Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen

1

Uma das principais atrações no centro de Copenhagen é a Rundetårn, a Torre Redonda que proporciona lindas vistas da cidade e ainda abriga um observatório! Subir nela é bem tranquilo, mesmo não tendo elevador, e neste post contamos o motivo!

RUNDETÅRN: TORRE REDONDA DE COPENHAGEN

A Rundetårn (Torre Rendonda, traduzindo do dinamarquês para o português) é uma torre construída no século XVII pelo rei Christian IV, entre os anos 1637 e 1642. O objetivo da construção foi para abrigar um observatório astronômico no seu topo. A Torre é parte do “Complexo Trinitatis” que também era composto pela Igreja Trinitatis, e uma biblioteca acadêmica e unia essas três partes em um só edifício.

A Torre Redonda vista de fora
A Torre Redonda vista de fora
É possível ver a ligação da Torre Redonda com o complexo Trinitatis
É possível ver a ligação da Torre Redonda com o complexo Trinitatis

No entanto, no início do século XIX, o observatório da Torre Redonda se tornou ultrapassado como um observatório astronômico. Os instrumentos astronômicos foram evoluindo e a torre não acompanhou essa evolução. Além disso, pelo fato de ficar no centro da cidade, a poluição e as vibrações causadas pelo crescente tráfego das ruas circundantes, tornavam as observações imprecisas. Atualmente, a Torre Redonda é mais do que um observatório astronômico público, é também uma atração turística servindo como um deck de observação, localizado a 34,8 metros de altura, onde é possível ter uma vista 360º de Copenhagen.

torre-redonda7
Plataforma de observação 360º
torre-redonda8
Vista de Copenhagen
torre-redonda9
É possível ter uma ampla visão da cidade
torre-redonda6
O dia colaborou conosco com céu azul e sol
torre-redonda11
É possível ver até o mar que contorna a cidade

Ao invés de subir ao topo através de uma escada, como a maioria das construções do tipo, a Torre Redonda possui uma ampla rampa em espiral que conduz ao topo, sendo muito mais fácil acessá-la. Este tipo de rampa é único na arquitetura europeia. Os 209 metros de comprimento  da rampa dão 7,5 voltas ao redor do núcleo oco da torre, formando a única ligação entre as partes individuais do complexo de edifícios Trinitatis.

Rampa em espiral
Rampa em espiral

O QUE OCORREU COM O “COMPLEXO TRINITATIS”

O que era o “Complexo Trinitatis”, passou por um processo de reforma e, atualmente, ambos os locais podem ser vistos durante a visita pela Torre Redonda, da seguinte maneira:

Como é a Torre Redonda por dentro. Figura: rundetaarn.dk
Como é a Torre Redonda por dentro. Figura: rundetaarn.dk

  • Recanto dos Sinos (The Bell Loft): é possível ver madeiras originais ainda intactas e o sótão, que também abriga um grande relógio de 1731, assim como muitos outros objetos que contam a história da Torre Redonda e da Igreja Trinitatis.
Madeiras antigas ainda preservadas
Madeiras antigas ainda preservadas
  • Sala da Biblioteca (The Library Hall): Este local era a biblioteca acadêmica, que foi inaugurada em 1657 e abrigava cerca de 10 mil livros até 1861, quando a coleção foi transferida para novas instalações. Os 900 m² biblioteca foram restaurados em 1987 e agora servem como um espaço cultural para exposições e local de concertos. Aqui também fica um Café e uma Loja de Presentes.
Um grande espaço para exposições, Café e Loja de Presentes
Um grande espaço para exposições, Café e Loja de Presentes

O OBSERVATÓRIO DA RUNDETÅRN

Usado pela Universidade de Copenhagen até 1861, o Observatório da Torre Redonda é o mais antigo observatório de astronomia em funcionamento da Europa. Atualmente, ele é usado regularmente por astrônomos amadores e por curiosos que desejam explorar o céu. A visita ao observatório está incluída no bilhete para visitar a Torre. No topo da Torre Redonda, já houve vários observatórios diferentes e, o mais recente, data de 1929. O observatório mede 6,75 metros de altura e 6 metros de diâmetro e contém um telescópio refrator.

Telescópio no Observatório da Torre Redonda
Telescópio no Observatório da Torre Redonda

OUTROS DESTAQUES DA RUNDETÅRN

  • Planetário: um modelo tridimensional do sistema solar que fica no alto da parede na rampa em espiral.
Planetário à esquerda
Planetário à esquerda
  • Oco da Torre: Há uma pequena abertura no centro da torre com um chão de vidro, em que se pode entrar e pisar em cima (para os corajosos!)
Vidro no chão da estrutura que fica no meio da Torre
Vidro no chão da estrutura que fica no meio da Torre

DICA DE ECONOMIA: COPENHAGEN CARD

Uma dica para quem vai passar por Copenhagen é adquirir o Copenhagen Card, um cartão que permite acesso a 73 museus e atrações, além de descontos em lojas e restaurantes e acesso ilimitado ao transporte público. O cartão pode ser adquirido pessoalmente ou pela internet e retirado no aeroporto de Copenhagen, na estação central, no centro de visitantes (que fica pertinho da estação) e outros pontos de venda. O Castelo de Rosenborg, é claro, está incluso no pacote de atrações. Há 4 tipos de cartões: 24 horas, 48 horas, 72 horas e 120 horas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Rundetårn

  • Endereço: Købmagergade 52A, 1150 Copenhagen, Dinamarca
  • Horários: 
    • Torre:
      • de final de maio a final de setembro: diariamente de 10h às 20h
      • de final de setembro a meados de outubro e de meados de março a final de maio: diariamente de 10h às 18h
      • de meados de outubro a meados de março:
        • de segunda e de quinta a domingo de 10h às 18h
        • terça e quarta: de 10h às 21h
    • Observatório: confira os horários neste link
  • Entrada: DKK 25

*Taxa de câmbio Coroa Dinamarquesa e Real: DKK 1 é aproximadamente R$ 0,48 – cotação de outubro de 2016


Leia mais sobre a Dinamarca:

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário