Londres: Conheça a Ranger’s House no Greenwich Park

4

Quem vai para o bairro de Greenwich para visitar o famoso Observatório de Greenwich, pode aproveitar para fazer um passeio cultural pela Ranger’s House, uma residência histórica que fica no meio do Greenwich Park. Confira o que encontrar por lá.

A RANGER’S HOUSE

A Ranger’s House é uma mansão georgiana em estilo paladiano, que data de 1722, que fica dentro do Greenwich Park, um dos parques mais icônicos de Londres. A casa foi construída para o capitão, mais tarde vice-almirante, Francis Hosier, que fez sua fortuna através do comércio marítimo. Ele ocupou a casa até morrer de febre amarela no mar em 1727. Em 1748, a mansão foi herdada pelo 4º conde de Chesterfield. Ele era um político, diplomata,  que se tornou Secretário de Estado.

Fachada da Ranger’s House

Em 1782, a mansão, conhecida como Chesterfield House, foi comprada por Richard Hulse, 2º filho de Sir Edward Hulse, médico do rei George II. Ele morreu, em 1805, solteiro e sem filhos. Em 1816, a mansão foi usado pela primeira vez com residência oficial do Ranger do Greenwich Park, uma nomeação real. A casa foi a residência oficial do Ranger durante a maior parte do século XIX. A convite da Rainha, o Marechal Lord Wolseley e sua família se mudaram para a casa em 1888. Em 1897, o O Conselho do Condado de Londres adquiriu a casa e a restaurou. No século XX, o edifício se  tornou um clube esportivo e social e, mais tarde, foi usado para exibir coleções de instrumentos musicais e retratos jacobinos.

Área atrás da casa

COLEÇÃO DE ARTE WERNHER

Desde 2002, sob administração do English Heritage, a mansão passou a abrigar a Coleção de Arte Wernher, por um empréstimo de 125 anos. O acervo conta com uma notável coleção de obras de arte acumulada pelo magnata, Sir Julius Wernher, que fez sua fortuna das minas de diamantes da África do Sul e, a partir da década de 1880, ele colecionou obras de arte de Londres, Paris, Berlim e Frankfurt. A maior parte da coleção presente na casa consiste em ma mistura eclética de arte decorativa, incluindo jóias renascentistas, marfins medievais, bizantinos e renascentistas, tapeçarias, móveis e porcelana Sèvres.

COMO É A VISITA A RANGER’S HOUSE

Conheci a Ranger’s House mediante um tour guiado no período da tarde. O dia estava belíssimo, muito ensolarado e antes do horário do tour, aproveitei para passear pelo lindo jardim de rosas que fica atrás da casa. Aproveite para sentar em um dos bancos do jardim e admirar a beleza do lugar.

Jardim de Rosas na parte traseira da casa

Pouco antes do horário do tour, fui até a frente da casa (que já estava aberta) para adquirir o ticket. Infelizmente, é proibido tirar fotos dentro da casa e tudo o que vimos foi acompanhado de duas pessoas, sendo uma delas uma guia que conhecia muito sobre a história do local e nos passou diversas informações interessantes.

Uma das salas da Ranger’s House. Foto: site oficial

Cerca de 700 obras de arte estão em exibição, e fazem parte de uma das coleções mais extraordinárias da arte européia medieval e do início da arte moderna para ter sido montada por um único indivíduo. O acervo inclui pinturas religiosas e de grandes mestres holandeses, pequenos marfins góticos esculpidos, finos bronzes renascentistas e tesouros de prata revelando o gênio dos artesãos medievais e a qualidade incomparável das artes decorativas renascentistas. Na última e ampla sala, de teto decorado com o símbolo da Ordem da Jarrateira, a mais alta ordem da cavalaria britânica, fica uma enorme escultura em mármore de Bergonzoli de um anjo que beija uma semi-mulher nua intitulada “O Amor dos Anjos”.

A coleção conta com mais de 700 objetos em exposição. Foto: site oficial

COMO CHEGAR A RANGER’S HOUSE

Para chegar até a Ranger’s House a maneira mais fácil é de ônibus. As linhas de ônibus 53 e 386 são as mais próximas da atração. Caso você aproveite o dia para conhecer o bairro de Greenwich, pode descer na estação Cutty Sark for Maritime Greenwich do DLR (trem de superfície) e seguir a pé pelo Greenwich Park. Aproveite para conferir nosso roteiro pelo bairro de Greenwich no post: Londres: O que fazer em Greenwich.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Ranger’s House – The Wernher Collection

  • Endereço: Chesterfield Walk, Lewisham, London SE10 8QX, Inglaterra
  • Horários: de abril a setembro, mediante tours guiados às segundas, terças, quartas e domingos às 11h e às 14h; os tours duram cerca de 1 hora e meia / fechada de outubro a março
  • Entrada: £8.20


Conheça outros lugares interessantes em Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui