Ponte Golden Gate

3
A Ponte Golden Gate é uma das grandes maravilhas arquitetônicas do mundo!
 
A cidade de São Francisco está localizada em uma península cercada de água. Golden Gate é o nome de um estreito próximo à cidade de São Francisco e a Ponte Golden Gate é a ponte que liga a cidade de um lado a outro deste estreito, ou seja, liga São Francisco à cidade de Sausalito.
 
Ela começou a ser construída em 1933 (ano passado completou 75 anos!) e foi concluída em 1937 e tornou-se um dos mais famosos símbolos da cidade, custando em torno de US$ 1,2 bilhão (em valores atualizados para os dias atuais). 
Desde o princípio, a localização da ponte apresentava difíceis desafios a sua construção devido a proximidade com a temida e impressionante Falha de San Andreas – fratura ao longo da qual houve deslocamento de camadas tectônicas – que passa do norte ao sul através da área da Baía de San Francisco. Além disso, as águas turbulentas do estreito acrescentavam graves perigos para os trabalhos de construção submarina necessários para o erguimento da ponte.
O engenheiro Joseph Strauss teve de levar a cabo intensa e incansável campanha que se arrastou por longos 14 anos a fim de convencer as céticas autoridades municipais e outros oponentes a levar adiante o controverso projeto.
 
Passam por ela diariamente mais de 100 mil carros! É também um local frequentado tanto por pedestres quanto por ciclistas. O detalhe interessante fica para a descrição da cor: é chamada de “international orange” (laranja internacional). (Oi???)
 
Um fato bizarro desta ponte é a quantidade absurda de suicídios que ocorrem ali. É o local que concentra a maior parte de suicídios do mundo!!! Dizem que a queda dura aproximadamente quatro segundos e quem salta da ponte atinge a água a uma velocidade de 120 km/h, que é quase sempre fatal. Em 2013, bateu um novo recorde: 46 eventos!
Em épocas de crise econômica os patrulheiros (entre 2 e 4 agentes que percorrem a ponte o tempo todo) costumam encontrar muitos empresários falidos e mutuários inadimplentes entre os suicidas.
 
Apesar dos pesares, a Ponte Golden Gate é considerada a mais bonita e mais fotografada ponte do mundo todo! E nós não poderíamos estar mais ansiosos para conhecê-la!!!

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,
    Estou indo mês que vem para conhecer o parque Yosemite, SF, Vale do Silício e depois descer para LA.
    Gostaria de saber se em SF é realmente necessário alugar veículo. Vamos ficar três dias lá.
    Desde já agradeço,

    Sâmia.

    • Olá Sâmia,

      A melhor opção para conhecer San Francisco é sem carro mesmo. O trânsito é chato e os estacionamentos caríssimos. Vale a pena tentar ficar hospedado em um hotel mais central (Union Square) para aproveitar os passeios a pé ou de bicicleta (na região dos Piers e Ponte Golden Gate). O que você pode fazer é aproveitar os primeiros dias sem carro para fazer a maior parte dos passeios e alugar carro somente no último dia para fazer um passeio ou outro que fique mais distante e seguir sua viagem de carro pela Califórnia. Existem alguns tours em San Francisco e a partir da cidade que podem interessar para quem está sem carro. Prepare as pernas porque as ladeiras são bem cansativas! Mas essa é uma das coisas que San Francisco oferece que outras cidades não têm, não é mesmo? Uma dica: compre com antecedência os tickets para visitar Alcatraz porque os meses de julho e agosto são os mais concorridos do ano.
      Veja mais dicas:
      Yosemite
      San Francisco
      Vale do Silício: O que fazer no Vale do Silício (temos posts especiais sobre o Google) / todos os posts do Vale do Silício
      Los Angeles: O que fazer em Los Angeles / todos os posts de Los Angeles
      Abraços e uma excelente viagem!

Deixe seu comentário