Roteiro pelo Litoral Norte da Califórnia

Todo mundo que começa a procurar o que fazer na Califórnia fica sabendo que o litoral do estado é um dos passeios mais incríveis para se fazer de carro pela Pacific Coast Highway 1, uma das rodovias mais lindas dos Estados Unidos que pode ser vista no detalhe neste post. No entanto, pouca gente conhece a região que fica localizada acima de San Francisco. Neste post, trazemos um roteiro pelo Litoral Norte da Califórnia, que é menos famosos, mas muito bonito, com belas vistas e lugares interessantes para conhecer.

SAN FRANCISCO

Comece a viagem por San Francisco, uma das cidades americanas mais interessantes e com, aproximadamente, 850 mil habitantes. A cidade é famosa pelos bondinhos, ladeiras super inclinadas, ilha de Alcatraz, Ponte Golden Gate e casas em estilo vitoriano.

Quer saber mais sobre San Francisco? Veja mais dicas nos posts:

ROTEIRO PELO LITORAL NORTE DA CALIFÓRNIA

Assim, como o trecho sul (saindo de San Francisco sentido Los Angeles), a melhor forma é conhecer a área de carro. Ao todo, sugerimos 20 paradas que podem ser feitas nesta viagem, de acordo com o tempo que você tem disponível.

Mapa do Roteiro pelo Litoral Norte da Califórnia

Atravessando a Ponte Golden Gate, aproveite para conhecer alguns lugares que indicamos aqui antes de começar, de fato, o roteiro pelo Litoral Norte da Califórnia.

1. SAUSALITO

Sausalito é um linda cidadela de pescadores que acabou se tornando uma nobre área residencial. As vistas a partir de Sausalito são incríveis! A cidade é minúscula, mas tem ótimos restaurantes e um centrinho delicioso.

Leia mais: Do outro lado da Ponte Golden Gate: Sausalito

Barcos em Sausalito
Barcos em Sausalito

2. MUIR WOODS NATIONAL MONUMENT

O Muir Woods é um parque nacional em que podem ser encontradas sequóias gigantes, algumas com mais de 1000 anos!

Leia mais: Muir Woods: Sequóias gigantes ao lado de San Francisco

Placa localizada em Muir Woods
Placa localizada em Muir Woods

3. POINT REYES NATIONAL SEASHORE

Point Reyes é um parque nacional que proporciona vistas incríveis. O parque é cheio de trilhas, que possibilitam interagir com a natureza. Neste local é possível também ver baleias.

Leia mais: Litoral da Califórnia: Point Reyes

Farol em Point Reyes
Farol em Point Reyes

4. BODEGA BAY

Bodega Bay é formada por uma entrada rochosa do Oceano Pacífico que possui cerca de 8 km de largura e está localizada a aproximadamente 60 km a noroeste de San Francisco. A baía fica na fronteira entre Sonoma County, ao norte e Marin County, ao sul. A baía é um habitat marinho usado para navegação, recreação e pesca comercial e esportiva.

thumb_DSC08283_1024
Vista do mar em Bodega Bay
Curiosidades Cinematográficas

Bodega Bay foi o cenário para mais de 30 filmes de Hollywood entre eles: “Os Pássaros” (1963), indicado a um Oscar, do grande diretor Alfred Hitchcock. “The Fog” (1980), que no Brasil recebeu o nome de “A Bruma Assassina”, também foi filmado no local, pois o local está sujeito a névoa espessa e pesada. “Eu Sei O que Vocês Fizeram No Verão Passado” (1997), “Vida Bandida” (2001) são alguns outros exemplos de filmes que tiveram cenas rodadas no local.

Onde Comer

Bodega Bay é ideal para uma parada rápida para comer alguma coisa e usar o banheiro. Um local que vale a pena parar é o The Tides Wharf (835 Bay Hwy, Bodega Bay, CA 94923), que é um complexo com loja de presentes, mercadinho, restaurante e snack bar. Vá até o fundo do local e dê uma olhadinha no visual do píer.

Doces no The Tides Wharf
Doces no The Tides Wharf
Onde se Hospedar

A menos que você realmente deseje aproveitar para navegar, pescar ou algo do tipo, é melhor apenas fazer uma parada rápida em Bodega Bay porque o local não tem muitos atrativos. De qualquer forma, fica aqui o link dos hotéis disponíveis na cidade.

5. SONOMA COAST STATE BEACH

Saindo de Bodega Bay, a Highway 1 passa pelo Sonoma Coast State Beach, o parque estadual da costa de Sonoma. O local tem vários pontos de parada para observar o Oceano Pacífico, praias e lindas formações rochosas.

Mapa de Sonoma Coast State Beach. Figura: site oficial do parque
Mapa de Sonoma Coast State Beach. Figura: site oficial do parque

As principais pontos de parada são:

  • Salmon Creek Beach
  • Miwok Beach
  • Coleman Beach
  • Marshall Gulch Arched Rock Beach
  • Carmet Beach
  • Schoolhouse Beach
  • Portuguese Beach
  • Gleason Beach
  • Duncan’s Landing
  • Wright’s Beach
  • Furlong Gulch
  • Shell Beach
  • Blind Beach
O dia começou bem nublado na Arched Rock
O dia começou bem nublado na Arched Rock
Carmet Beach
Carmet Beach
Portuguese Beach. As áreas de parada são pequenas e é preciso atravessar a pista, já que estamos subindo
Portuguese Beach. As áreas de parada são pequenas e é preciso atravessar a pista, já que estamos subindo
Gleason Beach
Gleason Beach
thumb_DSC08356_1024
O sol começou a surgir na Gleason Beach
thumb_DSC08367_1024
Linda vista do mar
Uma diferença que percebemos em relação ao litoral sul é a grande quantidade de pedras pontiagudas dentro do mar
Uma diferença que percebemos em relação ao litoral sul é a grande quantidade de pedras pontiagudas dentro do mar

6. JENNER

Jenner é uma cidadela com menos de 200 habitantes no litoral da Califórnia. Uma atração interessante desta pequena cidade é ver o Rio Russian encontrar o mar. A vista é deslumbrante e vale, definitivamente, uma parada na Goat Rock Beach.

Rio Russian encontrando com o mar
Rio Russian encontrando com o mar
Quando o Rio termina
Quando o Rio termina
thumb_DSC08392_1024
Mais pedras pontiagudas
Onde Comer

Como a cidade é minúscula, as opções são bastante escassas e você não terá muito o que escolher. Uma sugestão é parar no restaurante River’s End (11048 CA-1, Jenner, CA 95450).

Onde se Hospedar

Como a cidade é bastante turística, a hospedagem não é das mais baratas. Uma sugestão é se hospedar no Timber Cove Inn (21780 North Coast Highway 1, Jenner, CA 95450).

7. FORT ROSS STATE HISTORIC PARK

Na cidade de Jenner também fica localizado incrível Fort Ross, um forte todo de madeira construído pelos russos! Ele esteve em operação entre os anos de 1812 e 1842 e era um posto de comércio de peles. Aberto ao público em 1906, o local é um dos mais antigos parques da Califórnia. O forte fica de frente para o mar e proporciona vistas deslumbrantes. A entrada é pelo Centro de Visitantes que possui uma loja de presentes e um pequeno museu que conta a história do forte. Logo em seguida, o passeio continua pelo forte propriamente dito e suas lindas construções de madeira. O parque ainda abriga o primeiro moinho de vento do estado da Califórnia.

Leia mais: Litoral da Califórnia: Fort Ross, o Forte Russo

Em frente ao armazém

thumb_DSC08522_1024

Canhões em frente da Kurkov House

Endereço: 19005 Coast Hwy, Jenner, CA 95450
Horários: diariamente do nascer ao pôr-do-sol
Entrada: US$ 8 por carro

8. SALT POINT STATE PARK

Entre as cidades de Jenner e Gualala está localizado o Salt Point State Park, mais um local lindíssimo que está aberto para fazer trilhas, mergulhar, pescar e fazer piqueniques. Para quem curte mergulhar, o Salta Point State Park ainda inclui o primeiro parque debaixo d’água da Califórnia.

Mapa do parque. Figura: site oficial do Salt Point State Park
Mapa do parque. Figura: site oficial do Salt Point State Park

Os principais pontos de interesse são:

  • Gerstle Cove State Marine Reserve
  • Salt Point
  • Stump Beach Cove
  • Fisk Mill Cove
  • Horseshoe Cove
Vista da estrada na região do Salt Point State Park
Vista da estrada na região do Salt Point State Park
  • Endereço: 25050 CA-1, Jenner, CA 95450
  • Horários: do nascer ao pôr-do-sol
  • Entrada: US$ 8 por carro

9. GUALALA

Gualala é uma pequena cidade de pouco mais de 2 mil habitantes com um centrinho comercial. A cidade começou com um posto madeireiro nos anos 1860 e teve seu ápice de desenvolvimento após o histórico terremoto de 1906 na Califórnia, que despertou uma crescente demanda por madeira para reconstrução das cidades do estado. Aproveite as lojinhas, faça uma refeição e abasteça o carro. Caso queira se hospedar, há também algumas opções de qualidade na cidade. O local é ótimo para ter belas vistas, já que há o encontro do Rio Gualala com o Oceano, e fazer caminhadas pela praia.

O encontro do Rio Gualala com o Oceano
O encontro do Rio Gualala com o Oceano
Onde Comer

Para uma opção sofisticada, o St. Orres (36601 CA-1, Gualala, CA 95445) é um restaurante simplesmente lindo no alto do morro, proporcionando deslumbrantes vistas do Oceano. No cardápio estão inclusos pratos com carne de faisão, javali, codorna e medalhões de veado. Ficou para a nossa próxima visita à cidade.

Para uma opção mais modesta, opte por uma opção no centrinho da cidade. Como estávamos atrasados na nossa programação, resolvemos comer um lanchinho rápido no Trinks Cafe (39140 CA-1, Gualala, CA 95445) e não nos arrependemos da escolha.

Sanduíches gostosos acompanhados de saladinha verde
Sanduíches gostosos acompanhados de saladinha verde
Onde se Hospedar

Gualala é uma ótima opção para passar a noite já que possui tem muitas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos e vários locais gostosos para comer. Nosso parceiro Booking.com lista quase duas dezenas de opções de hotéis na cidade. Confira as opções neste link.

10. POINT ARENA LIGHTHOUSE

O Point Arena Lighthouse é o maior farol da Costa Oeste americana com 35 metros de altura (empatado com o Pigeon Point Lighthouse localizado no litoral ao sul de San Francisco) e fica localizado na cidade de Point Arena. Além do farol, pode-se visitar um museu que conta um pouco da história do local e há também uma lojinha de presentes. O acesso é feito por uma escada em formato de caracol de 146 degraus (haja fôlego!) e a vista lá em cima é deslumbrante. Lá em cima nossa guia nos contou que essa não é a construção original, mas sim o segundo farol da região. O primeiro foi severamente danificado no terremoto de 1906 e uma nova torre foi construída.

thumb_DSC08763_1024
Chegando ao Point Arena Lighthouse
O farol Point Arena
O farol Point Arena
Vista do lado da estrada
Vista de cima do farol
Vista de cima do farol da pedras que se localizam na área atrás do museu
Vista de cima do farol da pedras que se localizam na área atrás do museu
  • Endereço: 45500 Lighthouse Rd, Point Arena, CA 95468
  • Horários: de 10h às 15h30 (até 16h30 entre os meses de maio e setembro)
  • Entrada: Farol + museu: US$ 7.50 / Somente museu: US$ 5
Onde se Hospedar

Veja opções de hospedagem na cidade de Point Arena neste link do site do nosso parceiro Booking.com.

11. STORNETTA PUBLIC LANDS

Este lugar foi um achado incrível porque não havíamos encontrado dicas de visitá-lo em nenhum guia de viagem! Por isso, anote a dica! Depois de termos passeado pelo Point Arena Lighthouse, já estávamos pegando a estrada de volta quando resolvemos parar para tirar uma fotos. Entramos na Stornetta Public Lands e, para nossa surpresa, foi um dos locais mais bonitos que vimos de todo litoral norte da Califórnia, onde tiramos nossas melhores fotos e a melhor parte: entrada gratuita. O local é acessível somente a pé e inclui mais de duas milhas de costa, o estuário do Rio Garcia e praia adjacente, e uma pequena ilha acessível durante a maré baixa.

Entrada do Stornetta Public Lands
Entrada do Stornetta Public Lands
Vista incrível
Vista incrível
thumb_DSC08790_1024
As cores eram fantásticas
thumb_DSC08781_1024
E o Paulo resolveu chegar perto do mar…ele é aquele pontinho mais à esquerda
thumb_DSC08795_1024
Paulo de braços abertos para a foto

12. ELK

De volta à estrada, passa-se pela minúscula cidade de Elk que tem um lindo litoral recortado e pouco mais de 200 habitantes. É possível visitar o Greenwood State Beach para apreciar lindas vistas de seu litoral acidentado e fazer um piquenique (compre os petiscos na Elk Store no centro da cidade).

Casinhas à beira da estrada em Elk. Foto: site elkeweb.org
Casinhas à beira da estrada em Elk. Foto: site elkeweb.org

13. MENDOCINO

Mendocino é uma charmosa cidade, com menos de mil habitantes, com muitas opções de restaurantes, hotéis, lojinhas, antiquários e galerias de arte. O estilo arquitetônico é da Nova Inglaterra, o que dá um ar gracioso à cidade.

Leia mais: Litoral da Califórnia: A cidade de Mendocino
Galerias e lojinhas no centro da cidade
Galerias e lojinhas no centro da cidade

Alguns lugares interessantes para conhecer na cidade:

  • Kelley House Museum: um museu que conta a história da cidade como antigo polo madeireiro.
  • The Mendocino Hotel: Em estilo vitoriano e todo pintado de amarelo, este hotel foi construído em 1878 e também abriga um gostoso restaurante.
O Hotel Mendocino em amarelo no centro da cidade
O Hotel Mendocino em amarelo no centro da cidade
  • MacCallum House: uma casa com um lindo jardim que abriga um hotel e um restaurante.
  • Ford House Visitor Center: o local histórico exibe ferramentas, uma maquete da cidade de Mendocino de 1890, artefatos dos nativos americanos, e imagens fotográficas que interpretam a história da cidade.
thumb_DSC08867_1024
Fachada do Ford House
Onde comer

A cidadezinha é recheada de restaurantes aconchegantes, com pratos saborosos e ótimas cartas de vinho. Seguem algumas sugestões:

Cordeiro com purê de batatas e Fettucine com peixe
Cordeiro ao vinho com purê de batatas e Fettucine com postas de peixe no Mendocino Cafe
Onde se hospedar

Há várias opções de hospedagem no centro da cidade. Entre elas:

14. MENDOCINO COAST BOTANICAL GARDENS

O Mendocino Coast Botanical Gardens é daqueles lugares que surpreendem tão positivamente que não há como não recomendar. O lugar é lindo e é muito mais do que um jardim botânico. Por ficar pertinho da costa, as vistas proporcionadas são belíssimas. O local é “dog friendly”, o que significa que cachorros são bem vindos. Há muitos tipos de flores, jardins, plantas, árvores e muita beleza.

Leia mais: Litoral da Califórnia: Jardim Botânico de Mendocino
thumb_DSC08889_1024
Para onde ir? O jardim botânico tem várias trilhas
Trilhas arborizadas
Trilhas arborizadas

thumb_DSC09007_1024

  • Endereço: 18220 CA-1, Fort Bragg, CA 95437
  • Horários: diariamente de 9h às 17h (março a outubro); 9h às 16h (de novembro a fevereiro)
  • Entrada: US$ 14 por pessoa

15. FORT BRAGG

Fort Bragg é uma cidade pitoresca com pouco mais de 7 mil habitantes que foi fundada antes da Guerra da Secessão (1861-1865) como uma guarnição militar. É um bom lugar para comer, abastecer e se hospedar, pois há várias opções na cidade. Uma das principais atrações da cidade é o Guest House Museum, que era uma residência de um ricaço do setor madeireiro. Outra atração é o Skunk Train que faz passeios de trem por vários locais da região e o chefe do Paulo, que já fez um tour, disse que é bem interessante (ficou para a próxima passagem pela cidade).

Guest House Museum. Foto: site fortbragg.com
Guest House Museum. Foto: site fortbragg.com
Onde comer
Onde se hospedar

A cidade pode até ser pequena, mas tem quase 20 opções de hotéis para escolher. Uma sugestão é o Beachcomber Motel (1111 North Main Street, Fort Bragg, CA 95437) que fica de frente para a praia.

The Beachcomber Motel. Foto: site Booking.com
The Beachcomber Motel. Foto: site Booking.com

Em Fort Bragg também fica a Glass Beach (Praia de Vidro, em português), que tem uma história muito curiosa: foi um depósito de lixo a partir dos anos 1940! As ondas fortes batendo no local quebraram  vidros e cerâmicas e, com o tempo, essas peças foram se tornando menores e mais lisas, formando o que se conhece como “Praia de Vidro”.

As incríveis cores das pedras de vidro e cerâmica
As incríveis cores das pedras de vidro e cerâmica

FIM (OU INÍCIO?) DA HIGHWAY 1

Depois de Fort Bragg, ainda é possível subir cerca de 70 km pela famosa estrada Pacific Coast Highway 1, passando por vilarejos praticamente desconhecidos como Cleone, Inglenook, Kibesillah, Westport, DeHaven e Rockport até que a estrada termine quase chegando à cidade de Leggett, no interior do estado. No entanto, os últimos 20 km não acompanham o litoral e, portanto, não há vistas do Oceano Pacífico.

Quer ler mais sobre destinos no Litoral da Califórnia viajando pela rodovia Pacific Coast Highway 1?
Litoral da Califórnia: Roteiro de San Francisco a San Diego