Inglaterra: Conheça a charmosa cidade de Rye

0

Para quem gosta de explorar novos lugares quando viaja, uma opção interessante é conhecer a pequenina cidade de Rye, na Inglaterra. Neste post, compartilhamos como chegar e o que conhecer nesta charmosa cidade.

INGLATERRA: A CHARMOSA CIDADE DE RYE

Rye (lê-se “Rái”) é uma cidade de menos de 10 mil habitantes no condado de East Sussex, a pouco mais de 100 km de Londres. Ela fica a cerca de 2 km do litoral, o que a fez, historicamente, ser um importante ponto na rota comercial. Suas raízes históricas e seu charme tornaram Rye um destino turístico, e grande parte da sua economia é baseada justamente no turismo.

Rua de Rye vista da Lamb House com a Igreja de Santa Maria ao fundo

Há uma série de hotéis, salões de chá e restaurantes, bem como outras atrações interessantes que chamam a atenção dos turistas para incluí-la no roteiro. A cidade é minúscula e é possível visitá-la tranquilamente a pé e em algumas horas. Eu estive lá em um dia ensolarado no final de março e foi super relaxante. Aproveitei para curtir Rye sem pressa, passeando pelas ruas do centrinho e admirando as construções. Quem viaja de carro acaba combinando um passeio por Canterbury, Leeds Castle, Rochester e/ou Dover. Para quem quer fazer um bate-volta a partir de Londres, veja todas as instruções no final deste artigo.

Castelo de Rye, uma das principais atrações da cidade

O QUE FAZER EM RYE

Como falamos anteriormente, Rye é super pequenina e muito fácil de conhecer a pé. A estação de trem da cidade fica a 5 minutos a pé do centro. Abaixo, colocamos todas as nossas dicas de atrações, restaurantes e hospedagem.

1. CASTELO DE RYE (YPRES TOWER)

O Castelo de Rye, também conhecido como Torre Ypres, foi construído durante 1249. Foi o Rei Henrique III quem deu permissão para o castelo ser construído como parte da defesa contra os ataques frequentes feitos pelos franceses. Na época, a costa estava sob constante ameaça dos franceses, que estavam em guerra com a Inglaterra. O castelo é relativamente pequeno. Logo na entrada fica uma recepção. Há um andar inferior com alguns itens antigos expostos e uma minúscula capela. Na parte de cima, há uma exposição histórica e pode-se subir até uma varada onde é possível ter vistas da área ao redor do castelo. Há ainda uma área externa que também pode ser visitada. Na frente do castelo, está uma área com bancos, canhões e os banheiros para visitantes.

  • Endereço: Ypres Tower, Gun Garden, Rye, East Sussex TN31 7HH
  • Horários: diariamente de abril a outubro de 10h30 às 17h / de novembro a março de 10h30 às 15h30
  • Entrada: £4
Castelo de Rye
Exposição no Castelo de Rye
Vista da área externa a partir da varanda
Vista da cidade a partir do castelo
Lateral do castelo
Castelo de Rye
Canhão nos fundos do castelo

2. MUSEU DO CASTELO DE RYE

O museu fica em uma localização próxima ao Castelo. Ele abriga a principal área de exposição de artefatos que ilustram diferentes aspectos da história de Rye. O edifício já foi um açougue e uma fábrica de engarrafamento de cervejas locais. Em 1999, o local foi convertido em um museu da cidade. Como eu fui durante a semana, não consegui visitá-lo, mas li relatos de que, embora pequeno, é bem interessante para quem quer conhecer mais sobre a história da cidade e ver artefatos medievais.

  • Endereço: 3 East St, Rye, East Sussex TN31 7JY
  • Horários: aberto durante os meses de abril a outubro somente aos sábados e domingos de 10h30 às 16h30 / fechado durante o inverno (novembro a março)
  • Entrada: gratuita
O museu estava fechado quando estive na cidade

3. IGREJA DE SANTA MARIA

A Church of St Mary é a principal igreja da cidade, uma igreja anglicana que possui origens normandas. Durante os meses de verão (abril a outubro) é possível subir na Torre da igreja e ter uma bonita vista do castelo e do centro da cidade. Na área externa da igreja fica a Church Square, uma praça arborizada com diversas sepulturas. Parece meio macabro, mas o lugar é bonito e vale um passeio.

  • Endereço: 23A Lion St, Rye TN31 7LB, UK
  • Horários: diariamente de abril a outubro de 9h30 às 17h30 / de novembro a março de 9h15 às 16h30 / torre abre conforme as condições climáticas
  • Entrada: gratuita
Igreja de Santa Maria
Church Square e seus túmulos
Vista externa da igreja
Área interna com lindos vitrais

4. LAMB HOUSE

A Lamb House foi construída em 1722 por James Lamb, um rico comerciante de vinhos e político local. Ela é famosa por ter sido lar do escritor americano, naturalizado britânico, Henry James entre os anos de 1897 e 1916. Ele é considerado uma das principais figuras do realismo na literatura do século XIX. Posteriormente, foi a residência do novelista britânico E.F. Benson, que utilizou a cidade e a residência como cenário para um de seus livros.  Em 1950, a viúva do sobrinho de Henry James cedeu a Lamb House ao National Trust para ser administrada. Alguns dos bens pessoais de James estão em exibição, e há um extenso e belo jardim murado, que está aberto ao público junto com a casa.

  • Endereço: West St, Rye TN31 7ES, UK
  • Horários: abre em dias selecionados, geralmente, às terças, sextas e sábados de 11h às 17h (confira o calendário antes de ir)
  • Entrada: £5.85
Fachada da Lamb House
Sala de jantar da casa
A bela área dos jardins

5. RUAS DE RYE: HIGH ST, MERMAID ST, WEST ST, LION ST

O grande barato de Rye não é exatamente uma atração específica, mas caminhar pelas ruazinhas estreitas e de pedra no centrinho da cidade. Entre elas, destacamos a High St, Mermaid St, West Street e Lion Street. A principal rua da cidade é a High Street, repleta de lojinhas. Mas, sem dúvida, a Mermaid Street é uma das mais icônicas da cidade. Feita toda em pedra, é lá que fica um dos locais mais antigos da cidade o hotel The Mermaid Inn. Algumas das casas não são numeradas, sendo conhecidas apenas pelo nome. Sem dúvida, é a rua mais charmosa de Rye.

A charmosa Mermaid Street
Ruas de pedra é uma característica de Rye

6. RYE HERITAGE CENTRE

Este é o centro de informações turísticas da cidade. O local é um bom ponto de partida para quem quer conhecer a história de Rye e pretende fazer tours a pé pela cidade (em datas selecionadas ao longo do ano). Há dois tipos de tours: tour histórico e tour fantasma. Para mais informações como datas e preços, confira este link. No Rye Heritage Centre também fica uma maquete da cidade, onde é apresentado um showzinho de sons e luzes (£3.50 por pessoa).

  • Endereço: Strand Quay, Rye TN31 7AY
  • Horários: diariamente de novembro a março de 10h às 16h30 / de abril a outubro de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita para as exposições permanentes
Rye Heritage Centre

ONDE COMER

Não faltam restaurantes charmosos e cafés aconchegantes nesta gracinha de cidade. Seguem algumas sugestões:

RESTAURANTES

The Hoof
Hambúrguer caprichado com onion rings, acompanhado de cidra de morango, uma das especialidades servidas na cidade
The Old Bell

CAFÉS E CASAS DE CHÁ

ONDE COMPRAR

Rye não é exatamente uma cidade boa para as compras, pois embora tenha lojinhas charmosas, há poucas opções. Uma delas é a Rye Pottery Ltd, famosa loja da fábrica de cerâmica da cidade, que possui vários artigos bonitinhos para presente (The Old Brewery, Wish Ward, Rye TN31 7DH, UK).

ONDE SE HOSPEDAR

Uma hospedagem histórica que virou atração turística da cidade é a The Inn Mermaid, fundada no século XII. O prédio atual é de 1420 e teve alterações feitas no século XVI. A sua importância é tão grande que virou, inclusive, patrimônio histórico. O local também abriga um restaurante. Veja essa e também outras opções de hospedagem em Rye:

The Mermaid Inn

COMO CHEGAR A RYE

Rye é facilmente acessível por trem a partir de Londres. Há trens partindo da estação London St Pancras International diariamente. No entanto, não há trens diretos rumo a Rye, devido ao fato de a cidade ser minúscula. É preciso fazer uma troca de trem para concluir o trajeto, e tudo é muito simples. A troca de trem deve ser feita na estação Ashford International. A viagem completa leva pouco mais de 1 hora.


Confira mais atrações para um bate-volta de Londres:

Deixe seu comentário