Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen

3
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen

Uma das principais atrações no centro de Copenhagen é a Rundetårn, a Torre Redonda que proporciona lindas vistas da cidade e ainda abriga um observatório! Subir nela é bem tranquilo, mesmo não tendo elevador, e neste post contamos o motivo!

RUNDETÅRN: TORRE REDONDA DE COPENHAGEN

A Rundetårn (Torre Rendonda, traduzindo do dinamarquês para o português) é uma torre construída no século XVII pelo rei Christian IV, entre os anos 1637 e 1642. O objetivo da construção foi para abrigar um observatório astronômico no seu topo. A Torre é parte do “Complexo Trinitatis” que também era composto pela Igreja Trinitatis, e uma biblioteca acadêmica e unia essas três partes em um só edifício.

Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
A Torre Redonda vista de fora
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
É possível ver a ligação da Torre Redonda com o complexo Trinitatis

No entanto, no início do século XIX, o observatório da Torre Redonda se tornou ultrapassado como um observatório astronômico. Os instrumentos astronômicos foram evoluindo e a torre não acompanhou essa evolução. Além disso, pelo fato de ficar no centro da cidade, a poluição e as vibrações causadas pelo crescente tráfego das ruas circundantes, tornavam as observações imprecisas. Atualmente, a Torre Redonda é mais do que um observatório astronômico público, é também uma atração turística servindo como um deck de observação, localizado a 34,8 metros de altura, onde é possível ter uma vista 360º de Copenhagen.

Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
Plataforma de observação 360º
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
Vista de Copenhagen
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
É possível ter uma ampla visão da cidade
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
O dia colaborou conosco com céu azul e sol
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
É possível ver até o mar que contorna a cidade

Ao invés de subir ao topo através de uma escada, como a maioria das construções do tipo, a Torre Redonda possui uma ampla rampa em espiral que conduz ao topo, sendo muito mais fácil acessá-la. Este tipo de rampa é único na arquitetura europeia. Os 209 metros de comprimento  da rampa dão 7,5 voltas ao redor do núcleo oco da torre, formando a única ligação entre as partes individuais do complexo de edifícios Trinitatis.

Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
Rampa em espiral

O QUE OCORREU COM O “COMPLEXO TRINITATIS”

O que era o “Complexo Trinitatis”, passou por um processo de reforma e, atualmente, ambos os locais podem ser vistos durante a visita pela Torre Redonda, da seguinte maneira:

Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
Como é a Torre Redonda por dentro. Figura: rundetaarn.dk

  • Recanto dos Sinos (The Bell Loft): é possível ver madeiras originais ainda intactas e o sótão, que também abriga um grande relógio de 1731, assim como muitos outros objetos que contam a história da Torre Redonda e da Igreja Trinitatis.
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
Madeiras antigas ainda preservadas
  • Sala da Biblioteca (The Library Hall): Este local era a biblioteca acadêmica, que foi inaugurada em 1657 e abrigava cerca de 10 mil livros até 1861, quando a coleção foi transferida para novas instalações. Os 900 m² biblioteca foram restaurados em 1987 e agora servem como um espaço cultural para exposições e local de concertos. Aqui também fica um Café e uma Loja de Presentes.
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
Um grande espaço para exposições, Café e Loja de Presentes

O OBSERVATÓRIO DA RUNDETÅRN

Usado pela Universidade de Copenhagen até 1861, o Observatório da Torre Redonda é o mais antigo observatório de astronomia em funcionamento da Europa. Atualmente, ele é usado regularmente por astrônomos amadores e por curiosos que desejam explorar o céu. A visita ao observatório está incluída no bilhete para visitar a Torre. No topo da Torre Redonda, já houve vários observatórios diferentes e, o mais recente, data de 1929. O observatório mede 6,75 metros de altura e 6 metros de diâmetro e contém um telescópio refrator.

Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
Telescópio no Observatório da Torre Redonda

OUTROS DESTAQUES DA RUNDETÅRN

  • Planetário: um modelo tridimensional do sistema solar que fica no alto da parede na rampa em espiral.
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
Planetário à esquerda
  • Oco da Torre: Há uma pequena abertura no centro da torre com um chão de vidro, em que se pode entrar e pisar em cima (para os corajosos!)
Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
Vidro no chão da estrutura que fica no meio da Torre

DICA DE ECONOMIA: COPENHAGEN CARD

Uma dica para quem vai passar por Copenhagen é adquirir o Copenhagen Card, um cartão que permite acesso a 73 museus e atrações, além de descontos em lojas e restaurantes e acesso ilimitado ao transporte público. O cartão pode ser adquirido pessoalmente ou pela internet e retirado no aeroporto de Copenhagen, na estação central, no centro de visitantes (que fica pertinho da estação) e outros pontos de venda. O Castelo de Rosenborg, é claro, está incluso no pacote de atrações. Há 4 tipos de cartões: 24 horas, 48 horas, 72 horas e 120 horas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Rundetårn

  • Endereço: Købmagergade 52A, 1150 Copenhagen, Dinamarca
  • Horários: 
    • Torre:
      • de final de maio a final de setembro: diariamente de 10h às 20h
      • de final de setembro a meados de outubro e de meados de março a final de maio: diariamente de 10h às 18h
      • de meados de outubro a meados de março:
        • de segunda e de quinta a domingo de 10h às 18h
        • terça e quarta: de 10h às 21h
    • Observatório: confira os horários neste link
  • Entrada: DKK 25 – gratuita com Copenhagen Card

*Taxa de câmbio Coroa Dinamarquesa e Real: DKK 1 é aproximadamente R$ 0,48 – cotação de outubro de 2016

Guarde esta dica no Pinterest!

Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen - Viajonários


Leia mais sobre a Dinamarca:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui