Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias

0
Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Seguros Promo



Confira este roteirinho completo para aproveitar o melhor de Portland, a maior cidade do estado americano do Oregon. Aqui você vai encontrar dicas de atrações, transportes, restaurantes, hospedagem, passeios e muitas informações importantes para planejar uma viagem bem legal para cidade e para os seus arredores.

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE PORTLAND

Embora não seja a capital, Portland é a maior e mais populosa cidade do estado do Oregon e fica localizada quase na divisa com o estado de Washington (estado onde fica a cidade de Seattle). Portland tem esse nome a uma cidade de mesmo nome localizada no estado de Maine, do outro lado dos Estados Unidos. Em 1830, Portland surgiu a partir de um assentamento que passou a ser povoado devido à facilidade de acesso a transporte por meio fluvial, com a presença do Rio Willamette (que corta a cidade) e o Rio Columbia. Esta localização geográfica se mostrou conveniente para o escoamento de mercadorias da da indústria madeireira. A cidade foi oficialmente fundada em 1845.

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
A cidade é dividida pelo Rio Willamette

PORTLAND NO SÉCULO XX

No entanto, na virada do século XX, a cidade tinha a reputação de ser uma das cidades portuárias mais perigosas do mundo, um centro de crime organizado e extorsão. Depois que a economia da cidade passou por um boom industrial durante a Segunda Guerra Mundial, sua reputação começou a mudar. A partir dos anos 1960, Portland tornou-se conhecida por seus crescentes valores políticos progressistas. Na década de 1990, a indústria de tecnologia começou a surgir em Portland, especificamente com o estabelecimento de empresas como a Intel. Após o ano 2000, Portland experimentou um crescimento significativo, com um aumento populacional, tornado-se uma cidade popular para os jovens.

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Placa na Pioneer Courthouse Square indicando a direção de atrações de Portland

PORTLAND NOS DIAS ATUAIS

Atualmente, a cidade conta com uma população de cerca de pouco mais de 650 mil habitantes e cerca de 2,4 milhões de pessoas vivem na área metropolitana. É frequentemente reconhecida como uma das cidades mais ambientalmente conscientes devido à sua alta capacidade de locomoção, grande comunidade de ciclistas, agricultura orgânica, ampla rede de opções de transporte público e mais de 4 mil hectares de parques públicos. Esse é um dos motivos pelos quais Portland é classificada como uma das cidades americanas com melhor qualidade de vida.

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Uma das muitas áreas verdes no centro de Portland

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


CURIOSIDADES SOBRE PORTLAND

  • Portland é um ótimo lugar para fazer compras, uma vez que é tax free (livre de impostos).
  • Seu clima é marcado por verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos. Este clima é ideal para o cultivo de rosas, e Portland tem sido chamado de “Cidade das Rosas”. Outro apelido amplamente usado pelos residentes é “PDX”, que também é o código do aeroporto do Aeroporto Internacional de Portland.
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Rosas em SW Park Blocks no centro de Portland
  • Portland é a cidade mais popular do veganismo nos Estados Unidos e a segunda do mundo. A cidade é considerada um paraíso dos veganos, com muitos restaurantes completamente veganos e outros tantos com opções vegetarianas e veganas no cardápio.
  • A cidade é conhecida como a capital mundial da craft beer (cerveja artesanal), abrigando cerca de 139 cervejarias e microcervejarias, segundo dados de 2018.
  • A cidade é cortada pelo Rio Willamette e, por conta disso, a paisagem urbana é marcada pela presença de muitas pontes. Daí deriva um outro apelido da cidade “Bridgetown” (Cidade das Pontes). Três das pontes mais usadas do centro da cidade têm mais de 100 anos e são consideradas marcos históricos: a ponte Hawthorne (1910), a ponte Steel Bridge (1912) e a ponte Broadway (1913).

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista da Hawthorne Bridge

O CLIMA DE PORTLAND

O clima de Portland, assim como a maior parte do oeste do Oregon, é oceânico temperado, apresentando verões amenos e secos e invernos, outono e primavera úmidos, com frequentes chuvas e céu nublado. Em geral, no verão, as temperaturas atingem máximas de 27ºC e, no inverno, podem chegar a cerca de 1ºC. O mês de dezembro é o mais frio, com tempo nebuloso e chuvoso. As temperaturas podem ficar muito frias, mas apenas ocasionalmente, como resultado das ondas frias do Ártico. Costuma a nevar em Portland durante o período de dezembro a março.

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Dia ensolarado de primavera em Portland

E por falar em neve, a cidade de Portland fica próxima das Montanhas Cascade, a maior cordilheira a oeste da América do Norte. Por este motivo, há uma série de estações de esqui nos arredores. Uma das montanhas mais famosas dessa cordilheira é o Mount Hood, um monte de origem vulcânica que é o ponto mais alto do Oregon. Ele está localizado a 80 km de Portland e atinge uma altitude de 3429 metros. Seu cume chama a atenção em vários pontos elevados da cidade, pois sempre está com neve. Uma curiosidade é que o Mount Hood é considerado o vulcão de Oregon com maior probabilidade de entrar em erupção!

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista do Mt Hood a partir do Japanese Garden

COMO CHEGAR DO AEROPORTO AO CENTRO

O Aeroporto de Portland (PDX) é o mais importante do Oregon, sendo responsável por 90% dos voos de transporte de passageiros e 95% do transporte de carga do estado. Ele fica localizado a pouco menos de 20 km do centro da cidade. A forma mais comum de chegar até o centro de Portland através de transporte público é o serviço de trens leves da TriMet. No aeroporto é atendido pela MAX Red Line (linha vermelha) e leva cerca de 40 minutos  até Veja detalhes de como usar e outras formas de se locomover do aeroporto ao centro da cidade, no post dedicado que escrevemos sobre o assunto.

Leia mais: Oregon: Como ir ao Aeroporto de Portland ao centro

Oregon: Como ir ao Aeroporto de Portland ao centro
Foto: divulgação

COMO SE LOCOMOVER EM PORTLAND

Portland tem um bom sistema de transporte público no centro da cidade. O sistema de ônibus e trens é operado pela TriMet (Tri-County Metropolitan Transportation District of Oregon). Além disso, dentro do centro da cidade está o Portland Transit Mall, um corredor de prioridade de trânsito no qual convergem ônibus e trens urbanos de diversas partes da região. O metrô de superfície, uma das formas mais fáceis de se locomover em Portland, é conhecido como MAX.

Oregon: Como ir ao Aeroporto de Portland ao centro
Mapa das linhas de trem leve de Portland

Você precisa comprar o ticket antes do embarque. O ticket será impresso e você deve guardá-lo com você. Mostre-o caso um fiscal solicite. Não há máquinas de compra e/ou validação de ticket dentro do vagão.

Oregon: Como ir ao Aeroporto de Portland ao centro
Máquina para comprar tickets de transporte em Portland

O QUE FAZER EM PORTLAND

Para facilitar o planejamento de sua viagem a Portland, colocamos todas as nossas dicas no mapa interativo abaixo. Aqui você vai encontrar as atrações recomendadas, dicas de hospedagem, restaurantes, locais de compras, transporte e muito mais! Em seguida, falaremos de cada um dos itens em detalhes.

DIA 1: DOWNTOWN + PEARL DISTRICT

No primeiro dia em Portland, aproveite para explorar o centro da cidade. Nós ficamos hospedados no Hotel Courtyard Marriott Portland City Center, bem no centro de Portland, facilitando muito o nosso deslocamento a pé por todas as atrações deste dia. Após tomar café da manhã no gracioso Mother’s Bistro & Bar, passamos no Visitor Information Center para pegar os nossos VIP tickets que o departamento de turismo da cidade, o Travel Portland, nos disponibilizou para visitarmos as principais atrações. O escritório fica na Pioneer Courthouse Square, onde fica o Pioneer Courthouse (tribunal). No período em que visitamos a cidade estava ocorrendo o Festival das Rosas de Portland, para celebrar a primavera. Além de desfiles da comunidade, havia uma feira com brinquedos e barracas de comida montadas ao longo do Mill Ends Park, às margens do Rio Willamette. Depois de muita caminhada, matamos a fome na Von Ebert Brewing, uma das deliciosas cervejarias de Pearl District (veja dicas no final do post) e para a sobremesa, demos paradinha para comer um donut maluco no Voodoo Doughnut, aberto 24 horas por dia. Em seguida, confira os principais destaques deste dia.

1. PRAÇAS E PARQUES

O centro de Portland é repleto de praças simpáticas e áreas verdes. Confira alguns lugares interessantes para incluir no seu roteiro.

>> PIONEER COURTHOUSE SQUARE

Esta é uma grande praça de cerca de 3,7 mil m² inaugurada em 1984. Seu nome se deve a presença do edifício do Pioneer Courthouse, o tribunal da cidade. Em 1988, foi inaugurada uma bonita fonte em cascata do lado oposto do tribunal. O centro da praça é organizado como um anfiteatro, com um semicírculo de aproximadamente duas dúzias de degraus servindo de assento quando a praça é usada para apresentações musicais ou outros eventos. São dezenas de eventos realizados na praça todos os anos, incluindo shows gratuitos durante a primavera e o verão. Pioneer Courthouse Square é um local para discursos, demonstrações políticas, comícios e vigílias. No final do ano, uma grande árvore de Natal ocupa o centro da praça. Endereço: 701 SW 6th Ave, Portland, OR 97205

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Pioneer Courthouse Square
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Fonte e degraus que forma um anfiteatro
>> DIRECTOR PARK

O nome do local é uma homenagem a Simon e Helen Director, imigrantes que ajudaram a construir a cidade de Portland e contribuíram para a comunidade local. A praça é muito moderna, contém uma bonita fonte, obras de arte, uma estrutura com teto de vidro e uma grande placa de pedra com informações sobre o casal Director. Endereço: 815 SW Park Ave, Portland, OR 97205

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Director Park
>> SW PARK BLOCKS

Esse parque consiste em 12 blocos estreitos ao longo da SW Park Avenue. Cada bloco do parque possui obras de arte. Um exemplo interessante é o bloco entre as ruas Madison e Main foi nomeado Lincoln Square por causa de uma estátua de bronze de 3 metros de altura de Abraham Lincoln sobre uma base de granito. Endereço: SW Park Ave, Portland, OR 97204

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
SW Park Blocks
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Estátua de Lincoln em uma das áreas da praça
>> KELLER FOUNTAIN PARK

Construído em 1970, a característica central do parque é a fonte de água de concreto. A fonte foi projetada usando inspiração de cachoeiras no Columbia River Gorge localizado a leste de Portland (falaremos mais sobre elas no Dia 3 do roteiro). O parque, que é conhecido por sua acessibilidade para permitir que os visitantes fiquem no topo da cachoeira. Endereço: SW 3rd Ave & Clay St, Portland, OR 97201

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Keller Fountain Park. Foto: site oficial
>> WATERFRONT PARK

Governor Tom McCall Waterfront Park é um parque de 148 mil m² ao longo do Rio Willamette que foi aberto em 1978. O parque é limitado pelo RiverPlace Marina ao sul, a Steel Bridge ao norte, Naito Parkway ao oeste, e Rio Willamette ao leste. O parque é muito utilizado para caminhadas, ciclismo e skate. O parque também é o anfitrião de muitos eventos do Portland Rose Festival. Alguns dos destaques do parque é a Salmon Street Springs, uma fonte de concreto enorme e lindas vistas do Rio Willamette e das pontes que o cruzam. Endereço: NW Glisan St, Portland, OR 97209

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Waterfront Park. Foto: Steve Morgan/Wikimedia Commons
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Caminhando pelo calçadão do Waterfront Park

2. MUSEUS E GALERIAS DE ARTE

>> PORTLAND ART MUSEUM

Fundado em 1892, o Museu de Arte de Portland é o mais antigo museu da costa oeste dos Estados Unidos e o 7º mais antigo do país.  Ele passou por uma ampla renovação e hoje se encontra entre um dos maiores museus do país, com cerca de 10 mil m² de espaços de exposição. A coleção permanente tem mais de 42 mil obras de arte, um área de arte indígena, uma área de arte do noroeste dos EUA, uma exposição de arte moderna e contemporânea, exposições permanentes de arte asiática e um jardim de esculturas públicas ao ar livre.

  • Endereço: 1219 SW Park Ave, Portland, OR 97205
  • Horários: de sábado a quarta de 10h às 17h / quinta e sexta de 10h às 20h /fechado às segundas-feiras
  • Entrada: US$ 20
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Uma das salas do Portland Art Museum
>> OREGON HISTORICAL SOCIETY MUSEUM

Fundado em 1898, o Oregon Historical Society Museum é um museu de história local que abriga o Portland Penny, a moeda de cobre de 1835. O museu contém mais de 85 mil artefatos relacionados à história da região, incluindo artefatos desde o início da colonização até os tempos atuais, incluindo objetos dos índios americanos e uma coleção de veículos em miniatura e muitos itens do dia-a-dia, incluindo potes e vestimentas.

  • Endereço: 1200 SW Park Ave, Portland, OR 97205
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de meio-dia às 17h
  • Entrada: US$ 10
>> OREGON MARITIME MUSEUM

O Museu Marítimo de Portland é na verdade um navio a vapor construído em 1947 cujo nome é Portland. Em 1991, teve início o trabalho de restauração com a intenção de transformar-lo em um navio-museu estacionado no Rio Willamette. O navio usa a mesma tecnologia que os da virada do século XX, sendo possível, inclusive, visitar a casa de máquinas.

  • Endereço: 198 SW Naito Pkwy, Portland, OR 97204
  • Horários: quartas, sextas e sábados de 11h às 16h
  • Entrada: US$ 7
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Oregon Maritime Museum

3. PORTLAND SATURDAY MARKET

O Portland Saturday Market é um mercado de rua que ocorre todos os finais de semana, faça chuva ou faça sol desde 1974, no Tom McCall Waterfront Park, embaixo da Burnside Bridge. Ele é o maior mercado de artefato e arte ao ar livre continuamente em operação dos Estados Unidos. O local é muito indicado para quem está a procura de produtos artesanais locais. Mais de 350 artistas e artesãos locais criam arte e vendem suas obras no local. Além disso, é possível encontrar na área música ao vivo e uma infinidade de comidas dos mais variados sabores são oferecidas em barraquinhas e food trucks nos arredores.

  • Endereço: 2 SW Naito Pkwy, Portland, OR 97204
  • Horários: sábados de 10h às 17h e domingos de 11h às 16h30
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Apesar do nome, o Portland Saturday Market funciona todos os sábados e domingos

4. WHITE STAG SIGN

White Stag Sign é um letreiro luminoso conhecido de neon e lâmpadas incandescentes localizado no topo do White Stag Building (70 NW Couch St, Portland, OR 97209) em frente à Burnside Bridge. A placa se tornou um dos símbolos de Portland e está voltada para o sentido do Rio Willamette e é melhor vista quando você está chegando do aeroporto e indo em direção ao centro da cidade. Instalado em 1940, o letreiro foi adquirido pela cidade de Portland em 2010.

Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias

5. CHINATOWN

O bairro de Chinatown de Portland se estende do norte de West Burnside St. até a Union Station. Este é o bairro mais antigo de Portland e sua entrada principal se dá pelo Chinatown Gate Portland (Endereço: 22 NW 4th Ave, Portland, OR 97209), um portão chinês enorme totalmente decorado que é o portão de entrada para o bairro e que foi construído em 1986. Chinatown é o lar de restaurantes históricos e contemporâneos, além de abrigar uma das lojas de donuts mais famosas do mundo, a Voodoo Doughnut. Além disso, o bairro possui mais de duas dúzias de empresas de propriedade chinesa, incluindo restaurantes como o Republic Cafe, inaugurado em 1922, e o restaurante chinês mais antigo de Portland, o Chen’s Good Taste.

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
O belo portão marca a entrada para o bairro de Chinatown

6. LAN SU CHINESE GARDEN

Aberto em 2000, o Lan Su Chinese Garden é um Jardim Chinês murado de cerca 4 mil m², e está localizado no bairro de Chinatown. Seu estilo foi influenciado pelos famosos jardins da cidade chinesa de Suzhou. O jardim é formado por pontes, passarelas, um lago, colunatas, pavilhões e muitas plantas. Muito mais do que um belo jardim botânico, a Lan Su é uma maravilha criativa e uma experiência inspiradora baseada em uma tradição chinesa de 2 mil anos que combina arte, arquitetura, design e natureza em perfeita harmonia.

  • Endereço: 239 NW Everett St, Portland, OR 97209, Estados Unidos
  • Horários: 
    • entre meados de março e meados de maio: diariamente de 10h às 18h
    • entre meados de maio a meados de outubro: diariamente de 10h às 19h
    • entre meados de outubro a meados de março: diariamente de 10h às 16h
  • Entrada: pode comprar online ou no local
    • entre meados de outubro a meados de maio: US$ 10.95
    • entre meados de maio a meados de outubro: US$ 12.95

Leia mais: Lan Su Chinese Garden: um Jardim Chinês no centro de Portland

Lan Su Chinese Garden: um Jardim Chinês no centro de Portland
A beleza da arquitetura do jardim

7. POWELL’S CITY OF BOOKS

Quando eu li a respeito da Powell’s City of Books, não imaginava que ela era tão imensa quanto ela é. Fundada de 1971, a Powell’s se tornou um marco em Portland e a maior livraria independente do mundo! Ela está localizada em um quarteirão inteiro no centro da cidade, abrigando mais de 1 milhão de livros em 3,5 mil seções diferentes. Logo que entrar na livraria, pegue um mapa (sim, a livraria é tão grande que você precisa pegar um mapa para não se perder) e visite as áreas que são do seu interesse. A loja está distribuída em 3 andares e conta com 2 elevadores. Além disso, no Piso Térreo, fica também um Café.

  • Endereço: 1005 W Burnside St, Portland, OR 97209
  • Horários: aberto diariamente de 9h às 23h
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Panorâmica de uma das áreas da loja

Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Eu quase surtei quando encontrei um livro de Machado de Assis na livraria

DIA 2: WASHINGTON PARK + NOB HILL

Depois de tomar um brunch vegano delicioso no Prasad, o segundo dia em Portland reservamos para explorar o Washington Park, uma imensa área verde localizada a cerca de 4 km do centro da cidade. O parque é recheado de atrações e é possível passar muitas horas lá. Escolha as atrações que sejam mais interessantes para você porque em um único dia é impossível visitar tudo. Na sequência, seguimos para visitar a Pittock Mansion, uma mansão histórica com um mirante que proporciona lindas vistas da cidade e dos arredores. O fim da tarde é perfeito para fazer um passeio a pé gostoso pelo bairro de Nob Hill e sabores algumas das delícias gastronômicas locais. Reservamos a noite para jantar no famoso restaurante peruano Andina.

1. WASHINGTON PARK

Fundado em 1909, o Washington Park é um parque público de 166 hectares que fica no alto de uma colina com elevação que chega até a 265 metros de altura. O parque tem mais de 24 km de trilhas, possui o mais antigo jardim de rosas ainda em operação nos Estados Unidos, conta com um anfiteatro que sedia muitos concertos públicos e festivais, entre muitas outras atrações. Durante nossa passagem por Portland, nós escolhemos visitar 2 atrações do parque: o Portland Japanese Garden e o International Rose Test Garden. No entanto, falaremos um pouquinho sobre todas elas para que você possa decidir qual tem mais o seu perfil de viagem para incluir no seu roteiro na cidade.

  • WASHINGTON PARK FREE SHUTTLE: Devido ao seu tamanho, existe transporte interno gratuito via shuttle que leva de uma atração a outra do parque. Ele funciona de maio a outubro com saídas a cada 15 minutos. A volta completa leva em torno de 30 minutos. O horário de funcionamento é de maio a setembro: diariamente de 9h30 às 19h | abril e outubro: fins de semana de 9h30 às 17h. O shuttle faz as seguintes paradas: Washington Park MAX Station (acesso ao Oregon Zoo, Portland Children’s Museum e World Forestry Center, Vietnam Veterans Memorial, Hoyt Arboretum, Holocaust Memorial, Portland Japanese Garden/International Rose Test Garden, Archery Range e, novamente, Vietnam Veterans Memorial.
>> PORTLAND JAPANESE GARDEN

O Jardim Japonês de Portland é um paraíso de tranquilidade e é considerado um dos mais autênticos jardins japoneses fora do Japão. O Jardim possui mais de 5 hectares de extensão e é separado em 12 espaços, incluindo um autêntica Japanese Tea House. As vistas do Mount Hood a partir do local são muito bonitas. Tours guiados estão inclusos na tarifa de admissão.

  • Endereço: 611 SW Kingston Ave, Portland, OR 97205
  • Horários: 
    • de meados de março a setembro: segunda-feira de meio-dia às 19h / de terça a domingo de 10h às 19h
    • de outubro a meados de março: segunda-feira de meio-dia às 16h / de terça a domingo de 10h às 16h
  • Entrada: US$ 18.95
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
O belíssimo Jardim Japonês de Portland
>> INTERNATIONAL ROSE TEST GARDEN

Este jardim de rosas é o mais antigo do tipo ainda em operação nos Estados Unidos. Todo ano, centenas de milhares de visitantes vão até este lugar para observar as mais variadas cores e odores de rosas. O jardim proporciona vistas incríveis de mais de 8 mil rosas, o que tornou o local uma das marcas registradas da “cidade da rosas”. O melhor período para visitar o local é entre os meses de maio e setembro. Nós estivemos em junho e o jardim estava magnífico.

  • Endereço: 400 SW Kingston Ave, Portland, OR 97205
  • Horários: diariamente de 7h39 às 21h
  • Entrada: gratuita
  • Tours: Tours gratuitos disponíveis diariamente às 13h do final de semana do Memorial Day (última segunda-feira de maio) até o final de semana do Labor Day (primeira segunda-feira de setembro).
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
International Rose Test Garden
>> HOYT ARBORETUM

Criado em 1928, este arboreto possui cerca de 6 mil árvores e arbustos individuais de cerca de 2,3 mil espécies do mundo todo, das quais mais de 60 correm ameaça de extinção. Além disso, o arboreto possui uma das mais extensas coleções de coníferas dos Estados Unidos. O Jardim de Inverno do Arboreto exibe plantas ornamentais e nativas que exibem a cor do inverno. Em 2016, o arboreto abriu um jardim de bambu anunciado como “a maior coleção de bambu no noroeste do Pacífico” e com mais de 30 espécies de bambu representadas por mais de 100 plantas.

  • Endereço: 4000 SW Fairview Blvd, Portland, OR 97221
  • Horários: diariamente de 5h às 22h
  • Entrada: gratuita
>> OREGON ZOO

Fundado em 1888, o zoológico é o mais antigo zoológico da costa oeste dos Estados Unidos. O zoológico abriga 1,8 mil animais de mais de 230 espécies, incluindo cerca de 30 espécies ameaçadas de extinção. O zoológico também possui uma extensa coleção de plantas ao longo de suas exposições de animais e jardins especializados. Ele recebe quase 2 milhões de visitantes todos os anos, sendo a atração paga mais visitada do estado.

  • Endereço: 4001 Southwest Canyon Road, Portland, OR 97221
  • Horários: de final de maio a início de setembro de 9h30 às 18h / de início de setembro a final de maio de 9h39 às 16h
  • Entrada: US$ 17.95 / US$ 15.95 crianças entre 3 e 11 anos
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
Oregon Zoo. Foto: site oficial
>> WORLD FORESTRY CENTER

O museu está localizado em uma área de mais 1,8 m² e tem como foco educar os visitantes sobre a importância das florestas e árvores em nossas vidas, bem como a sustentabilidade ambiental. Os visitantes podem fazer um passeio de jangada, ver a floresta a partir de uma visão panorâmica, aprender sobre pessoas diferentes que trabalham na floresta, e conhecer o que a Rússia, China, África do Sul e Brasil estão utilizando suas florestas e os desafios que enfrentam.

  • Endereço: 4033 Southwest Canyon Road, Portland, OR 97221
  • Horários: do Memorial Day ao Labor Day diariamente de 10h às 17h / do Labor Day até o Memorial Day de quinta a segunda-feira de 10h às 17h
  • Entrada: US$ 8
Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
World Forestry Center. Foto: site oficial
>> PORTLAND CHILDREN’S MUSEUM

Fundado em 1946, o Museu das Crianças é o sexto museu infantil mais antigo do mundo e o mais antigo a oeste dos Estados Unidos. Com uma área de 4,6 mil m², o museu recebe mais de 250 milhões de crianças e suas famílias todos os anos. Há um Centro de Aprendizagem que observa, documenta e pesquisa a aprendizagem das crianças para mostrar de que forma as crianças imaginam, projetam, inventam e criam usando ferramentas das artes e das ciências.

  • Endereço: 4015 Southwest Canyon Road, Portland, OR 97221
  • Horários: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: US$ 11

2. PITTOCK MANSION

Construída entre 1909 e 1914, a Pittock Mansion é uma mansão em estilo renascentista francês localizada no alto das West Hills na cidade de Portland. Ela foi originalmente construída como residência particular do editor londrino Henry Pittock e de sua esposa Georgiana. A construção possui 46 cômodos e foi erguida em uma área de 19 hectares. Ela possui uma série de inovações para a época, como intercomunicadores, iluminação indireta, um elevador e uma câmara fria. Localizada a 300 metros acima do nível do mar, a mansão é um dos melhores lugares para observação em Portland.

  • Endereço: 3229 NW Pittock Dr, Portland, OR 97210
  • Horários:  janeiro: fechada | de fevereiro a maio: diariamente de 10h às 16h | de junho até o Labor Day (1ª segunda-feira de setembro): diariamente de 10h às 17h | de setembro a dezembro: diariamente de 10h às 16h
  • Entrada: US$ 12

Leia mais: Oregon: Pittock Mansion e suas lindas vistas de Portland

Oregon: Pittock Mansion e suas lindas vistas de Portland
Bela arquitetura da mansão

3. PASSEIO POR NOB HILL

Nob Hill é uma região localizada no Northwest District (Distrito Noroeste) de Portland. O bairro possui muitas áreas residenciais, além de restaurantes, boutiques e galerias de arte. Ele é marcado por casas em estilo Craftsman com edifícios antigos e condomínios novos e elegantes. O bairro que rodeia a elegante Northwest 23rd Avenue oferece uma várias e excelentes possibilidades de compras e opções gastronômicas.

Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Rua de Nob Hill

Um dos destaques de Nob Hill é o Cinema 21, aberto em 1925 como um teatro e transformado em cinema, posteriormente. O Cinema 21 é conhecido por apoiar cineastas independentes e locais e já recebeu muitos eventos e festivais durante sua história. Aproveite o passeio pelo bairro para tomar um chá no Drangonfly Coffee House, comer um croissant no Ken’s Artisan Bakery, tomar um sorvete maravilhoso no Salt & Straw, saborear uma comida gostosa no Papa Haydn, tomar uma cervejinha na Kells Brewery e conhecer o bizarro museu Freakybuttrue Peculiarium.

DIA 3: COLUMBIA RIVER GORGE E CACHOEIRAS

Se você tem mais um dia em Portland, com certeza, utilize-o para conhecer a região de Columbia River George. Trata-se de um canyon do Rio Columbia, o maior rio da América do Norte. Este canyon possui até 1,2 mil metros de profundidade e se estende por mais de 130 km. O desfiladeiro tem o status de proteção federal como uma área cênica nacional, chamada de Columbia Gorge National Scenic Area.

Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Multnomah Falls

O local é um destino famoso para caminhadas, ciclismo, passeios, pesca e esportes aquáticos. A área é conhecida por sua alta concentração de cachoeiras, com mais de 90 no lado do Oregon! Faça um passeio pela Historic Columbia River Highway passando por cachoeiras como Horsetail Falls, Multnomah Falls, Wahkeena Falls, Bridal Veil Falls, Shepperd’s Dell Falls e Latourell Falls, parando em pontos de observação como o famoso Vista House (construído em 1917 como um local de descanso para os viajantes) e Portland Women’s Forum State Scenic Viewpoint.

Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista House

Caso você não queria alugar carro, existem muitas opções de excursões pelo Columbia River Gorge e arredores que saem do centro de Portland. Confira algumas das opções abaixo:

OUTRAS ATRAÇÕES INTERESSANTES

  • OMSI (OREGON MUSEUM OF SCIENCE AND INDUSTRY): Fundado em 1944, o Museu de Ciência e Indústria do Oregon é um museu de ciência e tecnologia que contém 3 auditórios, um planetário e salas de exibições com uma ampla variedade de exposições interativas com foco em ciências naturais, indústria e tecnologia. (Endereço: 1945 SE Water Ave, Portland, OR 97214 | Horários: diariamente de 9h30 às 17h30 (no verão até 19h) | Entrada: a partir de US$ 14.50 adultos / US$ 9.75 crianças)
Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fachada do OMSI. Foto: divulgação
  • CRYSTAL SPRINGS RHODODENDRON GARDEN: É um jardim bem cuidado, praticamente cercado pelo lago Crystal Springs, que possui uma coleção notável de rododendros, azáleas e outras plantas menos conhecidas, além de árvores incomuns. A melhor época para visitar é na primavera, entre os meses de abril e maio. (Endereço: 5801 SE 28th Ave, Portland, OR 97202 | Horários: de abril a setembro diariamente de 6h às 22h / de outubro a março diariamente de 6h às 18h | Entrada: de outubro a fevereiro entrada gratuita / US$ 5 de 10h às 18h de terça a domingo em outras datas, sendo gratuita às segundas-feiras)
Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Crystal Springs. Foto: travelportland.com
  • THE GROTTO: O Grotto é um santuário católico situado entre 62 acres de jardins botânicos. Estátuas e santuários estão aninhados entre caminhos floridos que serpenteiam sob abetos imponentes. Lagoas pacíficas, vistas espetaculares e uma bela arquitetura conduzem a esse espaço de natureza tranquila e reflexiva de jardins bem cuidadoso. Durante o Natal, há um festival de luzes e quase 160 concertos de corais. (Endereço: 8840 NE Skidmore St, Portland, OR 97220 | Horários: abre diariamente às 9h e o horário de fechamento varia conforme a época do ano, confira aqui | Entrada: US$ 8)
Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
The Grotto. Foto: site oficial
  • FOREST PARK: É um parque público municipal localizado nas Tualatin Mountains, estendendo-se por 13 km. Ele foi fundado em 1948, abriga mais de 112 espécies de aves e 62 espécies de mamíferos e uma grande variedade de árvores e plantas. (Endereço: NW 29th Avenue and Upshur Street to Newberry Road | Horários: diariamente de 5h às 22h)

Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Forest Park. Foto: travelportland.com

ESPORTES EM PORTLAND

Portland abriga times das 3 maiores ligas esportivas dos Estados Unidos e outros em ligas menores. Confira os principais times:

  • Basquete (NBA): Portland Trail Blazers que joga a NBA desde 1970 e esteve em três finais (1977, 1990 e 1992), conquistando o título em uma oportunidade (1977). O time disputa suas partidas no Moda Center (Endereço: 1 N Center Ct St, Portland, OR 97227, EUA) do lado leste do Rio Willamette.
  • Futebol Masculino (MLS): Portland Timbers, fundado em 2014 e que tem um título, conquistado em 2015. As partidas são disputadas no Providence Park.
  • Futebol Feminino (NWSL):  Portland Thorns FC, que foi fundado em 2012 e já conquistou 2 títulos (2013 e 2017) e também disputa suas partidas no Providence Park.

TOURS EM PORTLAND

A cidade possui muitas alternativas para todos os perfis de viajantes. Confira algumas opções interessantes de tours em Portland.

TOURS PELA CIDADE
TOURS GASTRONÔMICOS E ETÍLICOS EM PORTLAND
TOURS EM VINÍCOLAS E DEGUSTAÇÕES DE VINHO


ONDE COMER EM PORTLAND

Portland é um dos lugares mais gostosos para comer nos Estados Unidos devido à variedade enorme de opções gastronômicas. Para facilitar, colocamos as nossas sugestões separadas por bairros. Todas elas estão no mapa interativo do início do post.

DOWNTOWN
Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Brunch no Mother’s Bistro
Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Donuts fantásticos e a maioria veganos do bizarro Voodoo Doughnut
NOB HILL
PEARL DISTRICT
Portland: Degustação de cervejas artesanais na Von Ebert Brewing
Hambúrgueres deliciosos do Von Ebert Brewing
Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias
Prato do restaurante Andina

OUTROS BAIRROS

ONDE COMPRAR EM PORTLAND

Se você quiser aproveitar a viagem para fazer umas comprinhas, você pode encontrar várias lojinhas charmosos nos bairros de Nob Hill e Pearl District. Se você está procurando por centros de compra aqui estão as principais na cidade de Portland:

  • Lloyd Center Mall: Shopping center localizado do lado leste do Rio Willamette, há alguns quarteirões do Moda Center.
  • Pioneer Place: Localizado no centro da cidade, abriga lojas variadas como a Apple Store, Forever 21, GAP, H&M, Michael Kors, Victoria’s Secret e Zara.
  • Washington Square Mall: Este shopping fica mais afastado do centro de Portland, localizado na cidade vizinha de Tigard. É um centro de compras enorme e repleto de lojas famosas e restaurantes.
  • Bridgeport Village: Também afastado do centro de Portland, o Bridgeport também fica em Tigard. Conta com a presença de lojas importantes como Anthropologie, Apple Store, Banana Republic, Sephora, Sir la Table (para artigos de cozinha), Sunglass Hut, e algumas opções de restaurantes.
  • Multnomah Village: Localizado ao sul de Portland, possui dezenas de lojas exclusivas, galerias, restaurantes, um bar de vinhos e uma cervejaria, serviços profissionais e o Centro de Artes Multnomah.

ONDE SE HOSPEDAR EM PORTLAND

Durante nossa passagem pela cidade, ficamos hospedados no Hotel Courtyard Marriott Portland City Center.  Trata-se de um hotel 4 estrelas localizado em Portland Downtown. O hotel possui um restaurante bem avaliado, uma academia toda equipada, um business center com serviço completo e wifi gratuito tanto nas áreas comuns, quanto nos quartos.

Hospedagem em Portland: Courtyard Marriott Portland City Center
Um dos quartos do hotel Marriott. Foto: divulgação

Além disso, há outras opções bem interessantes, bem localizadas e bem avaliadas para se hospedar no centro de Portland. Confira algumas delas:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

Agradecemos ao Travel Portland pelas informações e tickets para visitar as principais atrações na cidade. Todas as opiniões que constam neste post relatam exclusivamente as nossas experiências no local.

Guarde esta dica no Pinterest!

Oregon: O que fazer em Portland - Roteiro de 2 ou 3 dias - Viajonários | http://www.viajonarios.com.br/portland/ | #viajonarios #portland #oregon #roteiro #atracoes #eua #usa #thecityofroses #cityofroses #ripcity #rosecity

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui