundells: linda mansão que incorpora 6 estilos arquitetônicos diferentes (59 Cathedral Close, Salisbury, SP1 2EN, UK)
  • Mompesson House: belo casarão do século XVIII (The Close, Salisbury SP1 2EL)
  • The Salisbury Museum: conta a história da cidade (The Kings House, 65 The Close, Salisbury SP1 2EN)
  • The Rifles Berkshire and Wiltshire Museum: museu que exibe mais de 1200 artefatos do regimento de infantaria da região (The Close, Salisbury SP1 2EJ)

ONDE COMER / BEBER EM SALISBURY

COMO CHEGAR A SALISBURY

A maneira mais fácil de chegar até Salisbury é de trem. Compre os tickets de trem partindo de London WaterlooHá trens partindo a cada meia hora e a viagem dura cerca de 1 hora e 20 minutos. A estação London Waterloo pode ser acessada através de metrô pelas linhas Jubilee (cinza), Northern (preta) e Bakerloo (marrom). É possível comprar as passagens de trem de diversas maneiras e uma delas é pelo site The Train Line ou National Rail. Nós recomendamos comprar pelo site da empresa South West Trains, pois foi nele que encontramos os melhores preços. Veja informações detalhadas sobre transporte e deslocamento no post “Inglaterra: Como chegar ao Stonehenge a partir de Londres“.

DICA: THE STONEHENGE TOUR

Comentamos no post “Inglaterra: Como chegar ao Stonehenge a partir de Londres” como fazer para se deslocar entre as atrações de Salisbury como Stonehenge, Old Sarum e centro da cidade. A melhor forma é utilizando o ônibus The Stonehenge Tour, que percorre as principais atrações da região e você pode subir e descer dele quantas vezes quiser ao longo do dia.

Os preços com o The Stonehenge Tour são (até 2017):

  • Só ônibus até o Stonehenge (NÃO inclui entrada): £15
  • Ônibus + Old Sarum + Stonehenge (inclui entradas): £28
  • Ônibus + Old Sarum + Stonehenge + Catedral de Salisbury (inclui entradas): £34
Os ônibus do The Stonehenge Tour são a melhor forma de se deslocar pela região

Leia mais sobre passeios a partir de Londres:

Deixe seu comentário