República Tcheca: O que fazer em Praga – Roteiro de 2 dias

0

Nossa ida a Praga só confirmou uma coisa: a cidade é, de fato, uma das mais belas do mundo. É difícil explicar como ficamos encantados pela arquitetura, beleza e hospitalidade desta joia do Leste Europeu. Neste post, compartilhamos um roteirinho básico de 2 dias em Praga.

A CIDADE DE PRAGA

Cortada pelo Rio Vltava, Praga é a capital e maior cidade da República Tcheca. O fato do rio dividir a cidade em duas partes, faz com ela seja ligada por lindas pontes. A história da cidade é bem antiga e há evidências de povos que habitaram a região entre 5 mil a 2.700 a.C. Estilos gótico, renascentista e barroco se misturam nos edifícios da cidade, criando paisagens urbanas belíssimas.

Uma cidade belíssima vista de cima
A beleza de Praga

A cidade teve papel crucial na Reforma Protestante (século XVI), na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), e na história do século XX como a capital da Tchecoslováquia, durante as duas Guerras Mundiais e a Era Comunista do Pós-Guerra. Em 1992, com a separação do país em dois, Praga deixou de ser a capital da Tchecoslováquia e passou a ser capital da República Tcheca. Neste mesmo ano, o extenso centro histórico de Praga foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

  • Curiosidades:
    • O metrô de Praga funciona bem e não tem catraca. Você precisa comprar o bilhete antes de embarcar e mostrar para um fiscal se solicitado.
    • A moeda oficial não é o Euro, mas sim a Coroa Tcheca (1 Euro ~ 27 Coras Tchecas – ref. jan/2017)
    • A língua oficial é o tcheco, mas todas as principais atrações da cidade são oferecidas em inglês e a população fala bem o idioma (não tivemos problema nenhum para sermos entendidos em museus, restaurantes e lugares históricos).
Placa escrita em tcheco no centro da cidade

O QUE FAZER EM PRAGA

Fica muito mais fácil programar a viagem sabendo a localização de todas as atrações, não é mesmo? Por isso, colocamos todas as nossas dicas neste mapa interativo, separando nas cores azul e verde cada um dos dias de passeio. Em vermelho, estão dicas de restaurantes e, em preto, a localização do hotel em que nos hospedamos e da principal estação de trem da cidade.

DIA 1

1. COMPLEXO DO CASTELO DE PRAGA

O Castelo de Praga é mais que um simples Castelo, é um complexo de edifícios incríveis, palácios e edifícios eclesiásticos de vários estilos arquitetônicos entre os séculos IX e XIX. Com 70 mil m² de área, ele é o maior castelo do mundo e também está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Como fica no alto de uma colina, proporciona belíssimas vistas do centro antigo de Praga. O complexo inclui: a Catedral de São Vito, o Antigo Palácio Real, Basílica de São Jorge, Golden Lane, uma Pinacoteca, Palácio Rosenberg, entre outros edifícios.

Leia mais: República Tcheca: O Castelo de Praga

Vista do Castelo de Praga
Vista do Castelo de Praga no alto da colina
A beleza da Catedral de São Vito
A beleza da Catedral de São Vito
Torre do Castelo à direita
Torre da Catedral de São Vito

2. PONTE CARLOS (CHARLES)

A ponte sobre o Rio Vltava mais famosa da cidade é também uma das mais belas do mundo! Feita toda em pedra, a construção começou em 1357 e ela possui 516 metros de extensão, que ligam o centro da cidade à região em que se localiza o Castelo de Praga. Além das vistas lindas que a ponte proporciona, o que realmente se destaca são as estátuas em ambos os lados por todo a sua extensão. São 30 estátuas em estilo barroco que foram colocadas entre os anos de 1683 e 1714. Entre as esculturas mais notáveis, encontram-se as estatuárias de São Luthgard, o Crucifixo Santo e Calvário, e João de Nepomuk. A partir de 1965, todas as estátuas foram sistematicamente substituídas por réplicas, e os originais estão exibidas no Lapidário do Museu Nacional.

Vista da Ponte Carlos a partir do Castelo
Vista da Ponte Carlos a partir do Castelo
Caminhando pela Ponte Carlos

3. KLEMENTINUM

Klementinum é um conjunto de prédios históricos em estilo barroco no centro da cidade. Com 20 mil m², ele é o segundo maior complexo de edifícios em Praga (atrás somente do Castelo de Praga). O local começou como uma capela dedicada a São Clemente no século XI. Um mosteiro dominicano foi fundado no período medieval e, posteriormente, foi transformado em um colégio jesuíta em 1556. Os jesuítas permaneceram até 1773, quando o Klementinum, a pedido da Imperatriz Maria Teresa da Áustria, tornou-se um observatório, biblioteca e universidade. Desde 1990, o prédio abriga a Biblioteca Nacional da República Tcheca. Existem tours guiados oferecidos diariamente.

  • Endereço: Mariánské nám. 5, 110 00 Praga 1-Staré Město, República Tcheca
  • Tours: 
    • Horários: a partir de 10h a cada 30 minutos – máximo de 25 pessoas por tour
    • Preço: 220 CZK
    • Idioma: em inglês, mas há informações impressas em diversos idiomas, inclusive português
A belíssima Biblioteca

4. PRAÇA DA CIDADE VELHA

Este local é o coração da cidade! E temos que confessar que arrancou um “UAU” quando chegamos pela primeira vez. Belíssimos prédios, coloridos e decorados, contornam toda a área e merecem que você pare para observá-los com calma. A impressão que dá é que ao entrar a praça parou um pouco no tempo e nos leva à Praga de antigamente.

Edifícios lindíssimos circundam a praça

Há um grande número de restaurantes e bares em torno de toda a praça, fazendo a alegria dos turistas. Na Páscoa e no Natal são instalados mercados com barraquinhas charmosas de produtos locais para relembrar os mercados medievais. No centro da praça fica uma estátua do reformador religioso Jan Hus, que por suas crenças “revolucionárias” foi queimado vivo. A estátua conhecida como o Memorial de Jan Hus foi instalada em 1915 para marcar o 500º aniversário de sua morte. Outros destaques da praça são o prédio da Prefeitura e da Igreja Nossa Senhora Týn.

Os dois grandes destaques da Praça: Torre do Relógio e a Igreja Nossa Senhora Týn

RELÓGIO ASTRONÔMICO E PREFEITURA

No prédio da antiga prefeitura fica o Relógio Astronômico de Praga que data do ano 1410 e é o relógio astronômico mais antigo do mundo ainda em operação. O mecanismo do relógio tem três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu e exibindo vários detalhes astronômicos; “A Caminhada dos Apóstolos”, uma mostra que acontece de hora em hora com bonequinhos dos Apóstolos e outras esculturas em movimento (a figura da Morte é representada por um esqueleto); e um mostrador do calendário com medalhões que representam os meses. Há lendas que envolvem a construção do relógio. Uma das mais conhecidas é que o artesão que produziu o relógio foi cegado para que não pudesse construir nenhum outro exemplo de tão grande beleza. Pode-se visitar salas históricas e subir na torre da antiga prefeitura (através de elevador) para ter uma visão belíssima da centro velho da cidade.

  • Endereço: Staroměstské nám. 1, 110 00 Praga 1-Staré Město, República Tcheca
  • Horários
    • Prefeitura: de terça a domingo de 9h às 18h / segunda-feira de 11h às 18h
    • Torre: de terça a domingo de 9h às 22h / segunda-feira de 11h às 22h
  • Entrada: 100 CZK
O belo relógio astronômico
Vista do alto da torre

IGREJA NOSSA SENHORA DE TÝN

Com torres de 80 metros de altura, esta é uma das mais importantes igrejas de Praga. A entrada fica meio escondida atrás dos restaurantes que contornam a praça e, de certa forma, acabam atrapalhando a visualização de sua fachada. No século XI, havia uma igreja em estilo romanesco, a qual foi substituída por uma em estilo gótico em 1256. A construção da atual igreja teve início no século XIV. O mais antigo órgão de tubulação de Praga está dentro desta igreja. O órgão foi construído em 1673 por Heinrich Mundt e é um dos órgãos mais representativos do século XVII na Europa. Difícil é conciliar os horários de abertura com a programação da viagem!

  • Endereço: Staroměstské nám., 110 00 Praga 1-Staré Město, República Tcheca
  • Horários:
    • de março a dezembro: de quinta a sábado de 10h às 13h e de 15h às 17h / domingo de 10h às 12h
    • de janeiro a fevereiro: de quarta de 17h às 18h30 / quinta de 10h às 12h e de 17h às 18h / sexta de 10h às 12h e de 14h30 às 16h / domingo de 10h às 12h
A bela igreja iluminada durante à noite

5. TORRE DA PÓLVORA

A Torre da Pólvora é um 13 dos portões originais da cidade. Estima-se que a data de construção é 1475. A torre foi destinada a ser uma entrada atraente para a cidade, em vez de uma torre defensiva. Inicialmente, ela foi chamada de Nova Torre e acabou ficando conhecida como Torre da Pólvora depois de ter sido usada para armazenar pólvora no século XVII.

  • Endereço: nám. Republiky 5, 110 00 Praga 1-Staré Město, República Tcheca 
Torre da Pólvora

DIA 2

6. PRAÇA WENCESLAU

A Praça Wenceslau é uma área comercial e cultural muito importante no Centro Novo da cidade. Nela aconteceram diversos eventos importantes da história tcheca, como a Primavera de Praga (1968) e celebrações. O nome é uma homenagem a São Venceslau, patrono da Boemia. A praça tem formato retangular e possui 45 mil mde área. Ao centro está o Monumento a São Venceslau. A praça faz parte do centro histórico de Praga que foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

7. MUSEU NACIONAL

O Museu Nacional é um dos mais importantes museus da República Tcheca. Fundado em 1818, ele conta atualmente com uma coleção de, aproximadamente, 14 milhões de itens que englobam história natural, história, artes, música, biblioteconomia, entre outras áreas. O museu é formado por diversos edifícios em estilo neo renascentista.

  • Endereço: Václavské nám. 68, 115 79 Praga 1, República Tcheca
  • Horários: diariamente de 10h às 18h – o prédio principal está fechado desde julho de 2011 para reforma; reabrirá em 2018 para celebrar seus 200 anos – confira outras localizações e informações neste link
Fachada do Museu Nacional

8. DANCING HOUSE

A “Casa Dançante” é o apelido dado ao prédio da Nationale-Nederlanden, uma das maiores empresas holandesas de seguros. Os responsáveis pelo projeto são o arquiteto tcheco-croata Vlado Milunić e o arquiteto américo-canadense Frank Gehry. A obra foi finalizada em 1996 e, desde então, tornou-se uma atração turística na cidade pelo fato de ter um design bem fora do convencional que parece estar dançando!

  • Endereço: Jiráskovo nám. 1981/6, 120 00 Praga 2, República Tcheca
Dancing House

9. COMPLEXO DO CASTELO VYŠEHRAD

Quem acha que o Castelo de Praga é o único belo castelo da cidade se engana. O Castelo Vysehrad é mais um belo exemplo arquitetônico da cidade. Trata-se de um antigo forte que foi, provavelmente, construído no século X. O complexo é enorme e com muita coisa bacana para ver. Destacamos algumas das principais atrações.

  1. Cihelná brána (Portão de Tijolos): exposição sobre o desenvolvimento das estruturas de defesa do castelo Vyšehrad;
  2. Vyšehradské Kasematy: bem preservadas, estas são antigas casamatas do castelo que têm acesso pelo Portão de Tijolos;
  3. Gorlice: trata-se de um salão que fica dentro da casamata da direita onde estão armazenadas algumas das estátuas originais da Ponte Carlos;
  4. Kapitulní chrám sv. Petra a Pavla: a Catedral de São Pedro e São Paulo, com belas torres góticas de 50 metros de altura, foi fundada no século XI, está no topo de uma colina e de lá também se tem uma bela vista da cidade;
  5. Vyšehradský hřbitov: este é o Cemitério Vysehard, onde estão enterradas diversas personalidades tchecas;
  6. Parque de Vysehrad: trata-se de um belo parque que fica nas proximidades do Castelo.

  • Endereço: V Pevnosti 159/5b, Praga 2 – República Tcheca
  • Horários: diariamente de novembro a março de 9h30 às 17h / de abril a outubro de 9h30 às 18h
  • Entrada: CZK 60 (inclui exposição do Portão de Tijolos + Casamatas + Gorlice) / há outros tipos de tickets à venda, incluindo outras atrações do complexo
Kapitulní chrám sv. Petra a Pavla

10. MUSEU KAFKA

Essa dica é para se sobrar tempo ou se você se interessa muito para saber mais sobre a vida e obra de Franz Kafka, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. A exposição foi inaugurada em 2005 e é composta por duas seções: Espaço Existencial (como a cidade afeta o escritor, como molda sua vida, a marca que deixa nele) e Topografia Imaginária (a forma como Kafka cria as camadas de sua cidade).

  • Endereço: Cihelná 635/2b, 118 00 Praga 1-Malá Strana, República Tcheca
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: CZK 200

ONDE COMER EM PRAGA

No post “República Tcheca: 3 restaurantes em Praga” citamos a nossa experiência de comer em 3 restaurantes na cidade + dica bônus para quem curte comida americana.

1229980_10200296961577631_1177672425_n
Comida tcheca deliciosa

ONDE SE HOSPEDAR EM PRAGA

Ficamos hospedados no Hotel Sovereign, um hotel 4 estrelas super gracinha bem próximo da estação principal de Praga e em uma localização mega conveniente. Para ver todas as nossas impressões sobre o hotel, confira o post ” República Tcheca: Dica de hotel em Praga“.

28127808
Hotel recomendadíssimo em Praga. Foto: Booking.com

Leia mais sobre Praga:

Deixe seu comentário