Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo

6
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo

Edimburgo é uma cidade simpática e hospitaleira, capital da Escócia. A Royal Mile é o coração de Edimburgo e onde estão localizadas as principais atrações da cidade. Neste post, separamos as principais dicas para ajudar você a explorar tudo o que a Royal Mile tem a oferecer!

A ROYAL MILE

Antes de mais nada, vale saber que Royal Mile não é uma rua, mas uma sucessão de ruas que formam a espinha dorsal do centro antigo de Edimburgo, área também conhecida como “Cidade Velha”. As ruas que compõem a Royal Mile são Castlehill, Lawnmarket, High Street, Canongate e Abbey Strand. A Royal Mile começa no Castelo de Edimburgo, no alto de uma colina a mais de 100 metros acima do nível do mar, e termina no Palácio Hoyroodhouse, residência real da monarquia britânica na Escócia. O nome Royal Mile (Milha Real) se deve a distância entre esses dois edifícios reais, os quais ficam pouco mais de 1 milha de distância um do outro (1 milha ∼1,6 quilômetros).

Placa indicando a Royal Mile em Edimburgo
Placa indicando a Royal Mile em Edimburgo
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Royal Mile perto do Castelo de Edimburgo
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Royal Mile

DICA DE ECONOMIA: CARTÕES DE DESCONTO

  • ROYAL EDINBURGH TICKET: Para quem quiser aproveitar pelo menos 48 horas na cidade economizando muito, a dica é o Royal Edinburgh Ticket, um ticket que inclui entrada em 3 atrações de Edimburgo (Castelo de Edimburgo, Palácio Holyroodhouse e Royal Yacht Britannia – um antigo iate da família real britânica localizado a 4 km do centro da cidade), além de paradas ilimitadas a bordo do ônibus Hop-On Hop-Off. Para mais informações, acesse este link.
  • EXPLORER PASS: É um ticket válido por até 14 dias para explorar não só Edimburgo, mas toda a Escócia. São mais de 70 atrações históricas no país que estão inclusas no ticket. Além disso, você ganha 20% de desconto no audio guide do Castelo de Edimburgo, e entrada prioritária para várias atrações.

O QUE VER/FAZER NA ROYAL MILE

Existe muita coisa bacana para conhecer na Royal Mile. Nós colocamos as principais atrações e dicas de restaurantes no mapa interativo abaixo para ajudar você a se localizar na cidade e explorar o melhor que a Royal Mile tem a oferecer. Nós fizemos a Royal Mile em 2 dias, visitando outras atrações na área ao redor. Quem quiser conhecer tudo em somente 1 dia, terá que acordar bem cedo para aproveitar as atrações ou selecionar algumas que sejam de seu maior interesse.

1. CASTELO DE EDIMBURGO

O Castelo de Edimburgo é um histórica fortaleza. Há evidências de um castelo no local desde pelo menos o reinado de David I, no século XII. O local continuou a ser uma residência real até 1633. Após esta data, ele passou a ser usado principalmente como quartel militar. O Castelo de Edimburgo esteve envolvido em muitos conflitos históricos e suas defesas medievais foram largamente destruídas por bombardeios de artilharia. Há muita coisa para se conhecer no castelo, que compreende um grande complexo.

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Castelo de Edimburgo fica no alto de uma colina

Entre elas estão: a Capela de Santa Margaret, do século XII, considerado o edifício mais antigo de Edimburgo, o Palácio Real e o Grande Salão, que são do início do século XVI; Memorial da Guerra Nacional da Escócia e do Museu Nacional da Guerra da Escócia; Prisões MilitaresJoias da Coroa Escocesa; e a Pedra do Destino, assento de coroação dos reis da Escócia. As filas  tanto para comprar ingresso, quanto para visitar os locais dentro do castelo podem ser bem grandes. Por isso, se programe direitinho para visitar o castelo.

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Entrada para o castelo

Leia mais: Escócia: Como visitar o Castelo de Edimburgo

  • Endereço: Castlehill, Edinburgh EH1 2NG
  • Horários: de abril a setembro de 9h30 às 18h / de outubro a março de 9h30 às 17h
  • Entrada: £17 / Tours: +£3.50 – compre online e evite filas
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
O Grande Salão, decorado em vermelho, madeira e com armas e armaduras medievais

2. THE SCOTCH WHISKY EXPERIENCE

Scotch Whisky Experience é uma atração turística que oferece tours guiados para conhecer mais detalhes sobre a produção de whisky, além de disponibilizar degustações varidas de whisky escocês, considerando por especialistas um dos melhores do mundo. Em 2008, o colecionador brasileiro Claive Vidiz decidiu transferir a sua coleção de 3.384 garrafas de whisky que juntou durante 35 anos para o local. A coleção está alojada em uma vitrine de vidro especialmente projetada.

O local, além de contar com uma grande variedade de tours, possui também uma grande loja e um restaurante, o Amber Restaurant & Whisky Bar. A atração passou por uma grande renovação, que foi finalizada em 2015, ampliando os espaços e tornando o local mais acolhedor para os visitantes.

Leia mais: Scotch Whisky Experience: segredos do whisky escocês em Edimburgo

  • Endereço: 354 Castlehill, Edinburgh EH1 2NE
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Audio guide disponível em 15 idiomas, inclusive português brasileiro
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
A coleção do brasileiro Claive Vidiz é o ponto alto da visita

3. TARTAN WEAVING MILL & EXHIBITION

Tartan Weaving Mill não somente é uma imensa loja de produtos escoceses, incluindo os típicos kits, aquelas saias de tecido xadrez utilizadas por homens. O edifício em que fica o Tartan Weaving Mill costumava ser o reservatório Castle Hill, o principal abastecimento de água para os ocupantes da Royal Mile. A loja é um lugar incrível para explorar.

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Loja enorme da Tartan Weaving Mill

São 5 andares com roupas e acessórios escoceses dos mais variados tipos. A parte mais interessante fica no subsolo, onde é possível acompanhar a fábrica e todo o processo de produção para fazer um kilt. Muitos teares ficam trabalhando durante a semana e os visitantes podem observar tudo através de uma vitrine de vidro. Se você não está disposto a comprar as roupas típicas (elas não são nada baratas), pode levar apenas uma lembrancinha: estão disponíveis diversos itens típicos para vestir tirar uma foto profissional.

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Área da fábrica onde são produzidos kilts
  • Endereço: 555 Castlehill, Edinburgh EH1 2ND
  • Horários: diariamente de 9h às 17h30
  • Entrada: gratuita
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Muitos itens à venda

4. CAMERA OBSCURA & WORLD OF ILLUSIONS

Nós acabamos visitando este lugar porque tínhamos entrada gratuita concedida pela Visit Scotland e não tínhamos grandes expectativas. No entanto, acabamos nos divertindo muito e achamos uma excelente opção de passeio divertido em Edimburgo, principalmente para levar crianças. O local foi fundado em 1835 e fica abrigado em um edifício que lembra uma torre, bem pertinho do Castelo de Edimburgo. São 6 andares de exposições interativas que desafiam o nosso cérebro, demonstrando aspectos de ilusões ópticas, de luzes e de cores. Há também quebra-cabeças, um labirinto de espelho e um túnel de vórtice.

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Ilusões de ótima com cores e luzes

No último andar, fica a Câmera Obscura que projeta um passeio “virtual” na cidade. Há também um terraço no telhado que proporciona bonitas vistas de Edimburgo. Embora o projeto seja principalmente uma atração turística, ele também serve como um centro de aprendizado sobre ilusões de ótica, hologramas e origens da fotografia.

  • Endereço: 549 Castlehill, Edinburgh EH1 2ND
  • Horários:
    • de abril a junho e de setembro a outubro: diariamente de 9h30 às 19h
    • de julho a agosto: diariamente de 9h às 22h
    • de novembro a março: de segunda a quinta de 9h30 às 19h / sexta e domingo de 9h30 às 20h / sábdo de 9h30 às 21h
  • Entrada: £15 adultos / £11 crianças (de 5 a 15 anos)
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Ilusão de ótica mostra um Paulo gigante

5. CATEDRAL DE ST GILES

A Catedral de St Giles (Catedral de São Egídio) é dedicada a São Egídio, padroeiro de Edimburgo. O local tem sido um dos locais religiosos mais importante da cidade há aproximadamente 900 anos. A construção atual data do final do século XIV, embora tenha sido amplamente restaurada no século XIX, quando vitrais coloridos começaram a ser colocados, ilustrando histórias bíblicas. Uma dessas janelas mostra St Andrews, o santo padroeiro da Escócia, que segurava sua cruz com St Cuthbert e o Rei David I. Um dos locais mais bonitos da igreja é a Thistle Chapel (Capela do Cardo), a capela  da Ordem mais antiga, mais nobre e a principal Ordem de Cavalaria da Escócia.

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
A bela e histórica Catedral de St. Giles
  • Endereço: High St, Edinburgh EH1 1RE
  • Horários:
    • de maio a setembro: de segunda a sexta de 9h às 19h / sábado de 9h às 17h / domingo de 13h às 17h
    • de outubro a abril: de segunda a sábado de 9h às 17h / domingo de 13h às 17h
    • Thistle Chapel: de segunda a domingo de 13h às 17h
    • Tours guiados no telhado: sábado entre 10h30 e 16h domingo entre 13h30 e 16h / no verão também há mais horários de tours – de quarta a sábado de 10h30 às 11h30; de 13h30 às 16h / domingo de 13h30 às 16h
  • Entrada: gratuita / Tours: £6 por pessoa
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Detalhes da Catedral de St Giles

6. ESTÁTUAS E MARCAÇÕES

Enquanto caminha pela Royal Mile, não deixe de reparar em alguns itens, que vão desde estátuas de grandes nomes da Escócia, até lugares históricos relevantes:

  • Heart of Midlothian Mosaic: Mosaico em formato de coração feito de granito colorido que fica ao lado da Catedral de St. Giles, na Porta Oeste. Midlothian é o nome do condado escocês do qual Edimburgo faz parte. Antigamente, neste local ficava o centro administrativo da cidade e também uma prisão e local de execução pública. Os moradores locais costumam cuspir no coração como sinal de desdém pela antiga prisão que ali ficava.
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
O coração feito de granito colorido
  • Estátua de David Hume: David Hume (1711-1776) foi um importante filósofo, historiador, economista e ensaísta escocês, conhecido sobre sua influência sobre o sistema do empirismo e ceticismo filosófico. É considerado um dos pensadores mais importantes do Iluminismo Escocês.
  • Estátua de Adam Smith: Adam Smith (1723-1790) foi um importantíssimo economista, filósofo e pioneiro nos estudos da política econômica e figura central para o Iluminismo Escocês. Sua obra “A Riqueza das Nações” (1776) é o primeiro trabalho da economia moderna e, por este motivo, Smith é considerado o “pai da economia moderna” e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Eu, como economista que sou, não poderia deixar de bater uma foto de sua estátua.

  • Estátua de Walter Scott: Sir Walter Scott (1771-1832) foi um escritor, dramaturgo e poeta escocês, criador do romance histórico. Muitos de seus trabalhos permanecem até hoje como clássicos da literatura inglesa e escocesa.
  • Local da última execução pública na cidade: Em um prédio que fica na esquina das ruas George IV Bridge e Lawnmarket fica uma placa indicando que ali foi realizada a última execução pública da cidade de Edimburgo. George Bryce foi o último executado de forma pública na cidade, no dia 21 de junho de 1864. Três placas de latão no chão marcam o local que forca ficava.

7. THE REAL MARY KING’S CLOSE

Esta foi mais uma atração que nos foi bem recomenda pela Visit Scotland e ficamos surpresos com a demanda por ela. Fomos em um sábado e não havia mais horários disponíveis! Estavam fazendo agendamento somente para o domingo, mas não poderiam nos agendar porque nosso ticket era uma concessão (não iríamos comprar). Voltamos no domingo de manhã e só havia horário disponível para o fim da tarde! Depois de saber disso, vai dizer que você não ficou curioso para saber o que encontrar por lá? Mary King’s Close é um local histórico que fica embaixo dos edifícios da Royal Mile. O nome se deve à Mary King, uma comerciante burguesa do século XVII que residia no beco desta área.

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Mary King’s Close. Foto: site oficial

O beco foi parcialmente demolido para a construção da Bolsa de Valores no século XVIII. A área ganhou fama com diversos em mitos e lendas urbanas; com contos assustadores e histórias de assassinatos. Desde 2003, Mary King’s Close funciona como uma atração turística onde os visitantes podem fazer visitas guiadas com um guia fantasiado com trajes típicos da época, fazendo uma viagem ao longo do tempo, descobrindo ruas e casas escondidas e aprendendo sobre a histórias reais de pessoas que viveram ali.

  • Endereço: 2 Warriston’s Cl, High St, Edinburgh EH1 1PG
  • Horários:
    • de abril a outubro: diariamente de 10h às 21h
    • novembro: de segunda a quinta de 9h às 17h30 / sexta e sábado de 9h30 às 21h / domingo de 9h30 às 18h30
    • de dezembro a março: de domingo a quinta de 10h às 17h / sexta e sábado de 10h às 21h
  • Entrada: £14.95 – compre online neste link
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Mary King’s Close. Foto: site oficial

8. “CALÇADA DA FAMA” DE EDIMBURGO NAS CITY CHAMBERS

Neste lugar fica o Conselho da Cidade de Edimburgo. O prédio principal é recuado da High Street atrás de um pátio em forma retangular, onde você vai encontrar a pequena “Calçada da Fama” de Edimburgo. Desde 2007, grandes nomes que recebem o Edinburgh Awards, ganham um espaço na calçada. Ela é bem pequena e nem chega a impressionar, mas para quem é fã de Harry Potter, pode encontrar o nome de J.K. Rowling, a famosa escritora dos livros do bruxinho mais querido do mundo. Já quem gosta de física, aproveite para ver o nome do incrível cientista Peter Higgs, aquele mesmo do Bóson de Higgs (veja mais em: CERN: Acelerador de Partículas e Pesquisas Nucleares na Suíça).

  • Endereço: 253 High St, Edinburgh EH1 1YJ
  • Entrada: gratuita
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Mãos do Professor Peter Higgs
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Mãos da escritora J.K. Rowling

9. MUSEUS

Para quem curte visitar museus, há 3 interessantes para conhecer na Royal Mile. Nós não tivemos tempo de conhecê-los, mas lemos boas críticas. Em todos os casos, a entrada é gratuita.

  • Museum of Childhood: O Museu da Infância reúne uma coleção de brinquedos infantis e jogos que vão desde o século XVIII até o século XXI. Ele fica situado no antigo prédio do Exército da Salvação.  (Endereço: 42 High St, Edinburgh EH1 1TG | Horários: às segundas, quintas, sextas e sábados de 10h às 17h e domingo de 12h às 17h)
  • Museum of EdinburghO museu hospeda uma coleção relacional às origens da cidade, história de Edimburgo e lendas que a envolvem, incluindo cópias originais de documentos históricos (Endereço: 142-146 Canongate, Edinburgh EH8 8DD | Horários: às segundas, quintas, sextas e sábados de 10h às 17h e domingo de 12h às 17h)
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Frente do Museu de Edimburgo
  • The People’s Story: Este museu conta a história da população de Edimburgo desde o século XVIII até os dias atuais. O museu abriga a maior coleção britânica de bandeiras e banners e trabalhos em cera que foram ilustrados a partir de histórias escritas pelo povo da cidade. (Endereço: 163 Canongate, Edinburgh EH8 8BN | Horários: de quarta a sábado de 10h às 17h e domingo de 12h às 17h)

10. CANONGATE KIRK

Canongate Kirk é uma importante igreja de Edimburgo, que serve como a igreja oficial do Castelo de Edimburgo e do Palácio Holyroodhouse. Ela foi construída entre 1688 e 1691. A Canongate Kirk é famosa por celebrar casamentos da família real na Escócia. Um desses casamentos ocorreu em 2011, quando foi realizado o casamento real de Zara Phillips, neta da Rainha Elizabeth II e Mike Tindall, antigo capitão inglês da seleção de rugby. Em frente à igreja, na calçada, fica a estátua em bronze do poeta escocês Robert Fergusson, que nasceu em Edimburgo e faleceu na cidade com apenas 24 anos. Fergusson está enterrado ao lado da igreja, junto com outros notáveis escoceses como o economista Adam Smith.

  • Endereço: 153 Canongate, Edinburgh EH8 8BN
  • Horários: Não divulgados (segundo o site oficial, abre entre maio e setembro)
  • Entrada: gratuita
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Ao lado da Canongate Kirk está o túmulo do economista Adam Smith
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Estátua do poeta Robert Fergusson

11. PARLAMENTO ESCOCÊS

Desde 2004, o Parlamento Escocês fica localizado em um prédio moderno, em frente ao Palácio Holyroodhouse, e é conhecido informalmente como Holyrood. O edifício consiste em um conjunto de construções em forma de folhas, com uma ala coberta com herbáceas. Embora seja subordinado ao Palácio de Westminster em Londres, é neste local lá onde congresso escocês se reúne. Diferente do Brasil e até mesmo da Inglaterra, o parlamento da Escócia é unicameral, composto por 129 membros conhecidos como MSPs (Members of the Scottish Parliament), com o mandato de 4 anos.

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Edifício que abriga o Parlamento Escocês

Desde 2004, o parlamento é comandado por Nicola Sturgeon, a primeira mulher a se tornar primeira-ministra no país. A entrada é totalmente gratuita, bastante somente passar pela segurança para ter acesso ao edifício. No piso térreo, fica uma exposição que conta a história do parlamento escocês. Suba as escadas (ou pegue o elevador) para chegar à Câmera dos Debates, uma bonita sala de vidro e madeira, em formato de semi-círculo, onde o parlamento se reúne durante as sessões públicas.

  • Endereço: Edinburgh EH99 1SP
  • Horários:
    • às segundas, sextas, sábados e feriados de 10h às 17h
    • às terças, quartas e quintas de 9h às 18h30
    • Parlamento em recesso (exceto fevereiro): às terças, quartas e quintas de 10h às 17h
    • Tours: veja todas as informações neste link
  • Entrada: gratuita
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
A sala mais bonita do parlamento, em formato de semi-círculo

12. PALÁCIO HOLYROODHOUSE & GALERIA DA RAINHA

Palace of Holyroodhouse, também conhecido como Holyrood Palace é o palácio oficial da monarquia britânica na Escócia desde o século XVI. O palácio fica localizado na Royal Mile, na ponta oposta ao Castelo de Edimburgo. A rainha Elizabeth costuma ficar no palácio, que é a sua residência principal no país, entre o final de julho e começo de julho. As origens do Palácio Holyroodhouse residem na fundação de uma abadia agostiniana em 1128 pelo rei David I. No século XVI, o rei James IV decidiu converter o local em um palácio. Seu sucessor, James V, fez diversas ampliações e melhorias. Durante a visita é possível conhecer os apartamentos de estado, quartos históricos da Rainha Mary da Escócia, ruínas da antiga abadia agostiniana, uma parte dos jardins do palácio e Galeria da Rainha em Holyroodhouse.

Leia mais: Holyroodhouse: Palácio oficial da realeza britânica na Escócia

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Nós em frente ao Palácio Holyroodhouse
  • Endereço: Conongate, Edimburgo EH8 8DX, UK
  • Horários: de novembro a março de 9h30 às 16h30 / de abril a outubro de 9h às 18h / o palácio fecha no período em que a rainha vai passar férias na Escócia (alguns dias de maio, junho e julho – consulte o site para mais informações)
  • Entrada: inclui audio guide / o ticket vale por 1 ano para voltar ao palácio / compre online para evitar filas
    • Palácio: £12.50
    • Palácio + Galeria da Rainha: £17.50
    • Palácio + Galeria da Rainha + Tour pelos Jardins da Rainha Mary (somente entre maio e setembro): £21.50
Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Fachada da Galeria da Rainha a partir da rua. Compre os ingressos na bilheteria que fica neste edifício.

TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM EDIMBURGO

ONDE COMER NA ROYAL MILE

A Royal Mile possui uma variedade enorme de restaurantes. Separamos alguns para ajudar você a se programar de acordo com a culinária oferecida em cada um deles:

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Cerveja, fritas e um hambúrguer sarado do Burgers & Beers

ONDE COMPRAR NA ROYAL MILE

WHISKY

FUDGE (DOCE TÍPICO)

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Vitrine deliciosa da Fudge House

ROUPAS ESCOCESAS

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Trajes completos da Tartan Weaving Mill

ONDE SE HOSPEDAR NA REGIÃO DA ROYAL MILE

Opções de hotel não faltam na região da Royal Mile. Nós ficamos no hotel The Inn Place, pertinho da estação de trem Edinburgh Waverley e do lado da Royal Mile e não nos arrependemos! Os quartos eram confortáveis, os funcionários muito simpáticos e o café da manhã delicioso! Confira as opções que separamos para se hospedar na região da Royal Mile:

3 estrelas

Leia mais: Escócia: Dica de hospedagem em Edimburgo

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
Um dos bonitos quartos do hotel The Inn Place. Foto: Booking.com

4 estrelas

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

5 estrelas

Nós visitamos o Edimburgo a convite da Visit Scotland, que nos providenciou tickets para as atrações e todo suporte para nossa viagem à cidade. Alimentação e hospedagem ficaram por nossa conta, embora tenhamos tido condições especiais no hotel The Inn Place. Todas as opiniões são baseadas em nossas próprias experiências.

Guarde estas dicas no Pinterest!

Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo


Leia o que fazer nos países que compõem o Reino Unido:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

6 COMENTÁRIOS

    • Ótimo post, Bruna! Que delícia ter morado na cidade.
      Estivemos lá durante o tempo em que moramos em Londres! Edimburgo é uma cidade encantadora. Tivemos muita sorte com o tempo, pois estivemos na cidade em dias bem quentes e conseguimos aproveitar muito!
      Abraços 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui