Planejando uma viagem pela Europa com nossos pais!

2

Nossos pais nunca viajaram pela Europa e agora que nós estamos morando em Londres, decidimos convidá-los para uma viagem de duas semanas pelo velho continente unindo o útil ao agradável: conhecer lugares incríveis e nos visitar. O roteiro inclui lugares famosos para que eles tenham um gostinho do que a Europa tem a oferecer. Confira nossa experiência planejando uma viagem pela Europa com nossos pais!

PLANEJANDO UMA VIAGEM PELA EUROPA COM NOSSOS PAIS!

Nós já moramos há 3 anos fora do Brasil, mas nossos pais nunca tiveram a oportunidade de nos visitar. Eles nunca saíram da América do Sul por diversos motivos, entre eles porque sempre tiveram um pouco de receio de não conseguirem se comunicar, já que não falam inglês. Temos certeza de que esta é a realidade de muitas pessoas e, por isso, decidimos compartilhar como tem sido o nosso planejamento de viagem pela Europa com nossos pais.

Eu, Ana, sou responsável por traçar todo o roteiro, fazer reservas, pesquisar voos, horários de trens, comprar tickets, etc. Eu sou a “faz-tudo” da viagem. E estou sempre alucinada querendo conhecer milhões de lugares que vejo na internet. Adoro pesquisar e descobrir lugares interessantes para visitar. Confesso que tenho um ritmo super acelerado e não me importo de acordar cedo e dormir tarde, andar a pé 15 km por dia percorrendo uma cidade, se for para curtir ao máximo uma viagem bacana.

Eu só queria conhecer o mundo inteiro!

Estou fazendo várias viagens curtas pela Inglaterra sozinha e meu ritmo é bem intenso, faço o dia render conhecendo muita coisa. Mas, sei que não é todo mundo que tem esse pique todo. O Paulo sofre um pouquinho comigo por conta disso. Por ele, nosso ritmo durante as viagens seria mais tranquilo, teríamos mais tempo para sentar em um Café à tarde, ficaríamos de bobeira em um parque olhando o movimento, voltaríamos para o hotel para um cochilo depois do almoço…No entanto, eu sempre tenho um roteiro recheado de atividades e, se der, tento incluir um momento mais zen. Uma coisa estava clara para mim desde o início: essa viagem com os nossos pais precisa ser diferente das que costumamos fazer. Foi com isso em mente que comecei a traçar o roteiro.

A NOSSA VIAGEM “EUROPARENTS”

Para ficar mais fácil a minha comunicação com o Paulo sobre nossas viagens, decidi chamar a viagem para a Europa com os nossos pais de EUROPARENTS, a junção de EUROPA + PARENTS (pais, em inglês). Olha só tudo o que pensamos para montar o roteiro e decidir como seria essa nova aventura!

1) MUDANÇA DE RITMO

A primeira coisa que pensei quando nos propusemos a viajar com os nossos pais foi: meu ritmo precisa ser mais calmo nessa viagem. Nossos pais têm entre 59 e 69 anos e, portanto, já ficam mais cansados, precisam de mais tempo para respirar entre uma atividade e outra. Impor o meu ritmo seria loucura de minha parte e não quero submetê-los a uma viagem cansativa, quero que eles curtam a viagem no ritmo deles.

2) ROTEIRO REPETIDO

E, foi pensando em deixar a viagem prazerosa para eles que nossa primeira ideia foi: precisamos levá-los a lugares que nós já conhecemos, porque senão, eu, a “louca dos roteiros” não vou sossegar se não desbravar todos os cantinhos de um novo destino. Além disso, gostaríamos de que eles conhecessem alguns dos lugares mais famosos da Europa, as principais capitais do continente, lugares que nós já conhecemos há algum tempo. Assim, não teria como deixar de fora lugares incríveis como Roma e Paris, por exemplo.

3) OS PREPARATIVOS DELES

Nossos pais precisaram correr para tirar passaporte e, no meio do caminho, teve a suspensão da emissão de passaportes pela Polícia Federal! Meus sogros foram afetados por isso porque o agendamento deles foi marcado para depois da data da suspensão. Mas, no final, tudo deu certo e todos já estão com passaportes em mãos! Para quem não está acostumado a viajar para o exterior, existem muitas dúvidas sobre o que levar na bagagem, o que pode ou não pode, vai estar frio ou calor, se precisa de visto, de seguro viagem, etc. etc. Temos ajudado nos preparativos e sanando as principais dúvidas que eles têm e dando dicas.

PLANEJANDO UMA VIAGEM PELA EUROPA COM NOSSOS PAIS!
Passaporte brasileiro. Foto: site oficial da Polícia Federal

3) HOSPEDAGEM

Para uma viagem longa e com 6 pessoas, incluímos o Airbnb e aluguel de apartamentos no roteiro. A vantagem é clara: economia. Se ficássemos em hotel em todas as cidades, teríamos que alugar 1 quarto para cada casal. Isso detonaria o orçamento, deixando a viagem muito mais custosa. Decidimos por partir para uma solução mais barata de compartilhar uma casa.

4) TRANSPORTE

Nós estamos acostumados a viajar somente com uma mala pequena de bagagem de mão, mas nossos pais não. Foi pensando nisso que priorizei um roteiro em que fizéssemos todos os deslocamentos internos de trem. A franquia de bagagem para voos internos é, geralmente, 1 mala de 23 kg. Mas, em algumas companhias aéreas de baixo custo é preciso pagar por qualquer mala despachada, encarecendo ainda mais a viagem. Além disso, soma-se o transtorno dos aeroportos com check ins, despacho de bagagem, segurança, etc. Quisemos poupar nossos pais dessa chatice toda, optando pelo deslocamento somente por trem. Como eu disse anteriormente, o ritmo da viagem é mais tranquilo, para que eles possam curtir, sem se cansarem. Nossos pais só terão que pegar avião do Brasil para a Europa e da Europa para o Brasil, na volta.

5) NOSSO ROTEIRO

É, claro, que a questão do transporte acabou influenciando um pouco no nosso roteiro. Originalmente, tínhamos pensando em fazê-los entrar na Europa por Lisboa, para não haver problemas de comunicação. Mas, teríamos que incluir voos para outros destinos, já que Portugal fica longe de outros países que estávamos querendo incluir no roteiro. Depois de muita conversa e pesquisa incessante no Google Flights, Lisboa ficou de fora. Nosso roteiro final de duas semanas pela Europa com os nossos pais inclui passagem por 3 capitais europeias. Um sonho da minha sogra é conhecer os Alpes Suíços, por isso, acabei incluindo a Suíça no roteiro, mesmo sendo um destino caro. Vamos visitar a Jungfrau, a montanha mais alta da Europa, e único lugar do roteiro que nós ainda não conhecemos. O roteiro final ficou assim: Roma, Suíça, Paris e Londres.

Nossos pais terão a oportunidade de conhecer as principais atrações das cidades, sem pressa, podendo curtir o momento com calma e tirar muitas fotos para registrar a ocasião! Estamos super na expectativa desta viagem. Temos certeza de que teremos muitas histórias para contar! Acompanhem os detalhes da nossa viagem pelo Instagram @viajonarios.

Já fez uma viagem longa com seus pais e/ou sogros? Como foi sua experiência? Conta para a gente!

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário